Fechar
Buscar no Site

Os ataques equivocados que transformam Duarte Júnior em vítima, as fake news do Porto e a venda de emendas

O ‘fogo amigo’ que está transformando em vítima o pré-candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior, as fake news e os noticiários dos adversário sobre o Porto do Itaqui que tentam confundir a opinião pública e as denúncias de venda de emendas parlamentares são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo de carnaval! Dr. Pêta traz, ainda, os intrigantes Mistérios de Dona Milu, como este: “Quem é o “peso pesado” da área jurídica que está prestes a “fechar” com o pré-candidato a prefeito de São Luís Rubens Júnior”???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham… Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** As eleições municipais de São Luís dominam as conversas e as articulações de partidos e pré-candidatos!!! Não se fala em outra coisa nos meios políticos e jornalísticos!!! Como já foi dito aqui em outras oportunidades, trata-se de um pleito que vai requerer muita habilidade, sabedoria e, acima de tudo, paciência dos líderes do grupo que derrotou os Sarney no Maranhão, comandado por Flávio Dino!!! Enquanto o governador e o prefeito, acertadamente, não se movimentam nem dão o menor sinal de preferências, o vice Carlos Brandão e outros próceres governistas estão ‘a mil por hora’, cada um fazendo a sua parte e trabalhando pelo que acreditam ser o melhor para São Luís!!! E é justamente essa ‘movimentação alucinante’, principalmente de bastidores, que ouriça o ambiente pré-eleitoral e fomenta especulações para todos os gostos: das mais ‘viajantes’ àquelas que se aproximam da realidade, mas que não podem ser ‘carimbadas’ como cem por cento corretas!!! E não podem porque os comandos maiores, no caso Flávio Dino e Edivaldo, mantêm guardados a ‘sete chaves’ os segredos, que, por segurança total, não revelam nem para as respectivas primeiras-damas (hahahahahaha)!!! Quem quiser se aproximar da realidade, portanto, que aprenda a ‘ler’ mentes quase inexpugnáveis como desses dois!!! Portanto, cara ‘opinião pública’, bom ficar esperta com notícias que andam saindo por aí!!! No máximo, dá para levar em conta, “um tantinho assim’, o que capta a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta!!!

*** Bom, e já que o assunto é sucessão de Edivaldo Holanda Júnior, Dr. Pêta tá pra ver ‘marqueteiros’ ‘bons’ como esses que estão tentando derrubar Duarte Jr da segunda colocação nas pesquisas eleitorais!!! Se fizer uma sondagem hoje, de tanto que esses ‘marqueteiros’ estão equivocados, é provável que Duarte já apareça ‘colando’ em Eduardo Braide, o líder de todas as pesquisas já feitas até agora!!! Agora, me fala, qual é o eleitor que não vai ver Duarte Jr como vítima diante do que alguns dos seus ‘brilhantes’ adversários fazem com ele praticamente toda semana???!!! A última agora foi um release distribuído pela assessoria do Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) dando conta de uma determinação para que promotores federais investiguem suposta propaganda irregular do pré-candidato do Republicanos!!! “A possibilidade do parlamentar divulgar os atos praticados na sua atividade não fazem com que possa utilizar publicidade cara e ostensiva como outdoor, busdoor, inserções de propaganda em televisão, sob pena de divulgação antecipada vedada, gastos eleitorais indevidos e desequilíbrio em face de outros pré-candidatos que não são parlamentares”, diz o release, indicando uma declaração do procurador Juracy Guimarães!!! Bom, antes de estranhar a ênfase em Duarte Jr, se esse é o caso (outdoor, busdoor…), o MPF-MA vai ter que investigar, também, vários outros postulantes ao cargo de prefeito que espalharam imagens pelos ‘quatro cantos’ da cidade!!! E são propagandas de ações parlamentares desses pré-candidatos!!! Tem outdoor e busdoor pra todo gosto: do favorito Eduardo Braide, de Neto Evangelista, Adriano Sarney, Dr. Yglésio…!!! Tem até outdoor colado um ao outro, como dois ‘pombinhos’, dos pré-candidatos Bira do Pindaré e Zé Inácio!!! Resta saber, então, por que a Procuradoria Eleitoral focou apenas em Duarte Jr!!!

*** Bom, como Dr. Pêta falou acima, praticamente toda semana estão colocando “fermento nesse bolo” do pré-candidato do Republicanos!!! Esta semana, por exemplo, não bastasse esse posicionamento contestável do MPF-MA, os “brilhantes marqueteiros” anti-Duarte acharam de ‘produzir’ um fato altamente favorável ao clima que criam para transformá-lo em vítima!!! O deputado vinha trabalhando, há algumas semanas, na Assembleia Legislativa, para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de investigar a “mercantilização do ensino” nas escolas particulares do Estado, especialmente, de São Luís!!! Durante vários dias, Duarte se movimentou, visitou gabinetes, conversou com colegas parlamentares e, finalmente, conseguiu 17 assinaturas, das 14 necessárias, para a abertura do que ficou conhecida como “CPI da Educação”; uma comissão, aliás, pretendida por praticamente todos aqueles que sentem na pele (e que são muitos) os efeitos dos absurdos impostos pela maioria das escolas privadas de São Luís!!!

*** Bom…, e aí, quando o deputado consegue viabilizar a “CPI da Educação”, depois de um incansável trabalho, eis que aparecem as ‘mentes brilhantes’ e, simplesmente, armam um complô para “tirar a comissão” do seu idealizador!!! Em que Legislativo do planeta um parlamentar elabora um projeto, corre atrás de assinaturas, viabiliza uma CPI e não fica com a presidência ou, no mínimo, a relatoria dessa Comissão Parlamentar de Inquérito???!!! Quem falou Assembleia Legislativa do Maranhão acertou!!! Pois é…, a bizarrice aconteceu essa semana, protagonizada por parlamentares que querem porque querem tirar o segundo lugar de Duarte Jr nas pesquisas, não se dando conta de que quanto mais criam situações esdrúxulas como essas mais o pré-candidato do Republicanos ‘se aproxima’ do líder Eduardo Braide!!! Acredite se quiser, mas a ‘panelinha parlamentar’ agiu nos bastidores e boicotou o autor da iniciativa, tirando-o o seu justo posto de presidente da CPI!!! Curiosamente – quem acompanha os bastidores sabe disso –, essa ‘panelinha marionetada’ é a mesma que, sistematicamente, anda ‘pautando’ blogueiros (que não resistem ao vil metal) com áudios suspeitos que tentam afetar a imagem de Duarte!!! E são deputados da própria base do governo…, os atiradores do ‘fogo amigo’!!!

*** A situação ainda não é de desespero, mas, se continuar desse jeito, com esses “marqueteiros de primeira linha”, não demora muito para ‘nego’ começar a “arrancar os cabelos”!!! E é justamente aí que mora o perigo…, o perigo das armações, do jogo sujo, do “fazer o diabo” para ganhar as eleições, como disse a ‘sábia’ ex-presidente Dilma Rousseff…!!! Resta a Duarte Jr ficar esperto e atento, principalmente com as “cascas de banana”!!! Ele e seu ‘padrinho’, o vice Brandão, porque o governador e o prefeito, esses não “tão nem aí”…, AGORA!!!

*** Muito preocupante a notícia que ‘estourou’ essa semana, em Brasília, sobre parlamentares federais suspeitos de venda de emendas!!! E, pode crer, se depender de Bolsonaro, isso vira escândalo nacional!!! Imagina…, deputados e senadores suspeitos de negociações fraudulentas com recursos por ele indicados para as suas bases!!! E se a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF), que já receberam a denúncia, constatarem que elas procedem???!! Daí para uma operação nas mesmas dimensões e repercussões da Lava Jato, para apurar esquema de compra e venda de emendas, é ‘um pulo’!!! Já pensou???!!!

*** O esquema, que acontece no Brasil inteiro, funcionaria assim: o parlamentar indica emenda ao orçamento, negocia essa emenda por até 20% do valor e recebe a vista!!! Quem compra fica com o direito de encaminhar todo o recurso para sua base e ainda de indicar a empresa que executa o serviço!!! Cada deputado federal pode indicar até R$ 15 milhões em emendas por ano, mas tem parlamentar que vai muito além desse valor!!! As emendas são impositivas…, o governo é obrigado a pagá-las!!! Mas há um zumzumzum de que este ano Bolsonaro vai empenhar mas não vai pagar!!! Olha a m….!!!

*** Deputados com dificuldades financeiras são os que correm logo para negociar com colegas de outras unidades da Federação!!! Consequentemente, ‘vira e mexe’ se tem notícia de que emendas de deputados de estado X beneficiando cidades de outros centros!!!

*** O que realmente motivou a saída de Jhonatan Almada do comando do IEMA???!!! O INFORMANTE disse que foi um artigo dele no JP, com críticas duras ao sistema educacional de São Luís, e que, a partir dele, o reitor passou a ser ‘fritado’ no governo!!! Fontes palacianas, no entanto, garantem que foram ‘vários motivos’…, mas não revelam quais!!! “Problema é que há coisas que não têm jeito. O governador lamenta muito ter que tomar certas decisões que cabem a ele, pois, infelizmente, só ele possui todas as informações”, disse uma fonte leonina, pedindo reservas!!! “Problema, também, é saber se essas informações que chegam ao governador são confiáveis”, arrematou Dr. Pêta na conversa com a fonte!!!!!!

*** “PORTO DO ITAQUI DEVE TER ÁREAS PRIVATIZADAS”!!! A capciosa manchete de sexta-feira do “jornal do outro lado da ponte” leva o imaginário a deduzir que o Governo Federal tomou uma decisão que desfavorece o Governo do Maranhão!!! Quem leu a entrevista exclusiva do presidente da Emap, Ted Lago, nesse sábado ao Jornal Pequeno, no entanto, perceberá que o matutino tentou confundir a opinião pública!!! Ou seja, enquanto insistem nas informações capciosas, confusas e nas fake news, o Porto do Itaqui segue mostrando resultados cada vez melhores, o que, inclusive, já foi sobejamente reconhecido pelo próprio Governo Federal!!! A mais recente tentativa de passar o que na verdade não existe foi a notícia da aprovação – pelo Tribunal de Contas da União – de novos arrendamentos no porto!!! Os arrendamentos foram noticiados como se fossem privatizações!!! Estamos falando de mais de R$ 480 milhões em investimentos da iniciativa privada para a construção de quatro terminais de combustíveis no Itaqui, que vão gerar empregos e mais impostos para o estado!!! É ou não é uma ótima notícia, uma ‘boa nova’ para se espalhar???!!!

*** Os antigos ‘donos’ do Porto do Itaqui sabem muito bem como são feitos os arrendamentos em um porto público, pois já estiveram no comando desse patrimônio!!! No entanto, como não ‘suportam’ os recordes de milhões de toneladas de carga, o comando sério e o aporte cada vez maior de recursos no Porto do Itaqui, ‘danam-se’ a querer enganar o povo!!! Como disse Dr. Pêta, até o próprio Governo Federal reconhece a mudança de rumo do Porto do Itaqui…, tanto que priorizou o projeto apresentado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) antes de muitos outros que estão na fila!!! Imagina quando começar a segunda fase do Tegran (Terminal de Grãos do Maranhão) e os novos terminais de fertilizante, celulose e combustíveis estiverem a pleno vapor!!! Aí vai ser melhor ‘deitar na BR’!!!

*** Rapaz, e quem tá ‘puto das calças’ com o Cid Gomes é o ex-secretário Ricardo Murad!!! Com as ‘presepadas’ de Cid Gomes essa semana no Ceará, o TRATOR agora não é mais Ricardo!!! Pense num ‘cabra’ zangado com o irmão de Ciro!!!

*** Bom, e já que o ‘assunto’ é escracho, olha só essa!!! Rapaz, esse meu chefe não tem ‘parelha’!!! Depois de ler a matéria do ‘The Intercept’ sobre ‘Cajueiro’, tentando atingir a imagem de Flávio Dino, um governista, em conversa com meu chefe, indagou: “Quem será que está por trás do ‘The Intercept’, hein”???!!! Olha só a resposta: “Quem está por trás do ‘The Intercept’, eu não sei; agora, ‘por trás’ do dono tem muita gente”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E o que tem de ‘nego’ se mexendo pelo interior do estado é uma ‘festa’!!! É troca de partido pra lá, troca de partido pra cá…, sem falar dos marqueteiros, que já começam a ser procurados!!! E um dos mais cotados é ‘prata da casa’…, foi marqueteiro do prefeito ‘Cabeludo’, lá de Caxias, na campanha de 2016 na região dos Cocais!!! Danado, ajudou Fábio Gentil a se eleger brigando contra todas as máquinas do poder estadual, inclusive o Poder Rangedor, na época comandado pelo saudoso Humberto Coutinho, ex-prefeito caxiense e tio do então prefeito Léo Coutinho, que tinha ainda o governo todo a seu favor, sem falar da câmara municipal, onde o jovem gozava dos favores de 16, dos 19 vereadores naquele ano!!! E ainda tinha a ‘viúva’, a prefeitura inteira a seu favor!!! Fábio era vereador liso, não tinha um “pau pra dar num gato”, hahahahahaha!!! Pois o marqueteiro trabalhou bem a imagem do ‘cabra’, bem como a de Paulo Marinho Júnior…, e não deu outra: vitória histórica em Caxias!!! Recentemente, o ‘az’ do marketing de ‘Cabeludo’ foi visto em Brasília, em meio a muitos políticos do ‘alto clero’!!! Nome dele???!!!

Augusto Neto, que parece estar fazendo marketing ‘de primeira’ à frente da assessoria de comunicação de Caxias, projetando ‘Cabeludo’ de forma eficiente!!! Augusto tem sido assediado por vários políticos no estado para trabalhos de marketing político nas campanhas eleitorais deste ano!!! Bom…, só para deixar registrado, é bom ficar esperto com as ‘raposas’!!! Nossa ‘terrinha’ tá cheia’ de ‘raposa querendo ‘dar o bote’!!!

*** O JP chamou a atenção, esta semana, para o problema de um esgoto estourado que está prejudicando o asfalto na Avenida Nina Rodrigues, na Península da Ponta da Areia!!! E como as equipes da Prefeitura e da Caema não dão jeito, disse que só Flávio Dino e Edivaldo para darem jeito nesse impasse!!! Há mais de dois meses moradores e motoristas que transitam pela avenida sofrem com o excesso de buracos que já se transformaram em verdadeiras crateras, deixando condutores de veículos inconformados, principalmente por pagarem o IPTU mais caro da cidade!!! O problema é gerado por um esgoto estourado que danifica o asfalto, disse o JP, que ouviu Caema e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras!!! Segundo a Semosp, a Caema alega que ainda não consertou o esgoto estourado porque estaria esperando a Blitz Urbana notificar moradores de prédios que jogam na rua água servida; ou seja, água de pia, de piscina de lavagem de área de lazer (esta, que possui detergente, vai para a avenida porque não é canalizada!!! No entanto, conforme explica a Semosp, o que está danificando o asfalto, também, é o esgoto primário, o esgoto inatura, da fossa, que sai das louças sanitárias!!! Resumindo: a Caema não conserta o esgoto porque espera que a prefeitura, por meio da Blitz Urbana, notifique os moradores que estão jogando água com detergente na avenida!!! Também se consertar o esgoto estourado não vai adiantar, porque o problema persistirá com essa água jorrando na rua!!! A Prefeitura, então, também precisa agir!!! Como Blitz Urbana, Caema e Semosp não se entendem, talvez seja necessário importunar o governador e o prefeito!!! O certo é que alguma providência concreta precisa ser tomada!!!

*** Quando o Estado era governado pelos Sarney e a Prefeitura pelos adversários, todo mundo dizia que a Caema perseguia a Prefeitura. E agora, que ambos estão do mesmo lado, por que essas coisas continuam acontecendo???!!!

*** Postagem de Flávio Dino: “Insistem em uma campanha difamatória contra mim por fictícia ligação com chineses. E dizem que sou responsável até por obras que aconteceram em décadas passadas. É realmente a ‘esquerda’ que a direita gosta, financiada com ‘grana’ oriunda dos Estados Unidos”!!! ‘Rapá’!!!

*** E olha só o “pensamento carnavalesco” que as redes sociais jogaram ‘no mundo’, essa semana: “Se você perder o brinco não se abaixe para procurá-lo: você pode perder o anel também”!!!

*** Depois das participações nas prévias de Mário Moraes no Blue Tree, o animado carnavelesco sociery ‘Pebinha’ não foi ‘considerado’ pelos amigos com um ‘passaporte’ para o ‘Almoço Carnavalesco Social’ realizado ali ‘pras bandas’ do Aracagi!!! Bem que ‘Abusado’ ainda deixou duas cadeiras vazias na mesa…!!! Mas de que adianta cadeira reservada sem passaporte???!!! É, meu amigo, não basta ser flamenguista…, tem que ter uma amiga chamada ‘Teresa’, hahahahahahaha!!!

*** Dr. Pêta ia escrever, neste domingo, sobre a polêmica situação da localidade ‘Cajueiro’, na zona rural de São Luís!!! Mas não conseguiu checar informações importantes para o ‘editorial’!!! Mas, aguardem!!!

 

MISTÉRIO –

*** Qual é o parlamentar federal que consegue comprar até 50 milhões de reais em emendas por ano???!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Quem foi o “assessor-inseto-parlamentar” que contratou um “pintor” para dar um “grau” na casinha do cachorro e quando foi ver o “mela mão” tinha pintado até o piso da casa (opa) da “Gafanholândia”???!!! Meu amigo, pense numa “disculhambação” que esse “pintor” levou!!!

*** Qual foi a dupla de cirurgião e ex-deputado dono de faculdade que levou um vinho para a festa de carnaval de ‘Duas Letras’, sábado passado, colocou a garrafa debaixo da mesa, para ninguém beber, e, em meio ao baile, alguém percebeu que o vinho dos dois figurões, de R$ 59,00, comprado na Fribal, era bem mais barato do que o servido pelo colunista aos seus convidados???!!!

*** O que realmente motivou a saída de Jhonatan Almada do comando do IEMA???!!! O INFORMANTE disse que foi um artigo dele no JP, com críticas duras ao sistema educacional de São Luís, e que, a partir dele, o reitor passou a ser ‘fritado’ no governo!!! Fontes palacianas, no entanto, garante que foram ‘vários motivos’…, mas não revelam quais!!!

*** Quem é o “peso pesado” da área jurídica que está prestes a “fechar” com o pré-candidato a prefeito de São Luís Rubens Júnior???!!! TCham, tcham, tcham, tcham…

*** Quem foi o apresentador vespertino, de emissora de rádio “do outro lado da ponte”, que disse, num programa essa semana, que se Bolsonaro o tratasse mal em uma entrevista, como fez com a jornalista da Folha, ele jogaria o microfone na cabeça do presidente???!!! Marrapá…, anos atrás, por causa de um acidente de trânsito, Hemetério Weba disparou uns ‘caratiripapos’ no ‘dito-cujo’ e ele ficou ‘pianinho’, ‘pianinho’!!! Se naquela época, que era novo, ficou ‘quieto’, imagina agora que já tá ‘vovô’, hahahahahahahahahahahaha!

*** Falar em radialista, qual é a dupla da área de esportes, também da emissora “do outro lado da ponte”, que mais parece a dupla do filme “Os dois filhos de Francisco”???!!! Pois é…, ‘Camargo’ e ‘Camarguinho’!!! Um fala “vamos a um intervalinho”, e o outro: “vamos a um intervalo”!!! O primeiro, ‘intervalinhos’ de cinco minutos, cada um, de quatro a cinco vezes no programa; o segundo, de cinco a seis intervalos de sete minutos!!! ‘Curuzes’!!! Aperta o ‘play’!!!

*** Será que o Sinduscon, Clube de Engenharia e demais entidades afins vão se certificar no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), aquele do MCMV, o do ministro Rogério Marinho, quais municípios maranhenses realmente receberam recursos globais na ordem de R$ 292 milhões, que segundo o site O Antagonista, foram empenhados no final do ano passado???!!! Ou, melhor, quais foram de fato os “órgãos convenentes” desses convênios, com o objetivo de acompanhar e divulgar – passo a passo – as devidas licitações de interesse de todos os cidadãos deste estado???!!!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias