Fechar
Buscar no Site

Os casos isolados na morte de índios, a ‘escorregada’ de Adriano sobre o Tegran, o áudio comprometedor e ainda Kátia Bogéa

Foto: Reprodução

Ao menos três mortes de índios, das quatro de novembro para cá, nada têm a ver com o que tanto os adversários de Bolsonaro como os de Flávio Dino. Falar em adversários de Dino, na semana que se finda, o deputado Adriano Sarney deu uma ‘escorregada feia’ ao fazer um comentário sobre o Consórcio Tegran. E a exoneração de ‘Kátia Bogéa’ continua rendendo. Essas e outras ‘notícias’ estão no Colunaço do Pêta deste domingo, 15, que traz, também, os intrigantes “Mistérios de Dona Milu”, como este: “*** Afinal, qual foi a fruta, tipicamente maranhense, cultivada na zona rural da ‘Grande Ilha’, que ‘fez mal’ para Kátia Bogéa???!!! Mistééééééé-rio-o”!!! Boa leitura!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** E atenção, leitores e colaboradores do Colunaço!!! Primeiro de janeiro está chegando, e, como já se sabe há décadas, o primeiro dia do novo ano traz consigo, aqui no JP dos Bogéa, a concorridíssima e incomparável LISTA DOS CHATOS DO ANO!!! E quem não tem um ‘chato de 2019’ para ‘compartilhar’ com Dr. Pêta???!!! Não deixe o ‘seu’ para a última hora!!! É só enviar: drpetta@gmail.com!!!

*** “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”!!! Se conhecesse as “entranhas indígenas’ do Maranhão, o ‘grande’ William Shakspeare acrescentaria à sua máxima imortal o abominável ‘sentimento’ da hipocrisia!!! Sim, porque quem conhece a realidade do que se passa nas áreas indígenas maranhenses e em seus entornos sabe o quão hipócritas são as pessoas que tratam desses temas…, e o quanto são desinformados ou de má fé jornalistas que escrevem sobre assuntos que envolvem os ‘nossos’ índios!!! Há algumas décadas, quando houve o “massacre” de Eldorado dos Carajás, o Jornal Pequeno foi o único veículo de comunicação do mundo que, após observar atentamente as imagens exibidas para o planeta pela TV Globo, teve a coragem de dizer que agiram em legítima defesa os soldados da Polícia Militar do Pará que atiraram em vários posseiros!!! Naquele primeiro momento, se não atirassem, seriam massacrados a golpes de enxada, foice, faca, facões e outras armas em poder de pobres coitados desesperados!!! Depois – e aí, sim, uma covardia – saíram numa caçada que, ao fim, resultou na morte de 19 jovens e pais de família!!! De novembro para cá, quatro índios foram assassinados no Maranhão (veja matéria nesta edição do JP), e falta muito pouco para descobrir que ao menos três dessas mortes nada têm a ver com disputas por madeira e terra nas áreas onde aconteceram!!! Resta saber se quem está investigando os casos vai ter coragem de dizer, ao final dos trabalhos, as reais motivações desses crimes que, ainda não esclarecidos completamente, andam chamando a atenção até da imprensa internacional, a mesma imprensa que certamente perderá o ‘apetite’ caso as suspeitas que se apresentam no momento sejam comprovadas!!!

*** O senador Roberto Rocha elogiou a atitude de Edivaldo Holanda Júnior em dar oportunidade ao vice Júlio Pinheiro de assumir por uma semana o comando da Prefeitura Municipal de São Luís!!! “Que bom o prefeito dar oportunidade para o seu vice assumir a prefeitura. Muito importante para escrever no currículo. Infelizmente, eu não era comunista e não tive a mesma sorte”, disse Roberto numa conversa com meu chefe!!!

*** Viram essa no JP de quarta-feira???!!! “Desinformação ou má fé? – No domingo passado, em sua coluna, no jornal O Estado do Maranhão (Coluna do Adriano), o deputado estadual Adriano Sarney classificou o Tegram como um ‘descaso do atual governo’ e que ‘os mega galpões do Tegram, que serviriam para dinamizar nossas exportações estão, na sua maioria, desocupados’. Afirmou, por fim, que se trata de ‘um ativo que qualquer estado daria tudo para possuir e contribuir com o desenvolvimento da sua economia’. Não demorou uma semana para a manifestação pública de Adriano virar pó. Dia 11, o Consórcio Tegran bateu os 7 milhões de toneladas movimentadas, num recorde histórico que consolida o Porto do Itaqui no escoamento de grãos. O Tegram é um projeto estruturante que transformou o Porto do Itaqui e o Maranhão em referência nacional na exportação de grãos. Na esteira do crescimento da produção de grãos no Brasil e da demanda internacional, o Maranhão, por meio do Tegram e do Itaqui, reúne hoje condições para o adensamento de cadeias produtivas ligadas ao agronegócio, a exemplo do que já ocorre na região Centro-Oeste. O Tegram tem capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas, compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada. Utiliza atualmente o berço 103 do Itaqui e com sua expansão utilizará também o berço 100. Ao final das obras de duplicação, já agora em 2020, o Tegram terá capacidade final de 14 milhões de toneladas/ano. Esse importante terminal contempla infraestrutura para recepção de grãos nos modais rodoviário e ferroviário, além de um sistema de correias transportadoras que levam os grãos diretamente aos navios. O Itaqui é o terceiro maior porto brasileiro no escoamento de soja, atrás apenas de Paranaguá e Santos. Isso traz grandes benefícios econômicos e sociais para nosso estado e para toda a área de influência do Porto público maranhense. A disseminação de dados tão grosseiramente incorretos denota total desinformação ou má fé. Torcer contra o Itaqui é torcer contra o Maranhão”!!! ‘Rapá’!!!

*** Num áudio que ‘caiu no mundo’, lideranças da base aliada do PL de Centro Novo do Maranhão, durante uma reunião no município, referem-se ao senador Weverton Rocha como ‘mão de vaca’!!! Não é o ‘ataque’ a Weverton, em si, que expõe a gravidade da manifestação dos aliados do deputado Josimar de Maranhãozinho, Arnóbio (ex-prefeito) e Ney Passinho (candidato derrotado nas últimas eleições no município)!!! É o “palavreado da negociata” que se desprende da gravação!!! Nela, os partidários do parlamentar federal esbanjam, antecipadamente, supostos recursos do fundo partidário e eleitoral para 2020!!! “Tem duas coisas aí”, diz um deles no áudio: “a primeira é que Weverton tem a força política, mas não é de dar dinheiro; é tipo mão de vaca. A outra coisa é o Josimar, quem não estiver nessa coligação e quiser fundo partidário e fundo de campanha, eu acho que aí nós é que vamos ter de nos rebolar para quem não estar no PL receber. Eu acho até que, pela logística do partido, tem que ser destinado para candidatos que estejam no partido, porque senão, isso aí hoje tá tudo, tá dando cassação” (“laranjada demais”, interrompe uma segunda liderança, seguindo-se de outra: “O Avanta é porque não tem deputado aqui, não tem fundo”!!! Aí volta o primeiro: “O Avante botou agora 10 milhões de emendas em Zé Doca”!!! Retorna a segunda liderança: “E aí Josimar está com ele”, para em seguida ‘entrar’ outra: “É diferente do fundo partidário”!!! “Porque Josimar tem que fazer no Avante 1 deputado federal. Na eleição passada o PL não tinha um deputado federal aqui, e deu 6 milhões de fundo partidário”!!! E por aí foi!!!

*** Meu amigo, é muita falta de consideração!!! Acredita que ‘Duas Letras’ não colocou, na sua ‘Revista de Ouro’, ‘uma’ foto sequer, nem ao menos 3 x 4, do ‘velho’ amigo ex-deputado, dono de faculdade, que tanto lhe prestigia e tantas viagens 0-800 lhe proporcionou ‘pras oropa’, principalmente Paris!!! Pois é…, era para ter dado a César o que é de César!!!

*** Rapaz, algum ‘santo baixou’, anteontem, numa confraternização que o deputado federal Márcio Jerry realizou com jornalistas, blogueiros e outros amigos, no restaurante Frango de Ouro, na Ponta d’Areia!!! O evento, que iniciou às 12h30 e se estendeu até 16h, chamou a atenção por um detalhe inimaginável: nenhuma gota de álcool!!! Pior é que ninguém tinha percebido a ‘façanha’!!! Só deram pela grande surpresa quando foi pedida a conta: nenhuma cerveja, dose de uísque, taça de vinho, nenhuma caipirinha, caipiroska…, nada!!! Das duas uma: ou foi a ‘sexta treze’ ou o ‘pastor’ John Cutrim ‘incrementou’ o culto de quinta, à noite, depois do ‘Ponto e Vírgula’, com um pedido “missão quase impossível” que ‘cegou’ completamente ‘pinguços’ como Garrone, meu chefe, Leandro, Genivaldo…!!! “Inacreditável Futebol Clube”!!! Se um simples ‘aprendiz de pastor’ conseguiu essa façanha, imagina na próxima confraternização, do ‘pastor-mor’ Edivaldo Pai, hhahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, Dr. Pêta foi ‘no rumo’ no caso da queda da Kátia Bogéa do comando do Iphan!!! Lembra o que saiu no Colunaço, domingo passado, dias antes da exoneração da maranhense???!!! “Sei não, mas tem cheiro de ‘queimação’ uma ‘nota capciosa’ divulgada pela coluna Painel (07/12), da Folha de São Paulo, dando conta de que a maranhense Kátia Bogéa, superintendente do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ‘é vista como uma possível candidata da família Sarney nas eleições de 2020 para a Prefeitura de São Luís’!!! A nota, que fala das mudanças na Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro e afirma que o único a ser poupado será o diretor do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Paulo Amaral, ‘alinhado ao novo titular da área, Roberto Alvim’, dá ainda como indefinida, por enquanto, a sucessão de Kátia Bogéa na direção do Iphan!!! Numa rápida ‘investigação’ junto a pessoas que entendem da área, Dr. Pêta apurou que a nota do Painel pode ser uma tentativa de ‘fritar’ Kátia Bogéa; afinal, ela nunca falou, em lugar nenhum, sobre a intenção de disputar a Prefeitura de São Luís!!! ‘Querem tomar o cargo dela’, ousou arriscar uma das fontes consultadas pelo Colunaço.!! A propósito, independente do que possa estar por trás da iminente ‘queda’ de Kátia Bogéa, a impressão é de que a situação dela no governo federal não é das mais confortáveis!!! Afinal, Jair Bolsonaro anda bem alinhado com a iniciativa privada, que vê Kátia como ‘problema’ para muitas iniciativas do setor!!! Recentemente, o presidente e sócio fundador da Havan (Empresa brasileira do setor varejista, com matriz em Brusque – SC), Luciano Hang, confirmou que existe um plano de trazer a loja para São Luís (MA), mas criticou as dificuldades para a aprovação do empreendimento, justamente por causa de entraves do Iphan!!! Segundo apurou Dr. Pêta, o Luciano tem acesso direto com o presidente Jair Bolsonaro”!!!

*** Falou Dr. Pêta também sobre um parceria (na verdade, um interesse mútuo) entre a Havan, que tem uma loja para ser implantada em São Luís, e o grupo Grupo Mateus, com conversas em andamento!!! Publicou o Colunaço que estaria havendo obstáculos no Iphan!!! Bom, na verdade, a área que dizem ter sido escolhida para esse empreendimento não tem nada a ver com o Iphan!!! Era um dos três edifícios da Alcoa, construídos para técnicos, e em volta algumas casas (a mesma coisa) e um colégio vendido depois para o colégio Pitágoras, de Belo Horizonte!!! O certo é que a demissão de Kátia Bogéa teve a ver, mesmo, com diversas reclamações de empreendimentos feitas diretamente ao gabinete da Presidência da República!!! Pessoal das ‘antigas’, por sua vez, também teria ajudado, ‘operando’ no Planalto para mudar o comando do órgão por conta de dificuldades criadas com alguns grandes empreendimentos interessados em se instalar aqui na ‘Grande Ilha’!!! Um grupo de empresários levou o assunto à Presidência da República, com o apoio discreto de um alto parlamentar maranhense, com o qual esses empreendedores tiveram uma reunião e passaram toda a situação!!! O Iphan pediu coisas impossíveis e está dando ‘maçada’ nos processos!!!

*** Viram o inusitado decreto do prefeito maranhense de Lago Verde???!!! “Jesus/Maria/José”…!!! Com data de 06.12.2019, o prefeito Francisco Cidenor Ferreira do Nascimento decreta o retorno do preço da carne bovina e com osso no âmbito do município!!! Art 1 – Que o preço para a venda da carne bovina em mercados e feiras do âmbito deste município retorne ao seu preço anterior, conforme abaixo descrito.

Carne bovina com osso – 12,00 o quilo. Carne bovina maciça – 15,00 o quilo!!! Rapaz…, prefeito fortíssimo: planificou a economia do município, hahahahahahahahahahahaha!!!

 

*** Meu amigo, o que o Dr. Pêta tem recebido de ‘notícias’ de um ‘capa-preta’ é uma ‘festa’!!! E olha só essa que chegou de um ‘cabra’ que não aguenta mais!!! O ‘togado’, em ‘sociedade’ com um ex-amigo conhecido lá das bandas dos Cocais, dono de empresa de combustíveis, adquiriu milhares e milhares de litros de álcool, junto a um ‘dito-cujo’ conhecido como o ‘rei da sonegação’!!! Como gosta de aplicar recursos de origem duvidosa em negócios obscuros que prometem ‘lucro alto’, ele chamou o ‘sócio’ e investiu uns milhões no negócio dirigido por ‘rei da sonegação’, na expectativa de altos ganhos!!! Aí, no dia que foram buscar os dividendos, numa aeronave do magistrado (afinal, na casa de ‘rei da sonegação’ só tem acesso por cima), por coincidência, a polícia estava lá!!! Rapaz, o ‘togado’ deu ‘meia volta’, todo ‘borrado’ e sem a grana!!! E pensa que ficou assim???!!! Conversa!!! O ‘capa-preta’ passou foi a extorquir o ex-amigo, que teve que ‘se coçar’ com centavo por centavo para ‘se livrar’!!! Teve um dia que cobrou o rapaz com a força da caneta, que o ex-amigo não encontrou outro jeito a não ser entregar uma casa que tinha no condomínio Village!!! Por essas e por outras é que o

Comendador Reis Veloso de bacará diz: O Maranhão jamais será Hollywood: só tem artista!!!

*** E o Vasco da Gama, quem diria, é vice de novo!!! Como assim???!!! Olha só como ficou a classificação dos times do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro!!!
1 – Flamengo
2 – Vasco
3 – Botafogo
4 – Fluminense

***

MISTÉRIO –

*** Afinal, qual foi a fruta, tipicamente maranhense, cultivada na zona rural da ‘Grande Ilha’, que ‘fez mal’ para Kátia Bogéa???!!! Mistééééééé-rio-o!!!

*** Por que os vereadores constituintes não foram para a festa dos 400 anos da Câmara Municipal de São Luís, na Câmara Federal, em Brasília???!!!

*** Qual foi o ex-deputado, dono de faculdade, que, depois de muito prestigiar e presentear com viagens 0-800 para Paris um ex-badalado colunista “do outro lado da ponte”, não teve nem uma foto 3×4 colocada na ‘Revista de Ouro’ do ‘dito-cujo’???!!! ‘Rapá’…!!!

*** Qual é o blogueiro, assessor de federação, que “pegou pilha” depois de ser chamado de “coisinha” pela assessoria de Brasília de um deputado federal comunista???!!! Marrapá!!!

*** Qual foi o blogueiro que achou “coisa do outro mundo” um secretário participar da inauguração de um restaurante popular na região dos Cocais, e, após o compromisso oficial, como ele próprio frisa na postagem, tomar ‘algumas’ numa ‘passagem’ na ‘beira da estrada’???!!! Logo ele, acostumadinho, acostumadinho a “chamar urubu de meu louro”, ´principalmente nas ‘coxias’ da sua ‘fortaleza’, hahahahahahahahahahahaha!!! Marrapá…, ‘moço’, me compre ‘quinhentos’ bodes!!!

*** O que será que ‘aprontou’ tanto um certo ‘capa-preta’ da região dos Cocais para, de repente, ‘chover’ de e-mail e mensagem de Whatsapp com denúncias de vendas de sentença que vão de liminar de faculdade a liminares de dispensa de ICMS de combustível???!!!

 

*** Por que os blocos tradicionais da ‘Grande Ilha’ ameaçam não desfilar no carnaval de passarela, em 2020???!!! Por que essa crise estourou às vésperas do período momesco e o que estaria por trás da questão???!!!

*** Qual empresário anda dizendo que vai matar deputado estadual, filho de desembargador e juiz???!!! “Jesus/maria/José”…!!!

*** Qual é o grupo de zap de galera frequentadora do melhor shake da cidade, que ‘de santo’ não tem nada???!!! Pois é…, só pensa nas “baladas bombásticas”???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias