Fechar
Buscar no Site

O destempero de Ciro que beneficia Flávio, os afoitos que insistem em antecipar o debate da sucessão de Edivaldo e a ‘barrigada’ do jornal dos Sarney

COLUNAÇO DO PÊTA – 06.04.19

PETINHADAS –

*** Muita gente vê o Ciro Gomes como um forte adversário de Flávio Dino numa eventual decisão do governador do Maranhão de disputar a Presidência da República!!! É claro que Dino tem uma postura crítica em relação a Jair Bolsonaro e ao seu governo, mas tenta, por outro lado, manter uma boa relação institucional com o presidente – prova disso são as várias audiências concedidas por ministro de estado a políticos e executivos maranhenses!!! Muito diferente que seu possível ‘potencial adversário’ de 2022!!! Durante uma conferência nos Estados Unidos, Ciro Gomes, que disputou a presidência pelo PDT em 2018, afirmou, que o Brasil elegeu um idiota, que hoje o país insulta a China e está submisso aos americanos!!! Sobre os filhos de Bolsonaro, disparou: “são um bando de babacas”!!! Sem entrar no mérito, isso é postura de um cidadão que quer subir a rampa do Palácio do Planalto???!!!

*** O presidente do ‘Poder Rangedor’, Othelino Neto, foi outro que não conseguiu se conter nem dar um jeito de ‘driblar’ os afoitos comunicadores que insistem em antecipar o debate sobre as eleições municipais, que vão acontecer daqui a quase dois anos!!! Agora foi o blogueiro John Cutrim, aqui do JP online, que entrevistou Othelino em seu programa ‘Resenha’!!! Os comunicadores estão no papel deles, claro; cabe aos entrevistados prestarem mais atenção e terem a sensibilidade de perceber que o leitor, o eleitor ou seja lá quem tem juízo nessa cidade tá querendo mais é ver político falar de trabalho, de providências para melhorar essa cidade; afinal, estamos ‘afundando’ com os inéditos temporais que têm caído na ‘Grande Ilha’ e no Maranhão, como um todo!!! Ser acharem que falar de eleição municipal que vai acontecer no final de 2020, que continuem, mas daqui, Dr. Pêta vai ser sempre um crítico ferrenho dos afoitos!!! E como já tá cansado de falar: A HORA É DE TRABALHAR e não de especular!!! Podem continuar, se quiserem, mas o papel do Colunaço aqui é DETONAR essa antecipação de debate municipal sem sentido agora!!! ‘Patrulhamento’???!!! Nunca!!! Defesa dos verdadeiros interesses da população HOJE!!!

*** A semana foi marcada por uma “barrigada estonteante” do jornal “do outro lado da ponte”, que confundiu uma operação de crédito para a MA-006 (aprovada pelo ‘Poder Rangedor’ desde o ano passado – já está até em Brasília) com a operação para pagar precatórios, e baratinou a cabeça do leitor dizendo que o dinheiro dos precatórios será usado para asfalto!!! Pior foi o deputado Wellington, que perdeu essa ‘aula do curso’ e ‘embarcou’ na ‘presepada’, confundindo ‘telepatia com a tia de Pelé’!!! Rapaz, um assessor dele estava uma ‘fera’ na ‘casa do povo’ com a ‘barrigada’ do matutino da ‘Ana Jansen’!!! Pense!!!

*** O que tem de gente impressionada com a ‘sorte’ de Lobão, que até hoje permanece  escapando das punições da Lava Jato é uma ‘festa’!!! É verdade…, Lobão parece mágico!!! Aliás, é tão leve e magro que se torna a própria ‘varinha de condão’, hahahahahahahaha!!!

*** Por uma falha do sistema eletrônico de gerenciamento de frota, causado pela empresa contratada da Polícia Militar, muitos postos de combustíveis tiveram dificuldade de receber suas faturas junto à empresa e se recusaram a abastecer viaturas da polícia!!! Quase um caos!!! Mas a PGE (Procuradoria Geral do Estado) acionou a Justiça e evitou o pior!!! “Nosso Rodrigo Maia é melhor que o de Brasília”, disse um secretário ‘leonino’!!! “Dom Portelon” pode ficar tranquilo que a polícia vai continuar correndo atrás dos bandidos!!!

*** Lembram a ‘notícia do Dr. Pêta sobre uma eleição de síndico e subsíndico da ‘morada dos deuses’, lá pras bandas da Península, que a galera não queria ‘largar o osso’???!!! Pois é…, as ‘historinhas’ do ‘dindim’ em caixa, do indeferimento de inscrições, de acumulação indevida de cargos no estado e município fora da ‘Grande Ilha’, atraso em taxas de condomínio… foi tudo resolvido, as partes em ‘lítígio’ chegaram a um ‘denominador comum’ e tudo acabou bem!!! Quem diria!!! Vai ver, a ‘notícia’ do Dr. Pêta chamou esse ‘povo’ à razão, hahahahahahaha!!!

*** Rapaz, essa galera não perde uma!!! O portal Imirante, dos Sarney, grupo adversário do Flávio Dino, noticiou, na quarta-feira, 3, que o governo Flávio Dino destacou um veterinário ´para cuidar de obras rodoviárias no Maranhão!!! Aí ‘me aparece’ um ‘gaiato’, indignado com o “desprestígio e desmerecimento” à categoria dos engenheiros, e ‘manda bala’: “Deve ser para cuidar dos animais que atravessam as pistas… só pode”!!! Huummmm, parece que bebe, hahahahahahaha!!! Falar em beber, aí um conhecido nosso vai ao médico, chega em casa e a mulher pergunta: “Como foi lá”???!!! E ele: “Vamos ter que sair do Maranhão”!!! “Mas por que”, que saber a ‘cara-metade’!!! E o ‘mala’: “O médico disse que no estado em que eu estou não posso mais beber”, hahahahahahahahaha!!!

*** E o ‘professor- assessor-inseto’, gente”!!! Estava ruim essa semana lá no ‘Poder Rangedor’…, corpo mole, sem ânimo pra levantar…!!! Aí um amigo pergunta o que houve!!! ‘Professor’ diz que talvez tenha sido dengue’!!! Resolveram, então, chamar o deputado médico Leonardo Sá, aquele lá de Pinheiro, para examinar o ‘paciente’!!!.Percebendo o rescaldo da ressaca, Dr. Leonardo perguntou: “O senhor bebeu ontem”???!!! E o ‘assessor-inseto’: “Ontem, anteontem, antes de anteontem e sempre, doutor”!!! “Tá explicada a ‘dengue’, diagnosticou o ‘parlamentar doutor’!!!.

*** E não é que depois da ida do Paulo Guedes ao Congresso ‘nego’ já criou um Hit???!!! Pois é…, e tá dando o que falar nas redes sociais!!! Eis a letra:
“Reformar, reformar
O Tigrão vai te ensinar
Vou passar cerol na mão
Assim, assim
Vou cortar sua pensão
Vou sim, vou sim
Vou pagar só uma esmola
Vou sim, vou sim
Vou falir você assim
Vou deixar você na mão
Vou mostrar que sou tigrão
Enriquecer o banqueirão
ENTÃO TRABALHA, TRABALHA!
Trabalha pobretão
Levanta a mãozinha, arminha com a mão!
É o bonde do Tigrão”!!!

*** Os antibolsonaristas (leia-se maioria esquerdopetistas) não perdoam!!!

*** E saiu o resultado dos recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas do Concurso Público da Prefeitura de Paço do Lumiar!!! O ‘Pêtanauta Concurseiro’ passou uma lupa e identificou nada menos que 69 questões objetivas anuladas para cargos de nível superior geral e professor , além de 33 questões objetivas para os cargos de nível médio e fundamental, sem falar nas 34 questões com gabarito alterado!!! Tomando como comparativo o Concurso da Raposa, organizado pela mesma empresa, foram anuladas ao todo (nível fundamental, médio e superior) 31 questões!!! Alô, MP…, alô prefeito Dutra!!!

*** Indignado, um morador do litoral maranhense encaminhou a presente narrativa ao Colunaço do Pêta: “Eu, minha professora e meus amigos passamos, nesse sábado, 6, por um momento muito delicado. Todo santo dia saímos de casa sem ônibus escolar e estamos pagando carro para nos levar à escola. Somos sujeitados a uma estrada horrível (lembrando que não estou aqui pra falar mal de ninguém e sim mostrar a realidade que estamos passando e fechando os nossos olhos).
Pois bem, ficamos atolados no meio do nada na estrada de Apicum Açu, correndo risco de vida. Por sorte, Deus criou pessoas boas que ajudaram a gente. Só para ter uma ideia, andamos do matadouro até o Caruaru, faltando pouco para 1 da manhã, com chuva e tudo mais.
É uma indignação muito grande, porque não saí de casa para beber ou farrear, saí foi para ir à escola. É isso que ganhamos em troca? Quase perdemos a vidas!
Reflitam..
Só tenho a agradecer a Deus pela graça de estar em casa, e também ao marido da Vereadora Wilma, que ajudou muito gente a sair daquela situação. Agradecer, ainda, ao proprietário do carro que tirou a gente dessa, e também a todos que estavam lá e ajudaram. Foi muito difícil ficar ‘ilhado’, longe de casa longe de tudo”!!!

*** E pra fechar…

Bonossauro

Há uma categoria peculiar na literatura onde se encaixam textos miúdos, chamados de “microcontos”. O mais famoso deles, do escritor guatemalteco Augusto Monterroso, possui menos de 40 letras: “Quando acordei o Dinossauro ainda estava lá”. Confesso ter demorado a apreciar a profundidade do tão pequeno dito, mas foi uma viagem de ônibus que me fez notar sua essência.

Certa feita estava eu num gigantesco ônibus, viajando com tantas outras pessoas mais. A viagem era longa e, até chegar ao destino… Bem, você não vai acreditar no que aconteceu.

Dentre os viajantes tinha de tudo: havia quem fizesse barulho, havia quem gargalhasse. Havia gente chorando e havia uma horda de interesses conflitantes que iam desde a troca de assentos até regras para uso dos banheiros. Havia ainda aqueles que nem sequer se davam ao trabalho de participar das discussões, sendo na maioria das vezes levados pra um ou outro lado.

Era-me perceptível o clima de acirramento que pairava no ar. Cheguei por diversas vezes a me arrepender de ter entrado naquela condução. “Mas essa gente tem potencialidades”, pensava comigo mesmo. E tinha! Algo me fez criar esperanças na melhora da viagem, e decidi também participar dos embates. Precisava dar voz ao que concordava ou não.

Prossegui, portanto, a mapear quem era quem. As pessoas pareciam dividir-se em tribos. Alguns mais velhos, outros mais novos. Alguns eram muito ricos, mas outros reclamavam de total miséria. Uns se achavam mais inteligentes. Outros eram notadamente ignorantes. Alguns com interesses duvidosos. Outros, boas pessoas, engolidos por um sistema que parecia ser engendrado para o desastre. Gente de toda cor. Todo credo. Tinha gente que dominava e gente que era dominada – isso eu nunca entendi porquê.

A viagem, longa que era, exigia uma troca periódica de motorista. Era ele quem ditava o rumo. Traçava as rotas pensando na economia dos viajantes, acelerava ou diminuía o ritmo, parava quando precisavam de atendimento médico, pensava na segurança, decidia quem ia sentar nas melhores poltronas e quem entraria ou não naquele coletivo. Era ele quem liderava os demais, provendo o bem de todos durante a viagem. Era cheio de pompa!

Fomos percebendo que alguns eram mais capacitados que outros pra conduzir aquele ônibus. Depois de tantas experiências positivas e negativas, os viajantes só queriam alguém decente, oras, a conduzir a droga do ônibus! Tão logo decidiram fazer uma votação, apareceram os mais diversos candidatos ao volante. Atento ao imbróglio, eu tomava nota de alguns deles.

Um grupo em especial me chamou a atenção: as pessoas os apelidaram de “Dinossauros”. Não pela idade, mas pela medievalidade de suas ideias. Eram arcaicos! Prendiam-se ao passado, num saudosismo autoritário e conservador. Os Dinossauros queriam a direção do ônibus a todo custo e, para isso, escolheram dentre eles o que melhor representava o grupo – um indivíduo com ideias e um discurso retrógrado. O problema é que ele não sabia dirigir! Imagine só, colocar a vida de todos os passageiros nas mãos incompetentes de um dos Dinossauros?!

Tomado pelo cansaço, tinha que tirar um cochilo ou outro. Cada vez que eu acordava era um espanto diferente: primeiro, um ex-motorista foi literalmente impedido de concorrer. Um mais justiceiro o amarrou numa das poltronas e deu de ombros para a estabilidade do processo.

No cochilo seguinte, exausto de alertar aos passageiros sobre o perigo de ceder a condução ao inexperiente candidato, fui invadido por um pesadelo deveras macabro: o Dinossauro, se eleito motorista, derrapando-se às beiras da estrada, não demoraria a tombar o ônibus por qualquer colina abaixo.

Acordei disposto a alertar novamente os passageiros. “É um perigo iminente deixa-lo conduzir nossa viagem”, eu tentava, “qualquer um, mas ele não!”.

Sem sucesso. Os Dinossauros estranhamente conquistaram grande parte dos passageiros e aquele motorista assumiu a direção. Colocou o ônibus em um caminho tortuoso e neblinado, dando meia volta e fazendo a viagem retroceder alguns quilômetros. Era tudo que queriam!

Eu só queria acordar e ver que tudo não passava de um pesadelo. Quem dera. Quando acordei o Dinossauro ainda estava lá.

(José Gabriel Costa Machado – Administrador, Supervisor de Fundos Federais (Seduc-MA), vice-presidente do Instituto Observatório da Cidadania – IOC)

**********

Cerveja puro malte

O professor Nair Tom, diretor geral do hospital da faculdade de Bolonha na Itália, fala: A cerveja puro malte gelada pode te salvar por toda a vida. Gelada, ela pode matar as células cancerígenas!
A degustação de ao menos uma taça de cerveja puro malte gelada por dia ajuda no combate aos males dos hidrocarbonetos absorvidos pela alimentação. Bebam-na rotineiramente.
A cerveja puro malte gelada, por meio de alterações nos PAHs dos alimentos, principalmente carnes, reduz substancialmente os índices de substâncias cancerígenas. Gelada, tem ainda um efeito inibidor sobre os tumores e as bolsas cancerosas na próstata. É a prevenção para diversos os tipos de cânceres.
O tratamento com esta bebida poderá, também, bloquear a ação prejudicial da testosterona e estrogênio responsáveis por alterações na próstata e mama.
Em segundo lugar: ajuda a evitar a liberação de uma proteína chamada PSA, outro fator para o combate ao câncer de próstata.

**********

MISTÉRIO –

*** Quem é o deputado, ex-dono de curso, que ‘embarcou’ em ‘presepada’ criada pelo jornal “do outro lado da ponte”, e, sem saber nem o que tinha sido votado no ‘Poder Rangedor’, levou fake news para a tribuna da ‘casa do povo’???!!!

*** Qual ex-primeira dama municipal foi acusada de espancar a própria filha, de menor idade, recebeu intimação da Secretaria da Segurança, e conseguiu provar que a denúncia não procedia???!!! ‘Rapá’, adversário apela!!!

*** Por que Hildo Rocha não se ‘astreveu’ a disputar o comando do MDB???!!!

*** Qual é o empresário que voltou a frequentar as páginas coloridas do jornal “do outro lado da ponte” depois de ser levado ao ‘fundo do poço’ por um colunista das bandas de lá???!!! Rapaz, esse ‘povo’ só pode ter ‘reza demoníaca’, hahahahahahahahaha!!! Será o ‘impossível’???!!!

*** Quem foi a filha de apresentadora de TV que atormentou os atletas do Campeonato Brasileiro de Sinuca, ontem, 6, no Golden Shopping Calhau, com a ‘zoadeira insurdecedora’ do seu ‘Fit by Tati”???!!!

*** Por que o jornal “do outro lado da ponte” não deu a tradicional chamada de capa da coluna de ‘Duas Letras’ nesse sábado???!!! Mis-téééééé-rio!!!

*** Qual é o colunista que está dando corda novamente para um empresário ‘se enforcar’, incentivando-o a realizar em sua ‘casa’ um “Baile de Aleluia”???!!! ‘Rapá’, já não bastou o ‘preju’ do carnaval????!!!

*** Quem foi o ‘bacana’ que constrangeu um frentista, num posto da Ponta da Areia, pedindo que ele retirasse a mão da porta do seu luxuoso Masserati esportivo (modelo antigo), mas aí, como existe a ‘lei do retorno’, depois de abastecer,  o ‘carrão’ não pegou de ‘jeito e maneira’, o que levou o ‘nariz empinado’ a pedir humildemente que o frentista empurrasse o veículo, “por favor”???!!! ‘Rapá’…, só muita ‘borracha’!!!

*** Quem foi o vereador de cidade do litoral maranhense, da base da prefeita, que, querendo justificar o abandono do município, com suas ruas intransitáveis, colocou a culpa em São Pedro???!!! Só votando uma moção de repúdio e entregando ao vigário!!! Cada um!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias