Fechar
Buscar no Site

O avanço de Weverton, a chacoalhada necessária de Brandão, a ação orquestrada da intriga e a resposta da Servi-Porto

Foto: Reprodução

O avanço de Weverton, a chacoalhada necessária de Brandão, a ação orquestrada da intriga e a resposta da Servi-Porto são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 29. Mas Dr. Pêta traz, ainda, alguns ‘babados’ e os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Quem será a ‘sumidade’ que está com uma ideia amalucada de induzir o governador a mexer na Empresa Maranhense de Administração Portuária, a vigorosa Emap, graças ao trabalho arrojado e competente do seu presidente Ted Lago???!!! Isso não seria tiro no pé, mas na cabeça de Carlos Brandão!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** O anunciado apoio de Josimar Maranhãozinho ao senador Weverton Rocha na corrida pelo governo do estado movimentou o meio político essa semana, gerando as mais diversas ‘teorias’…, desde as avaliações favoráveis à pré-candidatura do pedetista, agora com a força – questionada – do chamado ‘Moral da Br’, como os entendimentos de que com o apoio de um deputado federal envolvido com investigações da Polícia Federal e com a sombra de um processo de cassação, Weverton pouco ganharia; ao contrário!!! Brandonistas, por exemplo, dizem que isso não é nenhum problema para o governador, se Carlos Brandão quiser que não seja problema!!! Para estes, “a questão central está ao alcance de nossas mãos: ação de governo e sentido de continuidade. Não pode é um sentido de ‘continuidade’ que todos os dias demite gente, gerando instabilidade e confusões desnecessárias. Tem muita gente aí da ‘classe política’ fagocitando o Brandão, que, inclusive, tem sido alertado sobre isso”, observou um apoiador do chefe do executivo!!!

*** “Meu pai sempre me dizia: um boi roceiro sempre procura outro”, afirmou um outro brandonista, complementando: “Brandão perdeu o que ele nunca teve. Josimar é do PL, partido do Bolsonaro, que não iria aceitar esse apoio ao governador candidato à reeleição. Weverton recebe o apoio do partido do Bolsonaro. Esquece de vez a sua história e faz tudo pelo poder. Essa aliança envolve até mesmo a absolvição de Josimar no conselho de Ética da Câmara, após ele ser pego pela Polícia Federal com maços de dinheiro. E Josimar perderá o apoio de muitos aliados…, muitos”!!! Um outro apoiador de Brandão ‘desceu’ aos detalhes: “E o constrangimento agora dos lulistas Honorato e Márcio jardim? E o que Jefferson (ex-secretário da Segurança Jefferson Portela) acha disso tudo agora, ele que vivia dizendo que Josimar é bandido???!!! Outra coisa: Josimar tem voto pra federal. Pra governador não. Isso prova que eleição majoritária é diferente de especial proporcional. Para governador, ele não tinha voto pra ele, imagina pra transferir para os outros”!!!

*** A grande pergunta, hoje, é o que Josimar Maranhãozinho pode acrescentar à campanha de Weverton Rocha!!! Ele é ‘vendido’ como um parlamentar que possui uns 50 prefeitos em sua base, o que, convenhamos, é um número expressivo!!! Mas será que Josimar, um pré-candidato a governador até dez dias atrás, com alguns desses gestores dispostos a votar nele, consegue convencer todos esses prefeitos a apoiarem Weverton???!!! Bom não esquecer que com todo esse ‘poderio’ Maranhãozinho não conseguiu chegar a 4% de intenção de votos em todas as pesquisas já realizadas até aqui no estado!!! A pergunta é: se, para governador, Josimar não conseguia pontuar bem nas pesquisas, estaria essa base dele disposta a votar num candidato indicado por ele? Isso sem falar que, com a nova ‘aquisição’, Weverton leva, também, 30% de rejeição que Josimar possui nas sondagens!!! Essa é avaliação dos adversários!!!

*** Por outro lado, alheios a todas essas especulações, aliados do senador Weverton Rocha – ele inclusive – ‘fizeram a festa’ desde o momento que Josimar declarou apoio ao pedetista, na noite de segunda-feira, 23!!! “Parabéns ao deputado Josimar e a todo o grupo do PL pela decisão de apoiar a pré-candidatura de Weverton Rocha a governador. São dezenas de prefeitos e centenas de lideranças que chegam para somar e fortalecer ainda mais esse projeto por um Maranhão mais feliz”, postou em suas redes sociais o deputado federal Juscelino Filho, do União Brasil!!! E nesse tom foram outras manifestações políticas em favor de Weverton após a declaração de apoio de Josimar!!!

*** A verdade é que o senador Weverton Rocha soube aproveitar bem a ausência do governador Carlos Brandão, que há uma semana está fora do Maranhão devido à viagem que fez a São Paulo para cirurgia de retirada de um cisto renal!!! E avançou bem essa semana…, não só com a declaração de Maranhãozinho como com a possibilidade de ter, também, o apoio do prefeito Eduardo Braide, que ‘saiu da toca’ e disse, com todas as letras, que está com o senador Roberto Rocha nas eleições de outubro!!! Não se manifestou sobre o pleito para governador – disse que seu grupo político decidirá –, mas deixou no ar, com a declaração a favor de Roberto Rocha, a sensação de que optará pelo pré-candidato pedetista!!! Weverton Rocha foi decisivo na eleição de Braide para prefeito de São Luís, ao dissidir do grupo de Flávio Dino para apoiá-lo no segundo turno contra Duarte Júnior, que tinha o apoio do então governador Dino e do então vice Brandão!!! Foram avanços significativos na semana e que deram um novo fôlego a Weverton!!!

*** O governador Brandão segue favorito na corrida pelo Palácio dos Leões, onde ele já está ‘hospedado’, mas ainda sem saber usar direito o incontestável poder de fogo dos dois ‘leõezinhos’!!! Precisa parar de cometer erros e ouvir, principalmente, quem ganhou eleições importantes e difíceis no Maranhão, como os ex-governadores José Reinaldo Tavares e Flávio Dino, além de figuras expoentes acostumadas a vencer eleição com milhares e milhares de votos sobrando, como o ex-prefeito de São José de Ribamar Luís Fernando Silva!!! Precisa urgentemente criar o seu “Gabinete da Vitória”, com peças de alto nível que possam sentar, dar um “para pra organizar” e chacoalhar o que precisa ser chacoalhado!!! Revigorado após a cirurgia, Carlos Brandão precisa aproveitar esse ‘mote’ e voltar de São Paulo com outra postura, com outra determinação, e tomar providências cruciais, como, por exemplo, definir – e definir bem, com competência – o nome do coordenador da sua campanha, que até agora ninguém tem conhecimento nem ‘por fumaça’!!! Já se foram praticamente dois meses desde que assumiu o comando do estado, e até agora a sensação é de que não conseguiu avançar no principal: a relação com o povo!!! E, como já foi dito aqui várias vezes, é justamente nessa relação que ele não pode errar…, principalmente agora, que seus principais adversários – Weverton Rocha e até Lahesio Bonfim (este com avanços consideráveis também) – dão mostras de que começam a entrar “no coração do povo”!!! “O que eu estou fazendo para entrar no coração do povo”???!!! É essa a pergunta que Carlos Brandão tem que se fazer, se quiser se reeleger governador do Maranhão!!!

*** Uma grande armação está sendo engendrada na imprensa nacional, mais precisamente numa revista de grande circulação, contra um pré-candidato a governador do Maranhão que vem assustando muita gente!!! Pela lógica, a autoria intelectual do ‘crime’ não tem como ter origem na Praça Pedro II!!! Fonte fidedigna garante que o material é explosivo!!! Resta saber se procede ou vamos estar diante de mais uma ‘farsa Reis Pacheco’ no estado, sem ‘mortes’…!!!

*** A propósito, muito se tem falado, aqui, no ‘Colunaço’, sobre ‘ações ocultas’ para tentar intrigar Brandão com Flávio Dino!!! Essas ações foram identificadas nos entornos do atual e do ex-governador!!! Alertados, os dois conversaram bem e apararam arestas importantes que andavam preocupando pessoas que desejam o melhor para o Maranhão!!! Com o estancamento dessa ‘sangria, o que se vê, agora, é uma “ação coordenada” da blogosfera adversária no mesmo sentido!!! Essa ação foi visivelmente percebida essa semana, com várias postagens na mesma direção…, numa “orquestração-blogo-adversária” que saltou aos olhos!!! Olha só as postagens: “Flávio Dino não desencarna do governo e transforma Brandão cada vez mais em poste”; “Plano de poder de Brandão não envolve comunistas”; “Luís Fernando foi pivot da 1ª crise entre Brandão e Flávio Dino”; “Márcio Jerry reclama por Secid ter sido esvaziada e ouve ‘não’ de Luís Fernando”; “Mesmo fora do governo, Flávio Dino age como governador de fato”…, e por aí foi!!! A velha, maquiavélica e manjada estratégia poderia até ter algum efeito não estivessem atentos a isso não só os dois principais protagonistas do processo como o jornalismo que quer o Maranhão sem brigas e conflitos que tanto já atrapalharam o seu desenvolvimento!!!

*** Rapaz, olha só essa!!! Uma ex-diretora da Assembleia Legislativa, hoje radicada no Rio de Janeiro, foi com a família para um evento de formatura do novo genro, na Filadélfia (EUA), e passou por ‘uma daquelas’!!! Antes da festa, como é de praxe por onde anda, resolveu ‘dar um pulo’ em Nova Iorque para fazer umas compras!!! E adivinha o que aconteceu???!!! Encantada com as belezas da cidade e olhando para o alto, não percebeu um pequeno degrau à sua frente, tropeçou e levou um baita de um tombo!!! Pense num olho inchado!!! É…, mas não perdeu a pose…, no dia seguinte, botou uns óculos escuros do tamanho do rosto e já estava nos ‘Out Lits’ ‘da vida’ comprando tudo a retalho…!!! Só não conseguiu escapar da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, que, do outro lado da calçada, ‘filmou’ todo o tombo!!! A ‘muriçoca’ apurou ainda que, depois de perder o primeiro genro, ela está querendo distância de São Conrado e tentando ‘fazer a cabeça’ do ‘cara-metade’ para se mudarem para o Leblon!!! Mas ele não quer!!! Eita ‘muriçoca’ que sabe de coisa, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e o ‘bafão’ que anda ‘rolando’, aqui na ‘terrinha’, de uma parlamentar que anda falando que uma doutora, grande amiga sua, quase a leva para debaixo de ‘sete palmos’, de insuficiência renal, depois de um procedimento estético!!! Pois é…, é o ‘pau que rola’ na baixada!!! A intervenção – PMMA – é um preenchedor definitivo facial e corporal biologicamente compatível indicado para fins corretivos em regiões onde é necessário um efeito permanente!!! No caso, o procedimento estético foi direcionado à região glútea da parlamentar, que, rapidamente, adquiriu uma musculatura avantajada…!!! Resultado: entrou em processo de insuficiência renal, internou e correu risco de morte!!! Agora, depois de receber alta, a paciente tá com ‘sangue nos olhos’!!!

*** Meu amigo, e como rendeu nas redes sociais essa história da ‘cara-metade’ de um vereador da ‘Grande Ilha’ que “armou o maior barraco” na porta da ‘filial’ que ele arranjou, lá ‘pras’ bandas do São Cristóvão”!!! Pense num balacobaco’!!! Mas engraçado, mesmo, foi o edil levar o caso para a tribuna da Câmara e falar sem dizer nem explicar absolutamente nada!!! Sou um homem correto e todas Vossas Excelências são corretas. Ser correto não é somente fazer o certo. Ser correto, antes de tudo, é fazer o correto e, quando errar, saber o seu erro. Isso é ser correto. Bater no peito e dizer que só faz as coisas certas não é ser correto. Isso é hipocrisia”!!! Profundo!!! Se dissesse que o agente causador do ‘barraco’ foi um protozoário denominado trypanosoma cruzi talvez explicasse até melhor!!!

*** Comentário de um integrante da alta cúpula da Secretaria da Segurança após ler o Colunaço de domingo passado sobre a enxurrada de coisas estranhas, como assaltos a ônibus e a bancos, que acontecem no Maranhão, principalmente em São Luís, em períodos pré-eleitorais e eleitorais!!! “Esses assaltos a coletivos estão muito estranhos. Assaltos sabemos que acontecem, inclusive os números apontam um decréscimo, se comparados a outros períodos. No entanto, dois eventos seguidos com violência a motorista e passageiro são o suficiente para ‘criarem’ um clima de caos e insegurança. Eleição no Maranhão a gente vê coisa! Mas, sabemos disso e vamos pra cima desse pessoal”!!!

*** Dirigentes da Servi-Porto Serviços Portuários procuraram o Dr. Pêta para rechaçar a ‘notícia’ publicada domingo, 15, sobre a crise nos terminais de ferry-boat!!! Representante da empresa, Lina Rosa Garcia Neves classificou de ‘inverdades’ o comentário do Dr. Pêta e garantiu, “quanto ao fato da acusação de que a Servi-Porto operaria de forma ilegal e clandestina desde 1987”, que, desde que iniciou o serviço de ferryboat “de maneira pioneira e atendendo aos anseios da população dos 35 municípios da baixada e litoral oeste maranhense”, a Serví-Porto é “a maior empresa do segmento de transporte aquaviário do Maranhão”!!! Que “desenvolve as atividades de Apoio Portuário desde 1987, autorizada por meio da Resolução n°.9.620/1987, concedida pela Superintendência Nacional da Marinha Mercante, publicada no diário da União em 3 de julho de 1987, autorizada pela ANTAQ, por meio da Resolução n°1211 e do Termo de Autorização n° 500, assim como autorizada como Operadora de Transporte de Travessia para Transporte de Passageiros e Cargas, pela Sinfra, Portaria n° 082, de 04 de Outubro de 2013, publicada em 11 de outubro de 2013, seguida da permissão precária nos termos atuais”!!!

*** Acrescentou Lina Rosa Neves que “ao contrário do exposto pelo Colunaço, “ao longo destes anos a Servi-Porto prestou um grande serviço ao povo maranhense, transportando aproximadamente 26.500.000 (vinte e seis milhões e quinhentos mil) passageiros e cerca de 3.800.000 (três milhões e oitocentos mil veículos ), consignando que nestes 35 anos foi registrado um número reduzido de atrasos e leves intercorrências, se comparado aos constantes atrasos, paralisações, quebra de motores, barcos a deriva e outras intercorrências graves nos moldes da que atualmente está se verificando sob a gestão do estado do Maranhão”!!! Acrescenta a empresária que “foram investidos recursos próprios nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, assim como na construção de todos os ferries boats atualmente existentes, considerando que os atuais ferries “Cidade de Araioses”, “Cidade de Tutoia I” e “Baia de São José I” estão entre os dez maiores ferries boats do Brasil e possuem capacidade para mais de mil passageiros e 100 carros, cada um, em substituição aos antigos ferries boats” Cidade de Pinheiro”, “Cidade de Alcântara” e “Cidade de Cururupu”, menores e já comercializados”!!!

*** “Quanto à cronologia dos fatos relacionados à intervenção – ressalta Lina Neves –, “conforme constam nos autos do processo judicial movido contra o governo do Estado, no momento da intervenção a empresa possuía todos seus três ferries em funcionamento. Basta que se acesse os dados da EMAP e MOB, onde ficam registradas todas as viagens; inclusive, há provas dos danos causados pela gestão deficitária intervencionista ao ferrie “Cidade de Araioses”, entregue inoperante com a quebra do motor, desde junho de 2020, objeto de pedido de indenização protocolado após a primeira intervenção; e um outro ferrie – “Cidade de Tutóia” –, que acabou paralisado, totalmente sucateado e encostado, do qual foram retiradas peças de forma criminosa. O ferrie Baía de São José I foi recentemente paralisado com sérios problemas de alagamento, o que inutilizou os motores. Por fim, é fato verídico que atualmente todos os ferries da empresa Servi-porto estão com problemas graves ocasionados pela má gestão durante a intervenção, estando seus proprietários preocupados não somente com seu património, mas com a possibilidade de a população maranhense não possuir nenhum de seus ferries operando nos próximos dias, caso esta intervenção se prolongue ainda mais. Cabe ressaltar que a empresa Servi-porto possui mais de 35 anos de existência e os herdeiros do Sr. Nemésio, que o acompanhavam na gestão da empresa, permanecem como proprietários e possuem o direito de administrá-la em conformidade com as leis brasileiras que garantem o património particular e o livre exercício da atividade empresarial, fatos estes que não condizem com as atitudes ocorridas nos últimos anos em nosso Estado. Por fim, a empresa coloca-se à disposição do Colunaço do Pêta para prestar as informações que julgar necessárias”!!!

*** Reflexão do domingo: “Quando estiver na mesma mesa que um suplente de vereador da ‘Grande Ilha, não pergunte o que ele anda fazendo de figura decorativa no secretariado, porque você pode perder um amigo”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem será, no governo, que está com uma ideia amalucada de induzir o governador a mexer na Empresa Maranhense de Administração Portuária, a vigorosa Emap, graças ao trabalho arrojado e competente do seu presidente Ted Lago???!!! Isso não seria tiro no pé, mas na cabeça de Carlos Brandão!!!

*** Qual é a força oculta que está tentando emplacar ‘uma bomba’ na imprensa nacional contra o pré-candidato a governador Lahesio Bonfim???!!! Mas será que procede mesmo ou vai ser uma das tantas farsas que já se viu no Maranhão, como o ‘caso Reis Pacheco’, em períodos eleitorais???!!!

*** Por que pararam, na ‘Grande Ilha’, os assaltos a ônibus que estavam ‘vindo’ em sequência, na semana retrasada???!!! Além das ações policiais, será que os alertas de armação em períodos eleitorais feitos aqui no Colunaço, e também nas redes sociais pelo deputado Yglésio Moisés, intimidaram os autores intelectuais dos crimes???!!!

*** Qual é o petista que está tentando ‘melar’ a concretização de vice de Felipe Camarão na chapa de Carlos Brandão???!!! Tá ‘a serviço’ de quem, hein, ‘fio’???!!!

*** Quem foi o prefeito da ‘terrinha’ que, durante um discurso, essa semana, mandou ‘vivas’ para a liberdade e para exploração sexual???!!! Mas será o Benedito???!!!

*** Quem foi a ‘cara-metade’ de vereador da ‘Grande Ilha’ que, depois de descobrir que ele andava ‘pulando a cerca’, foi na casa da ‘filial’, segunda-feira passada, pela manhã, e ‘armou o maior barraco’???!!!

*** Mistério para o prefeito Eduardo Braide desvendar!!! Dá para exercer “semustaneamente” – e no mesmo horário – a função pública de cargo de liderança (coordenação) e preceptor de estágio de universidade privada (remunerado)???!!!

*** Quem é o ex-chefe de empresa governamental que anda atuando nas bases de um ex-secretário e deputado federal candidato à reeleição???!!! ‘Rapá’, o ‘homi’ é presidente da legenda!!! Hum…!!!

*** Qual radialista largou a profissão, descambou para o ramo empresarial, não se deu bem porque os clientes sempre o viam como ‘Papai Noel, e acabou retornando à emissora de origem, hoje instalada num palácio, na Praça Pedro II???!!!

*** O que faziam uns 20 chineses, acompanhados de personal também chinês, malhando e correndo pra cima e pra baixo, essa semana, na Litorânea…, todos eles de máscaras???!!! Será que vem alguma ‘novidade’ aí???!!!

*** Qual cirurgião, especialista em bariátricas, foi visto, essa semana, “correndo, correndo e correndo”, no calçadão da Litorânea, com um ‘bucho maior do mundo’???!!! ‘Rapá’…, se a bariátrica é boa, porque ele não faz nele???!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual diretora de casa de saúde do bairro da Alemanha segue os mesmos passos de ex-diretora do Filipinho nos quesitos ‘não entrosamento e impopularidade’ com os ‘barnabés’???!!!

*** Quem é o deputado forte que anda ‘pulando a cerca’ lá ‘pras’ bandas do eixo Cohafuma-Vinhais???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias