Fechar
Buscar no Site

Velhas práticas políticas ainda remam contra a maré das mudanças no Maranhão

A 'encarada' de Bolsonaro em Flávio Dino que não refletiu o clima da reunião

 

A “paciência de Jó” de Flávio Dino e de seus auxiliares, a ‘blindagem’ do prefeito Edivaldo, o gestor mais inacessível do Maranhão hoje, a ‘encarada’ de Bolsonaro em Flávio Dino na reunião com os governadores e lideranças políticas na casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o ‘gol de placa’ de Othelino, a agressão do prefeito Assis Ramos contra o radialista Justino, em Imperatriz, as inverdades sobre o Porto do Itaqui, os intrigantes Mistérios e outras ‘noticias’ agitam o Colunaço do Pêta neste domingo. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 11.05.19

PETINHADAS –

*** Bom, Dr. Pêta acha que o momento é propício para falar de limite!!! Paciência tem limite…, mesmo para aqueles que possuem a conhecida ‘paciência de ‘Jó’!!! ‘Jó’ é um personagem bíblico que sofreu muito com o diabo, que tirou tudo que ele tinha para desafiar a sua fé em relação a Deus. No final, ‘Jó’ foi recompensado por Deus, por todo tempo ter sido fiel a ele!!! Pois bem…, tem muito ‘diabo’ por aqui desafiando a paciência de ‘Jós’ que vêm prestando um ótimo, dedicado e sério trabalho no governo, principalmente em relação à mudança da cultura política!!! São ‘Jós’ que não se sujeitam a pressões, a pedidos espúrios, antiéticos, que não fazem conchavos…, enfim, que seguem à risca o ‘modo gestor’ do governador Flávio Dino!!! Mas, infelizmente, os ‘diabos’, representados por políticos (poucos, frise-se) que insistem em desafiar os novos ares que se respira hoje no Maranhão, não desistem!!!

*** Como disse, nos últimos dias, um auxiliar vítima desses ‘demos’, “esse negócio de política é coisa de doido, não é coisa para gente normal, e dá até uma vontade no corpo todo de largar tudo. Mas eles não nos vencerão; vamos seguir, porque temos um líder que nos dá apoio total, carta branca total para enfrentar esses malucos sem juízo que só pedem loucuras. Isso nos dá a certeza de poder tocar a nossa pasta sem qualquer interferência política. Se formos contar o que alguns aprontam é escândalo grande. Enfim, o bom é que temos um governador que pensa como pensamos, e isso é muito importante para o Maranhão”!!!

*** À sua maneira, cada aliado e adversário ‘encarou’ como bem quis – e jogou nas redes sociais – o ângulo da foto da reunião dessa semana em Brasília, na casa do Davi Alcolumbre (presidente do Senado), em que o presidente Jair Bolsonaro aparece de braços cruzados dando uma ‘encarada’ no Flávio Dino!!! Apesar do olhar aparentemente ‘fuzilante’ e da ‘cara de poucos amigos’ do presidente, a foto, na verdade, não reflete o clima da reunião, conforme uma cuidadosa ‘investigação’ do Dr. Pêta!!! Por exemplo, quando falou, o Bolsonaro citou o nome de Flávio Dino e do Maranhão várias vezes…, todas de forma bem positivas!!! Presente e bem ‘escondidinha’, a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta não teve como deixar de perceber a vontade que Dino teve de sorrir quando o presidente se referiu a ele como “meu amigo Dino”!!! Mas Flávio permaneceu seríssimo…, e cordial, o que ajudou para, no geral, ter-se ali um clima bom, ameno!!! Na verdade, talvez, entre os governadores, o Bolsonaro veja Dino como principal adversário dele no debate, o que é muito bom!!! É como costuma dizer o próprio Flávio Dino, entre amigos: “Na política só tem um lugar ruim: a irrelevância”!!! É isso aí!!!

*** Rapaz, tente falar com o prefeito de São Luís!!! Meu amigo, é mais fácil marcar audiência com Bolsonaro!!! ‘Vítima’ dessa ‘blindagem’, essa semana meu chefe resolver pedir ‘socorro’ ao senador Weverton Rocha, que, todos sabem, tem muito trânsito junto ao Edivaldo, e teve um papel muito importante, como líder do PDT no Maranhão, naquele difícil segundo turno em que o prefeito conseguiu se reeleger, correndo um risco enorme, na disputa final contra o então candidato da onda, Eduardo Braide!!! Pois bem…, depois de lembrar desse ‘trânsito’ de Weverton com as bandas do Palácio La Ravardiére, meu chefe passou uma mensagem para o senador:

– Weverton, queria falar com o Edivaldo. Você consegue pra mim”???!!!

Dois minutos depois, chega a mensagem de Weverton no ‘zap’ do meu chefe:

– Se o amigo conseguir, marque pra mim também”, hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** A propósito, como Weverton, pelo visto, não tem mais prestígio com Edivaldo, meu chefe tentou direto pelas vias tradicionais…, e acionou a chefe de gabinete conhecida como Vânia!!! Na quarta-feira, 09h57, encaminhou mensagem pedindo que marcasse com o prefeito!!! Sem retorno até o final da tarde, meu chefe encaminhou outra mensagem: “Obrigado pela resposta”!!! Num instante a Vânia respondeu: “Não entendi o ‘obrigado’. Somente agora estou vendo sua mensagem. Logo que falar com o prefeito, darei retorno”!!! Bom, agora que Dr. Pêta está produzindo o Colunaço, com meu chefe aqui de lado, são 10h45 de sábado!!! Pelo visto, já faz três dias que a chefe de gabinete não fala com o prefeito!!!

*** Enquanto isso, uma cobrança absurda relacionada a uma empresa já encerrada que meu chefe tinha há ‘quinhentos anos’ com a sua saudosa irmã Josilda Bogéa, continua pendente, porque a Semfaz também não dá ‘bolas’ para os constantes pedidos de audiência intermediados por pessoas mais acessíveis da Prefeitura!!! O jeito vai ser apelar para o papa…, isso se o Liverpool não for campeão, como explica a nota a seguir!!!

*** As redes sociais continuam divertindo todo mundo!!! Olha essa!!! 1978: O príncipe da Inglaterra casa, o Liverpool ganha a Champions e o Papa morre.
2005: O príncipe da Inglaterra casa, o Liverpool ganha a Champions e o Papa morre.
2019: O príncipe da Inglaterra casa, o Liverpool tá na final da Champions, e o Papa Francisco tá como um louco torcendo para Tottenham”, hahahahahahahaha!!!

*** Quanto ao desprestígio do senador, talvez o prefeito precise atentar para alguns fatos relevantes!!! Em apenas quatro meses como senador, Weverton já conseguiu se tornar um influenciador digital no meio parlamentar!!! No ranking do FSBinfluência para performance de congressistas nas redes sociais, divulgado esta semana, o senador já está em décimo quarto entre os senadores!!! Portanto, entre os 15 mais influentes, junto com nomes como Flávio Bolsonaro, que costuma liderar a lista; o ex-jogador Romário e o jornalista esportivo Jorge Kajuru!!! O índice mede a performance dos congressistas nas redes sociais a cada semana e costuma haver uma oscilação de acordo com o período!!! Weverton vinha se mantendo entre os 20 primeiros, mas finalmente entrou para a lista dos 15 mais influentes!!! Ele é o único senador do Maranhão e o único do PDT nesta faixa de influência!!! Tá vendo aí???!!! Se ele tá precisando REALMENTE de uma ‘carona’ do meu chefe para marcar com o prefeito, tá bom de o Edivaldo ‘prestatenção’ no ‘serviço’!!! Afinal…….

*** … o deputado federal Eduardo Braide acaba de aparecer como o parlamentar do Maranhão melhor avaliado pelo site Ranking dos Políticos, que classifica senadores e deputados federais pelo desempenho no Congresso!!! Hum hum…, não digo nada!!!

*** Rapaz, e na semana de “jogaços” da Champions League, quem marcou um ‘gol de placa’ na política maranhense foi o presidente da Assembleia, Othelino Neto!!! Ele assegurou, mais uma vez por unanimidade, a sua recondução, para o biênio 2021/22, ao comando do ‘Poder Rangedor’!!! Se a alusão for a outro esporte, o xadrez, a antecipação da eleição da mesa-diretora seria uma jogada típica de um grão-mestre (do xadrez político)!!! Reconhecido por líderes governistas e oposicionistas como um dos grandes articuladores políticos da atualidade e mestre nos bastidores, com a reeleição super tranquila que o assegurou no comando do parlamento estadual por quatro anos, Othelino se cacifou como um dos protagonistas para sentar à mesa dos debates de 2022!!! Aliado de plena confiança de Flávio Dino, com a imagem leve, estilo calmo e agregador, ninguém se espante se Neto surpreender mais uma vez e conquistar o apoio do grupo político liderado pelo governador para uma das vagas majoritárias em 2022, caso decida mais à frente tentar viabilizar o seu nome!!! Muitas águas ainda vão rolar, claro…, e, por enquanto, a recomendação manda aguardar pra ver o que acontece!!!

*** A agressão do prefeito Assis Ramos, de Imperatriz, ao radialista Justino Oliveira Filho, apresentador do programa “É da sua conta sim” (Rádio Líder FM), teve muita repercussão no município e em todo o Sul do Maranhão, com inúmeras manifestações nas redes sociais; a maioria favorável à atitude violenta de Ramos, que desferiu vários socos em Justino, na manhã dessa sexta-feira, 10, depois que os dois se encontraram na Secretaria de Esportes daquela cidade, onde, segundo o prefeito, Justino se encontrava “em busca do que muitas das suas vítimas já lhe deram: dinheiro para aliviar seu assédio criminoso”!!! Resumindo, o prefeito fez o que muita gente tinha vontade de fazer em função da postura ofensiva, desrespeitosa, agressiva, de baixo nível “e até criminosa” (como enfatizou Assis) do profissional do Rádio!!! Nada justifica a agressão, claro, mas Dr. Pêta não pode concordar nem aceitar um comportamento antiprofissional como esse de Justino!!! Num vídeo gravado, postado nas redes sociais, Assis Ramos se manifestou sobre o incidente: “Minha gente, antes de tudo, meu sincero pedido de desculpas, mas a longa sequência dos fatos, de agressões e tentativas de achaques, sinceramente, me tiraram do sério. Por último, de ontem (quinta) para hoje (sexta), no lamaçal das redes sociais, esse elemento de larga folha policial, quadrilheiro em inquérito da Polícia Federal (“Operação Pegadores”), vinha atentando contra a honra da minha família, deturpando e descontextualizando imagens. Hoje, na Sedel, onde o encontrei, ele foi em busca do que muitas das suas vítimas já lhe deram: dinheiro para aliviar seu assédio criminoso. Não temo as maledicências dele. Eu não AGI. Eu REAGI. Antes, eu vinha buscando a proteção da minha honra na Justiça, mas ele não respeita nada da lei e das sentenças. Que se apurem todos os fatos”!!!

*** O Colunaço do Pêta ouviu várias pessoas de Imperatriz e todas foram unânimes em afirmar que Justino é um radialista de altíssimo baixo nível!!! “Ele é um maluco. Uma vez eu o vi dizendo no Programa do Connor Farias: ‘Zé Carlos (presidente da Câmara de Imperatriz), vai, tratar desse teu rabo, dessa tua hemorroida’. Ele é assim, não respeita cara, chama o prefeito de corno, a esposa do prefeito de égua. As críticas dele, de baixíssimo nível, mão são políticas, baseadas em investigações ou denúncias concretas. Ele chama o prefeito de ladrão, mas não tem nada. Quando chega na Justiça, dá uma doido, chora…, juiz, promotor, todos aliviam a barra dele. Aí, quando sai da audiência, ele xinga o oponente, para que a pessoa perca as estribeiras e bata nele. Na época, o Madeira (ex-prefeito Sebastião Madeira) conseguiu, numa ação, a ordem de prisão dele. Daí, o atual presidente da Câmara, José Carlos, pediu pro Madeira deixar pra lá, e então Sebastião retirou tudo. Mas até hoje ele trata o ex-prefeito desrespeitosamente”, disse um comunicador imperatrizense!!! Resumindo, houve uma aprovação quase unânime da atitude de Assis Ramos!!!

*** E a notícia de que o Governo Federal havia confirmado a privatização de quatro terminais do Porto do Itaqui!!! Pois é…, tudo licitação de arrendamentos…., como o da Suzano…, projetos anunciados pela própria Emap e que fazem parte do plano de investimentos da empresa!!! Enquanto tentam confundir e passar para a opinião pública uma ideia diferente da realidade, a Emap está é comemorando!!!

Como bem observou o jornalista Raimundo Garrone, numa postagem nessa sexta, 10, setores da mídia contrariam, inclusive, a própria matéria que divulgam sobre o anúncio do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da inclusão de 59 projetos nos planos de concessão e privatização do governo federal, dentre eles os aeroportos de São Luís e Imperatriz e os ditos terminais. Além de misturarem concessão com privatização, passam por cima do próprio texto especificando que ‘foi autorizado o arrendamento de quatro terminais portuários dedicados à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis, localizados no porto do Itaqui’.

Ou seja: os terminais não serão privatizados, mas arrendados”!!!

“Isso demonstra a confiança na gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária, e isso tanto do investidor privado – a exemplo dos demais investimentos recentes (Suzano, segunda fase do Tegram, Ultracargo e COPI) – quanto do Governo Federal, por priorizar os estudos do Itaqui neste primeiro semestre”, ressaltou o presidente da Emap, Ted Lago!!! “Os portos públicos do Brasil são portos organizados (bem público), sob o modelo landlord port (com vários arrendamentos portuários/terminais), adotado na maioria dos países, como EUA, Espanha, China, etc. Nesse modelo a gestão é pública e a operação portuária é privada! Os arrendamentos foram solicitados pela EMAP, com base nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) apresentado ao Governo Federal, conforme a Lei 12.815/2013 que regulamenta a “cessão onerosa de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do porto organizado, para exploração por prazo determinado. E estão previstos investimentos privados de R$ 478,1 milhões com os novos arrendamentos de terminais de granéis líquidos, que, somados aos R$ 732 milhões referentes a outros quatro projetos em andamento no Itaqui (Tequimar-Ultracargo, Suzano, COPI e Tegram), dão mais de R$ 1 bilhão em desenvolvimento para o Maranhão, gerando emprego e renda”, complementou o jornalista!!! Não é melhor desistir de tentar atingir o Flávio Dino por esse lado???!!!

*** A Mega Sena milionária tem levado muita gente a apostar sonhando em dias melhores!!! Entretanto, o que tem de gente ‘furando a fila’ é uma ‘festa’!!! Numa casa lotérica da Cohama, um renomado professor de cursinho estava numa fila especial para idosos, e, como ela não andava, ele saiu de lá e varou a outra fila, entrando no primeiro guichê que deu brecha!!! Pense numa revolta da galera!!! Teve um apostador que gritou: “furão de fila”…, mas o professor fez que não ouviu!!!

*** Viram o comandante da PMMA, Coronel Ismael Fonseca, no programa “A voz do parlamento”, apresentado por sua prima Josélia Fonseca, na Rádio Assembleia???!!! Pois é…, em uma das perguntas da apresentadora sobre a atuação da PM, Ismael “mandou bala”: “No Maranhão, bandido não faz carreira”!!! Ao ver a declaração num grupo de jornalistas, meu chefe, que não perde uma, não se conteve: “E se a Polícia correr atrás dele”???!!! Rapaz, aí faz carreira e grande…, é ‘sebo nas canelas’, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Por que será que o Lobão pediu ao Supremo Tribunal Federal acesso a um inquérito sigiloso, enviado ao juiz Marcelo Bretas, que apura desvios na construção Angra 3???!!! Talvez seja porque uma outra investigação sobre a mesma obra levou o magistrado a prender Michel Temer, decisão que foi ratificada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região!!! “Edison Lobão, que sempre esteve à disposição da justiça para prestar esclarecimentos e contribuir com as investigações, como o fez em outros inquéritos, inclusive de relatoria de vossa excelência, nunca foi chamado a prestar depoimento sobre o tema da investigação sigilosa”, ponderou a defesa de Lobão!!! A decisão sobre o pedido cabe ao ministro Edson Fachin!!!

*** Depois de replicar em O INFORMANTE a nota publicada com exclusividade pelo site O Antagonista, meu chefe, que não tem parelha’, retrucou: “Rapaz, se Lobão for preso, vai ser mole, mole pra ele fugir…, passa fácil entre uma grade e a outra…, de lado ou de frente, sem bater em nenhuma das duas, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Imagina aí um fenômeno de 85 anos comandando a articulação política de uma prefeitura maranhense!!! Pois é, meu amigo…, estamos falando do ex-prefeito de Viana, advogado e fiscal de renda aposentado Batista Luzardo Pinheiro Barros!!! Aos 85 anos, que completa nessa segunda-feira, Batista Luzardo exerce hoje o cargo de secretário de Articulação Política da Prefeitura Municipal de Viana, e vai celebrar a data na companhia de familiares e amigos!!! ‘Rapá’, só muito pirão de curimatá titicada, traíra assada na brasa com chibé e angu de farinha seca pra segurar esse homem, hahahahahahahahaha!!! Parabéns!!!

*** E aquele prefeito dos ‘Lençóis’ que está convidando os empresários do trade para, no dia 21 de maio, entrarem na divulgação do destino turístico da região!!! Pois é…, o evento vai acontecer no ‘Espaço Citron’, um restaurante em São Paulo!!! O prefeito está financiando a viagem e levando em um dos ônibus (são dois) o bumba-meu-boi ‘Pérola dos Lençóis’!!! Agora, olha só…, o ônibus sairá de Barreirinhas na madrugada do dia 18/05, chegando em São Paulo no dia do evento, 21/05, e retornando no dia 22/05!!! Imagina como esses brincantes vão chegar – só o ‘bagaço da cana’ – depois de dois dias e meio de viagem…, e pra voltar no dia seguinte!!! Rapaz, será se não está faltando planejamento???!!! E esse ‘presente de grego’ para os empresários, ‘matando’ o ‘destino’ para os paulistas!!! Cuidado com ‘o tiro no pé’!!!

*** Rapaz, a situação do servidor público está cada vez mais difícil!!! Agora, eles já podem ser transferidos sem “ânus”!!! Pelo menos é o que diz uma Portaria da prefeitura de Barcarena (Pará)!!! “Portaria número 3568/2019, de 03.05.19: Revogar, a contar de 01.05.2019, a cessão para a secretária de Estado de Saúde Publica, da servidora Maria Mirene Barbosa de Barros, matrícula número 57212115/1, Técnica em Gestão Publica, concedida através da Portaria número 3557/2016, de 11.04.2016, SEM ÂNUS para o órgão de origem”!!!

*** E pra fechar…

Profetas do apocalipse midiático

As potencialidades da plataforma digital e a fúria da Internet impulsionaram o frenético fluxo de informação, levando alguns profetas contemporâneos do Apocalipse midiático a fazer prognósticos, negativos quanto à sobrevivência do jornal impresso.
Os prognósticos baseiam-se no contexto atual dos Estados Unidos, onde grandes jornais reduziram o seu formato, com um doloroso e complicado processo corporativo.
São antigos os rumores sobre a possível extinção do jornal impresso, mas mesmo já inseridas no contexto digital, as pessoas sempre vão querer ler algo no papel.
A publicação impressa voltada para o Jornalismo não tem fim. A TV oferece estímulos precisos através de áudio, imagem e movimento. O rádio instiga a imaginação. O jornal impresso investiga e apalpa o sofrimento da sociedade, remexendo consciências e reforçando a sua relevância para a democracia.
Pode parecer romantismo, mas, assim como o advento da música moderna não acabou com a ópera, a receita clássica do jornalismo impresso continuará criando raízes de fidelidade na atual e nas futuras gerações. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quem é o deputado que anda fazendo peregrinação em diversas instituições e levando emendas de bancada alocadas no orçamento da União pela bancada anterior???!!! Rapaz, tem que dar o crédito!!!

*** Qual foi o gentil casal de empresários que levou ‘Duas Letras’ a tiracolo para assistir a um belo espetáculo de fado em Portugal???!!!

*** Quem foi o repórter esportivo de rádio oficial, que, ao fazer uma participação, direto do Castelão, no último domingo, para falar do jogo Maranhão x Altos do Piauí, em pleno horário de 13h30, informou a seus ouvintes que o público ainda era muito pequeno???!!!.
‘Rapá’…, esse queria agradar o chefe, presidente do ‘Bode Gregório’, pra ficar em paz!!!

*** De quem foi a ‘brilhante’ ideia de fretar um ônibus para transportar o bumba meu boi ‘Pérolas dos Lençóis’ até São Paulo para divulgar os Lençóis Maranhenses???!!! Pense numa viagem de amador!!! Os brincantes vão viajar dois dias e meio, chegar no dia da apresentação e voltar no dia seguinte!!!

*** Quem foi a ‘socialite’ que veio dos Estados Unidos especialmente para ajudar o ‘ex-cara-metade’ na bilheteria de uma festa em homenagem às mães, na noite de sexta, 10, e já chegou com passagem de volta marcada para o Leste Europeu???!!! ‘Rapá’!!!

*** Qual ‘ex-síndico-turista’, de prédio do eixo Calhau-Jardim Renascença, que, inspirado no filme Os Vingadores, sucesso mundial de bilheteria, posou deitado no piso de vidro ‘temperado’ do Observatório da Torre Pérola, de Shangai, o segundo maior do mundo, causando arrepios nos colegas de grupo???!!! Devia estar ‘anestesiado’, Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual prefeito falou tanto no ‘futi’ quando não era ‘vitrine’, que agora, que virou, parece mesmo que o ‘dito-cujo’ se apoderou da prefeitura dele, ‘rodeando-o’ de ‘coisas ruins’???!!! Meu amigo, é tanta ‘notícia’ de desmandos e improbidade, que até a Polícia já ‘bateu’ por lá!!! E adivinha onde o ‘cabra’ se escondeu???!!! Próximo à Casa Paroquial!!! Rapaz, palavra tem poder…, com o ‘demo’ não se brinca!!!

*** Será que ‘Dona Estrela’ tá bebendo cafezinho na mesma xícara de Araújo, para deixar tudo pela metade???!!! Rapaz, fizeram uma capina, essa semana, ali pras bandas do Olho D´Água, num pedaço onde o chefe maior ia passar, mas deixaram o restante cheio de mato!!! Pode isso, Arnaldo???!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias