Fechar
Buscar no Site

Novo coordenador da Bancada do MA foi eleito por unanimidade, mas disputa foi acirrada até os “45 do 2º tempo”; e o povo ‘baixa a guarda’ diante do coronavírus

A ‘novela’ da eleição do novo coordenador da Bancada Federal do Maranhão no Congresso Nacional, que deu a impressão de ter sido tranquila, mas não foi, é um dos assuntos principais do Colunaço do Pêta deste domingo, 14. O deputado federal Marreca Filho foi eleito por unanimidade, mas a disputa seguiu acirrada até os “45 minutos do segundo tempo”. O Colunaço traz, ainda, a preocupação com a segunda onda de coronavírus nos Estados Unidos, enquanto em São Luís parte do povo ‘baixou a guarda’ perigosamente. E, ainda, a crítica feita por um leitor ao JP pela operação ‘Cobiça Fatal’, da Polícia Federal, em São Luís, contra envolvidos  em denúncias de superfaturamento para aquisição de máscaras usadas no combate ao coronavírus; o surto do ex-deputado contra repórteres e apresentadores de TVs abertas da ‘Grande Ilha’, e os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Quem é a empresa de Alimentação, alvo da Operação ‘Sermão aos Peixes’, que está tentando entrar novamente aqui na ‘terrinha'”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Já se tem notícias de uma segunda onda de coronavírus ao menos em dois países!!! Nos EUA, o número de casos confirmados continua a aumentar em alguns estados americanos!!! No Oregon, a governadora Kate Brown anunciou uma pausa de sete dias em todo o estado para reabrir ainda mais, enquanto as autoridades de saúde estudam os dados e tentam conter surtos emergentes!!! No Arizona, no entanto, o governador Doug Ducey tentou tranquilizar as pessoas afirmando que o aumento nos casos confirmados era esperado e que os hospitais do estado têm capacidade para lidar com uma nova onda!!! Bom, fato é que todos corremos riscos de uma segunda onda!!! Em São Luís, de repente a impressão que se tem é de que o povo está baixando a guarda, achando que tudo acabou, que o vírus foi embora, que não existe mais riscos!!! Essa é apenas uma impressão, mas ela está latente!!! No dia que foram dados os primeiros passos para a retomada das atividades econômicas, o governador Flávio Dino alertou em entrevistas que era importante não baixar a guarda!!! Parte da população parece não ter levado em conta o alerta!!! Bom tomar cuidado!!!

*** Enquanto parte do povo baixa a guarda, os políticos, convictos de que vai ter eleição este ano, partidos políticos e pré-candidatos a prefeito de São Luís voltaram a se movimentar fortemente nos bastidores!!! A movimentação maior é na própria base do governo Flávio Dino, onde pré-candidatos até então ‘mergulhados’ parecem dispostos a surgir com tudo e surpreender!!! O cenário continua o mesmo, com Eduardo Braide liderando as pesquisas e Duarte Júnior em segundo lugar!!! Mas as movimentações devem crescer e esse cenário pode ser alterado, principalmente se pré-candidatos não tomarem cuidado com passos errados!!! O momento é de muita atenção!!!

*** E a ‘novela’ da eleição do novo coordenador da bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, hein!!! Pois é…, rendeu muitas versões, sempre com alguém ‘puxando brasa’ para a sua sardinha!!! Eis que, juntando as peças, num sobrevoo eficiente da ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, deu para alinhavar e repassar o que de fato aconteceu, capítulo a capítulo!!!
Capítulo 1 – Três nomes se apresentaram aos colegas para a disputa: Gil Cutrim, André Fufuca e Júnior Lourenço!!!
Capítulo 2 – Gil Cutrim resolve apoiar Fufuca, e Júnior Lourenço retira sua candidatura, aparecendo em seu lugar o nome de Marreca Filho!!!
Capítulo 3 – Aproxima-se a data da escolha com placar apertado!!! Cada lado contando com apenas um voto de diferença para ser o escolhido!!! No impasse, entram em cena mediadores para construir um acordo!!! Os próprios candidatos fazem seguidas conversas, feitas também com o deputado Márcio Jerry, o senador Weverton e o vice-governador Carlos Brandão!!!
Capítulo 4 – A ‘novela’ tem, então, a cena da reunião virtual com a presença de um ex-deputado, pai de deputado, um senador, e quatro deputados federais, todos integrantes da base de apoio do governador Flávio Dino, a propósito!!! Várias considerações feitas de lado a lado pelos dois concorrentes, celebra-se o acordo final, ficando Marreca Filho como o nome de consenso para a coordenação e o de Gil Cutrim para subcoordenador!!! No acordo, também a garantia de unidade para a escolha do próximo coordenador, com Marreca Filho apoiando André Fufuca ou nome por este construído!!!
Capítulo 5 – Tudo muito bem, tudo muito bom, mas eis que, ‘do nada’, aparece o nome do deputado Edilázio Júnior para subcoordenador, o que praticamente zerou o acordo feito e tudo voltou, por minutos, a um grande impasse!!! A continuar esse impasse, a questão poderia ser resolvida com uma resolução do Congresso Nacional sobre escolha de coordenação, que daria a André Fufuca a vitória, já contando seguramente com 10 votos de deputados e dois de senadores!!! Mas de novo os ‘conselheiros’ voltaram ‘a campo’, os mesmos do terceiro capítulo, e a paz foi selada com a confirmação de Marreca Filho e Gil Cutrim!!!
Capítulo Final – A disputa de narrativas em cena, tentando dar interpretação aos fatos diferentemente dos próprios fatos, que são estes acima!!! No final de tudo, coordenador e sub integrados e ambos da base de apoio do governador Flávio Dino, o que é muito importante para alinhar melhor a atuação da bancada com as necessidades do nosso estado do Maranhão!!!

*** O Jornal Pequeno (online), mais precisamente o meu chefe, foi criticado, terça-feira, 9, pela cobertura que fez da operação “Cobiça Fatal”, desencadeada pela Polícia Federal em São Luís contra envolvidos  em denúncias de superfaturamento para aquisição, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de máscaras usadas no combate ao coronavírus!!! “PF CUMPRE MANDADOS DE SUPERFATURAMENTO NA COMPRA DE EPIS”, postou o JP Online!!! “PF CUMPRE MANDADOS NA ILHA DE SÃO LUÍS CONTRA POSSÍVEIS ENVOLVIDOS EM SUPERFATURAMENTO NA COMPRA DE MÁSCARAS”, publicou o blog O INFORMANTE, também do Grupo JP!!! Nos textos, todas as informações divulgadas, em releases, tanto pela Polícia Federal quanto pela Controladoria Geral da União (CGU)!!! Acostumado com o sensacionalismo de parte da “blogosfera” local, que expõe pessoas, órgão, autoridades e empresas antes mesmo de qualquer comprovação, um leitor postou nos ‘comentários’ sobre a notícia, no próprio JP Online: “Jornal Pequeno o nome já diz… Pequeno. O maior passador de pano do Governo e da Prefeitura, mesmo que esteja (sic) na cara as falcatruas (sic). O secretário diz que vai pedir vistas. Depois diz que não sabe do que se trata. Tu já foi (sic) menos chapa branca, Lourival. Mas o que o dinheiro não faz”…!!! Ou seja, o leitor queria que O JP Online e seu blog O INFORMANTE já acusassem e julgassem os envolvidos, porque, para ele, as falcatruas estão “na cara”!!! Tão “na cara” que nem mandado de prisão preventiva a Justiça Federal decretou!!! Se a própria Justiça Federal não tem comprovação ainda, pois decretou apenas prisão temporária para poder ouvir os envolvidos, o Jornal Pequeno, por meio de suas mídias, já tem que julgar e condenar os suspeitos!!!

*** Quanto à afirmação do ‘leitor’, de que o JP é o “maior passador de pano do Governo e da Prefeitura”, talvez fosse interessante ele ler melhor o JP!!! Por exemplo, o INFORME JP de terça-feira!!! Se não tiver lido, Dr. Pêta reproduz aqui: “Até quando? Diante da mudança feita pelo Ministério da Saúde em relação aos boletins sobre a Covid-19, alterando o horário de divulgação para após às 22h, curiosamente a Secretaria de Estado da Saúde passou a divulgar seu boletim às 19h, quando desde o início da pandemia o governo divulgava após às 21h. Por mais boa vontade que qualquer possa ter, não há como não ‘lincar’ o adiantamento da divulgação dos boletins no Maranhãos com o atraso bastante criticado da divulgação dos boletins do Ministério da Saúde, claramente feitos com o objetivo de prejudicar veículos de imprensa, principalmente a Rede Globo, que se posicionam contra o Governo Federal. O próprio presidente, numa declaração completamente infantil, chegou a declarar que tinha acabado informação para o Jornal Nacional. E disso se aproveita a SES para antecipar a sua divulgação no Maranhão, a fim, logicamente, de mostrar que o Governo Flávio Dino é mais eficiente que o Governo Jair Bolsonaro. Até quando a rivalidade política vai se sobrepor aos interesses maiores exigidos pelo combate à pandemia do coronavírus”?…

*** “… E agora? Resta saber, agora, se os números no Maranhão continuarão a ser divulgados no início da noite. Isto porque, ao contabilizar 37.134 mortes e 707 mil 412 casos, o Ministério da Saúde divulgou o seu boletim às 18h, nessa segunda-feira, 8. A divulgação dos dados no fim da tarde passada ocorreu após críticas e apelos por transparência. Ontem, a pasta afirmou que dará publicidade aos números diariamente até às 18h”.

*** Rapaz, o ex-deputado Emanoel Viana, “o homem que não engana”, ‘surtou’ foi ‘feio’ nas redes sociais e ‘baixou o cacete’ nas TVs abertas da ‘Grande Ilha’!!! “São 22h e não tem nada na TV aberta!!! Falar nisso, a TV ‘tal’ está uma m…., os apresentadores e repórteres de rua, especialmente, falam como se estivessem dando aula ou narrando enterro… não tem editor lá? Ai vem a TV ‘tal’ (outra emissora), um tal de (cita o nome do programa), o cidadão (apresentador) não tem notícias e só lê as mensagens do celular…, o mesmo acontece com a TV (cita outra0, um cidadão da tarde, noite, é só mandar abraços pelo celular… Se tirarem o celular haverá programas? Se reduzir o tempo, os repórteres continuarão falando como se estivessem dando receita de bolo? Uma m….”!!! Saaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiii!!!

*** “Tem blogueiro que está olhando para o céu e vendo nuvem com formato de avião… pessoal, cuidado com fake news, e blogueiro bom é aquele que é jornalista, tem compromisso com a verdade e pergunta antes de publicar. Meu compromisso com Caxias e com meu grupo continua inabalável”!!! A postagem foi feita pelo vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, depois que um blogueiro postou que ele seria candidato a prefeito da ‘Princesa do Sertão’!!! Rapaz, ‘nego’ ainda vai atrás de conversa fiada de oposição porque quer!!! E está certo Paulo Marinho Júnior quando afirma que “jornalista sério é aquele tem compromisso com a verdade e pergunta antes de publicar”!!! Pessoal tá décadas na lida, mas não aprende mesmo!!! Uma pena!!! E tem gente boa no ramo fazendo esse tipo de coisa errada!!!

*** E essa safadeza aí de dois vídeos que fizeram sobre as obras do terminal rodoviários de São Luís!!! Pois é…, distorceram os conteúdos para passar a impressão de que a reforma e revitalização já teriam acabado, omitindo que apenas uma fase das obras foi entregue e que a reforma continua!!! No vídeo original, o presidente da MOB, Lawrence Melo, fala exclusivamente da conclusão do setor que havia sido interditado por apresentar riscos, e diz, textualmente, que as obras vão continuar!!! No entanto, uma versão editada do vídeo dá a entender que ele teria afirmado que as obras da rodoviária, como um todo, estavam concluídas!!! Um vereador, inclusive, chegou a criticar a MOB nas redes sociais, com base na versão adulterada do vídeo!!! O vídeo editado após as fortes chuvas do meio da semana que alagaram tudo, mostra a parte do telhado que ainda não passou por obras!!! Mas que viu entende que essa etapa já tinha sido concluída!!! Não tinha; ainda será!!! Segundo a MOB, estão sendo investidos mais de R$ 4,5 milhões nas obras de revitalização do Terminal Rodoviário de São Luís!!! É assim!!!

*** *** Rapaz, a criatividade nas redes sociais continua am alta!!! Olha a última: “Mais perdido do que OMS em pandemia”!!! Essa ganhou da ‘velha’ “Mais perdido que cego em tiroteio”!!!

*** E essa outra!!! Português não é para amador. Um poeta escreveu:
*”Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar”.
Às vezes, não acentuar parece mesmo a solução.
Eu, por exemplo, prefiro a carne ao carnê.
Assim como, obviamente, prefiro o coco ao cocô.
No entanto, nem sempre a ausência do acento é favorável…
Pense no cágado, por exemplo, o ser vivo mais afetado quando alguém pensa que o acento é mera decoração.
E há outros casos, claro!
Eu não me medico, eu vou ao médico.
Quem baba não é a babá.
Você precisa ir à secretaria para falar com a secretária.
Será que a romã é de Roma?
Seus pais vêm do mesmo país?
A diferença na palavra é um acento; assento não tem acento.
Assento é embaixo, acento é em cima.
Embaixo é junto e em cima separado.
Seria maio o mês mais apropriado para colocar um maiô?
Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá?
O que tem a pele do Pelé?
O que há em comum entre o camelo e o camelô?
O que será que a fábrica fabrica?
E tudo que se musica vira música?
Será melhor lidar com as adversidades da conjunção ”mas” ou com as más pessoas?
Será que tudo que eu valido se torna válido?
E entre o amem e o amém, que tal os dois?
Na sexta comprei uma cesta logo após a sesta.
É a primeira vez que tu não o vês.
Vão tachar de ladrão se taxar muito alto a taxa da tacha.
Asso um cervo na panela de aço que será servido pelo servo.
Vão cassar o direito de casar de dois pais no meu país.
Por tanto nevoeiro, portanto, a cerração impediu a serração.
Para começar o concerto tiveram que fazer um conserto.
Ao empossar, permitiu-se à esposa empoçar o palanque de lágrimas.
Uma mulher vivida é sempre mais vívida, profetiza a profetisa.
Calça, você bota; bota, você calça.
Oxítona é proparoxítona.
Na dúvida, com um pouquinho de contexto, garanto que o público entenda aquilo que publico.
E paro por aqui, pois esta lista já está longa.
Realmente, português não é para amador! Se você foi capaz de entender tudo, parabéns…, seu Português está muito bom!!! Excelente texto para trabalhar a importância da acentuação, parônimos e homônimos!!!

*** E pra fechar…

Por que rezar? Um texto fantástico!

“Inspirado por Abilio Diniz e pelo meu personal trainer, comecei a rezar todas as manhãs. Leio os jornais e depois rezo.
No início, foi como começar a correr e fazer exercícios, uma decisão intelectual, um gesto de disciplina, que você faz por obrigação e pouco prazer.
Mas, aos poucos, aquilo foi virando um oásis neste momento atribulado que, como qualquer empresário brasileiro, eu vivo.
Esta é uma crise braba, em que você tem que fazer sacrifícios para salvar o todo e vencer a crise. Um momento duro, de decisões duras, mas decisões necessárias e inadiáveis.
Neste momento, é preciso pedir a sabedoria que o jovem Salomão pediu a Deus. A sabedoria que David, o estadista, pediu tanto a Deus.
Só mesmo Deus vai nos dar, por meio de seu Espírito Santo, as virtudes que não temos. No meu caso, por exemplo: paciência, sabedoria, parcimônia.
Davi diz nos seus lindos Salmos que o Senhor salva o homem e a besta. Tem uma besta no homem. E, se deixar a besta solta numa crise como essa, a besta desembesta.
Não rezo para ser santo. Rezo para ser homem, para ser humano. No sentido divino desta palavra: ser um líder humano, um profissional humano, um marido humano, um pai humano.
Humano como Francisco, o Papa, que ao escolher seu nome já apontou o caminho. Que em dois anos tirou a Igreja Católica do intramuros do Vaticano e a trouxe de volta para os homens e as mulheres do mundo todo e de todas as fés.
Minha amiga Arianna Huffington, uma das empresárias e mulheres mais interessantes destes tempos modernos, me ensinou a prestar mais atenção em meditação em seu novo livro, “A Terceira Métrica”, publicado no Brasil pela editora Sextante.
Nos Estados Unidos, só se fala em “mindfulness”, em meditação. Até no Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT, Meca mundial da tecnologia, se fala disso.
Roberto Zeballos, que é um dos médicos mais modernos do Brasil, fala muito em meditação.
Rezar é meditar. E fortalece muito o empresário. É bom para quem tem fé, é bom para quem quer ter fé, é bom para quem quer ter paz, é bom para quem quer ter foco e discernimento.
Quando você reza ou medita, você foca, concentra, reúne forças, toma o controle da sua vida. Você toma o controle da besta, como a inveja, a usura, o olho gordo, a pequenez, o medo e os instintos animais que existem em cada um de nós.
Sem a oração e a meditação a gente desembesta a fumar, a beber, a tomar Rivotril. Desembesta a sofrer e a passar as noites acordado. Desembesta a pensar com o fígado em vez de pensar com a cabeça, com o coração e com a alma.
A besta é uma má pessoa e um péssimo empresário. Rezar é o meu antídoto contra ela.
A oração torna todo dia o dia 25 de dezembro. Por meio da oração nasce a cada dia um menino Jesus em nós. Rezar é um Natal na alma.
Acreditar em Deus evita que a gente se ache Deus. E evita que a gente seja movida pela besta que está no homem.
É por isso que, a cada manhã e a cada noite, eu rezo. Não para ser santo, como disse, mas para não ser besta. Para ser homem. (Nizan Guanaes)

********************

Poder oculto e dissimulado

No mundo real percebemos que – para além da pandemia e dos conflitos socais – temos um Brasil em desconstrução com os eventos traumáticos na política, num processo que cozinha em fogo baixo, com um Estado inchado e ineficiente.
Essa desconstrução tem uma carga de morte. Algo morreu e está morrendo no país, com políticos fisiológicos, persistentes, inabaláveis, vorazes e sem futuro, viventes de um tempo que já passou.
A violência que explode em linchamentos, chacinas e extermínios que se propagam no país é sintoma de uma chocante realidade que aparece para além do teatro do poder de Brasília, cujos atores não acreditam na democracia. (Antonio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Por que será que a eleição para a escolha do novo coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso estava tão apertada – 10 a 10 até os 45 do segundo tempo – e, de repente, virou unanimidade???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quem é a empresa de Alimentação, alvo da Operação ‘Sermão aos Peixes’, que está tentando entrar novamente aqui na ‘terrinha’???!!!

*** Afinal, no que vai dar essa operação ‘Cobiça Fatal’, que a Polícia Federal realizou no início da semana na Ilha de São Luís???!!!

*** E quem foi o palaciano, futuro peso pesado, que atuou com muita desenvoltura e conseguiu essa proeza???!!!

*** Qual é o marqueteiro que anda orientando equivocadamente um pré-candidato a prefeito de São Luís, e ainda induzindo ‘gente grande’ ao erro???!!!

*** Quais blogueiros de São Luís ficaram apreensivos com prisão de um colega em Teresina???!!! E quais foram os outros que reclamaram do valor da suposta extorsão: “só 20 mil”???!!!

*** Por que o presidente Bolsonaro não adotou oficialmente o protocolo da hidroxicloroquina???!!! Estava tão empolgado com o que a ministra Damare tinha visto em Floriano!!!

*** Quem será o edil presidente de diretório municipal que fica ‘ouriçado’ quando um de seus pares fala da rodoviária de São Luís ou da Bahia, terra de Rui Costa???!!! Marrapá…, em vez de ficar ‘ouriçado’ deveria era tentar mostrar a montagem!!!

*** Quem foi o vereador de Câmara da ‘Grande Ilha’ que fez um desabafo, em sessão virtual, dizendo que “muitas das medidas aprovadas pelo legislativo municipal durante a pandemia não tiveram efeito prático junto à sociedade, pois dependiam de regulamentação do executivo”???!!! ‘Rapá’…, ‘prestatenção’ no ‘serviço’!!!

*** Quem foi o ex-deputado que ‘baixou o cacete’ nas TVs abertas da ‘Grande Ilha’ com seus respectivos repórteres e apresentadores, em postagem nas redes sociais???!!! Pense num ‘surto’!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias