Fechar
Buscar no Site

Polícia Federal vai investigar institutos de pesquisa

Foto: Reprodução

 

Segundo ministro Anderson Torres, representação apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes” por parte de algumas empresas do setor

O ministro da Justiça, Anderson Torres anunciou em suas redes sociais, nesta terça-feira (4), que mandou a Polícia Federal abrir inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.

Segundo Torres, a investigação atende a uma a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos”.

Institutos de pesquisa como o Datafolha e o Ipec, ex-Ibope, vêm sendo fortemente criticados desde domingo (2) por terem divulgado, na véspera das eleições, pesquisas muito distantes do resultado final na disputa por vários cargos —no caso da Presidência, os dois previram vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) por uma diferença de 14 pontos, que acabou sendo de apenas 5 ao final da apuração.

Em entrevista ao Papo Antagonista, o líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, propôs punir com “multa e cadeia”os institutos que errarem em suas pesquisas. O presidente da Casa, Arthur Lira, já prometeu pautar o assunto. (O Antagonista)

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias