Fechar
Buscar no Site

A leitura correta: O empate de Weverton, a coragem de Brandão e a desunião governista que prejudicou o vice

Foto: Reprodução

Derrotado por Brandão no primeiro turno das eleições para prefeito de São Luís, quando o seu candidato Neto Evangelista perdeu para Duarte Júnior, apoiado pelo vice-governador na disputa para decidir as eleições com Eduardo Braide, o senador Weverton Rocha empata o ‘jogo’ ao eleger, novamente, como presidente da Famem o seu fiel aliado Erlanio Xavier. É essa a leitura correta para o “jogo da sucessão 2022”, já desencadeado nos bastidores, que anda sendo equivocadamente interpretado por setores da mídia que, inclusive, chegam a atribuir a Weverton Rocha, também de forma errada, um terceiro ponto a seu favor na disputa pela Câmara Municipal de São Luís, que não teve qualquer participação de Carlos Brandão. Esse é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 17, que traz, ainda, outras ‘notícias’ da semana, como o susto de Edinho Lobão, e, também, os ‘intrigantes’ Mistérios do Dr. Pêta. Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** É equivocada a leitura de que o vice-governador Carlos Brandão foi derrotado duas vezes seguidas pelo senador Weverton Rocha com a vitória de Erlânio Xavier, quinta-feira, 13, para presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem)!!! Na verdade, Weverton apenas empatou com Brandão no “jogo da sucessão de 2022”, que está em andamento!!! O primeiro “gol” foi marcado pelo vice-governador no primeiro turno das eleições recentes para prefeito de São Luís!!! Weverton lançou e apoiou Neto Evangelista, mas quem venceu e chegou ao segundo turno foi o candidato apoiado por Brandão, Duarte Júnior!!! Weverton sentiu tanto o golpe, que, em represália, rachou a base de apoio do governador Flávio Dino e levou seu candidato Neto Evangelista a apoiar o candidato independente Eduardo Braide, que, assim, se elegeu prefeito da capital!!! A atitude de Weverton, de apoiar um candidato adversário do Palácio dos Leões, gerou um clima desconfortável junto ao governador Flávio Dino, que, afinal de contas, havia assumido o nome de Duarte Júnior no segundo turno!!! Desde então, não há notícias, nem rumores, de que os dois tenham conversado!!!

*** E se já estava difícil reagrupar a base do governo Flávio Dino depois da ‘deserção’ (como disse o vice-governador Brandão) de Weverton Rocha, Neto Evangelista e “cia ltda”, imagina agora, depois dessa verdadeira ‘guerra’ travada pelo comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que teve, mais uma vez, de um lado o Palácio dos Leões, na pessoa do vice-governador Carlos Brandão, e do outro o pedetista Weverton Rocha, que, desde o momento que se elegeu senador, iniciou uma ‘campanha de bastidores’ para tentar se tornar o próximo chefe do executivo maranhense!!! Como disse o JP no meio da semana, no comentário “À beira de um caminho sem volta”, independentemente de suas legítimas aspirações, Weverton Rocha, como integrante de um grupo que derrotou o império Sarney no Maranhão depois de cinco décadas, talvez devesse compreender melhor as intenções da maior liderança desse grupo. E há um bom tempo os sinais de Flávio Dino indicam para um apoio, nas próximas eleições estaduais, ao seu vice Carlos Brandão. Ignorando esses sinais, Weverton prejudicou a eleição viável do candidato da base do governo, Duarte Júnior, a prefeito de São Luís, e agora entrou em outra ‘guerra’ e ‘emplacou’, pela segunda vez, o seu aliado Erlanio Xavier no comando da Famem, indo contra o Palácio dos Leões, que defendeu a legítima alternância de poder com o prefeito reeleito de Caxias, Fábio Gentil”!!! No “fundo, no fundo”, mais uma vez o presidente do PDT criou um clima muito ruim junto a Flávio Dino!!! Não há nenhuma digital do governador nas eleições da Famem, mas quem entende a fundo como as coisas funcionam no Maranhão sabe os limites do vice Carlos Brandão…, por enquanto!!!

*** Na verdade, o que tem que ser ressaltado nas eleições da Famem, além, é obvio, da vitória de Erlânio e do fortalecimento de Fábio Gentil em nível estadual, é a coragem do vice Carlos Brandão, que, mesmo sabendo de todos os riscos que corria, ‘meteu a cara’ para encampar, defender e levar a fundo, num curtíssimo espaço de tempo, uma ideia desde sempre originada no Palácio dos Leões, que era tirar de Weverton Rocha o domínio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão!!! Uma ideia, frise-se, com muito sentido: afinal, todo um clima foi criado para isso a partir da debandada do líder pedetista para apoiar Braide por meio de Neto Evangelista!!! Contra um adversário que já vinha ‘trabalhando’ há quase dois anos dentro da Famem, oferecendo todas as benesses a prefeitos, não só lá como no poder legislativo estadual – outro ‘braço forte’ do senador –, Brandão ‘fez foi’ muito ainda, perdendo com Gentil por uma diferença de apenas 16 votos!!! Brandão teve o governo à sua disposição, mas lhe faltou tempo!!! E, mais importante, faltou a ele a união do grupo palaciano, de aliados de Flávio Dino, que, diante do perigo do resultado, tomaram uma postura totalmente prejudicial a Fábio Gentil, o que, no ‘frigir dos ovos’, se é que me entendem, teve o objetivo de proteger o nome de Flávio Dino!!! Dizer que o governo não tinha candidato a presidente da Famem, quando o governador em exercício estava envolvido “até o pescoço” no processo, revelou, se não outras coisas, falta de coragem; a coragem que sobrou em Carlos Brandão para ‘meter a cara’ e colocar em risco até seus projetos futuros, o que dependerá de atitudes governamentais que poderão ou não ser tomadas!!!

*** Rapaz, a tuitada de Flávio Dino na noite de sexta-feira, 15, agradecendo a Brandão pela dedicação à frente do governo no período da interinidade deve ter frustrado forças ocultas que, sutil e inteligentemente, andam ‘trabalhando’ para ‘criar clima’ entre o governador e o vice!!! Ao retornar de suas pequenas férias e reassumir o governo, Dino não só agradeceu como disse que “nesses 6 anos, Brandão tem sido um vice correto e sempre disposto a compartilhar” com ele “missões de alta importância”!!! E que “assim continuará”!!! Um verdadeiro balde de água fria naqueles que imaginavam tirar proveito do insucesso do vice-governador na ‘guerra’ pelo comando da Famem!!!

*** Por sua vez, ciente da postagem de Flávio Dino, Carlos Brandão também usou as redes sociais, logo em seguida, e postou: “Obrigado pelas palavras de carinho e incentivo, meu amigo Flávio Dino. Como você mesmo disse, já se foram 6 anos ao seu lado, trabalhando juntos com muita lealdade e dedicação. E assim seguiremos determinados a construir um Maranhão cada vez mais justo e solidário”!!! É, meu amigo, pelo visto ‘nego’ vai ter que ‘trabalhar’ muito para quebrar esse bom laço criado entre Dino e Brandão ao longo de seis anos de governo!!! Bom desarmar as armadilhas, porque os dois estão bem afinados!!!

*** O vice-governador parece entender, agora, que esse é um jogo de muita inteligência e paciência…, e, mais do que nunca, precisa ficar atento às armadilhas que estarão à sua volta, principalmente a maior delas, que é a tentativa de ‘criar clima’ entre ele e Flávio Dino…, e, na extensão, também com amigos aliados de longas datas do governador, que hoje podem não se identificar muito com o “projeto da sucessão”, mas que fatalmente se enquadrarão, por se tratar de amizades ‘unha e carne’!!!

*** Só para esclarecer!!! Erlânio não se reelegeu presidente da Famem!!! Ele se elegeu mais uma vez!!! O prefeito de Igarapé Grande havia renunciado à presidência, ano passado, para disputar a reeleição no município, e o ex-prefeito de Barra do Corda Eric Costa assumiu o comando da entidade!!! Portanto, afirmar que Erlânio se reelegeu presidente da Federação dos Municípios é um equívoco!!!

*** Observadores experientes, que conhecem a política maranhense como ninguém, entendem que o jogo primário que está sendo jogado pelo senador Weverton Rocha poderá antecipar uma disputa de jovens políticos que estão se destacando, como Eduardo Braide e Fábio Gentil, que, apesar da derrota na disputa pelo comando da Famem, saiu bastante fortalecido!!!

*** E o susto que Edinho Lobão deve ser tomado, hein!!! O empresário proprietário do Sistema Difusora de Comunicação foi surpreendido praticamente no aeroporto do Rio de Janeiro com a notícia da Operação da Polícia Federal desencadeada na manhã de terça-feira, 12, em São Luís, Brasília, Rio e São Paulo!!! Acompanhado da esposa Paulinha Lobão, Edinho havia marcado para aquele dia a sua volta a São Luís, num voo da Gol com conexão em Salvador!!! Quando a notícia estourou, ele já estava praticamente se dirigindo ao aeroporto do Galeão, onde, para completar, ainda houve um grande atraso na decolagem por conta de um problema técnico!!! Os passageiros, que já estavam dentro da aeronave, tiveram que voltar para a sala de embarques!!! Imagina o susto, mesmo Edinho já ciente de que o verdadeiro alvo na família era o irmão dele, Márcio Lobão!!! O problema, que chegou ao conhecimento de alguns maranhenses, gerou até um boato, logo desmentido, nas redes sociais, de que Edinho havia sido preso!!! Com o embarque finalmente autorizado no galeão, o casal seguiu para a conexão em Salvador, quase perdida, e finalmente voou para São Luís, onde desembarcou no fim da tarde!!!

*** Rapaz, ‘nego’ perde o amigo, mas não perde a piada!!! A propósito dessa operação da Polícia Federal, a galera não perdoou!!! Quando os agentes da PF chegaram na casa de Edinho, no ‘cagar dos pintos’, às 6 da ‘matina’, o caseiro foi logo avisando que ele só acordava às 9, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Outra piada que não deu para perder foi com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil!!! Empolgado com a possibilidade de vencer a disputa contra Erlanio, Gentil bradou, em inflamado discurso, que só sairia da Famem com a vitória!!! Deve ter dormido por lá, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Viram aí a notícia de que o governo federal, sem caixa, terá menor valor para novos investimentos em 15 anos???!!! Pois é…, o aumento das despesas com benefícios previdenciários e assistenciais, na esteira do reajuste do salário mínimo, deve comprimir os investimentos públicos em 2021 a um nível considerado extremamente baixo por especialistas!!! O valor projetado em agosto do ano passado, de R$ 28,6 bilhões para obras e outras ações – o menor em, pelo menos, 15 anos – pode cair ainda mais para abrir espaço no Orçamento para os chamados gastos obrigatórios!!! E as despesas vão crescer principalmente porque o salário mínimo foi reajustado a R$ 1.100 no início de 2021, acima dos R$ 1.067 previstos em agosto do ano passado e que serviram de referência para a elaboração do Orçamento – e que ainda será votado pelo Congresso Nacional!!! A situação é preocupante tanto quanto a da Covid-19!!! Mais uma razão para apoiarem os investimentos privados, o que não fazem!!! Que o Maranhão abra os olhos para esses investimentos!!!

*** Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a Prefeitura de São Luís intensificou, essa semana, ações para disciplinar o trânsito ao longo da Avenida Litorânea!!! O objetivo é dar maior fluidez e ordenamento ao tráfego, bem como garantir a segurança dos frequentadores de um dos principais logradouros públicos da Ilha!!! Muito bem!!! Como sugestão, a Prefeitura deve, agora, examinar a pintura em diagonal do estacionamento da Litorânea, no sentido Calhau-Olho d’Água, que deixa os veículos estacionados invadindo a faixa direita e impedindo o seu uso em pleno rush!!! E a tendência é aumentar o fluxo com a conclusão das obras de prolongamento da avenida!!! A pintura é considerada por muitos como estúpida!!! Missão para ‘Don Cláudio”!!!

*** Enquanto o Ministério da Saúde enviou, ontem, 16, por avião, 80 cilindros com oxigênio hospitalar para Manaus (AM), para ajudar a abastecer e reforçar com o gás as unidades de saúde da região amazonense, a Aço Verde Brasil, estabelecida em Açailândia no Maranhão, está ajudando com 28 mil cilindros!!! A primeira carga, com 25 mil cilindros, já saiu nesse sábado para a capital amazonense!!!

***************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

2011 – Sarney busca recursos públicos

para Fundação no Convento das Mercês

O Jornal Pequeno, na edição desta segunda-feira, 10 de janeiro de 2011, reproduz reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, com esta manchete de capa: ‘Fundação Sarney busca patrocínio de órgãos estatais para se manter’.

Na matéria, a repórter Fernanda Odilla, enviada especial a São Luís, revela que a Fundação José Sarney, alvo de denúncias de desvio de verba, procura patrocínio estatal e privado para restaurar a sua sede, no tradicional bairro do Desterro.

O senador José Sarney, presidente da entidade, diz que a governadora Roseana tem “recato” em ajudar, mas o caixa da Fundação foi beneficiado por medida do Governo do Estado. Eis o texto da repórter Fernanda Odilla:

Enquanto briga na Justiça para continuar instalada no Convento das Mercês, em São Luís, a Fundação José Sarney não só mantém as portas abertas como se prepara para, neste ano, buscar patrocínio da iniciativa privada e de governos.

Mesmo após denúncias de desvio de verbas e apropriação indevida, a fundação continua a tocar ações sociais e a exibir o acervo de José Sarney (PMDB-AP).

Isso inclui os carros – um Landau e uma Caravan -, livros, fotos e outros apetrechos dos tempos em que o hoje senador governou o Maranhão e presidiu o Brasil.

A principal mudança no prédio foi a substituição da lápide em granito negro – reservada para o mausoléu de Sarney – por uma fonte e uma estátua em bronze em tamanho natural do senador sentado num banco, lendo um livro, sob palmeiras.

A intervenção foi feita em 2010 e custou cerca de R$ 5.000, segundo Joaquim de Itapary, membro do conselho curador e presidente interino da Fundação. O senador pagou pela estátua e o plano é comprar outras, de autores brasileiros, para o local, batizado de “Jardim dos Poetas”.

O projeto, diz Itapary, esbarra na falta de recursos. “Precisamos de verbas. Estamos fazendo das tripas coração para recuperar a imagem e retomar projetos sociais”.

A Fundação continua mantendo escola de música e cursos profissionalizantes, com recursos privados. Mas a prioridade é recuperar pilastras do prédio, que precisaram de escoras para não cair.

“Não temos recursos para arrumar”, diz Itapary, afirmando que “há um certo recato” da governadora Roseana Sarney em investir recursos públicos na entidade que leva o nome do pai dela.

Mas, em agosto, na gestão Roseana, o caixa da entidade foi reforçado com o reajuste do aluguel da casa, ocupada pela Secretaria de Educação, com dispensa de licitação.

O valor praticamente dobrou, saltando de R$ 5.000 para R$ 9,4 mil. Quatro meses antes o governo havia se comprometido a pagar R$ 338.400 referentes a aluguéis atrasados, conforme publicação no “Diário Oficial do Estado do Maranhão”.

Itapary argumenta que os valores foram recompostos segundo os índices usuais da administração pública.

Desde que foi acusada de desviar recursos, em janeiro de 2010, a Fundação não recebe verbas públicas. As contas dos últimos quatro anos foram rejeitadas pelo Ministério Público do Maranhão, que move processo por improbidade contra a entidade. Sarney diz que não é responsável pela fundação porque não faz parte da sua gestão.

*************************************************************

MISTÉRIO –

*** Quem é que, daqui pra frente, vai assumir o comando dos convênios com as prefeituras maranhenses, conforme determinação do chefe maior durante uma reunião fechada???!!!

*** E quem foi o auxiliar de governo que sugeriu uma outra opção, mas levou um ‘corte’ ‘em cima da bucha’???!!!

*** Quem é o gestor que pode tirar proveito do racha na base do governo estadual e se tornar governador em 2026???!!! Hum…!!!

*** Quem é o parlamentar que será chamado por Flávio Dino para uma ‘conversa definitiva’ ainda neste mês???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quais são as forças ocultas que ‘trabalham’ sutilmente para tentar ‘criar clima’ entre o vice-governador Brandão, Flávio Dino e figuras próximas a ele???!!! Bom ter cuidado com as armadilhas!!!

*** Qual blogueiro da ‘Grande Ilha’ foi ‘desconjurado’ pelo Palácio dos Leões???!!! Pense!!!

*** Quem é o “Pouca Telha”, lá das bandas da ‘Tríplice-Fronteira, que todos os dias chega na Barraca da Rosa com um carro novo de teste-drive, dizendo que comprou???!!! ‘Rapá’, procura primeiro ‘se coçar’ com a dona do estabelecimento!!! ‘Tô dizendo’…        !!!

*** Gente, por onde anda o ex-candidato a prefeito, comunicador, humorista, que ‘lotou’ as redes sociais com críticas e mais críticas pra todo lado???!!! Os amigos desafinados do rádio nem referenciam mais o rapaz!!! Mundo ingrato!!!

*** Qual é o conselho de classe que paga aluguel de imóvel tendo sede própria???!!! Alô autoridades…, bora atrás!!!

 

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias