Fechar
Buscar no Site

Querem começar a eleição de 2022 antes da de 2020 no Maranhão

Foto: Reprodução

Tudo acontece no Maranhão!!! E é impressionante como agora querem começar a eleição de 2022 antes mesmo da de 2020!!! Com esse ‘tema’, Dr. Pêta abre o Colunaço deste domingo, que traz, ainda, outras ‘notícias’, como o racha do PT, que fechou com Rubens Júnior e tem uma ala agora, encabeçada pelo deputado federal Zé Carlos, do ‘Muda PT’, apoiando Duarte Júnior; a decisão acertada de Flávio Dino em não sancionar a ‘história’ dos empréstimos consignados, devolvendo o ‘abacaxi’ para a Assembleia Legislativa, que promulgou e agora viu a sua decisão ‘cair por terra’; o ‘mauricinho beijoqueiro’ e os intrigantes Mistérios, como esse: “Qual foi o ap luxuoso da Península que ‘abrigou’, essa semana um ‘balacobaco daqueles’, com a presença de várias ‘garotas programadas’ e de um famoso ‘paredão’ do Jonas Esticado???!!! “Jesus/Maria/José”…, pense numa ‘bagaceira”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Meu amigo, é impressionante o que acontece na política do Maranhão!!! Dá para acreditar, por exemplo, que a eleição de 2022 começou antes da de 2020???!!! Pois aqui começou…, acredite se quiser!!! O senador Weverton Rocha já dá sinais visíveis disso!!! Recentemente, em Colinas, reduto do vice-governador Carlos Brandão, teoricamente seu adversário na sucessão de Flávio Dino, Weverton afirmou – e confirmou ao Dr. Pêta: “Eu me espanto e vejo o partido do vice-governador em chapas de adversários nossos históricos, aqui do Maranhão. É uma guerra velada do grupo dele que começou”, disse o presidente do PDT!!! Hãããããã???!!! Como assiiiiiiimmmmm ???!!! Tem adversário mais histórico do que Roseana Sarney???!!! Pois foi com ela que Weverton se aliou para fortalecer seu candidato a prefeito de São Luís Neto Evangelista!!! Bom refletir antes de falar!!!

*** Digo nadinha aí pra essa turma de aspirantes ao Palácio dos Leões, da base governista!!! Fico aqui “conversando com meus botões” e ouvindo ‘pitacos’ do meu chefe sobre 2022!!! E, olha, tem muita água pra passar debaixo dessa ponte até a hora da definição do governador Flávio Dino!!! Mas tem ‘nego cego’ ‘pro’ processo real, criando ilusões ou forçando a barra para criar inevitabilidades!!! Calma, ‘gente boa’, antes de 22, tem este final de 20 e 21 todinho!!!

*** Falar em eleição, rapaz, viram essa aí do deputado Zé Carlos e do secretário de Trabalho, Jowbert Alves, os dois do PT, declarando apoio a Duarte Jr???!!! Meu amigo, esse ex-presidente do Procon-MA tá muito ‘arisco’!!! Seu principal concorrente a uma vaga no segundo turno, o deputado Neto Evangelista, vai ter que ‘rebolar’, se quiser ultrapassá-lo nas pesquisas de intenção de votos!!! Agora, olha só a ‘bagaceira’!!! O PT está fechado com Rubens Júnior, que é do PCdoB, partido do governador Flávio Dino!!! E agora o único deputado federal do PT na bancada do Maranhão decide apoiar um outro candidato, o que dá um peso enorme à adesão do parlamentar à candidatura de Duarte, pois atinge uma importante parcela da esquerda; a da chamada ‘Muda PT’, adversária da CNB, representada pelo deputado Zé Inácio e pelo Honorato Fernandes!!! E, assim, mais uma vez o PT vai rachado em eleição no Maranhão: agora, na sucessão de Edivaldo Holanda Junior!!! Da bancada maranhense, Duarte tem agora apoio de Zé Carlos, Cléber Verde, Josimar de Maranhãozinho e Marreca Filho!!! Já de secretários estaduais, além de Jowbert, estão com o ex-presidente do Procon-MA: Pastor Enos (Relações Institucionais), Marcos Pacheco (Articulação de Políticas Públicas) e Catulé Jr (Turismo)!!! E, se duvidar, vai estar, também, Luís Fernando Silva, ex-prefeito de Ribamar e hoje secretário de Programas Estratégicos do Governo do Maranhão!!! Ah…, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira, também já disse que vai de Duarte Jr!!! Briga grande essa!!! Do outro lado, Neto Evangelista tem as asas de uma verdadeira ‘águia’ a ‘guiá-lo: o senador Weverton Rocha, dono de quase 2 milhões de votos nas últimas eleições estaduais!!! Se o nível for alto, teremos uma excelente disputa!!! Se baixar, Dr. Pêta ‘vai pra cima”!!! O MARANHÃO PRECISA AVANÇAR, como bem diz o slogan do projeto/campanha encabeçado pela Fiema, sob o comando do empresário Edilson Baldez!!! Não temos mais espaço para baixarias e mazelas do passado!!! Que vença o melhor, aquele que apresentar as melhores propostas para São Luís, nossa “Ilha do Amor”, a “Capital dos Azulejos e dos Sobradões”!!!

*** E viram aí a decisão do ministro Ricardo Lewandovisky, do Supremo Tribunal Federal, que tornou sem efeito a lei estadual, promulgada pela Assembleia Legislativa, que suspendeu o desconto salarial das parcelas de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil concedidos por instituições financeiras, consignados em folha de pagamento de servidores, empregados públicos e aposentados???!!! Pois é…, mas tinha uma pessoa que sabia que essa história não ia acabar bem: o governador Flávio Dino!!! Até os serventes do Palácio dos Leões sabiam que o governador não iria sancionar a lei, por ter a certeza de que se tratava de uma lei inconstitucional!!! Assim, encaminhou para a Assembleia Legislativa, que a promulgou!!! Problema é que agora agravou o endividamento dos servidores, que tiveram sua dívida aumentada!!!

*** Rapaz, quem, afinal, estaria com medo do secretário da Saúde, Carlos Lula???!!! Um internauta analisou que se o debate político no Maranhão fosse maduro, estaríamos discutindo o legado, em vez de atacar com desonestidade a gestão de Carlos Lula!!! E que estaríamos nos perguntando “o que Carlos Lula fez à frente da Saúde para ganhar tanto destaque”???!!! Segundo o ‘analista’, “procuraríamos entender melhor que qualidades a população maranhense enxerga em Carlos Lula para avaliá-lo como uma das principais figuras do Maranhão nesse contexto de pandemia”!!! Ele cita algumas pistas!!! “Trata-se de um gestor público diferenciado, discreto e ao mesmo tempo eficiente; sabe a hora de se pronunciar, evita polêmicas desnecessárias, e revolucionou a forma de conduzir uma política pública fundamental para a vida das pessoas, mesmo antes da crise do coronavírus!!! Se a pandemia revela o melhor e o pior, já temos uma grata surpresa para os próximos anos no cenário político local”!!! É isso aí!!!

*************************************************************************************************************
JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS
2006 – Jackson vence Roseana após
impressionante reviravolta no 2º turno

Nas eleições de 1º de outubro de 2006, sete candidatos disputaram o Governo do Maranhão: Roseana Sarney Murad (PFL), Jackson Kepler Lago (PDT), Edson Carvalho Vidigal (PSB), Aderson de Carvalho Lago Filho (PSDB), João Melo e Sousa Bentivi (Prona), Carlos Saturnino Moreira Filho (PSOL) e Antônio Augusto Silva Aragão (PSDC).
Roseana Sarney saiu candidata pela coligação “A Força do Povo”, formada por 11 partidos: PFL, PMDB, PP, PTB, PTN, PSC, PL, PRTB, PHS, PV e PRP. No primeiro turno, ela foi a mais votada: obteve 1.282.053 votos (47,2%).
Líder da “Frente de Libertação do Maranhão”, formada por três partidos (PDT, PPS e PAN), Jackson Lago ficou na segunda colocação com 933.089 votos (34,3%).
Em seguida, Edson Vidigal, da coligação “O Povo no Poder”, formada por cinco partidos (PSB, PRB, PT, PMN e PCdoB), ficou em terceiro lugar com 387.337 votos (14,2%) e o tucano Aderson Lago obteve 93.651 votos (3,4%).
Obtiveram menos de 1% dos votos: João Bentivi do Prona (11.987 votos), Saturnino do PSOL (6.159 votos) e Dr. Aragão do PSDC (1.534 votos).
TODOS COM JACKSON – No segundo turno, o então governador José Reinaldo Tavares conseguiu articular o apoio dos principais candidatos derrotados – Edson Vidigal e Aderson Lago – em torno da candidatura de Jackson.
Os veículos de comunicação controlados pela família Sarney alardearam na época que Zé Reinaldo planejara a estratégia de um “consórcio de candidatos” para derrotar Roseana.
A estratégia posta em prática por Zé Reinaldo deu certo. Na votação do segundo turno, realizada no dia 29 de outubro de 2006, aconteceu uma impressionante reviravolta: Jackson Lago foi eleito com 1.393.754 votos (51,8%), derrotando Roseana Sarney. Ela ficou em segundo lugar com 1.295.880 votos (48,1%).
Confirmada a vitória de Jackson, a coligação de Roseana Sarney ingressou na Justiça Eleitoral com uma ação de impugnação de mandato eletivo para cassar o governador eleito sob alegação de abuso de poder político e econômico, que teria ocorrido durante o segundo turno, desequilibrando o pleito e colocando o resultado das urnas sob suspeição.
Conforme entendeu o Tribunal Superior Eleitoral, as acusações procediam, a chapa vencedora foi cassada e Roseana Sarney tomou posse em seu terceiro mandato como governadora no dia 17 de abril de 2009 tendo o vice João Alberto Souza ao seu lado.
O principal mote da cassação foi a assinatura de convênios destinados a 156 municípios do estado no valor de R$ 280 milhões, denúncias de uso da máquina administrativa e compra de votos. Naquele mesmo ano foram cassados também os governadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Marcelo Miranda, do Tocantins.

Foto/Imagem enviada
LEGENDA – Capa do Jornal Pequeno, edição de 30 de outubro de 2006
**************************************************************************************************************** E quem vem com tudo aí para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís é “Empresário aBUSado”!!! O ‘cabra’ já tem até coordenadores de campanha: o ‘inseto-assessor-parlamentar’ e um diretor do Poder Rangedor!!! Será o Benedito, hahahahahahahahaha???!!! E os dois já definiram até a dinâmica da campanha!!! O candidato terá que frequentar mais ainda o eixo “Iate-Ponta da Areia-Buteko”…, e todo domingo tem que fazer um churrasco e chamar os amigos, pessoas que formam opinião…, e tudo mais!!! Ah, e ainda tem o coordenador da ‘ala gay’, cargo já devidamente definido e entregue a ZR, frequentador assíduo do clube da pontinha da Ponta da Areia!!! Rapá, essa campanha vai ‘bombar’!!! Como diz a torcida do ‘Galo Mineiro’: “EU ACREDITO”!!!

*** Rapaz, e essa do Eunélio Mendonça, lá em Santo Antônio dos Lopes, hein!!! Pois é…, o ‘cabra’ chamou ao palanque quatro companheiros mudos, para lhe prestarem uma homenagem, e o que ele fez???!!! Botou os ‘coitados’ dos mudos para “falar”, pra “discursar”…!!! Pense numa cena patética, constrangedora, que ganhou as redes sociais!!! Apelação da p…!!! Dá pra ver o deputado Márcio Jerry visivelmente constrangido, com as mãos à cabeça e saindo de perto da cena!!! A deputada Ana do Gás, esposa do dublê de pré-candidato e animador de auditório, também constrangida, tentando encerrar o “espetáculo”!!! Como diz um amigo do meu chefe, “que coisa ”!!!

*** Meu amigo, e sexta agora teve um ‘balacobaco doido’ no apartamento de um causídico, no Two Tower!!! E o que tinha de “garotas programadas” não está no gibi nem do rebento de um grande empresário da construção civil da ‘Grande Ilha’!!! Não faltou nem o ‘Paredão’ do Jonas Esticado!!! Pior que tinha ‘rapita’ até de menor idade!!! Pense!!!

*** E o rebento de uma ‘lojista estribada’, de grife, que anda pegando mulheres para tentar beijar à força!!! Pois é…, o ‘mauricinho’ está sendo o ‘tititi’ dos ‘balacobacos’ que frequenta na ‘Grande Ilha’!!! Não pode ver uma ‘gata’ desprevenida que ‘avança o sinal’ e ‘parte’ para ‘roubar’ um beijo!!! As ‘minas’ comentam ‘a vox miúda’ que já não aguentam mais o comportamento do ‘beijoqueiro!!! ‘Rapá’…, ‘prestatenção’ no ‘serviço’!!!

*** No dia em que São Luís chegou aos 408 anos não foi nada fácil para Seu João e dona Maria!!! Participando de um passeio com colegas, seu filho João Lucas foi levado pelo mar na praia de São Marcos!!! O jovem, até hoje (20/8) não foi encontrado!!! A questão é: João Lucas teve autorização dos responsáveis para ir ao passeio???!!! Quem estava responsável pelos adolescentes???!!! Não foi a primeira vez que isso aconteceu, e, por certo, não será a última!!!

*** Moradores do Condomínio San Remo, no bairro do Turu, estão injuriados com os jogadores do Moto Club!!! É que a casa dos atletas motenses é vizinha ao condomínio e a festança lá ‘come solta’ direto!!! Até a polícia já foi chamada para baixar o som da festa dos ‘boleiros’, mas é só a viatura dobrar o canto que alguém grita: “aumenta o som maestro”!!! Depois não sabem por que o time quase saía da final do campeonato para o São José!!!

*** No programa ‘Os Analistas’, de sexta, 18, falaram muito da famosa greve da Meia Passagem de 1979, movimento muito importante que marcou São Luís!!! Foram relembradas várias lideranças estudantis e políticas, inclusive o saudoso jornalista Aldionor Salgado!!! E aí me aparece o ‘louro do Caiçara’ com dois momentos folclóricos!!! No primeiro, ele diz que pulou de dentro do Nhozinho Santos por cima dos telhados das casas!!! No segundo, que apanhou saindo do treino de vôlei no Costa Rodrigues!!! Rapaz, nesse dia estava acontecendo uma rodada do Brasileiro de Basquete Feminino, com a polícia na entrada do ginásio para proteger as delegações!!! Se o louro estava entre os grevistas, como pode ter apanhado da polícia saindo do Costa Rodrigues???!!! ‘Rapá’, ‘prestatenção no serviço’!!!

*** Agora, um registro todo especial e merecido do Colunaço do Pêta!!! Como diria o jornalista e apresentador Zé Cirilo, “a verdade é uma questão de tempo”!!! Desde o dia em que Cirilo entrou na TV Guará, a emissora vem ganhando corpo com a sua programação local com o incremento da audiência que vem se consolidando a cada dia!!! Donde se conclui que o empresário Roberto Albuquerque acertou ‘na mosca’ ao enriquecer, com um profissional de 35 anos de televisão e 50 anos de jornalismo, a sua programação da Record News no Maranhão!!! Nos quatro cantos do estado, principalmente na grande São Luís, o “Zé Cirilo na TV”, aliado ao programa “Fazemos Qualquer Negócio”, do Danilo Quixaba, é audiência garantida a cada dia!!! Ressalte-se que a rádio Guará também está na ‘crista da onda’, com tendência a ‘agasalhar’ em seu stúdio profissionais que fazem FM em São Luís!!! De parabéns, portanto, o empresário Roberto Albuquerque, que, nesses 8 anos na nova missão, começa a atingir o sonho almejado da “TV dos Pássaros Vermelhos”, como bem diz o Zé Cirilo na TV, aí na foto entrevistando Roberto Albuquerque!!! É isso aí!!!

*** A derrota de 5 a 0 do Flamengo para o ‘Del Vale’ não teria sido à toa!!! Pode ser precipitado falar, mas tudo indica que os jogadores rubro-negros não estão gostando do Domènec Torrent, e começam a dar mostras de que querem ‘derrubá-lo’!!! Como Jesus segue perdendo no Benfica, não será só a Bíblia a afirmar “JESUS VAI VOLTAR”!!!

*** O acesso que liga as avenidas São Luís Rei de França e Jerônimo de Albuquerque margeia um terreno do Governo do Estado usado como lixão por empresas privadas e moradores!!! Que tal construir muro e calçadas ou urbanizar a área!!! Na última semana, os moradores conviveram com fumaça em função focos de queimadas!!! Alô, alô, Comitê Gestor Limpeza pública!!!

*** E pra fechar…

Desprezo com a democracia

Paira na atmosfera eleitoral uma brisa de inverdade e intolerância cravada na irracionalidade e no menosprezo em relação aos valores condensados no conceito de democracia, com a abstração de candidaturas que se distanciam perigosamente da discussão sobre as prospostas a serem efetivamente colocadas no centro da disputa nas eleições municipais.
A retórica adotada na processo eleitoral nega o que é inextricavelmente imperfeito e limitado, com muitos candidatos perdendo por completo a noção adequada da realidade, contribuindo para o nefasto rebaixamento no nível da disputa política pela ausência de discernimento do que é imperativo numa sociedade plural.
Nenhuma democracia é compatível com os projetos e interesses colocados agora na disputa eleitoral. O discurso político soa encantador. Todavia, é mais alienação, numa retórica que não preenche o distanciamento entre a comunidade e o poder, ficando longe do conceito básico de democracia, podendo colocar novamente o povo no caminho da frustração e desilusão. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quem é o filho de dona de loja de grife feminina que anda ‘atacando’ as gatas nas festas e tentando beijá-las à força???!!!

*** E qual foi o ap luxuoso da Península que ‘abrigou’, essa semana um ‘balacobaco daqueles’, com a presença de várias ‘garotas programadas’ e de um famoso ‘paredão’ do Jonas Esticado???!!! “Jesus/Maria/José”…, pense numa ‘bagaceira’!!!

*** Qual parlamentar federal tentou mandar ‘dindim’ para a convenção do ‘descobridor do Brasil’, na região do Pindaré, e recebeu um ‘não’ para o ‘repasse’???!!! Será por que, hein???!!! Rapaz, deixa disso, a ‘ex’ não volta mais, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quando reiniciará o pagamento dos precatórios do estado do ano 2014, exceto daqueles credores que fizeram acordo para receber agora com ágio de 40%???!!!

*** Qual ‘Analista Marqueteiro’ que, a julgar pelo que se viu e ouviu no último programa de debates com os candidatos a prefeito de São Luís, quis porque quis ser do Comando da Greve da Meia Passagem, em 1979???!!! Marrapá!!!

*** Qual radialista, apresentador de um programa no ‘cagar dos pintos’, que, ao elogiar a galera do Corpo de Bombeiros pela tentativa, em vão, de resgate de um jovem que havia se afogado, ‘lascou’ um “resgate do corpo que já estava morto”???!!! É, meu amigo, essa aí foi de “arder” os ouvidos!!!

*** Qual é o secretário de governo da ‘Grande Ilha’ que fica ‘uma arara’ quando alguém lembra do seu antigo emprego como assessor de motora de um alto funcionário da Receita Estadual???!!! Marrapá…!!!

*** Quem será o irmão de senador, candidato a edil, que anda prometendo ser a grande surpresa nas eleições municipais na ‘Grande Ilha’???!!!

*** Quais seriam as forças ocultas que estariam impedindo que as prestações de conta do atual prefeito de Arari, Djalma Melo, sejam enviadas pelo TCE-MA à Câmara Municipal, conforme suspeita a maioria dos vereadores da cidade??? Por que será???!!!

*** Qual é a contabilista que ‘todo dia’ termina o namoro a distância, mas cada dia fica é mais apaixonada???!!! Principalmente quando entorna um vinho ‘São Rafael’!!!

*** Quem é o “Dom Juan do Pindaré”, que, depois da sua convenção, percebeu que sua volta ao executivo municipal não será possível???!!! Pois é…, o povo demora, mas ‘acorda’!!!

*** Qual foi a assessoria jurídica de órgão administrativo municipal que indeferiu pedido de insalubridade com base em parecer de 2006, sem pedir visita técnica e muito menos levar em conta a pandemia???!!! Olha que o caso pode ser judicializado!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias