Fechar
Buscar no Site

Três veículos de Edinho Lobão são apreendidos durante a operação da PF: apreensões visam mais de 100 obras de arte

Veículos de Edinho Lobão foram apreendidos na operação

O INFORMANTE confirmou, junto ao ex-senador Edison Lobão Filho, que três veículos seus foram apreendidos durante a operação desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 12, em São Luís e outros estados. Edinho disse que não houve apreensão do seu helicóptero, e adiantou que está conversando com seus advogados para poder se posicionar a respeito do fato.

Em cooperação com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, a Polícia Federal deu cumprimento à 79ª fase da Operação Lava Jato, denominada Vernissage, envolvendo cerca de 70 policiais federais e 10 auditores da Receita Federal em cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Luís, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e em São Paulo.

Um dos endereços alvo da ação é ligado a Márcio Lobão e Edinho Lobão, filhos do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão. (Lobão não é alvo da operação).

Apreensão de obras de arte – Um dos objetivos da operação é a apreensão de mais de cem obras de arte adquiridas por investigados. Os agentes cumprem mandados em endereços de Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do ex-ministr…

“A apreensão não apenas permitirá que as obras sejam periciadas pelo corpo técnico da Polícia Federal, como garantirá a plena efetividade das penas de perdimento, reparação de danos e pagamento de sanções pecuniárias que eventualmente venha a ser impostas ao réu na ação penal em curso”, disse um integrante da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná.

Avaliações preliminares realizadas pela Polícia Federal sobre algumas obras de arte do investigado indicaram diferenças de mais de 500% entre os valores econômicos por declarados em seu imposto de renda e os valores de mercado. O expediente ilícito de aquisição subfaturada pelo investigado de obras de arte, mediante a realização de pagamento por fora com valores em espécie, também foi confirmado por galeristas que espontaneamente procuraram o MPF no curso das apurações.

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias