Fechar
Buscar no Site

O desenho de um segundo turno e as “mentes ‘viajantes” que imperam na sucessão de Edivaldo

LEGENDA – Capa do Jornal Pequeno, edição 31 de outubro de 2016

O desenho de um segundo turno e as “mentes ‘viajantes” que imperam na sucessão de Edivaldo é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 14, que traz, ainda: o momento animador que vive o Maranhão, a ‘vassourada’ no Ferj do judiciário, o “1% vagabundo” de Wesley Safadão ‘encaixado’ num apoio forte a uma pré-candidatura e os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Qual é o magistrado que continua se movimentando, agora nos bastidores, para evitar que a construtora Monte Líbano tenha êxito num rumoroso processo que se arrasta há quatro anos no TJMA”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** As candidaturas estarão todas oficializadas na próxima quarta-feira, e é difícil não imaginar um segundo turno, hoje, que não seja entre Eduardo Braide e Duarte Jr, ou Neto Evangelista, para a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em São Luís!!! Fortalecido com o apoio, principalmente logístico, de Detinha, que abriu mão de disputar a prefeitura da capital, e do seu marido Josimar de Maranhãozinho, Duarte Jr ganhou uma musculatura que o credencia a chegar em segundo lugar e enfrentar Braide na escolha do futuro prefeito da capital maranhense!!! Se já estava na vice-liderança de todas as pesquisas apenas com a performance das redes sociais, agora, com a estrutura que passa a contar, Duarte pode consolidar sua presença no segundo turno!!! Neto Evangelista tem a seu favor a incrível e sempre exitosa militância do PDT, especialista em vencer eleições em São Luís!!! Além dos apoios determinados do presidente estadual do partido, senador Weverton Rocha; do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e também do presidente licenciado da Famem, Erlanio Xavier, um dos postulantes à reeleição em Igarapé Grande com maior potencial de votos entre todos os candidatos a prefeito do Maranhão!!!

*** O fato decisivo será o resultado da avaliação das “perdas e danos” relacionadas às duas polêmicas adesões de Duarte, com Josimar de Maranhãozinho, e Neto Evangelista, com Roseana Sarney!!! Dr. Pêta deu sua opinião, domingo passado, aqui no Colunaço!!! Acredito que Neto Evangelista perde mais que Duarte!!! O Maranhão inteiro sabe o que os Sarney fizeram e não fizeram pelo Estado!!! A família Sarney jamais ganhou uma eleição na capital, que, não duvidem, continua com o mesmo sentimento de rebeldia que lhe deu o cognome de ‘Ilha Rebelde’!!! A meu ver, Neto terá mais custo (perda) que benefício com essa escolha!!! Já Duarte, no geral, tem pouco a perder!!! Josimar e a esposa Detinha são apenas deputados, estão longe da visibilidade de uma Roseana Sarney, deputada federal, duas vezes governadora do Maranhão, outras vezes senadora, e filha de José Sarney, que ao longo de cinco décadas mandou nesse estado, sem colocá-lo no verdadeiro lugar que merece, mesmo tendo sido presidente do Brasil por cinco anos!!! A comparação entre um apoio de Roseana Sarney e um apoio de Josimar de Maranhãozinho, em nível de negatividade, dispensa maiores comentários!!!

*** Já Rubens Jr, estagnado nas pesquisas eleitorais, acredita que a partir de agora, definida a aliança com o PT, as coisas comecem a mudar!!! E conta o comunista ao menos com uma gravação do ex-presidente Lula a seu favor, o que, conforme estimativas ‘pcdebistas’, levaria Rubens ao expressivo número de 20% das intenções de voto!!! Dr. Pêta não quer desanimar o deputado do PCdoB, mas tais números estão muito distantes da realidade!!! O mesmo acontece com os ‘comandantes’ da ainda pré-campanha do ex-juiz federal Carlos Madeira, principalmente o secretário Jefferson Portela, da Segurança Pública, que acredita com todas as suas forças que o pré-candidato do Solidariedade, do secretário Simplício Araújo (Seinc) estará no segundo turno!!! Especialista em Segurança, Jefferson parece desconhecer a especialidade Eleições!!! E Bira do Pindaré pode vir como vier, mas perdeu o ‘taime’!!! Deve cumprir uma missão no pleito!!!

*** Por enquanto, deixemos o segundo turno de lado!!! Mas é bom já ir pensando no que representará a aliança de Eduardo Braide com Roberto Rocha, quinto colocado nas eleições passadas para o Governo do Estado!!! Ainda mais num cenário de acusações de traição por parte de um ex-potencial pré-candidato, como Wellington do Curso, com apoio já praticamente fechado com um dos pré-candidatos com força eleitoral para ser o sucessor de Edivaldo!!!

*** O momento do Maranhão é animador!!! O oportuno e importante artigo do presidente da Fiema, Edilson Baldez, que o JP publica neste domingo, mostra o total engajamento da entidade empresarial na defesa do Terminal Portuário de Alcântara, da ampliação do aeroporto da Base de Lançamento, da Ferrovia Balsas-Estreito…, do porto do Itaqui, na importância do CLA no desenvolvimento do estado, e dos seus desdobramentos industriais!!! É um apoio demonstrado pelo engajamento nessa luta da Bancada do Maranhão na Câmara Federal e do apoio decidido do governo de estado, por meio do vice-governador Carlos Brandão!!! Tudo isso nos mostra os novos ventos que sopram para as ‘bandas de cá’…, que começamos a viver uma nova era no nosso estado, despertado de uma vez por todas na defesa de seus reais interesses!!! Parte importante foi a criação pela Fiema do grupo de trabalho “Pensar o Maranhão”, instituído ano passado, e que reúne sociedade, academia, CLA, governo!!! Com ele, foi criado um foro de debates que muito contribui para esse novo momento que vivemos!!! E o Jornal Pequeno, defensor intransigente desse estado, sempre estará ao lado daqueles que lutam pelo nosso desenvolvimento!!!

 *** Falar em eleição, lembram o hit “Aquele 1%”, de Marcos & Belutti, sucesso de Wesley Safadão???!!! “Tô namorando todo mundo / 99% anjo, perfeito / Mas aquele 1% é vagabundo / Mas aquele 1% é vagabundo / Safado e elas gostam…”!!! Pois é…, com o intenso ‘zumzumzum’, deste fim de semana, de que Wellington do Curso, ‘patrocinador-mor’ de Safadão, apoiaria Duarte Jr, a ‘galera da mídia’ foi ‘pra cima’ da assessoria do agora candidato a prefeito de São Luís para confirmar a informação!!! Alguns mais afoitos, loucos para “dar o furoró”, mesmo com o ‘martelo não batido’, já trataram de anunciar como fechado o apoio de Wellington ao Republicanos!!! Os mais prudentes preferiram esperar a informação 100%!!! E foi aí que veio a ‘tirada’: “Esse apoio tá igual à música do Safadão!!! Tá 99% fechado, mas “aquele “1% é vagabundôô”, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

**********

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

2016 – Edivaldo derrota Eduardo Braide

em acirrada disputa no segundo turno

Nas eleições de 2 de outubro de 2016, nove candidatos disputaram a Prefeitura de São Luís: o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Valdeny Barros (PSOL), Zeluis Lago (PPL) e Cláudia Durans (PSTU).

Na votação do primeiro turno, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior conquistou 239.737 votos (45,66%) e o deputado estadual Eduardo Braide obteve 112.041 votos (21,34%). Wellington do Curso ficou em terceiro lugar com 103.951 votos (19,8%), seguido de Eliziane Gama (32.500 votos – 6,19%), Fábio Câmara (19.045 votos – 3,63%) e Rose Sales (10.346 votos – 1,97%).

Obtiveram menos de 1% dos votos: Cláudia Durans (4.299 votos – 0,82%), Valdeny Barros (2.590 votos – 0,49%) e Zeluis Lago (482 votos – 0,09%).

No segundo turno, realizado no dia 30 de outubro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com 100% das urnas apuradas, foi reeleito com 285.242 votos (53,94%), derrotando o deputado estadual Eduardo Braide, que obteve 243.591 votos (46,06%).

O prefeito Edivaldo, candidato da coligação “Pra Seguir em Frente”, liderou todas as pesquisas de intenção de votos realizadas na reta final do segundo turno destas eleições.

Com a vitória garantida nas urnas, ele reuniu-se à noite com militantes e correligionários na Avenida Pedro II, em frente ao Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. O convite foi feito através da conta oficial do prefeito no Twitter.

O governador Flávio Dino ressaltou a importância das eleições e de se reeleger o prefeito Edivaldo. “Momento de consolidação da democracia, onde o eleitor pôde exercer com segurança e tranquilidade o seu voto. E agora Edivaldo se reelege para seguirmos nesta parceria que está dando certo”, ressaltou Flávio Dino.

********** 

*** Rapaz, será que o corregedor geral de justiça ouviu conselho de alguém para dar uma verdadeira ‘vassourada’ no Ferj???!!! Meu amigo, não ‘sobrou’ nem auxiliar de serviços gerais que servia cafezinho!!! A ‘chefe maior’, cunhada de integrante da ‘casa’, foi ‘destronada’ depois de anos e anos à frente do Fundo!!! Pior é que ‘ondas eletrônicas’ captadas pelas “antenas híper sensíveis” da ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta dão conta de que uma sindicância no fundo do judiciário estaria ‘no forno’!!! “Bomba à vista”, diria a ‘negada’ que gosta de comer peixe frito com o mar incendiado, hahahahahahahahaha!!!

*** E as redes sociais???!!! Como sempre, continuam impagáveis!!! Olha a última: “HOJE O BRASIL PAROU DE TOMAR NO TOFFOLI E PASSA A TOMAR NO FUX”!!!, Hahahahahahahahahaha!!!

*** Em lúcido comentário, a coluna eletrônica ‘Repórter Tempo’, editada pelo jornalista Ribamar Corrêa, mostra “seis casos de sucesso, sobrevivência e fracasso de prefeitos com direito de pleitear reeleição”!!! Diz Corrêa: “As eleições deste ano mostrarão com nitidez sucesso e fracasso de administrações cujos comandantes estão em busca da reeleição. Seis casos relacionados com grandes municípios são exemplo do que estão sendo gestões bem-sucedidas, administrações colocadas em xeque e projeto político-administrativo que finda como fracasso retumbante. O dado mais curioso é que tais situações mostram que os bons e os maus resultados administrativos e, por desdobramento, os sucessos e os fracassos dos gestores independem de partido, como também de grupo político”!!! Um dos exemplos citados é do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), de Caxias!!! “Caxias é um exemplo de uma gestão de bons resultados. Comandada por Fábio Gentil, um político ainda jovem e com um histórico de vários mandatos de vereador, a cidade, que é a quarta maior do Maranhão, mas com um peso político diferenciado, ganhou forte impulso nos últimos 36 meses. É hoje uma cidade limpa, bem organizada, com áreas de lazer atraentes, uma rede escolar que funciona e uma estrutura de saúde adequada. A Prefeitura de Caxias vem cumprindo corretamente seus compromissos, por exemplo, pagando rigorosamente seus servidores em dia. (Até antes do dia, ressalta Dr. Pêta). E, pelo menos até aqui, não se tem notícia de atos de corrupção ou desvios administrativos. Sofreu a perda do pai e mentor, o deputado José Gentil (Republicanos), mas não perdeu o eixo. O resultado: todas as pesquisas feitas até aqui indicam que o prefeito Fábio Gentil caminha seguro para a reeleição”, publicou o ‘Repórter Tempo’!!!

 *** E a ‘generala’, funcionária de entidade ligada a pequenas empresas, sobrinha de ex-deputado cassado, que tem a mania de repreender os empresários nos grupos que administra, hein!!! Pois é…, mas desta vez foi longe demais, tomando partido do prefeito da cidade porque um certo empresário, diante da falta do poder público com a organização do município, e, principalmente, no cumprimento dos protocolos sanitários, falou que iria pagar um paredão de som para arrochar próximo à residência do ‘dito-cujo’!!! De prontidão, a “generala” começou a ‘descatitar’ o rapaz, na tora, a lá palmatória!!! ‘Rapá’…, hoje caberia até uma ação por danos morais!!! Humilhados, filho e pai saíram do grupo!!! Pior mesmo foi quando ela fez comparações destrutivas entre os empresários de Tutoia e Barreirinhas!!! “Jesus/Maria/José”…!!!.

*** A boemia ludovicense perdeu mais um grande amigo companheiro!!! Morreu Chico Paraíba (foto)…, dos tempos áureos do Canto A (Canto B), tempos de Zé Anierce, Sá Vale, Gereba, Lanlan, Mário Bazuca, Bacará, Dourado Promotor, Billy Surfista…!!! Tempos onde ‘prosti’ não ‘botava banca’ e tinha era o prazer em sentar às mesas e fazer ‘amizades’ com os boêmios!!! Professor da rede pública estadual, escrevia muito bem poesias em plena mesa do botequim!!! Orgulhava-se de ter criado uma nova língua nacional (“O Brasileiro”), tendo, inclusive, repassado para Cláudio Pinto Reis (também já falecido) um calhamaço de manuscritos onde sistematizava toda a sua inusitada criação!!! Sério!!! Cláudio, outro “doido” como ele e inteligentíssimo, amigo de Zequinha Sarney, Roseana, Manoel Ribeiro…, dizia que iria publicar o trabalho com a ajuda da família Sarney e levar ainda para a ABL (Academia Brasileira de Letras)!!! E que iria ganhar muito dinheiro com aquilo!!! Em algum lugar estão esses manuscritos!!! Que Deus o tenha, Chico Paraíba!!!

 *** E pra fechar… 

Segregação das mulheres na política

A representatividade das mulheres na política continua sendo balizada por expressivo quadro de iniquidade. Mesmo com o aparato normativo da Constituição Federal, que extinguiu inúmeros dispositivos que diminuíam ou subjugavam a figura feminina, as mulheres continuam enfrentando mecanismos de neutralização com as práticas partidárias excludentes que permanecem afugentando-as da composição formal do poder político.

O machismo permanece enraizado na política brasileira. O termo ‘déficit democrático de gênero’ não está na agenda política do país. Historicamente, o Brasil sempre marginalizou as mulheres, impondo uma clara obstrução política para não levar o sistema representativo ao universo feminino.

A representação política sempre foi um ‘affair’ masculino, promovendo um ‘apartheid’ das mulheres, isolando-as dos debates partidários e colocando-as num quadrado delimitado, embora elas tenham capacidade de contribuir na construção de um projeto emancipatório para a sociedade. (Antônio Carlos Lua – Jornalista) 

********************

Sutilezas

O mundo frenético em que vivemos atualmente nos tirou a percepção de reparar as sutilezas do cotidiano. Tudo é pra ontem! O trabalho, a declaração de amor, a formatura, a dieta… Vivenciamos muito mais a expectativas do que vai acontecer do que o próprio acontecimento.

E assim não percebemos que sutilmente estamos sendo amados, cuidados, amparados, e todas essas coisas acontecem na sutileza de um: Bom dia! Como vai você? Está precisando de algo? Nossa, quantas saudades! Muito obrigada! Posso ajudar? Uau, como você está bem! Parabéns, você foi incrível! Estou aqui se precisar…”

Banalizamos essas pequenas frases e gestos quase imperceptíveis como um sorriso, um olhar amoroso, um abraço demorado, um beijo caloroso… Imersos nas urgências do dia a dia, não damos a esses mimos sutis a devida importância; estamos vivendo às cegas.

Que tal então pararmos um pouco, abrirmos olhos, mente e coração não apenas para perceber, mas, principalmente, para aproveitarmos essas sutilezas. Daí veremos o quanto gratos deveríamos ser, pois essas simples frases, esses singelos gestos podem ser definidos como verdadeiros afagos na alma.

Por onde anda nossa sensibilidade? Quando foi que o importante para todos é ter milhões de seguidores e infinitos likes de gente que nem nos conhecem nas redes sociais?

Sensibilize-se! Fiquemos à flor da pele para estarmos receptivos às sutilezas, que aparentam nada a dizer mas sentem tão profundamente que por isso mesmo estão camufladas em gestos e palavras. Bem, nesse contexto lembro-me do apóstolo Paulo nos chamando a atenção para termos olhos de ver e ouvidos de ouvir. Vejamos, ouçamos, desfrutemos dessas gotas de carícias que são prelúdio de uma forte chuva de querer bem, de amar a quem se tem, de fazer um ciclo de sutilezas onde alimentamos o amor com reciprocidade, com cuidado para que esse ciclo não se quebre por tolas vaidades.

As sutilezas estão em toda parte. Sinta-as, receba, agradeça e devolva. Isso faz nosso dia, nossa vida melhor. (Cris Neris – Escritora)

 

MISTÉRIO –

*** Qual é o magistrado que continua se movimentando, agora nos bastidores, para evitar que a construtora Monte Líbano tenha êxito numa rumorosa ação que se arrasta há quatro anos no Tribunal de Justiça do Maranhão???!!!

*** Onde será que foram enterrados (ou queimados) os milhares de folders que um deputado pré-candidato a prefeito de São Luís ‘idealizou’ anunciando “Duarte Pai” como pré-candidato a vereador em Paço do Lumiar???!!! Com o “maquiavelismo diabólico” desbaratado, em algum lugar esse material foi parar…, nem que tenha sido no Monte Sinai, hahahahahahahahahahahaha!!! 

*** Quem foi a cunhada de magistrado que acabou defenestrada de alto cargo no Palácio Clovis Bevilacque, depois de anos e anos de “comando-geral”???!!!

*** Um ex-juiz defenestrado como auxiliar da corregedoria, anos atrás, sem maiores explicações, teria alguma coisa a ver com a ‘vassourada’ no Ferj???!!! Mistéééééééério!!!

*** Qual o assessor de comunicação de campanha comunista que vetou a participação do assessorado em um programa radio-televisivo de emissora “debaixo da ponte” por considerar um dos apresentadores “extremamente tendencioso”???!!! ‘Marrapá’!!!

*** Quem são os afobados que basta ouvir cantar o galo uma aliança, por exemplo, com 90% de possibilidade de fechamento, já estão postando como ‘martelo batido’???!!!

*** Qual foi o blogueiro que deu uma ‘barrigada miserenta’, esta semana, ao anunciar o ex-diretor do Detran-MA André Campos como vice de Neto Evangelista???!!! Pense numa fonte “desfidedigna”!!!

*** Quem é o jornalista que, ‘desencabeçado’ pela filha (hahahahahahaha), já virou assíduo frequentador do “Reggae do Jorjão”, no Vinhais, com direito a parceira de ‘pedra’, áudios picantes e tudo mais???!!!

*** Quais profissionais da saúde devem sofrer um novo revés por conta da saída de uma terceirizada responsável pela contratação dos requisitados e o ingresso de outra Oscip, o que vai resultar na escolha por um dos vínculos, para quem tem dois???!!! ‘Prestatenção no serviço’!!!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias