Fechar
Buscar no Site

Postura de Flávio Dino é ‘ducha de água fria’ nos que apostaram em retaliação de Bolsonaro

Aqueles que apostaram em retaliação do presidente Jair Bolsonaro ao Maranhão, por conta das convicções ideológicas do governador Flávio Dino, estão perdendo. Ao menos é o que mostra a boa relação institucional entre os governos federal e maranhense. Somente nos dois primeiros meses de 2019, vários ministros já receberam não só Dino como o vice-governador Carlos Brandão, sendo tratados muitos assuntos de interesse do Maranhão.

No Colunaço deste domingo, Dr. Pêta trata desse e de outros assuntos, trazendo ainda os enigmáticos Mistérios do domingo. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 23.02.2019

PETINHADAS –

*** A semana mostrou que o governador Flávio Dino é um político/gestor que impõe respeito nacionalmente!!! Consegue manter as suas convicções ideológicas, que são fortes, algumas vezes até com intervenções desnecessárias em relação ao presidente Bolsonaro e seu governo, mas, ao mesmo tempo, exerce de forma madura e responsável, junto ao governo federal, as relações institucionais!!! A postura do governador maranhense é uma ducha de água fria naqueles que apostaram em retaliações de Bolsonaro ao Maranhão!!! Não é isso que estamos vendo!!! O vice-governador Carlos Brandão, representando o Estado, já havia sido recebido em Brasília por dois ministros, e essa semana, não só ele, como o próprio Flávio Dino, estiveram com três ministros de Jair Bolsonaro, tratando de temas relevantes de interesse do Maranhão!!!

*** Na quarta, 20, Dino reuniu em Brasília com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a quem levou pleitos interessantes, conforme palavras da própria representante federal, e com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles!!! Uma das pautas da reunião com Salles foi o Macrozoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE) e a sua importância para o crescimento do Estado!!! Também foi tema do diálogo a implementação de ações voltadas à qualificação dos serviços de visitação no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses!!!  Flávio Dino participou, também em Brasília, do III Fórum de Governadores, e, nesse encontro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou a proposta de reforma da Previdência aos líderes dos executivos estaduais!!!

*** Já Carlos Brandão, que, de certa forma, abriu as portas do governo federal para o Maranhão, sendo recebido, recentemente por dois ministros de Bolsonaro, essa semana esteve com o titular da pasta do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com o objetivo de encontrar soluções para a situação das barragens de Pericumã e das Flores!!! E se fez acompanhar da bancada federal maranhense e de alguns deputados estaduais!!! Recebidos pelo ministro e membros do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), eles debateram sobre a situação das barragens num momento em que o país viveu um cenário de tragédias!!!

*** Em meio a esse cenário de boa relação institucional entre os governos Bolsonaro e Dino, ‘pipocam’ especulações de que o governo federal tenta federalizar o Porto do Itaqui!!! Bom, sobre isso, é sempre bom lembrar as palavras elogiosas de representantes do governo federal sobre o excelente trabalho que vem sendo feito no nosso Porto!!! Enfim, melhor do que especular é esperar o desenrolar dos acontecimentos, que, pelo andar da carruagem, tendem a ser favoráveis do governo do Estado…, para a contrariedade e desespero de todos aqueles que torcem irresponsavelmente contra o Maranhão, porque não conseguem digerir esse estado sendo comandado por pessoas que hoje trabalham pela justiça social, algo inimaginável ao longo dos últimos 50 anos!!!

*** Rapaz, e uma enquete que fizeram aí sobre a deputada mais linda do ‘Poder Rangedor’???!!! Teve uma parlamentar que não ‘digeriu’ bem a quarta colocação na sondagem, ficando atrás de três colegas, dentre elas uma ‘primeira-dama’ da BR e outra ‘primeira- dama’ da região central do estado!!! Meu amigo, a parlamentar representante da baixada não deixou barato…, mobilizou um verdadeiro ‘exército’ com sua assessoria enviando links para todos votarem porque não podia perder essa ‘de jeito maneira’!!! Ficou uma ‘guerra’ entre a população que quer mesmo o título com uma ex-primeira-dama contra a turma organizada da votação da deputada da baixada!!! Segundo as línguas ferinas, depois de o Maranhão ter tido a deputada mais bonita do país na legislatura passada, nessa tão brigando pelo título de deputada mais linda de enquete local!!! A votação continua acirrada, hahahahahahahahaha!!!

*** Se tivesse senso de institucionalidade ou mesmo um pouco mais de juízo, Jair Bolsonaro deserdaria seus três filhos envolvidos com a política. O governo ainda não completou dois meses, mas seus rebentos, cada um à sua maneira, já deram indícios de que vão criar problemas para o pai e o país. O primogênito, o senador Flávio Bolsonaro, embora seja o mais moderado dos três, converteu-se ele próprio no centro da primeira crise enfrentada pela nova administração. Seu envolvimento com Queiroze as milícias tende a tornar-se uma assombração permanente a pairar sobre a Presidência. Carlos, o vereador, a quem o próprio pai apelidou de “pit bull”, tem o hábito de jogar gasolina nas questões em que se mete, como acabamos de ver na fritura de Gustavo Bebianno. Além disso, Carlos anda armado ao lado do presidente e, aparentemente, tem acesso a suas senhas nas redes sociais. É incrível que um governo tão densamente povoado por militares admita tal nível de riscos de segurança. Há, por fim, o deputado federal Eduardo, aquele que gosta de despachar cabos e soldados para fechar o Supremo. A crer nas notícias de bastidores, é o responsável pela indicação de alguns dos personagens teletransportados diretamente da “twilight zone” para a Esplanada dos Ministérios. Na realidade paralela em que esses espécimes habitam, o mundo é dominado por comunistas com o propósito de criar um governo global e destruir a família. Apesar das dores de cabeça que os três filhos já causaram e ainda causarão, é improvável que Bolsonaro venha a afastá-los. O problema de fundo é o descompasso entre a nossa programação biológica original (que nos faz proteger filhos e parentes) e o ambiente moderno em que vivemos (que exige do presidente uma impessoalidade institucional). Basicamente, estamos diante de uma armadilha evolutiva, o que significa que a natureza tende a prevalecer sobre o bom senso!!! Bom, as palavras são do jornalista de São Paulo, Hélio Schwartsman, mas Dr. Pêta assina embaixo!!!

*** Meu amigo, tem um fotógrafo especial que está faltando falar!!! Há três anos tenta receber o ‘dindim’ de umas fotos que tirou de uma galera do clube da pontinha da Ponta da Areia, e não consegue!!! Agora, pense nesse ‘time’ da foto…, só ‘peça boa’!!!

*** Viram a decisão da Justiça, de que o esperma é propriedade da mulher???!!! Pois é…, usar esperma para engravidar sem autorização do homem não caracteriza roubo, porque “uma vez ejaculado, o esperma se torna propriedade da mulher”!!! O entendimento é de uma corte de apelação em Chicago, nos Estados Unidos, que devolveu uma ação por danos morais à primeira instância para análise do mérito. Nela, o médico Richard Phillips acusa a colega Sharon Irons de ‘traição calculada, pessoal e profunda’ ao final do relacionamento que mantiveram há seis anos. Sharon teria guardado o sêmen de Richard depois de fazerem sexo oral, e usado o esperma para engravidar. Richard Phillips alega ainda que só descobriu a existência da criança quando Sharon ingressou com ação exigindo pensão alimentícia. Depois que testes de DNA confirmaram a paternidade, o médico processou Sharon por danos morais, roubo e fraude. Os juízes da corte de apelação descartaram as pretensões quanto à fraude e roubo afirmando que ‘a mulher não roubou o esperma’. O colegiado levou em consideração o depoimento da médica. Ela afirmou que quando Richard Phillips ejaculou, ele entregou seu esperma, deu ‘de presente’.
Para o tribunal, ‘houve uma transferência absoluta e irrevogável de título de propriedade já que não houve acordo para que o esperma fosse devolvido”!!! É, meu amigo, agora é oficial: os homens não mandam em porra nenhuma, hahahahahahahahahahahaha”!!!

*** De Paulo Navarro, onde Marx não tem vez!!! “Dito e visto em redes sociais: ‘Em faculdades de engenharia e medicina, a esquerda tem menos força porque esses mercados são mais exigentes. Você erra ao projetar um avião, e ele cai; você erra em uma cirurgia, e o paciente morre. Já quando um jornalista ou filósofo erra, é só dizer que é um ‘novo olhar sobre o assunto’. Pode reparar: onde não há espaço para o relativismo, onde o certo é certo e o errado é errado, onde se valoriza o conhecimento empírico, o marxismo não tem vez”!!!

*** Depois de sair a homologação do Concurso da Raposa, hoje serão realizadas as provas para os candidatos de ‘nível superior’ e ‘professor’ em Paço do Lumiar!!! São concursos com personagem polêmica: a empresa organizadora, que resolveu economizar no número de fiscais…, um por sala!!! Missão para o Pêtanauta concurseiro!!!

*** Falar em concurso, um ‘alô’ para a prefeita Vianey Bringel, de Santa Inês, que anunciou essa semana a não liberação de recursos financeiros para o Carnaval e a minuta dos cargos, vagas e salários para o concurso público da prefeitura do município!!! Tem gente parabenizando-a pelas duas iniciativas!!! Mas, como sempre, com ressalvas!!! O direcionamento de vagas em um concurso se faz de duas maneiras: a primeira, exigindo titulação especifica para o cargo; e a segunda, achatando o salário como forma de desestimular a concorrência e após nomeação ‘tome’ gratificação ao escolhido!!! “Vamos lá, profissionais da Equipe Mutiprofissional de saúde: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional, contratados para atender na Atenção Básica, carga horária de 40h semanais, com salários de R$ 1.600,00 / R$2.000,00 / R$2.200,00 / 2.500,00. Quais critérios foram utilizados para tamanha falta de isonomia salarial”, observa o ‘concurseiro’!!! Alô, MP e conselhos de classe!!!

*** Meu amigo, a Câmara Municipal de Barreirinhas ‘ferveu’, na última terça-feira, depois que o vereador Fábio Rocha denunciou um suposto superfaturamento na licitação da merenda escolar, e, da tribuna, ‘botou a boca no trombone’, na última terça!!! Segundo o edil, ao citar um exemplo ‘cristalino’, a merenda continha leite sem lactose, com proteína isolada de soja (embalagem em latas de 400 g)!!! O quilo do produto, da marca Suprasoy, está custando uma ‘bagatela’ de R$ 171,82, mas as latas de 300 gramas no supermercado custam menos de 20 reais, exatos R$ 16 e fração no mercado livre (internet) e R$ 17 e fração nos supermercados!!! Somando até chegar um quilo (três latas e mais 100 gramas), o valor não passa de setenta reais!!! Ou seja, é mais de 100 reais a diferença, mostrou o vereador denunciante!!! Rapaz, é muita emoção na rota dessa compra!!! Cadê o Conselho de Alimentação Escolar???!!!

*** Pense numa bagaceira!!! Deu o que falar o pouco tempo de vida do ‘bloco da maisena’, que ‘faleceu’ recentemente devido à influência de um morador!!! Alegando um incômodo da brincadeira, pois teria que trabalhar cedo nos dia seguintes, nas segundas, ele se utilizou de um parentesco com uma ‘togada-peso-pesado’ para conseguir o fim do animado bloco carnavalesco!!! Pior é que o núcleo da diretoria é composto por vários causídicos, como ‘Bolinha’, ‘Cheirinho’ e um tal de ‘Gigante homo forensis’, que nada puderam fazer para evitar o ‘deselnace’!!! Como a ‘justa’ tarda, mas não falha, descobriram que o ‘exímio-trabalhador’ é ‘fantasma’ de um poder ali pelas bandas do ‘Rangedor’!!! Pois é…, o bloco da maisena, que ia de ‘vento em popa’, já tinha até uma ‘ex-futura-primeira-dama’, uma loiraça, causídica das bandas de Chapadinha, ‘pessoa’ de muito destaque, que teve seus dias de glória barrados “a bem da disciplina”, e por uma medida no mínimo ‘juris confusis’!!! O jeito agora é a galera ‘descer’ para a ‘Bicicletinha’, ‘Miguelito’ e ‘afogar as mágoas’!!!

*** “Eei, lá vem elaa…”!!! Não…, não é a ‘Máquina’ não, é a Pastoral do Grogue com sua ‘Jardineira Sai de Baixo’ na 83ª cruzada–inquisição no território nacional!!! Depois de Lula, o oráculo João de Deus é o segundo santo que vai pra cadeia e é queimado pela mídia. Estão na lista secreta dos inquisitores do mosteiro dos cervejeiros clandestinos artesanais: Renan, Dilma, Zé Dirceu, João Vaccari et Allius Sanctus amém (em língua indo-europeia do ramo itálico). Contratado pelo santíssimo JD, Lula o instruiu a afirmar que o pinto não era dele, mas de alguma entidade divina. Segundo a tradição monástica, quem está rente à fogueira é a humorista Dilma .

No segundo sábado da Pastoral, o conselho penitenciário sentenciou a Vale pela sua comprovada competência “barrageira”, a fim de que a construção da sua  próxima barragem seja em cima do presídio de Pedrinhas.

Bomba… Deu na primeira página do GRANMA – Organo Ufficiale del PCC cubano, dirigido por Marcola Del Castro, que a força tarefa de médicos cubanos irá se deslocar para o Deserto do Saara, a fim de debelar surto de frieira e curuba transmitido pelos camelos da rota Paris-Dakar. O rallyista Mala do Lotação, vendo não ter alguma oportunidade nessa edílica missão militar-esquerdista-mulçumana, escabiado com a escuridão no fim do túnel do Sacavém e reclamando da degradante vida de cachorro que está levando, resolveu inscrever o seu animal de estimação no Curso Wellington, para o concurso de Cão Farejador do porto do Pau Deitado. Se aprovado, irá coibir o contrabando de venezuelanos e las “muchachas de los quehaceres”, vulgarmente chamadas de diaristas, diplomadas em medicina ocupacional pela Universidade Livre de Habana.

A Dama do Lotação, que tinha audiência marcada na próxima terça-feira em Brasília-DC, com Bebianno, está repulsiva e chorosa pelo esforço demandado em vão. Fez de um tudo para conseguir marcar o encontro. Gastou seus parcos recursos no salão Hair Beautiful, na Vila Luisão, deixando três cheques-pré que o namorado quiçá irá cobri-los. A coitada estava com tanta vontade de emplacar um Cargo em Comissão, que despertou o seu apetite sexual com tanta intensidade e só faltava o talher para rolar. Que pena! Deu tudo errado. O moço Bebianno fez besteira e entrou na fila do seguro desemprego. E ainda foi arrogante ao não aceitar a direção do Bem, da Maratur, do BDM, da Coderma ou da Coliseu, empresas que não lhes exigiriam nenhum esforço para administrá-las e lhes foram oferecidas como prêmio de compensação. Resolveu então chutar o pau da barraca e partir para montar novo partido com a sobra do repasse de R$ 400 mil enviado à candidata laranja pernambucana.

16h37- Salmo 114/2019, de Guarulhos, São Paulo: Esposas, obedecei os vossos maridos até que o STF interfira no Livro Sagrado e dê nova interpretação ao texto religioso. Assim caminha a humanidade, pensou o agnóstico Mala-Adjunto do Lotação intrigado com a profecia judaica-alemã-stanilista, de que após a prisão de Eike Batista, dos travessos hermanos Joesly e Wesley Batista e do congregado mariano Cessari Battisti, o consagrado cantor raparigueiro Amado Batista está se tremendo de medo e já pensa em fugir para a Etiópia.

17h11 – Leilão público, no átrio sudeste do Bar Pioneiro para a venda de filhotes, meninos e meninas, do canil Pablo Vittar Escobar, instalado na aprazível e fresca cidade de São Bento. Os animais serão apresentados pelas moças-modelos do Maracap-Regional da Baixada, e serão negociados em até 24 vezes.

finalmente a saída, todos, assobiando, “Que Queres tu de mim”, direto para as: Escalas EtílicasS

17h43 – Bar Pioneiro  – Farta distribuição de fazendas de soja pelo MST.

18h51– Passeio motorizado – procurando Renan escondido na

serpente da Lagoa da Jansen.

19h29 – Saída para a Bicicletinha – com o bloco “Dilma não perdeu a eleição; apenas não ganhou!

Por fim, o Ministério da Saúde informa: “chuva é igual rapariga: ótimo para dormir, mas complicado pra sair na rua”.

Apoio: Associação do Comércio Legal Chinês da Rua de Santana –COMECHINA.

*** E tem uma maternidade aí que está sendo usada como a sua ‘casinha’ por uma diretora!!! Meu amigo, a situação entre os funcionários está ‘braba’!!! Já teve até denúncia no órgão da classe dos enfermeiros, por ‘coação profissional’!!! Pior é que ainda tem uma ‘fiel escudeira’ que comete os abusos não somente com a galera da Enfermagem, mas também com com outros profissionais!!! Dá ordem onde não tem competência pra dar, pede transferência de acordo com ‘a cara’ ou com o ‘seu gosto’…, se não ‘dançar’ conforme a sua música, ‘já era’!!! “Aqui só fica quem eu gosto”, é o ‘disco’ dela constante!!! Tudo com o aval da ‘madrinha’!!! Pior é a falta de qualificação para o cargo!!! Com alguns poucos anos, somente de graduação, passou rapidamente pelo PSF e ‘caiu’ de para-quedas na direção da maternidade, após o afastamento do antigo diretor…, e desde entao vem ‘tocando terror’!!! ‘Rapá’, tem muitas outras coisas que encaminharam aqui ‘pro’ Dr. Pêta!!! Tem que mandat averiguar isso aí…!!!

*** E pra fechar…

Brumadinho, Flamengo, Enchentes e o

Pequeno Príncipe: cuidado com os baobás!

Certa vez o Pequeno Príncipe, em mais um de seus devaneios minimalistas, indagou ao rapaz:

– “É verdade que os carneiros comem arbustos”?

– “Sim, é verdade”, respondeu o homem sem entender o ponto.

Ao longo da conversa que se estabeleceu, foi-se elucidando a problemática. O planeta do pequeno, ora, tinha o solo repleto de sementes de Baobás. As raízes dessas árvores gigantescas, de tão fortes, acabam por rachar o planeta ao meio, caso não sejam prontamente cortadas logo que nascem. E foi por isso que ele havia estranhamente se interessado pelos hábitos alimentares dos carneiros: “os baobás, antes de crescerem, são pequenos”, sustentava, “e ainda é possível tratar destes antes que seja tarde”.

– “Às vezes não há inconveniente em deixar um trabalho para mais tarde. Mas, quando se trata de baobás, é sempre uma catástrofe!”, explicava o principezinho.

A analogia transcende as letras de Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944) e, de forma absolutamente atual, explica muito sobre as catástrofes que temos presenciado com tanta angústia. Não que a ótica seja tão diminuta, mas, de todo o arcabouço de possibilidades, é possível aventar uma que parece se destacar. Os problemas, logo que nascem, deveriam receber pronta atenção e cuidado. Deve-se atentar para os baobás…

O rompimento de uma barragem de rejeitos, um incêndio ocorrido em um centro de treinamento e uma série de enchentes ceifando vidas, sonhos, bens tangíveis e intangíveis. Um pequeno lapso de tempo, mas com desdobramentos para além de uma eternidade. Ainda que distintas, o que as tragédias possuem em comum? O ser humano. O denominador comum parece ser, invariavelmente, a (falta de) ação humana daqueles que deveriam cortar os baobás.

Recheada de negligência, com sórdidas pitadas de descaso e apatia, as atitudes deploráveis dos agentes humanos mostram o quanto a vida vale para estes. Alguns trocados de indenização, empurrados goela abaixo em exaustivas negociações e acordos com as famílias. Nunca maior que seus lucros (claro!).  Do alto de seus egos são incapazes de enxergar a irreparabilidade dos danos. Seja no privado, seja no público, nossos “baluartes” simplesmente dão de ombros para a base da pirâmide e seguem, incautos, a semear novos baobás.

Estava lá. Anunciada. “Arquive… Depois tratamos disso”, deve ter bradado uma ou outra vez um dos grandes executivos de farda verde, corresponsáveis pelo fatídico episódio em Brumadinho. “Na próxima semana os mudamos, ainda dá pra alojá-los aí por mais um tempinho”, um dos dirigentes do clube naturalmente ponderou, seguindo apressado para mais uma de suas urgentíssimas reuniões. “Essa cifra? Muito alta. Remaneje o orçamento, depois pensamos na possibilidade de enchentes”, talvez alguém tenha ouvido, ao tentar alertar o Prefeito dos riscos iminentes que dali ecoavam. Estava lá. Anunciada. Retumbantemente anunciada.

Quantos Brumadinhos, quantos CT’s, quantas enchentes. Quantas Marianas, quantos deslizamentos de encostas, quantas boates Kiss, quantos Museus Nacionais. Quantos flagelos? Quantas lágrimas nos farão derramar até que comecem a dar importância ao que importa?

“Enfants! Faites attention aux baobabs”. Isso serve para qualquer um de nós. Logo que surja, coíba o problema de crescer. Seja você político ou empresário. Seja em nossas vidas pessoais. Por isso, crianças, prestem atenção aos baobás.

José Gabriel Costa Machado

22 anos, Administrador, Supervisor de Fundos Federais na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/MA), vice-presidente do Instituto Observatório da Cidadania (IOC)

 

MISTÉRIO –

*** Quem é o ‘velho coronel’ da política brasileira que, depois de transferir o título eleitoral de volta ao estado natal, viu seus antigos aliados negarem o grupo que leva seu sobrenome, e agora vê até o neto renegar???!!!

*** Qual prefeito da rota das emoções proibiu a secretária adjunta de encaminhar pacientes para consultas porque só está mandando gente ‘do contra’???!!! E na saúde tem partido???!!! MP nele!!!

*** Qual prefeito da região dos Lençóis comprou uma 1 kg de leite suprasoy por 171,82 e acabou sendo descoberto por um vereador que ‘botou a boca no trombone’ na Câmara, na última terça-feira???!!! ‘Eita’ leitinho caro…!!! Pelo visto, a rota dessa compra pode provocar muitas emoções!!!

*** Quem será o auditor que foi visto tomando milk shake com uma ‘loiraça’ ex-futura do amigo e musa de um ‘falecido’ bloco???!!!

*** Quem será a causídica que, do alto ‘dos seus’ ‘metro e vinte’, conseguiu dominar ‘Zeca Bola’, de 1,90 de altura, e agora não deixa o ‘cabra’ nem respirar na feirinha???!!!

*** Qual jornalista estava, ontem, ‘detonando todas’ no Amarelinho, do Renascença, ouvindo música sertaneja e garantindo que era ópera???!!! Pior que Dr. Pêta não sabe nem a ‘alcunha’ do ‘dito-cujo’ para dar uma dica, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem é o neto de ex-presidente, que, depois de ter entrado na política com a ajuda da tia, que se ‘hospedava’ no Palácio e tinha dois bravos leões, quer se dizer da ‘nova política’ e ainda arrancou o sobrenome do vovô???!!!

*** Quais são as igrejas da ‘Grande Ilha’ que já ‘andam’ é com a maquininha de cartão de crédito para receber o ‘dindim’ dos fiéis???”””

*** Por que a prefeitura não tapa os buracos e uma vala aberta por ela na Avenida Amaral de Matos, no Jaracati???!!!

 

***

 

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias