Fechar
Buscar no Site

O assombroso Sarney, o sinal amarelo de Weverton, o declínio do coronavírus e o ‘Shopping do Camelô’ de Braide

Foto: Reprodução

 

A assombrosa performance do ex-presidente José Sarney, o sinal amarelo do senador Weverton Rocha, o declínio do coronavírus e o ‘Shopping do Camelô’ anunciado pelo prefeito Eduardo Braide são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, ainda, outras ‘notícias picantes’, como a de uma síndica que barrou obras no prédio que administra deixando os condôminos ‘uma arara’. E tem, também, os Mistérios do Dr.Pêta. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** “O homem envelhece dos pés para a cabeça, e eu ainda estou no joelho”!!! A interessante ‘máxima’ é atribuída ao ex-presidente José Sarney e teria sido dita pouco antes de ele completar 90 anos, segundo relevou ao Dr. Pêta um integrante de peso do governo do estado, hoje adversário político, mas admirador do ex-senador!!! “O velho é duro”, costuma dizer o governista, que voltou a repetir a expressão, na noite dessa sexta-feira, ao ler no blog O INFORMANTE, do JP online, que o presidente Jair Bolsonaro tinha ido à casa de Sarney, em Brasília, num compromisso fora da agenda, na terça-feira, mesmo dia em que a CPI da pandemia estava sendo instalada no Senado!!! Conforme revelou a coluna da jornalista Carla Araújo (UOL), a reunião teve como um dos articuladores o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que teria aconselhado Bolsonaro a buscar uma aproximação maior com o MDB!!! O principal problema de Bolsonaro com o MDB é a presença de Renan Calheiros como relator da CPI!!! Bolsonaro teria procurado Sarney com o objetivo de acalmar Renan!!! E com razão: afinal, em seu discurso inicial na CPI, o alagoano Calheiros foi duríssimo contra possíveis omissões do governo no combate à pandemia, afirmando que “os crimes contra a humanidade não prescrevem jamais”, criticou duramente o fato de o Ministério da Saúde ter no comando durante boa parte da pandemia o general Eduardo Pazuello!!! “A diretriz é clara: militar nos quartéis e médicos na saúde. Quando se inverte, a morte é certa, e foi isso que lamentavelmente parece ter acontecido. Temos que explicar como, por que isso ocorreu”, disse Renan!!! Agora, ‘me falem’, como é que um “cidadão” desses pode ter isenção para fazer um relatório de uma CPI tão importante para o país???!!! O parecer dele já foi dado!!! De nada adianta dizer agora, depois do encontro Bolsonaro-Sarney e de ouvir apelo de outros aliados do governo, que vai “calibrar melhor” suas falas!!! Marrapá!!! Uma disparada do coelhinho da Mônica por cima das fuças ainda é pouco, hahahahahahahaha!!!

*** A hora é de ‘baixar a bola’!!! Foi o que alertou o Jornal Pequeno, nessa sexta-feira, 30, ao comentar um dos fatos políticos mais importantes do estado desde que se começou a falar em eleições de 2022 para o governo do Maranhão!!! Vale a pena ‘ver de novo’ o que publicou o JP!!! “Setores do baixo clero da blogosfera maranhense se mostram inconformados com as recentes movimentações políticas do vice-governador Carlos Brandão, a mais importante delas culminando com a reaproximação do governador Flávio Dino com o ex-governador José Reinaldo Tavares. Salta aos olhos, para quem de alguma forma se depara com as virulentas postagens, que o principal adversário de Brandão na caminhada rumo ao Palácio dos Leões, em 2022, não acusou, mas sentiu o golpe”.

*** “A se levar em conta como as coisas funcionam no Maranhão e em conhecendo quem é quem, e a favor de quem, na área da comunicação, dá para imaginar de onde se originam as reações. Se não orientadas, porque muitas vezes nem precisa, com certeza refletem o sentimento do ‘ídolo’. Não resta nenhuma dúvida de que a entrada de José Reinaldo Tavares no jogo reforça muito o nome de Carlos Brandão, por tudo que o ex-governador fez e representa no Maranhão, o que deu a ela uma enorme credibilidade junto à classe política”.

*** “Não que esse fato político novo importante signifique um ‘para pra pensar’ do senador Weverton Rocha; afinal, o presidente do PDT maranhense já está há um bom tempo ‘na estrada’, e com ganhos políticos expressivos. Mas é um componente significativo, que, aliado à força dos dois ‘leões’ que simbolizam o poder do estado, deve acender o sinal amarelo para Weverton Rocha e levá-lo a uma avaliação mais humilde sobre 2022. Não só ele, como muitos em sua volta, que já estavam dando como certa a sua vitória em 2022. Hora de ‘baixar a bola’”!!!

*** Uma conversa do meu chefe, quarta-feira, 28, com o diretor-geral do Hospital Carlos Macieira, Edilson Corrêa, reforça um pensamento exposto por duas vezes aqui, no Colunaço – o primeiro há dois meses –, sobre intuição e pensamento positivo em relação à Covid-19!!! No domingo retrasado, Dr. Pêta escreveu: “Uma notícia auspiciosa, dessa semana, informando que o Maranhão saiu da zona crítica de ocupação de leitos de UTI lembrou o que foi publicado aqui, em fevereiro passado, sobre a grande novidade em meio a esse momento difícil que passamos: a intuição de pessoas de pensamento positivo que acreditam que, logo, logo, os números de vítimas desse mal começarão a cair!!! ‘Essa, sim, é a grande novidade, com possibilidades reais de acontecer!!! Homens e mulheres intuitivos, de pensamento positivo, estão convictos de que os efeitos da vacinação no Brasil começarão a ser sentidos o mais breve possível, trazendo as primeiras boas notícias de queda no número de infectados e de mortos. Não importa agora apontar erros, inconsequências e irresponsabilidades; afinal, quem os cometeu ou agiu dessa forma arcará com as consequências…, de uma forma ou de outra!!! O que importa, mesmo, é acreditar nessa novidade…, fazer a sua parte, porque ela, essa parte, aliada à vacinação que tende a cobrir todo o país, é que vai transformar em realidade esse pensamento positivo que todos precisam ter agora”!!!

*** Na conversa de quarta-feira, o diretor-geral do Carlos Macieira revelou, dando graças a Deus, que estão sobrando leitos de UTI e que o hospital está retomando lentamente as atividades normais. “Mas a sensação é de que o pior já passou”, disse Edilson, que acompanhou meu chefe, vítima de covid, durante a sua internação, de 30 de outubro a 13 de novembro do ano passado, no HCM!!! E agora, na sexta-feira, o governador Flávio Dino anunciou que o Maranhão registrou queda no número de mortes por Covid-19 entre as pessoas acima de 70 anos!!! “A queda é resultado dos avanços na vacinação e das medidas de restrições aplicadas pelo Governo do Estado. A diminuição reflete ainda na ocupação hospitalar, que saiu da média de 90% para 70% (leitos de Unidade de Terapia Intensiva) e de 70% para média de 55% (leitos clínicos)”!!!

*** As boas notícias, no entanto, não significam que devamos baixar a guarda!!! É preciso continuar zelosos com os cuidados, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações!!! São atitudes significativas para que se diminua ainda mais a circulação do vírus, para que logo, logo, com a graça de Deus, estejamos livres em definitivo desse mal!!! E não custa nada seguir as orientações do chefe do executivo maranhense: “Temos um quadro tendencialmente de estabilidade, com viés de queda. Mas, ainda é rigorosamente imprescindível a manutenção das medidas preventivas. Uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. Esse trinômio salva vidas”!!!

*** Rapaz, o tititi tá é grande num condomínio ali ‘pras bandas’ da entrada da Avenida Litorânea!!! Tudo porque, inexplicavelmente, a síndica resolveu parar toda e qualquer obra de reforma no prédio!!! Muitos moradores estão sem entender o que motivou a tal decisão, mesmo porque até recentemente qualquer serviço nos apartamentos estava sendo feito sem nenhum problema!!! Condôminos de “mentes mais férteis” imaginam que a síndica possa estar agindo dessa forma por pressão de algum morador incomodado com barulho!!! O certo, meu amigo, é que a galera que tinha iniciado obras e foi obrigada a parar está “uma arara” com a síndica!!! O risco é esses moradores botarem a mão no ‘coelhinho’ dela…!!! Aí, ‘siô’, a síndica vai ter que se unir à turma do ‘Cebolinha’, ‘Cascão’ e ‘Magali’ no “pernas pra que te quero”!!! Arriscado ir parar na beira da beach’, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Alô, alô, Procon, Sinfusp, OAB, Câmara Municipal, Defensoria Pública, Protest, MPE, Prefeito Braide e Assembleia Legislativa…!!! O Banco do Brasil intensificou, desde novembro de 2020, a cobranças das três parcelas dos empréstimos consignados, suspensos, ano passado, durante a pandemia, por força de lei estadual!!! Pois bem: a isonomia deveria ser uma solução igual para todos os contratos atingidos pela lei!!! Mas não foi o que aconteceu!!! Muitos servidores se viram obrigados a celebrar um novo contrato de empréstimo com o banco, endividando-se ainda mais!!! Eis que, agora, o BB vem enviando mensagem com o seguinte texto para os retardatários: “as parcelas do seu empréstimo consignado que não foram descontadas durante a pandemia serão lançadas e descontadas ao fim do contrato”!!! Vários clientes que fizeram novo empréstimo para negociar as parcelas estão se sentindo prejudicados!!!

*** E olha essa das redes sociais, prestando uma ‘homenagem’, ontem, ao Dia do Trabalhador!!! “Tô me sentindo um pneu; quanto mais trabalho, mais liso fico”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Setores da blogosfera, “pra variar”, ‘disseminaram’ essa semana que o senador Roberto Rocha estaria trabalhando, e com o apoio do Palácio do Planalto, para assumir o comando do  PSD, do Kassad!!! E Dr. Pêta, é claro, procurou ‘RR’ para saber se procede a informação!!! “Não irei para o PSD. Todo dia inventam uma notícia com o meu nome, sem me perguntar”, sacramentou Rocha!!!

*** Falar em Roberto Rocha, na sexta-feira, 30, ele postou em seu instagran que fez uma visita ao Terminal Rodoviário de São Luís, “a convite de trabalhadores”, para “reafirmar o compromisso de fazer uma grande reforma pelo governo federal, se o governador autorizar”!!! E acrescentou: “Claro, se não autorizar não poderemos fazer nada além de cobrar e alertar para o perigo de desabar na cabeça de pessoas. O perigo é real, basta assistir a esse vídeo gravado hoje à  tarde após minha visita”!!! Após a visita, Roberto Rocha criticou o estado em que se encontra o teto, segundo o parlamentar, “totalmente danificado pelas chuvas”!!! E disse que “há anos o terminal sofre com a falta de infraestrutura”!!! O senador lembrou que o terminal é uma responsabilidade do governo do estado, mas colocou o seu mandato à disposição, e sugeriu que, se o governador Flávio Dino quiser, ele se compromete em colocar recursos federais para poder “reformar completamente” a obra!!! Bom, talvez Roberto Rocha não saiba, mas o terminal rodoviário de São Luís tem a administração terceirizada, sendo a empresa que administra, portanto, a responsável pelas reformas, e não o governo do estado!!! Seria interessante que o senador também ouvisse a empresa que administra o terminal, para obter um posicionamento dela e levar o assunto às redes sociais de forma mais justa e sem “proselitismos”!!!

*** Rapaz, Dr. Pêta sente muito, mas a reportagem que a TV Guará fez sobre os 95 anos do representante dos Diários Associados aqui no Maranhão não foi nada imparcial!!! Como é que se cita grandes nomes que fizeram e fazem a história do matutino quase centenário e esquece de citar figuras de proa da época como Benedito Buzar, Zé Cirilo e até o próprio Pergentino Holanda, que durante algum tempo substituiu a saudosa Maria Inês Sabóia???!!! Isso é que dá botar “alienígena” no comando!!!!

*** Dias atrás, o Jornal Pequeno voltou a tocar num problema crônico de São Luís, que é o desordenado comércio ambulante da Rua Grande, principal centro comercial da capital!!! E destacou que agora, além de tudo que já se vendia ali de forma completamente desorganizada, os camelôs estavam comercializando produtos alimentícios, muitos dos quais expostos até no chão!!! Ou seja, reformada recentemente, a Rua Grande foi ‘invadida’ novamente por ambulantes!!! Coincidência ou não, numa plenária virtual da Câmara de Dirigentes Lojistas, quarta-feira, 28, em celebração aos 56 anos da CDL, o prefeito Eduardo Braide deu a boa notícia de que, em parceria com a iniciativa privada, pretende construir um shopping center voltado para o comércio informal!!! “Posso adiantar que fomos procurados por investidores interessados em construir e implantar uma espécie de shopping para o comércio de camelôs, a exemplo do que existe com sucesso em cidades como Teresina, mas isso precisa ser feito com muito cuidado, privilegiando uma logística que de fato funcione bem”, disse Braide!!! Agora é esperar a concretização da boa notícia!!!

**********************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Jornalista Décio Sá é morto
a tiros na Avenida Litorânea

Na noite desta segunda-feira (23 de abril), o jornalista e blogueiro Décio Leite de Sá, de 42 anos, foi assassinado com cinco tiros de pistola ponto 40 por Jhonatan de Sousa Silva, de 24 anos. O crime aconteceu no Bar e Restaurante Estrela do Mar, localizado na Praia de São Marcos, às margens da Avenida Litorânea.
O pistoleiro desceu de uma motocicleta, atravessou a pista e foi até o Bar Estrela do Mar, onde o jornalista esperava um amigo para jantar. Um garçom informou que o assassino se deu ao trabalho de ir ao banheiro, para se certificar de que era mesmo o jornalista. Ao sair do banheiro, próximo da mesa onde Décio se encontrava, o assassino efetuou os disparos, todos em direção à cabeça da vítima.
Numa ação rápida e inesperada, o assassino atirou seis vezes com uma pistola ponto 40, arma de uso restrito da polícia. Dois disparos atingiram as costas e três a cabeça do jornalista. Logo em seguida, o assassino fugiu do local do crime e voltou para a avenida, onde outro homem o aguardava em uma motocicleta.
Décio Sá era repórter do jornal “O Estado do Maranhão” e mantinha um polêmico blog de notícias e análises políticas. Ele foi executado enquanto falava ao celular. Depois de disparar seis vezes com uma pistola, o assassino fugiu na garupa de uma moto pilotada por Marcos Bruno de Oliveira Amaral.
De acordo com investigações da polícia, Décio foi morto a mando de empresários ligados a crimes de agiotagem no Maranhão e Piauí após serem denunciados no blog do jornalista, que deixou viúva Silvana Sá, na época grávida de dois meses, e órfã uma filha de oito anos.
Após seis meses, a Polícia Civil concluiu a investigação. O inquérito foi remetido à Justiça no dia 17 de agosto de 2012. Formada por 1.970 páginas, distribuídas em 31 volumes, toda a documentação foi entregue na sala da 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, pela comissão de delegados que trabalhou no caso durante 116 dias.
Todo o trabalho de investigação ficou a cargo de policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da comissão investigadora da Delegacia de Homicídios da capital, composta pelos delegados Jeffrey Furtado, Maymone Barros, Guilherme Sousa Filho, Roberto Vagner Fortes, Roberto Larrat e Augusto Barros Neto, superintendente da Seic.
REDE DE AGIOTAS – O executor do crime, o pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, segundo a Polícia Judiciária, foi contratado por uma rede de agiotas, liderada pelo empresário Gláucio Alencar Pontes de Carvalho, apontado como um dos mandantes do crime e acusado de financiar a execução, e José de Alencar Miranda Carvalho, pai de Gláucio, também apontado como mandante e financiador do crime.
Os três foram presos no dia 13 de junho de 2012, durante a Operação Detonando, realizada pela Polícia Civil, que também resultou na captura do empresário Fábio Aurélio do Lago e Silva, o “Bochecha”, outro intermediador do crime. Um dos poucos que escaparam do cerco policial foi Shirliano Graciano de Oliveira, “Balão”, que na época não fora encontrado em seu endereço, na cidade de Santa Inês.
Na lista de denunciados pelo Ministério Público, estão ainda Elker Farias Veloso, “Diego”, acusado de dar apoio logístico à rede de agiotas, e
Marcos Bruno de Oliveira Amaral, identificado como piloto da moto que deu fuga ao assassino.
Completam a lista o ex-subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, o capitão Fábio Aurélio Saraiva Silva, o “Fábio Capita”; o advogado Ronaldo Ribeiro e dois investigadores da Seic: Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros, afastados do cargo porque sabiam da trama criminosa; José Raimundo Chaves Júnior, o “Júnior Bolinha”, preso no Jardim Eldorado, suspeito de intermediar as ações do crime; e Airton Martins Monroe, suspeito de ter apresentado o executor do crime a “Júnior Bolinha”.

**********************************************************

*** E pra fechar…

Coalizões políticas espúrias

A crise de representatividade, a fragmentação do Congresso Nacional movido por interesses mesquinhos e as coalizões espúrias que atualmente fundamentam a governabilidade da provinciana República brasileira abrem caminho para movimentações políticas autoritárias e totalitárias, sem pudores, do filho pródigo da Ditadura Militar.
A disputa pelo poder fragmentou o pluripartidarismo de tal forma que muitos políticos fisiológicos enxergam agora a oportunidade de impor o seu próprio projeto de poder, com a prática chantagista e clientelista dos anos 1910, sem oferecer qualquer resposta efetiva à crise que contamina a política neoliberal brasileira.
São políticos oportunistas, sem escrúpulos, que transformam a política num negócio como qualquer outro, aplicando a regra do “ganhar ou ganhar” com o princípio maquiavélico de que os fins justificam os meios, num triste espetáculo, revelando os males e a decadência da República brasileira. (Antônio Carlos Lula – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Qual seria um novo caminho que anda passando pela cabeça de simpatizantes do governador Flávio Dino para que ele chegue à Presidência da República, não agora, mas em 2026???!!! Essa é forte…!!!

*** Por que Roseana Sarney não disputará o governo do Maranhão nas eleições de 2022???!!! E será que ‘ex-super’ concordará que ela tente uma cadeira em Brasília???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quem são os blogueiros que andam ‘surtando’ com a ‘bomba’ da reaproximação de José Reinaldo Tavares com Flávio Dino???!!!

*** Como é que o Maranhão, estado mais pobre da federação, tem a menor mortalidade do país na pandemia???!!! O JP decifra esse mistério em sua edição deste domingo!!!

*** Quem é o apresentador que ‘chegou’ num grupo zap de jornalistas dando ‘bisca’ em tudo quanto é colega, inclusive nos administradores, e que está “doido” pra sair numa ‘coluna top’, mas está sendo “minado”???!!! Hum…, tá bem querendo ser ‘atropelado’ pela ‘Bandida’!!!

*** Quem foi o ‘assessor-alado’ que enveredou por uma ‘bagaceira’, sexta-feira, na  casa de um ‘velho amigo’ da época do basquete e do handebol, e saiu de lá ‘fardado de general’ procurando outras ‘patentes’???!!! Se não fosse o tira-gosto de camarão pra ‘forrar’, a ‘coisa’ tinha sido pior, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual foi a prefeitura do litoral maranhense que já deixou faltar antibióticos, anticoagulantes e sedativos nos hospitais da cidade e agora, só pode, está querendo deixar faltar dipirona injetável para tomar uma atitude???!!!

*** Afinal, desta vez Jefferson Portela sai ou não sai candidato a deputado???!!!

*** Qual é o banco oficial campeão em perda de clientes por portabilidade para a concorrência???!!! Um Pêtanauta contou cinco deles solicitando a portabilidade numa agência de shopping da ‘Grande Ilha’, quarta-feira, 28!!! Pois é…, “se tu não quer, tem quem queira”!!!

*** Por que a SMTT não usa os meios de comunicação para informar alterações no trânsito, como agora, por exemplo, no bairro do Anil???!!! Os moradores estão “uma arara”!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias