Fechar
Buscar no Site

O olhar justo sobre o acidente que poderia ter se transformado numa tragédia no Mix Atacarejo Mateus

Foto: Reprodução

O olhar justo sobre o acidente que poderia ter se transformado numa tragédia no Mix Atacarejo Mateus da Curva do 90 é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 4, na edição impressa do Jornal Pequeno. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** A noite’ dessa sexta-feira, 3, vai ficar marcada por um bom tempo na memória dos ludovicenses como o que poderia ter sido um acidente de grandes proporções, entre tantos a que já se assistiu no Maranhão e na capital São Luís!!! O cenário era de tragédia!!! As imagens de prateleiras gigantescas desabando em efeito dominó, as fotos e vídeos dos destroços de mercadorias e estruturas no chão que viralizaram em minutos nas redes sociais, a preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís que rapidamente mobilizaram Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulâncias, colocaram todas as unidades de saúde da capital de prontidão para receber vítimas…, tudo isso, somado às notícias avassaladoras que eram disseminadas pela redes sociais, muitas delas falsas, dando conta, inclusive, de que 18 pessoas haviam morrido e mais de uma centena estavam feridas, compunha um quadro de horror, medo e ansiedade!!! Afinal, no imaginário de todos, por ser uma sexta-feira, fim de mês, período de pagamento de salários, o Mix Atacarejo Mateus da Curva do 90 estava lotado!!! Os próprios dirigentes do grupo, como o presidente Ilson Mateus, ainda meio desnorteados com tudo, chegavam a afirmar que havia muitas pessoas na loja!!! Baixada a poeira, porém, com a confirmação de uma morte e oito pessoas feridas, nenhuma em estado grave, apesar da lamentável perda da funcionária Elane Oliveira, de 19 anos, a sensação foi de alívio: não só de funcionários e dirigentes, como de autoridades e da população em geral, que oravam pelas “vítimas da tragédia”!!!

*** Para aqueles que têm fé, difícil não concluir que A MÃO DE DEUS evitou uma tragédia no Mix Atacarejo Mateus da Curva do 90!!! Sem entrar em méritos sobre falhas e responsabilidades, o lamentável acidente poderia ter tido consequências bem piores não fosse essa ‘intervenção divina’!!! A loja não estava lotada, mas havia um número suficiente de pessoas para se supor que um ‘cochilo’ de Deus e muitas famílias estariam hoje chorando a perda de entes queridos, diante de tamanho cenário dantesco e de horror a que assistimos todos nós, incrédulos diante das imagens que se espalhavam pelas redes sociais!!! Lamentavelmente perdemos ‘todos nós’ a jovem Elane Oliveira, estamos tristes com isso e talvez nem todos consigam imaginar o sofrimento, a dor na alma que se abateu principalmente sobre os pais dela, pela perda da filha única…, a não ser quem já passou por situações semelhantes!!! O alívio de todos por uma tragédia que, felizmente, ficou apenas no imaginário também pode ajudar no conforto da religiosa família de Elane!!! Nada a trará de volta, mas a certeza de que muitas famílias escaparam de estar passando pela mesma dor, aliada ao conforto que Deus se encarregará de dar aos familiares dessa jovem funcionária do Mateus, de alguma forma ajudará nesse momento tão difícil!!!

*** Ainda sobre o grave acidente, na manhã desse sábado, o blog O INFORMANTE postou nota sobre a possível causa do acidente!!! Vale a pena reler!!! “A causa do acidente no Mix Atacarejo Mateus da Curva do 90, que matou uma pessoa e deixou 8 feridas sem maiores gravidades, ainda será definida pelo Instituto de Criminalística de São Luís (Icrim), por meio da sua equipe de engenharia forense, que reúne engenheiros civis, engenheiros mecânicos e eletricistas. O trabalho iniciado pela equipe de plantão, sob comando do perito Robson Mourão, permanecerá na loja por todo o dia, neste sábado, 3, realizando o trabalho que definirá, efetivamente, os motivos que ocasionaram o desabamento das quatro prateleiras de 8 metros de altura, em efeito dominó, no início da noite dessa sexta-feira, 2. Informações obtidas pelo blog O INFORMANTE, do JP online, no entanto, sugerem que o desabamento pode ter acontecido por falha na fixação das prateleiras gigantes no novo local a que se destinaram. Na área onde aconteceu o sinistro funcionava a parte de eletro do Mix Atacarejo, que foi deslocada para um andar inferior, no subsolo. Com isso, a loja ganhou mais espaço e estava sendo feito um remanejamento de prateleiras para o setor onde funcionava o eletro.

Ainda não é possível definir exatamente o que provocou o desabamento, mas a suspeita é de que houve falha da equipe de montagem na fixação das prateleiras”!!!

*** Na verdade, alguns vídeos – reais – que circularam nas redes sociais mostram a fragilidade de ao menos uma prateleira antes do acidente!!! Consequentemente, funcionários estavam, inclusive, descarregando o que já haviam colocado!!! Um dos vídeos mostra o momento em que uma prateleira balança diante de funcionários que faziam a retirada de mercadorias mais pesadas da parte superior!!!

*** Como todo acidente grave, não seria o do Mateus a não levantar questões polêmicas de toda ordem: a maior delas sobre segurança de trabalho!!! Remanejar prateleiras, empilhar mercadorias com empilhadeiras circulando em meio a clientes durante horário de expediente foram as críticas que mais se ouviu de sexta para sábado nas redes sociais!!! Na verdade, não se sabe exatamente se foi o caso, e isso só o laudo pericial definitivo mostrará!!! Mas é possível dizer, mesmo sem esse resultado, que houve um remanejamento de prateleiras no Mix Atacarejo!!! A loja ganhou mais espaço com o deslocamento do setor de eletro para o subsolo e com isso algumas prateleiras gigantes foram levadas para essa área, justamente onde aconteceu o desabamento em efeito dominó!!! O que teria causado???!!! Sobrepeso???!!! Falha na fixação das estruturas???!!! São perguntas que só o Instituto de Criminalística poderá responder, com o laudo que emitirá ao fim de todo o trabalho minucioso que está sendo feito!!!

*** O Jornal Pequeno, por meio do blog O INFORMANTE, conversou por celular com o presidente do Grupo Mateus, momentos após o desabamento!!! Ainda com muitas informações desencontradas, era visível a desolação do empresário Ilson Mateus!!! A voz embargada mostrava um homem abalado, aflito, com a alma despedaçada!!! Quem o conhece sabe o quanto ama o que faz, o quanto se dedica e o quanto luta para crescer o seu negócio, que gera dezenas de milhares de empregos!!! Tentativas de crucifica-lo sem a devida observância do trabalho grandioso que Ilson Mateus tem no Maranhão é uma grande injustiça!!! Ainda que haja responsabilidades a serem assumidas, e com certeza ele as assumirá, é injusto não mostrar “o lado bom da vida” do empresário que se dedica de corpo e alma a esse empreendimento que tomou um vulto enorme em nosso Estado, a ponto de levá-lo além fronteira!!! Nossa solidariedade à família de Elane, aos familiares e parentes de todas as vítimas, felizmente sem maiores gravidades, mas também a solidariedade do Jornal Pequeno, por meio de todas as suas mídias, ao senhor Ilson Mateus e a todo o seu grupo!!! Por fim, um reconhecimento ao trabalho incansável da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, equipes médicas, funcionários do próprio Mateus que vararam a madrugada trabalhando em meio a um monte de destroços, de mercadorias e estruturas que foram abaixo em segundos!!! E também ao governador Flávio Dino e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que não mediram esforços em fazer tudo que estava ao alcance deles, por meio das estruturas do estado e do município!!!

*** Antes de comentar e de falar o que tem pra falar, Dr. Pêta deixa claro que foi bastante louvável a intenção, a ideia da Band/São Luís, em parceria com TV Ufma/Rádio Universidade FM, de realizar um debate com os candidatos a prefeito de São Luís, o que aconteceu na quinta-feira, 01, ‘varando’ a madrugada de sexta!!! Mas, fazer um ‘debate’ com ONZE candidatos, dando a eles um curtíssimo tempo para perguntas, respostas e réplicas, convenhamos, não é um debate; é um ‘amontoado de coisas’ que jamais possibilitará ao eleitor/telespectador uma noção exata de quem realmente está preparado para governar a capital maranhense!!! O embate entrou pela madrugada e acabou virando um ‘troço’ chato e sonolento, apesar do esforços dos pretendentes ao cargo de prefeito!!! No ‘frigir dos ovos’, foi uma tremenda frustração de expectativa, um ‘debate’ muito mais morno do que se imaginava para o tão aguardado acontecimento, que só teve repercussão, mesmo, nas redes sociais, onde o lento e gradual processo de ‘emburrecimento’ está tomando conta do planeta!!!

*** A grande verdade é que ficou praticamente impraticável um debate com a participação de todos os candidatos devido ao formato e à obrigatoriedade dos candidatos perguntarem e responderem a um número igual de perguntas!!! Ao todo, cada candidato debateu por quatro vezes!!! Em outras duas, a participação foi por ordem alfabética!!! No primeiro bloco, os candidatos apresentaram suas propostas para um tema sorteado!!! No segundo, após sorteio de tema, um candidato perguntou para o outro!!! A mecânica do terceiro foi a mesma do segundo bloco, mas com tema livre!!! Era sorteado um candidato para perguntar e outro para responder!!! No último bloco os candidatos fizeram as considerações finais!!! Pense num embate insosso, que deixou muito a desejar!!!

*** E como era previsível, apoiadores ‘fizeram a festa’ nas redes sociais e grupos de Whats App, todo mundo “puxando brasa para a sua sardinha”!!!

*** Rapaz, olha só essa!!! ‘Todo mundo’ achou ‘bonitinho’ os bancos suspenderem os descontos de empréstimos!!! Agora , querem cobrar as prestações que não foram pagas todas de uma vez!!! Como ninguém vai pagar, eles refinanciam o valor…, lógico, com novos juros!!! E o endividamento aumenta com o custo do dinheiro!!! Meu amigo, quando banco fizer favor, o Cristo Redentor vai bater palmas!!!

*** E aquela pasta de um município da ‘Grande Ilha’ que segue igual um barco a deriva, sem mapa, sem bússola e sem comando, hein!!! Pois é…, a ideia é segurar firme, sem se comprometer, até o final da ‘tempestade’, que falta pouco pra passar!!! Se possível, sem assinar nada!!! Haja perfume e maquiagem pra chegar até lá desse jeito, com tantos problemas a resolver!!! Pelo visto a solução escolhida foi seguir a risca o ditado em mandarim: “se não queres que ninguém saiba, não o faças”!!! Assim é fácil!!! Será a gestão mais transparente da história: ninguém conseguirá ver nada!!! O jeito é comemorar até uma simples renovação de cessão de servidor!!!

*** Rapaz, a investida de Weverton Rocha em Colinas, apoiando um candidato de oposição ao grupo do governador Flávio Dino, provocou reações palacianas!!! A primeira foi do secretário Carlos Lula, que, para dar um basta ao clima de “terra sem dono”, disparou um duro recado!!! Com o aval do governador Flávio Dino, Carlos Lula disse, direto de sua terra natal, que, ali, “aliados continuam aliados e a bagunça aparente não tem vez”!!! Ordem dada na casa…, e, para bom entendedor, a última palavra foi dada: “em política, combinado não sai caro”!!! Quem pegar em microfone tem que se alinhar com os aliados, primeiro…, e a caravana segue!!! A ida do secretário titular da SES a Colinas deu muito o que falar!!! Quem manda exagerar na dose com aliados!!! Não deu outra!!! Depois foi a vez de Flávio Dino mandar seu recado…, e que recado, para mostrar quem é que comanda o barco!!! Rapaz, “comeu do pirão, apanhou do cinturão”!!! O jeito foi desfazer o desajuste!!! Agora tá paz e amor e todo mundo de olho na ‘novela política’ de 2022!!!

*************************************************************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

2010 – Jackson e Flávio Dino dividem

a oposição; Roseana vence no 1º turno

Nas eleições de 3 de outubro de 2010, seis candidatos disputaram o Governo do Maranhão: a governadora Roseana Sarney Murad (PMDB), Flávio Dino de Castro e Costa (PCdoB), Jackson Kepler Lago (PDT), Marcos Antônio Silva do Nascimento (PSTU), Saulo Costa Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa Silva (PCB).

Roseana Sarney saiu candidata pela coligação “O Maranhão não pode parar”, formada por 16 partidos (PMDB, PT, DEM, PRB, PP, PV, PTB, PR, PSL, PTN, PSC, PRTB, PMN, PRP, PTdoB e PHS).

Durante a campanha, os líderes da oposição travaram entre si uma renhida disputa interna. O ex-governador Jackson Lago e Flávio Dino passaram a se engalfinhar num desgastante e virulento embate. O grupo Sarney soube tirar proveito da cizânia. Resultado: Roseana venceu logo no primeiro turno com 1.459.792 votos (50,08%).

Flávio Dino, da coligação “Muda Maranhão” (PCdoB, PSB e PPS), ficou na segunda colocação com 859.402 votos (29,49%). Jackson Lago, candidato da coligação “O Povo é Maior” (PDT, PSDB e PTC), obteve 569.412 votos (19,54%). Obtiveram menos de 1% dos votos: Marcos Silva (14.685 votos), Saulo Arcangeli (8.898 votos) e Josivaldo Corrêa (2.518 votos).

No dia seguinte, o Jornal Pequeno foi às bancas com esta manchete na capa: ‘Roseana vence eleição em apuração dramática’. No subtítulo: ‘Governadora quase vai para o segundo turno com Flávio Dino; Jackson fica em terceiro lugar’.

*************************************************************************************************************** E pra fechar…

Irracionalidades neoliberais

Com as receitas de aniquilação da política e a catalisação de desilusões, o Brasil tornou-se o laboratório das irracionalidades neoliberais, fazendo-nos retroceder aos arcaísmos que levamos mais de um século para vencer e superar. Se instaurou no país uma confusão, porque o velho não serve e o novo não apareceu.
Estamos num impasse. Cada um quer tirar uma lasca de cá e outra de lá para aprovação de pautas com interesses não republicanos. Esse tipo de política desestabilizadora, sem compromisso com o bem comum, absolutamente não serve. A democracia precisa ter, de fato, vigência institucional no Brasil, para descartar agendas oportunistas que se distanciam do grande horizonte político do país.
Chegou a hora de sair desse tormento, virar a página e afastar a névoa que hoje ofusca a nossa visão, impedindo-nos de escolher novos caminhos e nos livrarmos das bravatas a granel da política desfigurada sem verdade ou governabilidade tal como a conhecemos, com os desmandos e relações espúrias entre o público e o privado nas decisões sobre o futuro do país. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem foi o parlamentar que fez uma ‘jogada’ em Brasília e levou Bolsonaro a dizer que iria na ‘Gameleira’, na região tocantina, o que levou um colega de plenário a chamar Flávio Dino e convencê-lo de que lá a eleição iria federalizar, o que provocou uma reviravolta na campanha local???!!!

*** Qual é a pasta de um município da ‘Grande Ilha’ que segue igual um barco a deriva, sem mapa, sem bússola e sem comando???!!! A ideia é segurar firme até o final da ‘tempestade’, que falta pouco para passar, sem se comprometer!!! Se possível, sem assinar nada!!!

*** Quem será o blogueiro “piradinho” que não consegue manter uma linha editorial e anda até brigando nas redes sociais???!!! Cada um!!!

*** Por qual motivo, razão ou circunstância a classe política, em vez de destinar recursos de emendas parlamentares apenas para o Hospital Aldenora Belo, não olha também para o hospital de câncer Tarquínio Lopes Filho???!!! Ali, igualmente, precisa de dinheiro!!!

*** Quem terá sido líder de associação que mudou o nome da Rua Marcelino Champagnat, no Renascença, em São Luís, para Rua Marcelino Champanhe???!!! Esse espumante estava ‘estragado’, hahahahahahahahaha!!!

*** Quando é mesmo que o ‘Barão’ vai pagar a assinatura do canal adulto para o povo de ‘Veneza’???!!! ‘Pombinhos’ estão ‘chiando barbaridade’!!!

***Quais foram os programas de TV e de rádio que, no dia seguinte ao “debate” da Band partiram para desconstruir a imagem de vários candidatos, criticando até a voz do ex-juiz Madeira???!!! ‘Rapá’!!! Vão pra lá, ‘sabidões’!!!

*** Qual é o ‘Messias’ que está sendo esperado na Vila do Lume…, ele o futuro alcaide que vai, enfim, terminar a reforma do prédio do antigo CSU, onde funciona a Semus, e iniciar a reforma do Centro Administrativo no prédio Tambaú???!!! Acredite se quiser!!!

*** Quem será o ‘new diretor’ de casa de saúde, cuja gestão lembra o o ministro Paulo Guedes aterrorizando ‘barnabés”???!!! Rapá, quando encontrar um nativo da Maioba ou do Iguaíba, o ‘cabra’ muda, hahahahahahahaha!!!

***

 

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias