Fechar
Buscar no Site

Quinze partidos terão candidatos próprios à Presidência da Republica

Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) estão entre os candidatos à Presidência já definidos nas convenções partidárias

Um total de quinze partidos políticos terão nomes próprios disputando a Presidência da República nas eleições de 7 de outubro.

Treze partidos já lançaram, em suas convenções, os nomes de seus candidatos ao posto máximo do país – MDB, PSDB, PT, PDT, PCdoB, PSL, Podemos, Patriota, PSOL, Novo, DC, Rede e PSTU.

Dois nomes (Levi Fidelix, do PRTB), e João Goulart Filho, do PPL) foram formalizados neste domingo (5), prazo final para a escolha.

Vinte agremiações não lançaram nomes – vão apoiar candidatos de outros partidos ou se manterão neutras. São elas: PROS, PCO, PSC, PCB, Avante, PMN, PTB, PV, PSD, SD, PRP, PRB, DEM, PP, PHS, PPS, PR, PSB, PTC e PMB.

A título de comparação, nas eleições presidenciais de 2014, onze siglas formalizaram candidaturas próprias (PT, PSDB, PV, PSTU, PSDC, PRTB, PSOL, PSB, PCB, PSC e PCO)

O número de candidatos deste ano (quinze) ainda não é definitivo, já que a Justiça Eleitoral ainda possibilita aos candidatos, até 15 de agosto, renunciarem à postulação e apoiarem ou não outros nomes.

A lei também possibilita aos partidos substituírem, até 15 de agosto, os nomes formalizados nas convenções.

Veja os 13 nomes já definidos em convenções partidárias, até ontem (4), dos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018, em ordem alfabética:

 

1 Alvaro Dias (Podemos)

O Podemos confirmou o senador Alvaro Dias, 73 anos, como candidato da legenda à Presidência da República em sua convenção nacional ontem (4), em Curitiba. O vice da chapa é o economista Paulo Rabello de Castro, do PSC.

2 Cabo Daciolo (Patriota)

O Patriota oficializou a escolha do cabo Benevenuto Daciolo, 42 anos, como o candidato da sigla à Presidência da República em sua convenção nacional ontem (4). A vice na chapa é a pedagoga Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao Patriota.

3 Ciro Gomes (PDT)

O PDT definiu o nome de Ciro Gomes, 60 anos, como candidato à Presidência em convenção partidária em 20 de julho, em Brasília. O candidato a vice ainda não foi definido.

4 Geraldo Alckmin (PSDB)

O PSDB confirmou a candidatura de Geraldo Alckmin, 65  anos, à Presidência da República em sua convenção nacional ontem (4). A candidata a vice é a senadora Ana Amélia (PP).

5 Guilherme Boulos (PSOL)

O PSOL confirmou em convenção nacional em 21 de julho, em São Paulo, a escolha de Guilherme Boulos, 36 anos, como candidato à Presidência da República. A candidata a vice-presidente é a ativista indígena maranhense Sônia Guajajara, também do PSOL.

6 Henrique Meirelles (MDB)

O MDB oficializou a candidatura do ex-ministro da Fazenda  Henrique Meirelles, 72 anos, na quinta-feira (2), em convenção em Brasília. O ex-governador do RS,  Germano Rigotto foi confirmado como candidato a vice ontem (4).

7 Jair Bolsonaro (PSL)

O PSL confirmou o deputado federal Jair Bolsonaro como candidato da legenda à Presidência da República em 22 de julho, no Rio. O general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) foi anunciado neste domingo (5) como vice na chapa.

João Amoêdo (Novo)

O ex-banqueiro João Amoêdo, 55 anos, foi escolhido em convenção partidária ontem (4). Candidato a vice: Christian Lohbauer.

9 José Maria Eymael (DC)

O DC confirmou em convenção nacional em 28 de julho, em São Paulo, a escolha de José Maria Eymael como candidato à Presidência da República. O candidato a vice-presidente é o pastor Helvio Costa.

10 Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O PT confirmou em convenção nacional ontem (4), em São Paulo, a candidatura de Lula à Presidência. Lula está preso desde abril, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. O candidato a vice ainda não foi definido.

 

11 Manuela D’Ávila (PCdoB)

O PCdoB oficializou em convenção, na quarta-feira (1º), em Brasília, a candidatura de Manuela D’Ávila, 36 anos, à Presidência da República. Vice ainda não definido (a).

12 Marina Silva (Rede)

A Rede Sustentabilidade oficializou a candidatura de Marina Silva, 60 anos, à presidência da República pela sigla em sua convenção nacional ontem (4). O partido também confirmou Eduardo Jorge (PV) como candidato a vice.

13 Vera Lúcia (PSTU)

A candidatura de Vera Lúcia, 50 anos, pelo PSTU foi confirmada em 20 de julho em convenção do partido. O professor Hertz Dias (também do PSTU), 47 anos, da rede pública do Maranhão, foi anunciado como vice na chapa. (Oswaldo Viviani)

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias