Fechar
Buscar no Site

Um dos maiores projetos do país é apoiado pelos governos Bolsonaro e Flávio Dino

Um dos maiores projetos do país na atualidade é apoiado pelos governos federal (Jair Bolsonaro) e estadual (Flávio Dino). Trata-se Terminal Portuário de Alcântara e da Ferrovia do Maranhão que liga o TPA a Imperatriz, conectando-se à Ferrovia dos Carajás, em Alto Alegre do Pindaré; e à Ferrovia Norte Sul, em Imperatriz!!! Esse é um dos principais assuntos deste domingo, 01, do Colunaço do Pêtaque traz ainda uma avaliação sobre uma possível percepção de Flávio Dino e aliados da estratégia de Bolsonaro para se manter o tempo todo no centro das atenções, e também os intrigantes ‘Mistérios de Dona Milu’. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 01.09.19

PETINHADAS –

*** Tem muita gente querendo se aproveitar de diferenças ideológicas entre o governador Flávio Dino e o presidente Jair Bolsonaro, mas, se observarem de forma isenta, perceberão que o Maranhão e o Brasil estão crescendo juntos!!! Se examinarem de perto, constatarão que há uma evolução em andamento!!! Prova cabal disso é a grande votação dada pela bancada maranhense às reformas enviadas ao Congresso pelo presidente, e apoiadas pelos parlamentares ligados a Flávio Dino!!! Outro fato é que o governador, sempre que solicita, é muito bem recebido pelos ministros do governo federal, que também sempre visitam o estado!!! Querem, por outro lado, indispor os dois governantes com essa história sempre suscitada em relação ao Porto do Itaqui, mas o presidente da Emap, Ted Lago, é extremamente respeitado nas instâncias que lidam com os portos brasileiros, pela sua competência, equilíbrio e inteligência!!! Muitos que querem esse clima de desavença trazem falsas questões para tentar dividir!!! Uma delas é querer usar a próxima conclusão da Ferrovia Norte Sul como instrumento nessa briga!!! Ninguém nega os méritos do governo Bolsonaro fazendo o leilão vitorioso que vai concluir a FNS, importantíssima para o Brasil!!! Não podemos esquecer, lógico, que a ferrovia foi iniciada no governo Sarney, nos anos 80, e está operacional desde Campinorte (TO) até Açailândia (MA) há algum tempo, tocada no governo Lula!!! O que muita gente não sabe é que a propalada ligação entre Itaqui e Santos poderá não ser verdadeira, pois a Ferrovia dos Carajás, entre Açailândia e Itaqui, está chegando ao seu limite máximo de transporte de cargas, e, daqui para a frente, deve priorizar apenas a carga própria dos seus proprietários: o minério de ferro!!!

*** Mas, um dos maiores projetos do país na atualidade, apoiado pelos dois governos (federal e estadual), vai realmente tornar realidade essa ligação!!! Trata-se do projeto privado do Terminal Portuário de Alcântara e da Ferrovia do Maranhão que liga o TPA a Imperatriz, conectando-se à Ferrovia dos Carajás, em Alto Alegre do Pindaré; e à Ferrovia Norte Sul, em Imperatriz!!! Esse projeto, já licenciado pelo governo federal, recebeu aplausos da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e será fundamental para o Centro Oeste e para o Matopiba!!! Também terá todo o apoio do governo estadual e é complementar ao Porto do Itaqui!!! Assim devem ser tratados os projetos de interesse geral!!! O mesmo podemos dizer em relação ao Centro Espacial de Alcântara, prioridade dos governos Bolsonaro e Dino e redenção do Brasil, que finalmente desenvolverá a sua própria tecnologia espacial!!! Dr. Pêta poderia relatar muito mais iniciativas conjuntas, mas o mais importante é a compreensão de que não conseguirão seu intento de intrigar os dois governos em seu trabalho, pelo bem do povo brasileiro e pelo Maranhão!!!

*** Poucos estão percebendo a verdadeira estratégia de Jair Bolsonaro!!! Uma pesquisa exclusiva publicada pela VEJA com a avaliação dos brasileiros sobre o atual governo, sua agenda, as políticas públicas e os cenários eleitorais de 2022, por exemplo, mostra, no ponto que interessa aqui, que quase 70% da população acha que Bolsonaro atrapalha o Brasil com as suas falas!!! Pelo contrário: são justamente essas falas que estão fazendo o Brasil caminhar, como se pode ver nos setores de infraestrutura e economia!!! São justamente as falas polêmicas do presidente, “em que miudezas ganham destaque desproporcional à sua importância, fazendo o país trocar de polêmicas a cada semana, esquecendo a querela anterior com a mesma rapidez”, que estão fazendo o Brasil andar!!! Enquanto Bolsonaro atrai todas as atenções para si, com suas falas miúdas, rasteiras e irritantes, principalmente para aqueles que apostaram e votaram nele, sua equipe trabalha ‘livre e solta’, sem ser importunada, como acontece especialmente com os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Paulo Guedes (Economia)!!! Isso sem falar no que o governo já conquistou, como aprovação da Reforma da Previdência, MP da Liberdade Econômica e das Privatizações, passos iniciais para a Reforma Tributária e, quiçá, a reforma política, tão necessária também ao Brasil!!! Como já detectou o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, da própria VEJA, em outras palavras, Bolsonaro gosta é da ‘bagaceira’, do baixo nível…!!! É justamente aí que ele sabe debater, e é justamente isso que faz para deixar a sua equipe trabalhar em paz!!! Detalhe: parece que o governador Flávio Dino já entendeu isso!!! Seu principal escudeiro, Márcio Jerry, e o próprio dão pequenos sinais de uma ligeira ‘trégua’ nas redes sociais!!! Acho que perceberam que estavam caindo na ‘casca de banana’ do capitão!!! Amém!!! Ainda vamos ver ‘coisas’ desse tipo; afinal, é difícil controlar!!! Mas pelo menos já começa a haver uma consciência (eu acho, hahahahahahahaha) sobre a estratégia do presidente do Brasil!!!

*** Rapaz, não é só Bolsonaro que anda ‘copiando’ Flávio Dino!!! Como foi publicado com exclusividade por O INFORMANTE, o presidente imitou o governador maranhense com o tal do decreto das queimadas!!! ‘Tá ligado’, né???!!! Pois bem…, mas o Sarney já tinha ‘copiado’ Flávio antes, em outro ‘quesito’!!! Há pouco mais de um mês, o governador reduziu um pouco o seus artigos de domingo no Jornal Pequeno!!! Pois não é que há dois finais de semana seguidos o ex-presidente ‘Don Bigodon’ também reduziu o tamanho doa artigos dele no jornal “do outro lado da ponte”, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Viram, ontem, na coluna da Monica Bergamo (Folha), a notícia, replicada por O INFORMANTE (JP Online), de que o proprietário da Havan, Luciano Hang, foi notificado pelo Ministério Público por uso da bandeira nacional???!!! Pois é…, e o ‘cabra’ disse que prefere ser preso a deixar de usar o símbolo em suas lojas!!! Há cerca de um mês, ele foi notificado pelo MP por colocar a flâmula em um cartão de compras que a empresa dá aos cliente, apesar de ter explicado que a distribuição do cartão é gratuita e que faz isso como uma forma de patriotismo!!! Entre os empresários, Hang é um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro, e costuma se vestir com um terno verde e gravata amarela!!! Luciano Hang é co-fundador e proprietário da Havan, reconhecida como uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil!!! Foi eleito pela Forbes o 11° mais rico do Brasil!!! Bom se preparar porque ainda vamos ouvir falar muito desse polêmico empresário aqui pelo Maranhão!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Rapaz, e não é que o Sérgio Moro acaba de ser escolhido, pela revista americana Fortune, como o 13º maior líder do mundo!!! Pois é…, o ranking é composto por apenas 50 nomes; dentre eles, Papa Francisco e Angela Merkel!!! Moro foi comparado a Elliot Ness, que derrubou o império do mafioso Al Capone nos anos 50!!! As redes sociais bolsonaristas vibraram e classificaram o fato como um ‘tapa de luvas’ “naqueles que tentam ainda denegrir a imagem de Moro”!!! Mas, pior mesmo foi a ‘ironia do destino’: Entre 50 nomes, Sérgio Moro é JUSTAMENTE o TREZE (13)!!! “Conspiração mundial ou Atração do Universo”???!!! ‘dispararam’ os bolsonaristas (hahahahahahahahahahahahaha), com o já esperado “arremate fundamentalista: “É pra arrasar com a quadrilha mesmo”!!! “Misericórdia”!!!
*** Rapaz, podem falar o que quiserem do Duarte Júnior…, que é “isso”, que é “aquilo”, que gosta de ‘aparecer’…, o que for!!! Agora, que é um deputado diferenciado, não resta a menor dúvida!!! Se atentarem bem para os projetos dele concordarão com Dr. Pêta!!! Quando dirigiu o Procon-MA, Duarte atacou de forma corajosa e eficiente o cartel dos combustíveis no Maranhão…, e bastou essa atuação para reverter uma situação que preponderava no Nordeste: os preços da gasolina em Teresina, Fortaleza, Recife e Salvador bem inferiores aos de São Luís!!! Quem viaja pela região percebeu que a partir dessa ‘guerra’ contra os cartéis, São Luís passou a ser a capital com o menor preço do combustível do Nordeste!!! Meu chefe, que viajava como ninguém pelo ‘mundo’, de carro, com férias que chegavam a um mês inteiro, foi a maior testemunha desse ‘fenômeno’!!! Agora, como deputado, Duarte já está com o Projeto de Lei Pesquisa de Preços, que obriga refinarias, distribuidoras e postos a informarem os valores dos combustíveis toda semana ao Procon!!! O objetivo é orientar a escolha do consumidor pelo posto mais barato!!! É uma forma de fiscalização e combate aos cartéis!!! “Esse projeto funciona de forma bem simples e sem custos para as refinarias, distribuidoras e postos. O Procon irá disponibilizar um canal de atendimento eletrônico, que será uma espécie de central de informações, para onde aquelas empresas deverão enviar semanalmente, até as 12h de sexta-feira, o valor previsto do preço dos combustíveis da semana seguinte. Se durante a semana houver um aumento não previsto ou não comunicado, as empresas deverão informar e justificar a mudança com 24 horas de antecedência. De posse dos dados, o Procon poderá divulgar os dez preços mais baixos e os respectivos postos”, disse Duarte Júnior, em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, publicada ontem, 30!!! É isso aí!!! Basta lembrar que Duarte iniciou seu mandato no ‘Poder Rangedor’ fazendo um concurso público para contratação de pessoas para o seu gabinete!!! E recentemente lançou um Aplicativo para a população ajudá-lo a decidir como votar nas sessões!!! Gratuito, o App tem várias opções de interação do povo com o deputado, e coloca o eleitor no centro das decisões do ‘Rangedor’!!! ‘Rapá’…, esse ‘cabra’ vai dar trabalho na escolha do pré-candidato do grupo a prefeito da capital!!! Quer ver, ‘me espia’!!! Bom, mas como diz o governador Flávio Dino, ‘amparado’ na Bíblia, “cada dia com a sua agonia”!!!

*** Rapaz, confidenciaram ao Dr. Pêta que uma ex-presidente de sindicato classista, ‘sarneysista até a raiz’, faltou foi ‘se rasgar’ quando soube da notícia de que a manifestação com interesses político-eleitorais em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES) não mais aconteceria, já que a reivindicação foi solucionada!!! Foi anarquia, lealdade à categoria ou a seu grupo político???!!!

*** Ainda no assunto, vamos logo botar esses “pingos nos is”!!! Sindicatos pediram a suspensão da jornada de 36h de trabalho para os técnicos de enfermagem e enfermeiros!!! A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acatou!!! Os descontentes com o acordo, que havia posto um fim ao protesto da segunda-feira (2), começaram a inflamar a classe com histórias sobre escalas de trabalho absurdas – ‘dia sim’, ‘dia não’ e 15 plantões mensais, com a uma escala considerada absurda de 48h semanais!!! A lei proíbe esse tipo de medida e exige as horas de descanso obrigatório!!! Por sua vez, a SES, categoricamente, afirma que é boato, assunto esclarecido com os sindicatos na reunião de sexta (30)!!! Resta saber quem ganha com esse ‘terror psicológico’!!!

*** Um leitor assíduo do Colunaço está ‘daquele jeito’ com o projeto de criação de novos estados, principalmente do Maranhão do Sul!!! Indignado, ‘rogou’ ao Dr. Pêta essa: “Será que a grave crise financeira enfrentada pelo país não basta para convencer os senadores maranhenses que querem ajudar a criar mais um Estado, dividindo o Maranhão???!!! Como diz Dr. Pêta, ‘só muita ‘borracha”!!!!

*** E olha as redes sociais aí, gente!!! Não tem parelha…, eu não ‘guento’, hahahahahahahahahahaha!!!
– Por que você não veio trabalhar ontem?

– Eu tava doente

– Mas te viram na noitada…

– Doente de amor, procurei remédio na vida noturna!!!

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

*** Assíduo e atento leitor do Colunaço faz a seguinte observação sobre o ‘Caso Cajueiro’: “Deveria ter uma gestão de riscos!!! Claramente!!! Porque há pessoas com propósitos de imolação!!! Também porque há assimetria informacional neste caso!!! E atribuir a desocupação da área a uma decisão judicial não explica, e o que fica são as imagens de tratores derrubando casas de pessoas pobres: algo chocante e que se espalha!!! Saber qual é a solução – se ceder ou passar por cima – agora não é fácil de responder!!! De qualquer forma, o que se observa é uma falta maior de cuidado com o patrimônio imobiliário do estado!!! Tem muita área e prédio público sem utilidade ou destinação precisando de cuidados; dentro de São Luís e nos arredores!!! Bem como nas cidades com estrutura de rodovias!!! Se há a necessidade de atrair investimentos para gerar empregos, o melhor estímulo é ter áreas que possam ser cedidas, e não só nos polos industriais!!! O empresário dispõe de capital para notar o negócio, não vai imobilizar na compra de terreno caros de alguém que só fez um documento de um terreno que o estado não estabeleceu com área pública!!! É preciso fazer gestão dos espaços; não apenas solucionar débito habitacional onde as pessoas moram…, de qualquer jeito!!! Tem que lidar com os clamores de quem tem as casas derrubadas…, é um batalha árdua essa!!! Ter pouco a oferecer pra quem quer investir é uma contramão pra quem não só deseja como precisa atrair investimentos!!! Não dá pra atrair investimentos unicamente quebrando a igualdade tributária!!! O caminho é baratear a estruturação do negócio”!!!

*** Rapaz, tem cidade dos Lençóis que ‘meu Deus’!!! Pense!!! Os moradores dos arredores de um ‘eterno lixão’ da entrada da região, desde o início da semana, estão barrando os carros!!! E dizem que só desistirão quando o prefeito tirar o lixão de lá!!! E do lixo ao luxo…, no primeiro, estão os moradores da cidade portal de entrada; e, no segundo, os gestores, curtindo suas mansões em Atins!!! Pode, ‘Freud’???!!!

*** Rapaz, essa história de transferência de curso de
Medicina para a Uema de Caxias ‘tá que tá’…!!! São 17 casos que a Justiça ‘deu’!!! Fizeram foi uma turma completa sem vestibular!!! Aqui na ‘Grande Ilha’ tem caso de transferência pra faculdade privada só para o ‘sujeito’ ter o diploma e fraudar o revalida!!! Já chegando no último ano, tem ‘causídico’ abordando ‘togado’ pra sondar sobre essas transferências!!! Hum, hum…!!!

*** Meu amigo, essa história de ‘pirâmide’ ‘pirou’ muita gente!!! Tem nego com 15 milhões perdido em mãos do inventor de pirâmide!!! Fez transferência pra conta pessoal do sujeito e recebeu uma nota promissória!!! Nessas ocasiões, admiro quem gasta sua grana com mulher, viagem e cerveja com os amigos…, isso é aplicar bem, porque o dinheiro sai da sua
mão e você tem uma vaga ideia de onde esteja!!! Diferente do dinheiro da ‘pirâmide’´, em que o ‘aplicador’ vira ‘múmia’, toda enrolada, e ainda tem que ‘correr atrás’ e escutar ‘conversa de maluco’ que, tudo indica, “vai pro caixão e não paga ninguém”!!!

*** E pra fechar…

A AMAZÔNIA ARDE EM RITMO ALARMANTE

Em apenas 34 anos o Brasil perdeu em florestas o equivalente a duas vezes e meia o território alemão. Foram 89 milhões de hectares, ou seja, 890 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa perdidos, entre 1985 e 2018.
As florestas do Brasil recuaram de 587 milhões de hectares, em 1985, para 505 milhões no ano passado. A vegetação não-florestal, como campos naturais e mangues, recuou de 71 milhões para 64 milhões de hectares.
Persistindo o alto índice de desmatamento e o uso criminosos da terra, a maior floresta tropical do mundo poderá entrar em colapso, afetando o clima de todo o planeta.
As queimadas e o desmatamento estão na ponta de lança de um processo que pode levar a floresta ao estado de , com o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, que se dissolvem hoje nas chamas que consomem a Amazônia.
O fogo reflete o descaso com o nosso maior patrimônio e com o clima do planeta, cujas alterações alimentam a destruição da floresta e são por ela alimentadas num círculo vicioso.
A fumaça das queimadas é um alerta de que toda a manipulação tem limite. O outrora tão divulgado pulmão do mundo está doente. Seu estado de saúde piora assustadoramente. Já não respira mais como antes.

(Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

Corrida de Cavalos

Eu gosto mesmo é de corrida de cavalos. Daquelas emocionantes, de gelar o sangue e dar nó nos nervos, que parecem Fórmula 1. Gosto da sensação de torcer e de vibrar (mesmo as vezes não sabendo quem é quem no turfe). Gosto de dar pitaco e de opinar sobre tudo quanto (mesmo quase não sabendo as regras do jogo). Sei lá, eu gosto.

É jogo de grana. E começa lá atrás, nos bastidores: uns investem mais que os outros, que investem mais que os que investem menos e que investem mais do que os que não investem nada. Tem uns que nem chegam a competir, uma pena! Tem até potencial, mas não investem (porque não querem!). Eu poderia até torcer por eles…, mas pô, os caras não se esforçam o suficiente! Não são motivados o suficiente. Uma pena!

Se bem que ele pode ganhar. Se esforçando, qualquer um pode ganhar. De certo que eles são chamados de “azarões”, mas que dá, dá! Vez ou outra acontece. E a gente ama usá-los pra incentivar os outros (que também não investem e não se esforçam) a investirem e se esforçarem. Vai que ele também se torna um azarão…

Então eu torço é pelos campeões. Ah…! É bonito de ver. Aqueles ali se esforçaram. Gastaram mais do que os outros, que gastaram mais do que os que não gastaram nada. Mas ali sim… é bonito de ver! São cavalos-ferrari, tão rápidos que você nem vê passar. Só sei que estão ganhando. Porque sempre ganham, oras! Eles se esforçaram mais (e gastaram mais!).

Eles têm os melhores haras, os melhores treinadores e comem do melhor feno. São chamados de “franco favoritos”. E todos nós amamos os franco favoritos. É lindo de ver a vitória, a sucesso da chegada, o prazer inenarrável da emoção de se fazer campeão. Não é surpresa pra ninguém, na real. Mas sei lá, a gente gosta.

Se bem que… se bem que eu poderia testá-lo! Jogá-lo lá sem nada disso e ver no que dá. É o cavalo-ferrari, afinal! E eu acredito nele. Acredito no esforço e acredito que qualquer um pode ser um cavalo-ferrari (se estiver motivado).

Mas…, quer saber? Melhor não. Quero ele bem treinado e alimentado pro dia da corrida. Meu campeão!

Mas também fico pensando se ele não tivesse um haras. Onde treinaria? Como dormiria? Sem um bom treinador, então…, Deus o acuda! E se ele tivesse que ir atrás da própria ração, o que seria do meu campeão? Imagina só, arriscar ser um azarão.

Nã… Melhor não! Melhor escovar sua crina, cuidar bem de seus dentes e manter sua saúde em dias. Ajudá-lo a ser favorito (mas o mérito é dele, viu?).

Mas são só cavalos. São irracionais. Nem entendem porquê tão correndo ou pra onde estão sendo guiados ou o motivo daquilo tudo. Não entendem as regras nem o sistema. Eles só vão.

Mas a corrida é igual e todos tem as mesmas chances!

Tiro pro alto. Começa o páreo. Não consigo ver quem é aquele tomando a frente, mas sou bom de pitaco. E advinha quem ganhou? Meu cavalo-ferrari é digno de todas as glórias, diz aí?! Talvez na próxima os outros se esforcem mais…

Aliás, pouco me importa. Eu gosto mesmo é de corrida de cavalos.

José Gabriel Costa Machado

Administrador (UEMA), Assessor Especial e Coordenador do Programa de Regularização Fundiária (SECID/MA), Vice-presidente do Instituto Observatório da Cidadania (IOC)

**********

MISTÉRIO –

*** Por que os “parlamentares doutores” do Poder Rangedor ainda não se manifestaram para ajudar a construir uma solução para o imbróglio que envolve a SES e algumas entidades ligadas à saúde???!!! Marrapá…, tão deixando ‘Don Lula’ sozinho nessa!!! Ainda bem que ele está ‘costurando’ com maestria!!! Mas tem ‘nego’ (ou ‘nega’) que parece que quer ver é ‘sangue’!!!

*** Qual ‘secretário cheff’ passou, recentemente, uma temporada na “terra do Tio Sam” para estudar inglês e aperfeiçoar as técnicas culinárias???!!! Por acaso, não teria aproveitado para sondar residência, preocupado com o andamento de ‘coisas’ em sua pasta???!!! Nunca se sabe…!!!

*** Quais as socialites, ‘figuras carimbadas’ das páginas coloridas “do outro lado da ponte”, que, na manhã desse sábado, andavam ‘se acotovelando’ nas comemorações de aniversário do Mateus???!!! Também, meu amigo, com iogurte de 30 centavos e outras ofertas tentadoras, ‘negada pirou’, hahahahahahahaha!!!

*** Quais foram as categorias que ficaram furiosas ao verem uma self de um secretário, com reunião marcada para segunda-feira, 02, negociando com apenas uma categoria???!!! Pior é que parece não sabiam “da missa um terço”!!!

*** Quem é a autora da informação falsa sobre uma escala de 48 horas semanais para os enfermeiros??!!!

*** Qual foi o causídico, ex-assessor jurídico de entidade sindical, que sentou à mesa de negociação sem representar a parte???!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!!

*** Qual assessora estadual comemorou tanto o aniversário na quinta, que não “sextou”, não conseguindo ir além de um chopp no shopping com uma amiga”???!!! ‘Pior’!!!

*** Qual foi o prefeito dos Lençóis, que, na ‘calada da noite’, mandou seus caminhões coletores jogarem lixos no município mais importante do Delta do Parnaíba???!!! Rapaz, não deu outra: o povo flagrou, fotografou, divulgou nas redes sociais e protestou, por “tamanha falta de respeito” com a população que também integra a ‘Rota das Emoções’!!!

*** Por que será que no único evento cultural dos Lençóis Maranhenses, o “Lençóis Festival Jazz e Blues”, os gestores municipais não apareceram???!!! Pior é que a produção do evento exagerou tanto com os elogios à Prefeitura!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Por que um dirigente do clube da pontinha da Ponta da Areia transferiu o seu título e dos demais para Alcântara???!!!

*** Quem foi o ‘causídico namorador’ do clube da pontinha da Ponta da Areia que não participou da caminhada dos animais porque passou horas e horas atrás do seu “focinho de tomada” e não achou???!!! ‘Rapá’…, ô povo que gosta de uma intriga!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias