Fechar
Buscar no Site

Sai o edital para seleção do programa Jovem Aprendiz

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) publicou o edital para o Programa Jovem Aprendiz, nesta terça-feira, 15. As inscrições terão início nesta quarta, 16, e se estendem até a próxima sexta-feira, dia 18 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da EMSERH, no link http://www.emserh.ma.gov.br .

A seleção será realizada pela EMSERH e conta com a colaboração do Sistema Nacional de Empregos (SINE). São três etapas: a primeira é a inscrição. O candidato deve comparecer em um dos postos de atendimento do SINE, entre os dias 16 e 18 deste mês, das 8h às 17h, portando os documentos impressos para a primeira etapa do processo seletivo para jovem aprendiz. São eles: ficha de cadastro, currículo atualizado e documento de identificação original com foto. Os postos de atendimento do SINE ficam localizados no Anjo da Guarda, na Rua China, quadra 49, sn. O outro posto fica na Rua do Sol, nº 191, Centro, ambos na capital São Luís. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Ouvidoria da EMSERH pelo e-mail, ouvidoria@emserh.ma.gov.br ou pelo telefone (98) 3235-7333, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A segunda etapa se resume à aplicação dos testes de português e raciocínio lógico. As provas serão aplicadas entre os dias 21 e 31 de outubro. Após a triagem, terá início a terceira e última etapa que é a entrevista, que acontece na própria sede da EMSERH, até o dia 11 de novembro quando terão início as atividades. . No dia primeiro de novembro será divulgado o resultado do seletivo.

Do total de inscritos, serão selecionados 168 candidatos para a segunda etapa, de testes. No total, a EMSERH está ofertando 56 vagas. Os candidatos serão divididos da seguinte forma: 13 vão trabalhar na sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, na faixa etária de 14 a 17 anos, e os outros 43 serão distribuídos nas unidades hospitalares geridas pela EMSERH.

Para participar do programa é preciso ter idade entre 14 e 24 anos. Porém fica a cargo da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e máxima, não podendo ser acima dos 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência. para os quais, não há limite de idade.

É preciso ainda estar matriculado ou já concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que os estudantes das escolas públicas podem ter preferência na seleção, pois o programa tem também o objetivo de inclusão social.

A área de atuação neste seletivo da EMSERH será de Aprendizagem e Serviços Administrativos. O curso terá um total de 960 horas, dividido em 480 horas de teoria e outras 480 horas de curso prático. A capacitação vai acontecer na sede da EMSERH, unidades de saúde geridas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares e no Senac, órgão parceiro da EMSERH. A preparação do jovem aprendiz para o mercado de trabalho tem duração de 15 meses, tendo início no dia 11 de novembro e encerramento previsto para o dia primeiro de março de 2021.

SOBRE O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), com o objetivo das empresas capacitarem, profissionalmente, adolescentes e jovens em todo o país.

A lei determina que as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota do quadro de funcionários para a contratação de jovem aprendiz. Ela visa estimular o trabalho do jovem no país e, também, visa minimizar a grande dificuldade que a população com pouca idade tem em conseguir o primeiro emprego.

DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA
3.1. Ser brasileiro (a) nato (a) ou naturalizado (a) ou estrangeiro (a) com visto permanente.
3.2. Possuir idade mínima de 14 anos completos a 24 anos.
3.3. Possuir Alistamento Militar (somente para homens maiores de 18 anos).
3.4. Estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos Direitos Políticos (somente para
maiores de 18anos).
3.5. Estar cursando no mínimo o 9° (nono) ano do ensino fundamental;
3.6. Estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio;
3.7. Não ter participado, a qualquer tempo, de curso de aprendizagem com conteúdo programático
similar ou idêntico ao proposto no Programa;
3.8. Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno para o qual se
inscreveu;
3.9. Ter disponibilidade para cumprir a fase teórica do programa no turno vespertino a ser
ministrado nas dependências do Sistema S.
3.10 Comprovar que possui na data da inscrição idade de acordo com a faixa etária estabelecida
no item 3.2.
3. 11. Não estar cursando o nível superior de ensino e não ter tido anotação na Carteira de Trabalho
e Previdência Social- CTPS.

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias