Fechar
Buscar no Site

Seduc e Unicef fortacelem parcerias em defesa da educação no Maranhão

Secretária Leuzinete com gestores e técnicos da Seduc e Unicef

A secretária de estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, reuniu, nessa quarta-feira, 3, em seu gabinete, com gestores e técnicos da Seduc e do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de discutir ações que são desenvolvidas em parceria com a organização, entre as quais a Busca Ativa Escolar, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, além de estratégicas para fortalecer o retorno dos estudantes às escolas para a continuidade do ano letivo de 2022. .

Segundo Leuzinete, as parcerias contribuem com trabalho da Seduc visando ao desenvolvimento da educação em todo estado. “É muito bom termos o Unicef ao nosso lado nessa missão de cuidarmos das nossas crianças e adolescentes nesse retorno às aulas. Sabemos quão valoroso e especial é esse trabalho desenvolvido por essa respeitada organização em defesa da educação pública e de qualidade para todos”, disse a secretária.

Julia Ribeiro, oficial de Educação do Unicef, ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos em parceria com a Seduc e os municípios maranhenses. “Viemos reforçar e ampliar um tema muito importante, a reabertura segura das escolas, pois é fundamental que todas as escolas estejam reabertas para que as crianças e adolescentes sigam participando das aulas presenciais”, destacou, reiterando que essas estratégias são desenvolvidas em conjunto.

“A Seduc já é uma grande parceira dos municípios por meio do Regime de Colaboração, queremos avançar nesse processo apoiando as cidades, para que todas as escolas do Maranhão estejam efetivamente abertas com atividades presenciais”, completou Julia Ribeiro.

Na oportunidade, participaram da reunião a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, e Ângelo Damas, especialista em Educação e Proteção à Criança do Unicef.

AÇÕES ENTRE SEDUC E UNICEF

Busca Ativa Escolar (BAE)
É uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A agenda da BAE é uma realidade nos municípios do Maranhão que monitoram a frequência dos estudantes para evitar novos abandonos e realizam a busca permanente das crianças e adolescentes que estão fora da escola, realizando campanhas no rádio, TV e, especialmente, fazendo a abordagem em visitas domiciliares.

Selo Unicef
É uma iniciativa voltada para que os municípios priorizem a infância e a adolescência em suas políticas públicas e traz como pontos fortes a intersetorialidade e o planejamento por resultados, repercutindo, de forma concreta, na vida das crianças e adolescentes. Em parceria com a Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), são desenvolvidas ações de implementação nos municípios maranhenses.

No Ciclo 2017/2020, o Maranhão teve o melhor desempenho em educação, considerando a região da Amazônia Legal. Foram 202 municípios que aderiram ao ciclo, com certificação de 80 municípios, que, dentre outros resultados, cumpriram a meta de 20% de rematrícula estabelecida pelo Uinicef, garantindo o retorno de mais de 8 mil estudantes para a escola.

Na edição de 2021/2024, a adesão ao Selo Unicef foi de 100% dos municípios maranhenses, que deverão alcançar metas no âmbito da saúde, assistência social e educação. Especificamente para a educação, os resultados sistêmicos a serem alcançados envolvem o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação de qualidade para todos e hábitos de higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas.

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias