Fechar
Buscar no Site

Quem atrapalhar o desenvolvimento do Maranhão vai ‘se ver’ com o povo, e o JP está fazendo a sua parte

 

A postura da Bancada Federal Maranhense no Congresso Nacional em relação ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre Brasil e Estados Unidos é o principal assunto deste domingo do Colunaço do Pêta. Na última quarta-feira, vários parlamentares se indignaram com o que viram na sessão que marcou a aprovação do pedido de urgência do deputado Pedro Lucas Fernandes que leva, direto para o Plenário, a apreciação e votação do AST. Presenciou-se, até, uma informação falsa, de remanejamento imediato de 800 famílias quilombolas, se o Acordo fosse aprovado. Dr. Pêta fala, ainda, da postura do Jornal Pequeno sobre a relação institucional que avança entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador Flávio Dino. E o Jornal Pequeno está fazendo a sua parte, colocando o Maranhão acima de tudo. E tem também os ‘Mistérios de Dona Milu’, que abrem este domingo perguntando quem é o deputado maranhense que passou a swer chamado, agora, de ‘Birombola’! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 06.09.19

PETINHADAS –

*** É preciso muito exercício mental para saber exatamente o que querem os deputados federais Bira do Pindaré e Márcio Jerry, especialmente o primeiro, que, pasmem, foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino!!! O segundo ainda tem uma explicação, que Dr. Pêta relata mais abaixo!!! Os dois, na verdade, sempre que questionados, dizem apoiar o Centro Espacial de Alcântara!!! Muito bem!!! Mas, na hora de votar a favor, votam contra!!! Foi o que aconteceu, na última quarta-feira, com o pedido de urgência (aprovado), do deputado Pedro Lucas (PTB-MA). que leva direto para o Plenário da Câmara a decisão sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre Brasil e Estados Unidos, para utilização da Base de Alcântara em lançamentos de foguetes e satélites!!! O que justifica isso???!!! Certamente, se perguntados, vão dizer que precisam de mais tempo, que tem que ver a situação dos quilombolas, bla, bla, bla…, etc, etc, etc…!!! Tudo conversa, porque, na verdade, o que está sendo votado é um projeto de proteção de salvaguardas tecnológicas, tema já exaustivamente explicado e esclarecido na Comissão Especial que discutiu o assunto, onde foi aprovado o acordo!!! Todos sabem que é sobre proteção de tecnologia americana que pode ser usada no desenvolvimento de armas atômicas…, e é bom mesmo que não caia em mãos indevidas!!! Quanto aos quilombolas, essa atitude só os prejudica…, ou hoje não lhes falta nada???!!! Pois é…, eles só poderão ser beneficiados, DE VERDADE, se o Centro Espacial de Alcântara funcionar, coisa que não acontecerá se o acordo não for aprovado, como parecem querer os dois deputados!!! Ou será que estão contra o desenvolvimento da tecnologia espacial brasileira, que será financiada pelo aluguel da base e o fruto disso vai financiar o desenvolvimento da nossa própria tecnologia???!!! O correto, então, seria votar de acordo com os interesses maiores do Maranhão!!! Ou não???!!! Os deputados Fufuca e Zé Carlos, ambos do Maranhão, não apareceram para votar!!! Será que tinham coisa mais importante a fazer nesse momento???!!! O Centro de Lançamentos de Alcântara é uma oportunidade importantíssima de desenvolvimento do Maranhão e do Brasil, que precisa e espera o voto e o apoio de toda a nossa bancada federal!!! Vamos lá, deputados!!!

*** Na noite da votação, foi grande a revolta dos demais parlamentares maranhenses contra a postura especialmente de Bira do Pindaré!!! Durante os debates, ao constatar a postura de Bira, totalmente contra a aprovação do acordo, um integrante da bancada não se conteve, e revoltado, encaminhou uma mensagem ao meu chefe: “Você tem razão; o Bira é contra o acordo; agora ele tirou a máscara”!!! Um outro, mais indignado ainda, ‘desabafou’: “Ele chegou a mentir na tribuna, afirmando, categoricamente, que se o acordo fosse aprovado dois mil quilombolas seriam remanejados da área. Isso não é verdade…, nós estivemos com o ministro (Marcos Pontes), com o comando da aeronáutica, no dia que finalmente entendemos o que era esse acordo de salvaguardas em todos os seus detalhes, e todas essas questões foram devidamente esclarecidas. Quando falou essa inverdade, Bira foi chamado de mentiroso pelo Plenário”!!! Conforme apurou Dr. Pêta, Bira do Pindaré, suscetível por demais a movimentos sociais, teria se baseado numa informação da Coalizão Negra Por Direitos, que, conforme consta em redes sociais, informou que se o acordo for aprovado cerca de 800 famílias (mais de duas mil pessoas) “deverão ser expulsas de suas terras”!!! Agora dá para entender a sutileza de Flávio Dino, ainda no seu primeiro mandato, ao escolher e nomear Bira do Pindaré como Secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Maranhão!!! Provavelmente, esperava que o cargo abrisse a mente e os horizontes de Bira!!!

*** É, meu amigo, é como fala um grande amigo do meu chefe: “O Bira do Pindaré quer fazer a “nova política”, mas com os métodos “da velha”!!!
*** Pior que o “papagaio” (Bira) come o milho e o ‘periquito’ (Flávio Dino) leva a ‘fama’!!! Pois é…, ainda em meio à manifestação de Bira, totalmente contrária ao acordo (e depois, ao constatar o voto dos dois maranhenses), um deputado de outro estado comentou: “quer dizer que o governador Flávio Dino é contra o acordo”!!! Ficou tão ‘desnorteado’, já que defende o acordo fervorosamente, que nem se deu conta de que todos os demais aliados de Flávio Dino votaram SIM…, logicamente, com o aval e respaldo do governador…, independentemente da posição clara e séria que já possuem sobre a importância desse projeto para o Brasil e para o Maranhão, principalmente!!!

*** Bom…, já o deputado Márcio Jerry, que não atraiu maiores iras, disse que a votação foi de método e não de mérito…, “para colocar em regime de urgência ou não”!!! Garante o vice-líder do PCdoB na Câmara que conseguiu apoio do PSB e PDT para votar no mérito…, “mas, em reciprocidade, acompanhamos eles no método, exatamente para assegurar o que interessa: aprovar o AST com menor ruído possível”!!! Houve quem dissesse que até o Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, teria entendido os argumentos de Márcio Jerry!!! Um defensor da posição de Jerry disse ao meu chefe que pouca gente falou tanto em defesa do AST como ele…, fosse em plenário, em entrevistas ou outras manifestações!!!

*** Essa aqui foi publicada no JP de quarta-feira e vale a pena ler de novo!!! “Estamos fazendo a nossa parte – Flavio Dino não vai – nem deve – abrir mão das suas convicções. O seu posicionamento ideológico em relação a Jair Bolsonaro não vai – nem deve – mudar. O que está mudando – e para melhor – é o tom, a postura do governador nas redes sociais. E não porque está com medo, porque “arredou”, ou coisa parecida. Mas porque parece começar a entender que estava beneficiando o presidente da República.
As críticas na medida certa, necessárias, devem continuar; principalmente se o objetivo for o de contribuir para o país. Institucionalmente, os dois governantes parecem se entender. Ao menos é o que está transparecendo. E isso é excelente para o Maranhão, um estado com potencial superior a quase todas as unidades da Federação. Que o digam a nossa distância para a Linha do Equador e o calado do nosso Porto do Itaqui. No dia 3 de setembro, em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro citou o Porto do Itaqui como um dos três portos brasileiros recordistas de transportados, “o que significa mais emprego e desenvolvimento”! Há algum tempo o Jornal Pequeno, principalmente por meio do Colunaço do Pêta, em nome do Maranhão, vem fazendo a sua parte, dando a sua contribuição para que Dino e Bolsonaro mantenham uma boa relação institucional. Muitas coisas desnecessárias vinham atrapalhando isso. Parte da imprensa também, achando que agradava o governador, fazia (e ainda faz) a sua parte no sentido inverso, instigando o afastamento de Dino e Boldonaro. Isso precisa acabar. Instigar uma briga dessas é prestar um desserviço ao Maranhão. E o que o Maranhão mais precisa hoje é estar bem com o Brasil, porque tem muito a contribuir com o país. Manter as questões ideológicas no seu devido lugar é imperioso. E se manifestadas no tom correto, jamais atrapalharão a boa relação institucional, que tanto interessa ao governo maranhense como à presidência da República. Que todos botem o juízo no lugar, como já parecem estar botando”!!!

*** Viram aí essa notícia de que a Juventude Nacional do MDB firmaram um contrato de fachada de quase 10 milhões de reais com um salão de beleza para prestar serviços de Tecnologia da Informação???!!! Pois é…, foi na gestão Temer e a empresa funcionava em pequena cidade de Pernambuco!!! Rapaz, a sede da companhia funcionava em um salão de beleza em Jupi, no agreste pernambucano!!! Um relatórios de mais de 150 páginas mostra que pelo menos cinco membros da secretaria participaram do processo de contratação da Linkcon, sem passar por licitação!!! O TCU (Tribunal de Contas da União), que investigou o caso, responsabilizou vários dirigentes; dentre eles. O então gestor Francisco de Assis Costa Filho, nomeado em janeiro de 2017 na Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria de Governo!!! Assis foi empossado no cargo de presidente da secretaria por Michel Temer e pelo então ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Antes, foi assessor da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney!!!

*** Rapaz, o 09/09/2019 promete!!! Logo nas primeiras horas da manhã, ‘Don Lula’ tem roda de conversa com sindicatos e trabalhadores da área da saúde e uma extensa pauta para ser discutida: reajuste de salários, pagamento, dissídio coletivo, concurso interno de remoção, melhoria na infra estrutura nas unidades hospitalares…, e por ai vai!!!

*** E essa ‘história’ do curso de Medicina de Caxias dizem que é só uma ‘ponta do iceberg’…, teria muito mais coisa em ‘curso’!!! Segundo informações que chegaram ao Dr. Pêta, haveria casos de transferências que nem seriam pela justiça, e que estariam ‘fechando os olhos’ por causa dos sobrenomes de alunos e ‘padrinhos’!!! Bom,  esses são comentários de alunos e de alguns professores de outros cursos da Uema!!!.

*** Um morador de Barreirinhas ‘emeiou’ para dizer que a Petinhada de domingo sobre o não comparecimento de gestores ao festival de jazz mais badalado da região dos Lençóis Maranhenses deve ter a seguinte explicação: “Pagodeiro’ gosta de jazz???!!! Sambista gosta de jazz???!! Não!!! Lamartine Babo, o ‘Seu Lalá’, codinome do rei do carnaval, autor de marchinhas antológicas e do hino do Flamengo outros times menores, mandou escreve em sua lápide: ‘aqui jaz um sambista que não gostava de jazz’!!! O jazz é uma música bacana, mas uma roda de pagode e ‘rala bucho’ dá muito mais ibope que o jazz!!! Vai ‘todo mundo’ da cidade…, do vereador ao deputado, com prefeito pelo meio. Mas, ‘vivas’ à diversidade musical!!! Bota o jazz, o pagode o sertanejo…, tem lugar pra todo mundo, né”???!!! Registrada a opinião do ‘barreirinheirense”!!!

*** E pra fechar…

ÁGUA: A GRANDE TÔNICA DO SÉCULO XXI

O capital, sobretudo o internacional, há anos tem se interessado por um dos maiores recursos naturais que dispomos em nosso território: a água, que do ponto de vista estratégico é um dos elementos fundamentais que garantem nossa soberania.
A cada ano, observamos a ganância das multinacionais, se apropriando deste bem natural tão importante para a vida.
Segundo dados da Unesco, o Brasil envia para o exterior aproximadamente 112 trilhões de litros de água doce, o que equivale a cerca de 45 milhões de piscinas olímpicas.
Esse número nos coloca entre os maiores exportadores da chamada “água virtual”.
No Brasil, a quantidade de água voltada somente para a agricultura beira os 70% do consumo total, valor bem mais alto que os 20% correspondentes à indústria e os 10% voltado para o consumo doméstico.
Um quilo de chocolate é igual a 24 mil litros de água. Um quilo de carne a 15 mil 500 litros. Num simples copinho de café, 140 litros de água.
Ao longo da história, a água sempre foi motivo de debates e disputas. No entanto, o que foi algo em menor grau no passado pode tornar-se a grande tônica do século XXI.

(Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Qual é o parlamentar maranhense, que, depois do seu posicionamento, “do tamanho de um polegar”, CONTRA O DESENVOLVIMENTO do Maranhão”, quarta-feira passada, em Brasília, anda sendo chamado de ‘Birombola’???!!!

*** Qual é o deputado federal maranhense que Eduardo Bolsonaro chama de “Dininho”???!!!

*** Quem foi o ‘organizador de pirâmide’ que colocou alguns advogados para negociar com seus ‘investidores’ e agora os tais ‘causídicos’ não dão satisfação nem atendem ninguém???!!! Enquanto isso, todos ainda estão na esperança de receber o ‘dindim’!!! A pergunta é: existe ou não existe esse dinheiro que o tal organizador vive falando e mostrando papéis!!! Que ‘diacho’ de papéis são esses???!!!

*** Quem foi o blogueiro que ‘se revelou’, sexta, à noite, na festa de aniversário da ‘cara-metade’!!! Meu amigo, pense num ‘dançarino’ ‘a la’ mestre sala de escola de samba…, principalmente quando a ‘love’ pegava o microfone pra cantar!!!

*** Qual é a emissora de rádio que anda sendo usada ‘direto’ para atacar o governo Bolsonaro…, e, pior, ‘barrando’ pessoas que tentam contra-argumentar democraticamente???!!! Teve ouvinte que foi bloqueado em todas as suas redes sociais!!! Pense num ‘cabra’ indignado ‘emeiando’ para o Dr. Pêta para denunciar o aparelhamento da rádio!!!

*** Qual foi o único parlamentar dos ‘doutores’ da área da saúde a comparecer à SES, segunda-feira (02), para negociar uma saída para a crise instalada entre trabalhadores e o estado???!!!

*** Por que nenhuma televisão transmitiu ao vivo o desfile de 7 de setembro realizado ontem, em Brasília???!!!

*** Qual garoto maranhense foi humilhado por vender ‘cremosinho’ na ‘Grande Ilha’ e agora terá a grande recompensa com sua casa sendo inteiramente reformada pelo músico Gustavo Lima???!!!

*** Qual é a assessora jurídica de órgão estadual, que, por ‘questões pessoais’, não se conforma com decisões judiciais que a obrigam a contratar empresa que ela não suporta???!!! Das duas uma: ou age profissionalmente ou o chefe terá que ter uma conversa muito séria com a ‘dita-cuja’!!!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias