Fechar
Buscar no Site

O destaque nacional do artigo de Zé Reinaldo no JP, a ameaça dos caminhoneiros e o plano A de Flávio Dino 

Foto: Reprodução

O destaque nacional do artigo de Zé Reinaldo, publicado no JP; a ameaça dos caminhoneiros e o plano A de Flávio Dino  são assuntos em destaque, no Colunaço do Pêta deste domingo, 10. Dr. Pêta traz, ainda, seus intrigantes Mistérios da semana, como este: “*** Quem é o vereador eleito, com cargo importante na recém escolhida mesa diretora da Câmara de São Luís, que vive dando festa em bufê, mas não ‘coça’ o bolso para pagar seus débitos???!!! Presidente Osmar, bote quente, pois esse vereador não se Emenda”!!! Boa leitura!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Rapaz, e não é que o artigo de terça-feira, 5, do ex-governador José Reinaldo Tavares, foi destaque nesse sábado, 9, no jornal Correio Braziliense!!! Pois é…, o articulista das terças do JP alertou que o estado de “Mato Grosso não quer a Ferrogrão”, o jornal do Distrito Federal se interessou e abriu grande destaque, ontem, com o título “Ferrogrão põe em risco a logística das novas fronteiras agrícolas”!!! O artigo foi publicado na íntegra, em página nobre, e sendo a coluna de destaque, no alto da página!!! No artigo, José Reinaldo defende que essa ferrovia é nociva aos interesses nacionais do agronegócio e defende que os R$ 2 bilhões colocados à disposição dos interessados, de maneira imprudente, sejam destinados para a ferrovia que liga o Matopiba à Ferrovia Norte Sul, conforme proposta do Tribunal de Contas da União (TCU)!!!

*** Garante o ex-governador que o ‘Ferrogrão’, idealizado por várias tradings, é um projeto equivocado, caríssimo, não contribui em nada para o desenvolvimento da logística de transporte de cargas do Brasil, e vai prejudicar os agricultores brasileiros, que serão acusados de desmatar a Amazônia e desrespeitar o direito de muitas tribos indígenas que vivem em reservas ao longo do trecho!!! No artigo, José Reinaldo ressaltou um pronunciamento do senador mato-grossense Jaime Campos, indignado no plenário, alertando que esse projeto é uma cilada e que, se concretizado, prejudicará muito os interesses dos agricultores e do agronegócio do estado!!! “O ministério chegou a colocar R$ 2 bilhões para que o construtor se defenda de futuras demandas ambientais”, disse o ex-governador, denunciando que esse dinheiro está sendo tirado da Ferrovia Balsas-Estreito, “uma ferrovia altamente viável e necessária, a ponto de receber recomendação do TCU para ter esse recurso, oriundo da renovação da outorga da EF Carajás, 80% dela construída no Maranhão e que, por decisão do Minfra, foi o único estado que nada recebeu pela renovação de ferrovias: o único”, ressaltou!!!

*** “O governo federal quer colocar em um ‘mesmo balaio’ a Ferrogrão e a extensão da Ferronorte. São coisas diferentes, como diferente foi o caso da Fico (Ferrovia de Integração do Centro Oeste). Ninguém condicionou a construção da Fico ao leilão da Ferrogrão. Por que fazer isso com o projeto de expansão da Ferronorte que já tem contrato de concessão assinado e só precisa de uma autorização da ANTT? A Ferrogrão é inviável se a Ferronorte chegar ao Nortão? Vale a pena o Minfra comprometer a reputação de todos os projetos de infraestrutura para tentar vender aos fundos árabes e chineses que a Ferronorte nunca chegará a Cuiabá e ao Nortão? E que a Ferrogrão será o bastião salvador do agronegócio mato-grossense? Situação esquisita que fui obrigado a denunciar no plenário do Senado da República para salvar Mato Grosso de uma cilada”, bradou o senador Jaime Campos, conforme transcreveu José Reinaldo em seu artigo!!!

*** É preciso que a bancada do Maranhão se movimente em Brasília para reverter essa situação!!! Dr. Pêta foi informado de que o vice-governador Carlos Brandão, em exercício no governo do estado, tem tomado providências nesse sentido!!! Uma união do governo com a bancada seria de suma importância nesse momento!!!

*** Os brasileiros se depararam, essa semana, com a preocupante notícia de que os caminhoneiros do Brasil anunciaram uma paralisação nacional!!! Pois é…, o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Cntrc) informou que a categoria aprovou, em 15 de dezembro, um indicativo de paralisação geral a partir do dia 1º de fevereiro!!! Uma série de reinvindicações que ainda não foram atendidas pelo governo federal foi listada!!! Entre elas: piso mínimo de frete, política de preço de paridade de importação aplicada pela Petrobras, marco regulatório do transporte, aposentadoria especial do transportador autônomo e contratação direta do transportador autônomo de cargas!!! Além disso, os caminhoneiros pedem alterações no projeto de lei da ‘BR do Mar’!!! Segundo o Conselho, é necessário que o governo federal adicione ao texto emenda que proíba os armadores ou empresas de cabotagem de contratarem trechos terrestres do transporte de cargas, seja o porto a origem ou destino!!! O diretor Luís Fernando Ribeiro Galvão disse que a categoria segue sem ser ouvida pelo Ministério da Infraestrutura, mas aguarda um avanço nas negociações para que exista a possibilidade de suspensão do movimento grevista!!! Por essas e por outras é que o Minfra precisa agilizar a construção e conclusão de ferrovias!!! Só assim o Brasil deixa de ser refém de categorias que têm o poder de causar enormes transtornos e prejuízos ao país com paralisações!!!

*** Quem será que usou a boa-fé do jornalista Robson Bonin, editor da coluna Radar, da VEJA, para ‘plantar’ a notícia de que Flávio Dino alimenta sonhos ambiciosos na cúpula do PSB e que poderia migrar para o partido a fim de fechar uma dobradinha com Ciro Gomes e isolar de vez o PT em 2022???!!! Rapaz, Dino já disse, e ratificou ao próprio Bonin, que seu Plano A é disputar o Senado!!! Portanto, quem, pelas bandas daqui, está pensando em tirar proveito com essa história de que Flávio vai disputar a Presidência é bom que “tire o cavalinho da chuva!!!

*** Olha essa!!! Na quinta-feira, o prefeito de Luís Domingues, Gilberto Braga Queiroz, desistiu de compor a chapa de Erlânio Xavier que disputará o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem)!!! Depois de publicar a notícia do blog O INFORMANTE, meu chefe encaminhou o link para um integrante forte da base governista, que retrucou afirmando: “Desistiu ou foi desistido???!!! Cada maluquice”!!! Meu chefe emendou: “Faz parte!!! Flávio Dino gostou; você não”???!!! E o integrante da base: “Se Flávio Dino gostou, quem sou eu para desgostar”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Falar em eleição da Famem, meu amigo, o que tem de prefeito feito ‘barata tonta’, de um lado para o outro, nessa ‘guerra intestina’ travada entre Brandão e Weverton não está em nenhum gibi!!! Prefeitos anunciados como ‘fechados’ com um dos dois candidatos a presidente da entidade de repente ‘viram a casaca’ e passam a apoiar o outro, sem qualquer escrúpulo!!! Aliás, escrúpulo é o que menos se vê nessas eleições da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão…, e dos dois lados!!! Dr. Pêta não se recorda de disputa na Famem com tamanho grau de acirramento como essa que envolve os prefeitos Erlanio Xavier, de Igarapé Grande, e Fábio Gentil, de Caxias!!! Imagina o que ainda vai ‘rolar’ até a eleição, dia 14 agora!!! A ‘blogosfera’ tá ‘fazendo a festa’!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Ainda sobre as eleições na Federação dos Municípios, o JP fez uma abordagem interessante essa semana!!! Com o título “Em desvantagem no ‘marcador’, Weverton tenta empatar o jogo contra Brandão”, o jornal do meu chefe publicou: “Em desvantagem contra o vice-governador Carlos Brandão, que levou a melhor no primeiro turno das eleições em São Luís com Duarte Júnior, o senador Weverton Rocha tenta “empatar o jogo” nas eleições para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Rocha vai apoiar o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, ex-presidente da entidade, e Brandão estará com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que lançou sua candidatura nessa segunda-feira, 4, durante entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante.

No primeiro turno das eleições para prefeito de São Luís, Weverton apoiou o deputado estadual Neto Evangelista. Brandão abraçou a candidatura de Duarte Júnior, que levou a melhor e foi para o segundo turno com Eduardo Braide, que venceu o pleito e se tornou prefeito da capital maranhense. Derrotado, Neto declarou apoio a Braide, tirando a possibilidade de Duarte se eleger. Na disputa ‘cara a cara’ do primeiro turno, vitória de Brandão sobre Weverton. A grande expectativa, agora, é em relação ao pleito da Famem”!!!

*** E “Seu Lunga de saias”, hein, gente!!! Pois é…, ainda inconformada com a derrota, reuniu-se, essa semana, com um certo parlamentar federal, que, educadamente, tentou fazê-la entender que a ‘dita-cuja’ perdeu a eleição para ela mesma!!! Principalmente pelo jeito ‘cavalheresco’ de tratar as pessoas!!! Meu amigo, pense numa descontrolada!!! A mulher quase aplica uns ‘catiripapos’ no parlamentar!!! Eita, que essa muriçoca chipada do Dr. Pêta sabe de coisa!!!

*** Viram aí a história do erro técnico num trecho do novo prolongamento da Avenida Litorânea, que teve a liberação do tráfego comemorada, nos últimos dias, pelo governo do estado???!!! Pois é…, num trecho do sentido Olho D´Água-São Marcos, a pista ‘sofreu’ um estreitamento prejudicial ao fluxo normal dos veículos devido a dois imóveis que não foram desapropriados!!! Bom, trata-se de uma das obras mais importantes do governo no quesito mobilidade urbana, com previsão de conclusão total em 30 dias!!! Na verdade, o que aconteceu foi uma negligência para o afastamento de um poste antes da pavimentação, o que pode ser corrigido, bastando, para isso, que a Equatorial recue o poste da beira da pista!!! Técnicos consultados por Dr. Pêta disseram que com essa providência, nesse trecho em especial, não haverá necessidade de indenização para retirada dos imóveis!!! No total, foram retirados 42 imóveis de toda a área, sem qualquer litígio judicial!!! Sendo assim, mãos às obras para ajeitar o trecho, porque, do jeito que está, o perigo de acidentes ali é grande; fora o desconforto para os usuários da avenida!!!

*** Rapaz, quase ‘rola’ ‘catiripapo’ na ‘Barraca da Rosa’, ali na ‘Tríplice-Fronteira’!!! Mas também… quem manda “Cacique Timbiras Jr” ‘assanhar os tambores’ pra cima de “Quebra-Velho”, gritando que tinha comprado uma sucata pensando que era um carro!!! Pense num ‘balacobaco’!!! A propósito, ‘nego’ já tá chamando ‘Cacique Jr’ de ‘mão de graxa’…, de tanto o ‘cabra’ andar por oficina, hahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

Espiral de violência

Mesmo com a Lei do Feminicídio – que entrou em vigência em 2015 – as estatísticas não apontam resultados concretos que indiquem a redução na espiral de violência de gênero no Brasil, que não está conseguindo reverter as engrenagens sociais que se movem em permanente precarização da vida das mulheres.
Assédio, pornografia da vingança, misoginia desenfreada, agressão doméstica, estupro, violências verbais e outros crimes continuam fazendo parte do espectro da faceta vergonhosa do gênero masculino, que insiste em impor sua falsa supremacia sobre a mulher.
A lentidão evolutiva decorrente da falta de percepção dos gestores públicos brasileiros vem impedindo a implementação de políticas públicas capazes de garantir uma redução no vergonhoso e elevado índice de casos de violência contra a mulher, dando eco àquilo que a legislação quis produzir. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o vereador eleito, com cargo importante na recém escolhida mesa diretora da Câmara de São Luís, que vive dando festa em bufê, mas não ‘coça’ o bolso para pagar seus débitos???!!! Presidente Osmar, bote quente, pois esse vereador não se Emenda!!!

*** Qual foi o candidato a presidente da Famem que, ao sair de um escritório de partido político, essa semana, e ser indagado por um prefeito sobre as eleições respondeu que a disputa “está muito dura”???!!!

*** Quais os integrantes de três secretarias e um órgão que formaram um verdadeiro ‘bloco independente’ no governo, causando ciumeiras na administração estadual???!!!

*** Qual é a repórter que tá dando tanta “surra” no ‘carinha-metade’, que o “caboclo” anda “correndo” da cama pra farrear com os amigos???!!! Pense numa “quero mais” toda hora!!!

*** Com uma bancada feminina de 10 deputadas no Poder Rangedor e uma senadora em Brasília será que técnicas de enfermagem, médicas, enfermeiras e nutricionistas da rede pública, que enfrentam diariamente a pandemia, vão ter algum reajuste salarial ou plano de carreira!!! É o mínimo!!!

*** Quando será que as partes pretendem sentar para revisar um TAC Semus com o MPE???!!! Os ‘barnabés’ esperam ansiosos pelo cumprimento de todas as 14 cláusulas!!!

**********

LEGENDA
Capa do Jornal Pequeno, edição desta quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS
2011 – Há 10 anos, a morte de Josilda
Bogéa em um hospital de São Paulo

Josilda Bogéa Anchieta, diretora administrativa e financeira do Jornal Pequeno, faleceu na manhã desta segunda-feira – 10 de janeiro de 2011 -, em São Paulo, no Hospital AC Camargo, onde estava internada, depois de travar uma dura luta contra o câncer.
Única mulher dentre os seis filhos de dona Hilda e do saudoso José Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno, Josilda tinha 51 anos de idade. Ela estava internada no AC Camargo, em São Paulo, desde o final de 2010, onde fizera transplante de medula óssea.
Em meados da semana passada, o estado de saúde dela se agravou, seguido de uma complicação que lhe afetara o fígado e os rins. Na manhã desta segunda-feira (10), ela faleceu.
Natural de São Luís, onde nascera no dia 13 de julho de 1959, Josilda era esposa de Sebastião Cardoso Anchieta Filho, com quem tivera dois filhos: André e Raiana.
Mulher inteligente, culta, leitora dos grandes clássicos da literatura universal, Josilda fundou o Suplemento Cultural & Literário JP Guesa Errante, do qual era coordenadora, e que editava na companhia do professor Alberico Carneiro.
O Guesa Errante foi concebido por Josilda para promover a cultura maranhense e incentivar os jovens talentos, especialmente na área da poesia, da literatura e das artes em geral.
A hora do adeus –
Desde a madrugada desta terça-feira (11), quando o corpo de Josilda chegou ao Aeroporto Hugo da Cunha Machado (Aeroporto do Tirirical), quatro irmãos da diretora do JP – Lourival, Ribinha, Guto e Luís Antônio – ficaram o tempo todo junto da mãe, Dona Hilda Bogéa:
“Josilda era pessoa formidável, que eu amo pra sempre e que vai ficar no meu coração pra sempre”, disse emocionado o diretor de Redação do JP, Lourival Bogéa.
Diversas personalidades, entre jornalistas, parlamentares, artistas e intelectuais, foram prestar condolências. “Foi uma verdadeira mecenas das artes no Maranhão. Josilda merece de todos nós o maior apreço e carinho”, disse o ex-deputado Haroldo Sabóia, que compareceu ao velório acompanhado de integrantes do Instituto Maria Aragão, uma entidade da qual Josilda também fazia parte.
O senador Remi Ribeiro (PMDB), recém-empossado no Congresso Nacional, disse que ficou consternado com a morte de Josilda: “Ela foi uma mulher que sempre apoiou a arte, a cultura. Eu acho que sua memória deverá ser preservada como um tributo às mais caras tradições culturais do Maranhão”, falou.
Os amigos lembraram Josilda Bogéa Anchieta como uma mulher que sempre deu valor às artes e à cultura. Uma maranhense de coração, uma alma maranhense, mas, sobretudo, como uma mulher muito carinhosa que sempre soube cultivar grandes amizades.
O prefeito de São Luís, João Castelo, os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Tavares (PSB), e da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, enviaram coroas de flores em nome de seus governos e instituições.
Os poetas Nauro Machado, Alberico Carneiro e Luís Augusto Cassas lembraram o amor que uniu Josilda à luta pela preservação da cultura maranhense: “Josilda foi e é uma demonstração de amor assim, incrível. É um amor maduro, sempre uma mensagem de esperança, para todos, que, quando achamos que a vida está terminando, tudo recomeça”, disse Luís Augusto Cassas.
O corpo de Josilda Bogéa Anchieta foi sepultado na manhã desta quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, no Cemitério do Gavião.

********************

Trinta e duas mentiras verdadeiras:
1. ADVOGADO: – Esse processo é causa ganha.
2. AMBULANTE: – Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
3. ANFITRIÃO: – Já vai? Ainda é cedo!
4. ANIVERSARIANTE: – Presente? Sua presença é mais importante.
5. BÊBADO: – Sei perfeitamente o que estou dizendo.
6. CASAL SEM FILHOS: – Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
7. CORRETOR DE IMÓVEIS: – Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.
8. DELEGADO: – Tomaremos providências.
9. DENTISTA: – Não vai doer nada.
10. DESILUDIDA: – Não quero mais saber de homem.
11. DEVEDOR: – Amanhã, sem falta!
12. ENCANADOR: – É muita pressão que vem da rua.
13. FILHA DE 17 ANOS: – Dormi na casa de uma colega.
14. FILHO DE 18 ANOS: – Antes das 11 estarei de volta.
15. GERENTE DE BANCO: – Temos as taxas mais baixas do mercado.
16. INIMIGO DO MORTO: – Era um bom sujeito.
17. JOGADOR DE FUTEBOL: – Vamos reverter a situação no próximo jogo.
18. LADRÃO: – Isso aqui foi um homem que me deu.
19. MECÂNICO: – É o carburador.
20. MUAMBEIRO: – Tem garantia de fábrica.
21. NAMORADA: – Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei.
22. NAMORADO: – Você foi a única mulher que eu realmente amei.
23. NOIVO: – Casaremos o mais breve possível!
24. ORADOR: – Apenas duas palavras…
25. POBRE: – Se eu fosse milionário ajudava todo mundo.
26. RECÉM-CASADO: – Até que a morte nos separe.
27. VENDEDOR DE SAPATOS: – Depois alarga no pé.
28. SOGRA: – Em briga de marido e mulher não me meto.
29. VAGABUNDO: – Há 3 anos que procuro trabalho, mas não encontro.
30. TAXISTA: É bem pertinho!
31. GARÇOM: A demora da comida é porque é tudo feito na hora!
32. AMIGAS NO FACEBOOK: Linda!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias