Fechar
Buscar no Site

VALEC recebe diretores da Grão-Pará Multimodal

Executivos da empresa GPM (Grão-Pará Multimodal) estiveram hoje (12) na VALEC para conhecer o portfólio de negócios da empresa.

A GPM (Grão-Pará Multimodal), sediada em São Luís/MA, está finalizando a estruturação do projeto de um grande terminal multimodal em Alcântara/MA, com capacidade de movimentar 140 milhões de toneladas/ano, especialmente de minério e grãos. Parte do projeto é a construção de um ramal ferroviário que ligaria Alcântara à Ferrovia Norte-Sul.

Cientes da crescente aproximação da VALEC, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, com a iniciativa privada para a viabilização de projetos ferroviários, os diretores executivos da Grão-Pará, Nuno Martins e Paulo Salvador, buscaram informações sobre as possíveis parcerias com a estatal, que, além de deter o conhecimento de todo o processo que envolve a construção de uma ferrovia, é o braço do governo para a logística ferroviária, e, nesse sentido, conhece os aspectos legais e regulatórios do setor.

Além de conhecer os serviços de consultoria ferroviária oferecidos pela VALEC, Martins e Salvador buscaram informações sobre o projeto da Estrada de Ferro 232. O superintendente de Projetos, Custos e Estudos da VALEC, Marcos Aires, informou que a VALEC realizou recentemente um anteprojeto para atualização dos estudos da EF 232, que, quando construída, ligará Balsa/MA a Porto Franco/MA, o que irá aumentar substancialmente o volume de transporte até Alcântara, ampliando as opções de escoamento para o setor produtivo.

Diante do grande potencial de parceria, as duas empresas se comprometeram a dar continuidade à troca de informações e às tratativas para potenciais novos negócios.

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias