Fechar
Buscar no Site

O xeque-mate de Lula: “temos que vencer a eleição no MA, no 1º turno”; o ap de R$ 1,5 milhãoe o ‘peido encalhante’ do ferry José Humberto

Foto: Reprodução

O xeque-mate de Lula: “temos que vencer as eleições no MA, no 1º turno”; o ap de 1 milhão e meio no Calhau, e o ‘peido encalhante’ do ferry José Humberto são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 7. Dr. Pêta traz. ainda, mistérios intrigantes, como este: “Qual candidato a deputado estadual, com laços políticos familiares fortes na ‘Grande Ilha’, comprou um apartamento em área nobre da cidade, praticamente à vista, por um milhão e meio de reais, e está fazendo uma reforma na qual vai gastar mais da metade do valor do imóvel???!!! O ap era de uma magistrada”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** E o fim de semana passado foi marcado pelas convenções que definiram os candidatos às eleições de outubro no Maranhão!!! O senador Weverton Rocha lotou o estádio Nhozinho Santos, o governador Carlos Brandão levou um ‘mundão’ de gente ao Aterro do Bacanga; Edivaldo movimentou o Vila Really com um concorrido ato político e Lahesio Bonfim também fez uma boa e movimentada convenção na Batuque Brasil!!! Coube ao Dr. Pêta, por sua vez, procurar uma avaliação geral!!! E ouviu um experiente político em eleições maranhenses!!! Ele disse que a convenção do Brandão foi a maior em quantidade de gente; com uma diferença da convenção de Weverton, com aquela militância paga, que deu o horário, cansou e foi embora!!! E quando Weverton discursou já não tinha o tanto de gente que se viu no ‘pico’ da convenção!!! Já na do Brandão a galera ficou mesmo com a chuva, permanecendo o aterro lotado o tempo todo!!! Além disso, a de Carlos Brandão foi a convenção que teve mais partidos políticos, mais deputados e mais prefeitos!!! Por isso, os governistas não hesitaram em dizer que foi a maior convenção do Maranhão!!! E o ponto alto da festa foi o vídeo do Lula, declarando apoio a Brandão, Felipe Camarão, Flávio Dino e dizendo que vem ao Maranhão!!!

*** Na passagem de Lula por Teresina, segundo apurou a ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta, o ex-presidente pediu ao governador que fosse até ele, no hotel!!! O governador foi e os dois conversaram a sós no quarto!!! Na conversa, com as antenas ‘bem lustradas e afiadas’, a ‘muriçoca’ ouviu usar a seguinte expressão: “NÓS TEMOS QUE VENCER A ELEIÇÃO NO MARANHÃO NO PRIMEIRO TURNO. É QUESTÃO DE HONRA, EU VOU PRA CIMA. MARCA A DATA QUE EU QUERO PARTICIPAR”, disse Lula a Brandão!!!

*** Como se sabe, o candidato Weverton Rocha tinha esperanças de Lula ficar neutro no Maranhão!!! Pelo visto, essa esperança dele não se confirmou!!! O ex-presidente deixou claro que tem lado!!! Assim, quando Weverton estava se recuperando do vídeo da convenção, no qual Lula declara sua preferência por Brandão, vem essa bordoada agora em Teresina, onde Lula, pessoalmente, manda chamar Carlos Brandão e faz essa declaração!!! Ou seja, não resta mais dúvida de que esse time está formado aqui no Maranhão, com Lula, Brandão, Flávio Dino e Camarão!!!

*** Ainda sobre as eleições, viram as observações do secretário Ricardo Cappelli (Comunicação) sobre o cenário político, após o término das convenções partidárias???!!! “No Maranhão, alguns fatos marcaram este período”, disse Cappelli, por meio de suas redes sociais: 1 – “O senador Roberto Rocha foi à convenção do PSD e o candidato a governador, Edivaldo Holanda Jr., recusou-se a recebê-lo. Um vexame. Noivo oferecido abandonado no altar. 2 – A situação deixada no estádio Nhozinho Santos após a ‘convenção gelada’ chocou os maranhenses. Não adianta fazer um grande esforço por uma foto fria e um final desastroso. 3 – Brandão, Flávio Dino e Camarão fizeram a maior convenção da história do estado. 11 partidos, centenas de candidatos e milhares de pessoas mobilizadas. O que acendeu a convenção foi a defesa de Lula. Tudo indica que a presença do ex-presidente será decisiva. 4 – Lahesio fez a ‘convenção do bloco do eu sozinho’. O cavaleiro solitário é forte nas redes e aposta tudo na imagem de ‘outsider do Maranhão’. Tudo indica que esta não é uma eleição da antipolítica. Será”? ressaltou o secretário, para concluir: “Até aqui foi só treino. No dia 16 o jogo começa pra valer. Haverá 2° turno? Se houver, quem será o adversário do governador Carlos Brandão”??!!!

*** A propósito de eleição, viram aí o otimismo do “cavaleiro (agora não tão) solitário” Lahesio Bonfim???!!! Pois é…, afirmou, com todas as letras, em entrevista à TV Mirante, que vai ganhar no primeiro turno a eleição para governador do Maranhão!!!! O entrevistador Cabalau (Quadro Bastidores) até se assustou, hahahahahahahahahahaha!!! Mas é isso…, Lahesio aposta em seu discurso independente e em um eventual cansaço “desse negócio” de Brandão-Weverton!!! Eu sei, meu amigo, é que os dois lados estão preocupados com a ascensão meteórica de Lahesio!!! Weverton muito mais, porque, como disse o secretário Ricardo Cappelli, “quem será o adversário do governador Carlos Brandão”, em caso de segundo turno??!!! Isso aí…!!!

*** E que Lahesio fique atento e ligue bem as suas antenas, principalmente lá ‘pras bandas’ de Brasília, Rio, São Paulo, porque, do jeito que está ameaçando ‘escantilhar’ Weverton e disputar o segundo turno com Brandão, pode ser surpreendido com algum “escândalo” vindo de cima pra baixo, por meio de algum veículo nacional de grande circulação!!! Alguns meses atrás, um ‘zum-zum-zum’ já dava conta de que uma grande revista nacional poderia detonar Lahesio com um “escândalo”!!! Bom o autor intelectual da façanha ter cuidado, se for o caso, porque se o tal “escândalo” for igual ao famoso e destruidor fake “Reis Pacheco”, com a velocidade das redes sociais, hoje, para desmascarar esse tipo de armação, o tiro pode sair muito pela culatra!!!

*** Essa é nitro pura!!! Um pretenso candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado com laços familiares poderosos na ‘Grande Ilha’, comprou, praticamente à vista, por 1 milhão e meio de reais, um luxuoso apartamento num vistoso prédio da Holandeses, no Calhau!!! O ap, de 330 metros quadrados, ocupa um andar inteiro e está sendo todo reformado!!! A ‘quebradeira’ da reforma começou há pouco mais de dois meses, e, pelo andar da carruagem, é serviço pra chegar perto de um milhão de reais, pois todos os móveis, piso de porcelanato e todo o granito do ap estão sendo trocados!!! O apartamento pertencia a uma desembargadora e toda a negociação foi feita com o genro dela!!! Enquanto isso, a reforma, que segue de vento em popa, é ‘dirigida’ por um irmão do novo proprietário do imóvel, que é visto por lá com frequência!!! Pense num ap que vai ficar “podre de chique”!!! E tem mais!!! Digo nadinha!!!

*** Ô Maranhão de ‘gentalha’, hahahahahahahahaha!!! Adquirido pelo governo Brandão, o ferry-boat José Humberto, que deu uma aliviada na situação nos terminais do Cujupe e Ponta da Espera, não pode soltar ‘um pum’ que os adversários do Palácio dos Leões já espalham, “pro mundo” que a embarcação encalhou!!! “Será o impossível”???!!! Será que esse ‘povo’ não tem mais assunto???!!! Pois é…, na sexta-feira, de novo, os “sem ter o que fazer” espalharam que o ferry José Humberto tinha encalhado!!! Conversa, ‘siô’!!! Não teve encalhe nenhum, nem nada do gênero!!! O que aconteceu???!!! Quando o ‘José Humberto’ foi fazer a manobra, no terminal de Cujupe, o comandante verificou que o painel de instrumentos estava com um pequeno problema técnico, e então, por segurança, optou por solucioná-lo; afinal, tratava-se do painel que mostra pressão do motor, temperatura, etc… Ele poderia ter viajado normalmente, mas, por segurança, atrasou a viagem para consertar o painel!!! A embarcação, então, ficou parada na rampa enquanto chegava o eletricista!!! O eletricista chegou, detectou o problema – um fusível queimado –, fez a troca do fusível e o ‘José Humberto seguiu viagem normal: carregou pouco depois das 08h00 e chegou 10h00, porque é um ferrie um pouco mais lento!!!

*** E tem ‘gentalha’ pra tudo que é gosto!!! Basta ver o que tentaram fazer com o candidato a vice Felipe Camarão, espalhando na mídia eletrônica e redes sociais que ele estaria inelegível!!! Conversa!!! Agora, elegante mesmo foi Camarão!!! Sem acusar ninguém ou atribuir a adversários do governo a responsabilidade pela disseminação da notícia equivocada, Felipe emitiu uma nota tranquila e serena sobre a fake news!!! “O ato publicado no dia 27 de julho de 2022 é uma mera formalidade e, em verdade, desnecessária do ponto de vista jurídico na medida em que o ocupante de vaga no Conselho não é a pessoa física, mas sim o ocupante do cargo de Secretário de Estado da Educação conforme estabelece o art. 3º do ato que cria o referido conselho. Deste modo, a exoneração publicada no diário oficial do dia 31 de março de 2022 é ato suficiente para que a pessoa física Felipe Camarão deixasse todas as atribuições referentes ao Cargo de Secretário de Estado da Educação, inclusive a atribuição de fazer parte do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria. Ademais, mesmo que haja uma errônea interpretação de necessidade de pedido formal de desincompatibilização, o oficio solicitando o desligamento da função de conselheiro foi encaminhado ao gabinete do governador na data de 9 de junho de 2022 pelo ofício nº 523/2022-GAB/IPREV satisfazendo assim, também, a legislação que determina que conselheiros se desincompatibilizem até 90 dias antes do pleito o que, para esta eleição, era o dia 02 de julho de 2022. Por fim, resta esclarecer que este conselho não é remunerado e que não houve qualquer ato emitido, ou participação em qualquer reunião desde o real afastamento das funções de Secretário de Estado da Educação na data de 31 de março de 2022, comprovando assim o afastamento, além de legal e formal, também de fato dessa função, bem como de todas as outras referentes ao cargo de Secretário de Estado da Educação. Deste modo, está provado que não há qualquer vinculação jurídica ou de fato com as atribuições de Secretário de Estado da Educação, inclusive com relação ao Conselho de Administração do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria respeitando, portanto, todas as determinações da legislação eleitoral vigente”, disse o ex-secretário e candidato a vice de Carlos Brandão!!!

*** O ex-presidente José Sarney disse a aliados que não pretende assinar o manifesto pela democracia que será lido no dia 11 na faculdade de Direito da USP!!! Sarney afirmou que não costuma assinar documentos dessa natureza e que já se pronunciou sobre o assunto em 20 de julho, na Academia Brasileira de Letras!!! “Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal”, disse o ex-presidente na ocasião, sendo bastante aplaudido!!! As informações foram publicadas na coluna Painel da Folha, desse sábado, 6!!!

*** Rapaz, e essa polêmica aí do Cleber Verde tentando emparedar o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau???!!! O coordenador da bancada do Maranhão na Câmara emitiu uma ‘Nota Pública’ afirmando que a maioria do colegiado federal maranhense havia manifestado sua preocupação quanto à postura adotada pelo procurador-geral na sua relação com o Governo do Maranhão”!!! Que “não configura papel do Procurador-Geral selecionar quando e a quem as leis são aplicáveis, perseguindo prefeitos e até mesmo promotores não alinhados ao governo. Também não se afigura razoável que o Procurador-Geral de Justiça se imiscua em assuntos da esfera federal, enquanto veda os olhos para possíveis ilícitos cometidos pelo Governo do Maranhão e seus aliados”!!! E mais: Que “tampouco cabe ao procurador-geral atuar como órgão de consultoria do governo estadual, como se tem observado no caso da travessia de ferryboat que liga São Luís à Baixada Maranhense”!!! Por fim, diz a nota que “a declaração pública de sua preferência política pelo atual governador nas eleições que se avizinham, assim como sua participação em fotos, reuniões e eventos com propósito claramente eleitoral são incompatíveis com a função pública que deveria exercer e, por isso, igualmente condenáveis”!!!

*** Assinada apenas por Cleber Verde, a nota, que se referia à “maioria da bancada”, provocou reações de vários colegas!!! Primeiramente, no grupo de Whats App da bancada!!! Depois, publicamente!!! Márcio Jerry foi o primeiro a ‘chiar’ nas redes sociais!!! Disse, com todas as letras, que não assinou nem concorda com o teor da nota!!! E cobrou a divulgação do nome dos demais membros do colegiado maranhense que concordam com a nota de Verde e estão questionando a atuação de Eduardo Nicolau!!! “Os signatários devem assumir e não se esconder na informação de que ‘a maioria da bancada’ assinou”, postou Jerry, reiterando seu “respeito e confiança” no MP-MA!!!

*** Diante da pressão, Cleber Verde acabou repetindo a ‘Nota Pública’, desta feita com o nome dos parlamentares que estariam preocupados com o suposto posicionamento de Eduardo Nicolau na sua relação com o governo do estado!!! Assinaram a nota: Roberto Rocha, Roberth Bringel, Aluísio Mendes, Gil Cutrim, Josivaldo JP, Juscelino Filho, Paulo Marinho Jr, Edilázio Jr, Hildo Rocha, Júnior Lourenço e Pastor Gil!!! Doze parlamentares, incluindo ele, Cleber Verde!!! Maioria, portanto!!!

*** Bom, a mídia adversária do governo não pensou duas vezes em ligar a nota de Verde com o polêmico caso da promotora Lítia Cavalcante, abordado como afastamento/exoneração de cargo!!! “Promotora do Consumidor é exonerada do cargo após investigar negligência do governo Brandão no caos dos ferries boats”, dispararam, de modo geral, os blogs ligados e/ou simpatizantes do senador Weverton Rocha!!! Na verdade, a própria Lítia ‘calçou’ os adversários governistas, anunciando em suas redes sociais, quinta-feira, 4, que fora exonerada do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAOP Consumidor) junto com toda sua equipe de trabalho!!! Mas aí Dr. Pêta instou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, que disse: “O Centro de Apoio Operacional do Ministério Público estadual é um órgão auxiliar da administração do MP, cuja coordenação é designada pelo procurador-geral!!! Isso é uma coisa!!! Outra coisa é atuação da promotoria de justiça, de onde os promotores são inamovíveis!!! A Lítia Cavalcante é titular da promotoria do consumidor, e de lá não saiu!!! Simples assim!!!

*** Rapaz, o casal JotaJota (Jacyra/Joaquim) tá inovando nos negócios!!! Enquanto todos os outros estabelecimentos anunciam, eventualmente, quando é o caso, que não aceitam cartão de crédito, no café da manhã do Blue Tree não aceitam dinheiro, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E aquele empresário e candidato a deputado federal que andou criticando um ex-dirigente da MOB, dizendo que os técnicos só podiam ser padeiros para aprovarem um ferry-boat como o ‘José Humberto’!!! Será que falou por experiência própria, por causa dos famosos ‘pães de ouro’ de Serra Pelada???!!!

*** Meu amigo, tá rolando aposta alta aí para as eleições de outubro!!! Até de apartamento Dr. Pêta já ouviu falar!!! A aposta é a seguinte: quem faz mais deputado federal: Roseana ou Josimar Moral da BR Maranhãozinho!!! Pense num “babado forte”!!! E por falar em Roseana, a ‘ex’ está empenhada, também, em fazer uma boa bancada estadual!!! Domingo passado, por exemplo, esteve numa movimentada reunião na Raposa, a convite do “candidato ex-presidente MR”, que, aliás, registrou todos os passos da filha de ‘Don Bigodon’ no ato político, flagrando até a boa performance dela num ‘forró pé de serra’!!! Essa dobradinha promete!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual candidato a deputado estadual, com laços políticos familiares fortes na ‘Grande Ilha’, comprou um apartamento em área nobre da cidade, praticamente à vista, por um milhão e meio de reais, e está fazendo uma reforma na qual vai gastar mais da metade do valor do imóvel???!!! O ap era de uma magistrada!!!

*** Por que será que integrantes da bancada federal do Maranhão querem emparedar o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau???!!! Será porque o coordenador do colegiado é apoiador do senador Weverton Rocha na corrida pelo Palácio dos Leões???!!!

*** Quem são os blogueiros que não podem ‘ouvir’ um ´peido’ do “José Humberto”, que já “sentam o dedo” no notebook para espalhar que o ferry-boat do governo encalhou???!!! Mas que bosta!!!

*** Qual é a jornalista, especialista em assessoria na área médica, que na divulgação dos seus clientes, principalmente em outdoors, destaca mais a sua logomarca do que os próprios clientes???!!! Pior que o mais novo contratante, um conhecido doutor, além de ficar em segundo plano, a imagem dele está prejudicada num “preto sobre preto” e “branco sobre branco” que só ‘Jesus na causa’!!!

*** Quem foi o presidente de entidade que separou da noiva (ou a noiva separou dele) praticamente às vésperas da subida ao altar, com os convites já distribuídos???!!! Pior que nem bem os convidados absorveram a notícia, o ‘cabra’ já anda sendo visto com uma proprietária de casa de eventos recém ‘desaliançada’!!! Marrapá, que ‘reality show!!!

*** Quem foi o blogueiro que, depois de ‘entornar todas’ no Ferreiro Grill, saiu pra casa quase ‘rebocado’ e no meio do caminho sentiu um ‘turbilhão’ tão forte no bucho, que não deu tempo nem de chegar ao ‘trono’???!!! Pois é…, a grande ‘obra’ foi feita no elevador mesmo!!! Ainda bem que, tarde da noite, não entrou ninguém no elevador…!!! ‘Rapá’…, cuidado porque da próxima tu ‘cai, doido’!!!

*** Quem foi a prefeita, sob a mira do Ministério Público, que quer o seu afastamento, que pagou um prejuízo de quase “doze mil pilas” que seu ‘cara-metade’ deu num motel da ‘Grande Ilha’, onde, cheio de ‘maisena’, fez um baita de um ‘quebra-quebra’???!!! Cruz credo…, vai consumir ‘maisena’ assim lá em Paris, ‘digníssimo primeiro noiado”!!! Depois dessa, o casal entrou em “rota de separação”, em tórrido clima de baixarias e divisão de bens!!!

*** Quem é mais novo edil da Baixada Ocidental Maranhense já acionado pelo conselho tutelar e observado de perto pelo Ministério Público Estadual por assédio sexual dentro própria família???!!!
Este só Santo Antônio pra salvar da cadeia!!!

*** Qual é a vice que tem mais bens declarados do que o próprio candidato a governador, que perde em propriedades e dinheiro vivo até para ‘Caneta Azul’ e ‘Chicão dos Teclados’???!!! Enquanto isso, Moral da BR declarou mais de 20 milhões…!!! Saaaaaaaaaaaaaaai!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias