Fechar
Buscar no Site

Moro ‘justiceiro’ e as consequências do difícil processo de amadurecimento do Brasil

“O Brasil sofre hoje as consequências de um difícil processo de amadurecimento que tem na Lava Jato um divisor de águas inquestionável”. É disso e de outras coisas que o Dr. Pêta trata no Colunaço deste domingo. Vale a pena a leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 07.07.19

PETINHADAS –

*** O Brasil sofre hoje as consequências de um difícil processo de amadurecimento que tem na Lava Jato um divisor de águas inquestionável!!! Por linhas tortas ou não, percebe-se que o país caminha para chegar a um estágio de desenvolvimento social, econômico e político que desejamos todos nós conscientes do papel de uma verdadeira nação. A sede de justiça do povo chegou a um nível tão elevado, que atingiu autoridades como o atual ministro Sérgio Moro, que, no papel de juiz, cometeu atos questionáveis na condução de uma operação que mudou o Brasil!!! Foram atos, agora relevados, que não prejudicam a operação como um todo, não anulam provas existentes, mas causam desconforto num trabalho que resultou no desvendamento do maior esquema de corrupção de que o país já teve conhecimento!!! “Um juiz não pode rasgar as leis para satisfazer interesses ou sentimentos pessoais”, bradou Flávio Dino, pelas redes sociais, com a convicção e autoridade de um ex-juiz federal!!! Está correto, em parte, o governador maranhense!!! “Um juiz não pode rasgar as leis”, é verdade!!! Mas afirmar que essas leis foram rasgadas “para satisfazer interesses ou sentimentos pessoais” é, no mínimo, temerário!!! Mais correto acreditar que Moro sucumbiu à sede de justiça do povo, e aí não exerceu, como deve ser exercido, o seu papel maior de magistrado, dando margem a que esteja sendo tachado de justiceiro, de fazer “Justiça com as próprias mãos”, como diz a revista VEJA na capa de sua edição desta semana, que já está nas bancas!!! Menos mal que a Lava Jato em si, com todos os indícios e provas conseguidos desde a sua deflagração, está preservada!!! E isso é incontestável!!!

*** Quanto à questão política, um comentário, essa semana, do jornalista Josias de Souza, resume bem um cenário não detectado pelos adversários do governo e de Sérgio Moro!!! Ei-lo: “O PT e as legendas que gravitam na órbita de Lula ainda não notaram, mas estão fabricando um adversário político de grande potencial. Ao atacar Sérgio Moro, o petismo e sua turma criam um pesadelo do qual talvez tenham dificuldade para acordar mais tarde. Sérgio Moro voltou ao Congresso; foi repetir na Câmara as explicações que fizera dias atrás no Senado sobre as mensagens que trocou com procuradores na época em que era juiz da Lava Jato. Os deputados foram bem mais agressivos com Moro do que os senadores. O bloco lulista equipou-se para constranger o interrogado. Em termos jurídicos, a inquirição da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a exemplo do interrogatório do Senado, teve relevância nula. A relevância da sessão foi política. Os deputados trataram Moro como um ex-juiz suspeito de parcialidade. Não se deram conta de que estavam diante de um potencial candidato. O sistema político brasileiro, como se sabe, apodreceu. A Lava Jato apressou o processo de degeneração. O PT mostrou-se incapaz de lidar com o tema da moralidade. Agora, ao apontar ‘excessos de Moro’, engrandece o algoz aos olhos da plateia. Para medir o efeito da agressividade dos deputados é preciso frequentar não o Congresso, mas o boteco. A reputação dos inquisidores de Moro é a soma dos palavrões que inspiram na mesa do bar. Ali, o ex-juiz vai ganhando, a cada ataque, a aparência de uma alternativa eleitoral”!!!

*** E as invencionices dos Sarney e seu grupo em baixa para tentar ‘criar clima’, como sempre fizeram ao longo de cinco décadas???!!! Dr. Pêta sabiiiiia…, que aquela história de vazamento antecipado, via ‘rádio peão’, a boca pequena, de encontro entre Sarney e Flávio Dino, tinha alguma coisa obscura ‘por trás’!!! Agora começam a vir à tona os boatos espalhados por eles mesmos, das mais diversas formas, de que Dino fez com Sarney acordos Nacional (visando chegar à Presidência) e Regional (possibilitando a volta de Roseana ao poder!!! Absurdo igual só esse outro que já andam espalhando, de novo pela ‘rádio peão’, a boca miúda, de que o neto de Sarney, deputado Adriano, será vice de Brandão na chapa de Dino!!! Pode esperar que ‘já já’ essa ‘conversa’ tá chegando em algum blog!!! A não ser, como no caso do encontro, que Dr. Pêta tenha estragado a ‘bomba’, hahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E quem imaginaria Brasil x Peru numa final de Copa América, hein!!! Dr. Pêta, por exemplo, apostava ‘cem por cento’ que a final seria Brasil x Chile!!! Pois é…, e o Peru foi lá e enfiou 3 a 0 nos chilenos!!! Portanto, ninguém que duvide que vai ser jogo duro para o Brasil…, aliás, depois que inventaram esse negócio de Viagra, o Peru tá duro demais, hahahahahahahahahaha!!!

*** Falar nisso, estão dando o que falar as ‘peladas’ de futebol dos deputados, toda quarta-feira, à noite, na AABB!!! Meu amigo, o que ‘rola’ nas ‘resenhas’ depois dos jogos é uma ‘festa’!!! Pense!!! Nas duas últimas quartas o time convidado pelos parlamentares foi do Tribunal de Justiça, comandado pelo “ex-craque do passado” Zé Joaquim!!! Inconformado com o resultado da primeira partida – 3 a 2 para os deputados –, Zé Joaquim ligou para o ‘Rubão” (Rubens Pereira), organizador da equipe dos deputados, pediu revanche, mas ‘impôs’ algumas condições: que não permitiria que filhos de deputados jogassem, porque os ‘garotos’ desequilibravam os confrontos; que não aceitaria mais o árbitro dos deputados, que levaria o seu árbitro e também um ‘goleiro profissional’!!! E, ainda, que Rubão colocasse o goleiro dele para defender o time dos parlamentares, hahahahahaha!!! Foi pior!!! Final: Deputados 5 x 1 Juízes!!! No dia seguinte, ‘contente da vida’ pelo segundo resultado positivo diante da equipe dos juízes, Rubão ligou pra Zé Joaquim e ‘mandou bala’: “Presidente, quais são as suas condições para o próximo jogo; afinal, não queremos perder um ‘cliente’ tão especial como o TJ”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Depois do jogo de quarta passada, já na ‘resenha’, Othelino ‘vira’ para Zé Joaquim e fala: “Presidente, tô lascado, dei uma entrada forte e derrubei o Itaécio” (Dr. Itaécio, juiz eleitoral)!!! “Pior foi o Duarte Júnior, que deu um ‘cacete’ e jogou o Ronaldo Maciel no chão”!!! Pior que o Ronaldo foi dizer que ia denunciar Duarte numa especializada do Idoso e acabou aconselhado a não fazer isso: “Nem perde teu tempo, Ronaldo, porque o Duarte conhece todo mundo por lá, e não vai dar em nada”, hahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e não é que tem um comunicador codoense, lá “do outro lado da ponte”, falando que anda fazendo milagres tanto no candomblé como no catolicismo!!! Pois é…, já ‘temos’ o ‘sucessor’ de ‘mestre Bita’, falecido recentemente???!!! É só ligar o rádio no horário do almoço pra conferir!!! Todo dia tem ‘testemunho’ de ‘gente curada’!!! Pior que o endereço para ‘consultas’ fica aqui pras bandas do JP do meu chefe!!! Aí lascou!!!

*** Mal terminou o jogo Brasil 2 x 0 Argentina, na terça-feira, as redes sociais já se agitaram!!! E aí, um torcedor brasileiro aproveitou os ‘debates’ para mandar essa: “Gostaria de agradecer à Najila Trindade por ter tirado o Neymar dessa Copa América. Contamos com ela em 2022”!!! Hahahahahahahahahahaha!!! A propósito, depois do gol de Firmino, após uma arrancada de 70 metros de Gabriel de Jesus, o comentarista Casa Grande, da Rede Globo, alfinetou ‘Neyma’ ‘foi sério’!!! “Isso que é centro avante…, carregou a bola desde o seu campo, levou dois ‘trancos’ dos adversários, mas não caiu e concluiu a jogada”!!! Verdade!!! Fosse Neymar, no primeiro ‘chega pra lá’ que Gabriel levou, já teria caído…, e fora da área, não seria nem pênalti…, e se fosse ainda tinha o risco do ‘cai-cai’ desperdiçar a penalidade máxima!!!

*** Na próxima semana acontece a reabertura do Hospital Regional de Matões, reformado e com mudança no perfil de atendimento!!! Lembra dele, aquele que os adversários do governo fizeram um ‘carnaval danado’, dizendo que ia ser fechado???!!! Pois é…, como o secretário Carlos Lula, da Saúde, disse na época, o hospital parou para reformas e agora volta a funcionar!!! O tempo sempre vai ser o ‘senhor de tudo’!!! Bom, agora o Lula precisa voltar as atenções para o ‘adormecido’ unidade de saúde da Avenida 13, no Maiobão, se é que isso é com ele!!!

*** E as redes sociais não param!!! “Sérgio Moro prendeu o Alibabá, mas está tendo que explicar aos 40 ladrões todo dia”…!!!

*** Rapaz, o negócio tá ‘nebuloso’ ali pras bandas de uma prefeitura da ‘Grande Ilha’!!! As licitações são direcionadas para um agiota, dono de várias empresas, e tudo com o aval da chefia maior!!! Quando as empresas ‘de fora’ tentam participar das licitações, montam ‘aquele circo’ e fazem de tudo para a ‘firma’ do agiota ‘levar’!!! Tem uma licitação de reforma de escolas que já ‘se arrasta’ há dois meses e, pelo visto, só vai terminar quando o ‘poderoso’ ‘levar’!!! Que tal o MP dar uma investigada!!!

*** E o “day after” do lançamento de uma chapa oposicionista em disputa num conselho de classe foi marcado por discórdias públicas nas redes sociais!!! Se a ‘turma’ não consegue se unir na montagem da chapa, imagina para enfrentar os desafios econômicos, políticos e de gestão dos rumos da categoria!!! Marrapá…, basta de teoria, gente!!!

*** E olha essa observação de um profissional da área medica!!! Em meio ao acalorado debate sobre posse e porte de armas de fogo, o presidente Bolsonaro edita a MP nº 881/2019 (Declaração de Direitos de Liberdade Econômica), que já apresenta emendas que podem dar um ‘poder de fogo’ capaz de matar mais que revólveres, pistolas, bazucas e escopetas: a venda de medicamentos em supermercados!!! Com certeza, vamos ter aumento de casos de intoxicação medicamentosa, o que impacta, diretamente, em gastos no atendimento da rede SUS!!! Tá na hora da campanha “A liberdade econômica não vale mais que a vida”!!!

*** Alô, alô, OAB!!! Que tal incluir a questão do “acúmulo de cargos públicos: uma análise ampla do Artigo 37, da Constituição Federal”, na audiência pública do próximo dia 10???!!! E também a precarização de trabalho dos profissionais da área da saúde, pois muitos trabalham sem registro, tendo uma infinidade de direitos trabalhistas/estatutários que estão sendo vilipendiados pelos entes federados!!! Esses não aparecem no cruzamento/processamento dos dados do TCE!!! Boas pautas!!!

*** Falar em tratamento diferenciado, essa aqui é para o ‘segundo chefe’ mandar ver!!! Na estatal hospitalar, os colaboradores que recebem os maiores vencimentos já receberam a metade do ‘décimo’, mas os ‘carregadores de piano’ permanecem sem data certa para receber o ‘dindim’!!!

*** Rapaz, essa história da Prefeitura de Barreirinhas e o tal do voucher, uma lei municipal criada ano passado, continua dando o que falar!!! Essa semana, Dr. Pêta soube, por meio de empresários da Associação das Agências de Viagem de Barreirinhas (AVBTUR), que tudo começou há cerca de 10 anos, desde quanto a entidade vem tentando uma ferramenta de ordenação turística para poder trabalhar melhor e ver os impostos sendo gastos dentro da infraestrutura para os visitantes!!! Em maio de 2018, o voucher foi implantado por meio de uma lei municipal, em conjunto com a Lei do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), determinando que, tudo arrecadado, ficaria 50% para o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e 50% para a Prefeitura, diretamente!!! Nesse meio tempo, os empresários disseram que pediam, desde sempre, a construção de banheiros nas travessias da balsa do lado de lá do rio (Preguiça), devido à demora na espera da embarcação!!! Os turistas iriam poder utilizar esses banheiros!!! Apesar das várias reuniões e ofícios encaminhados, o pedido sempre foi sendo postergado, mesmo quando, há três meses, o COMTUR liberou R$ 80.000,00 para as obras!!! Mesmo assim nada foi feito!!! Consequentemente, depois de vários avisos, a AVBTUR resolveu parar a emissão do voucher digital, passando a emitir as notas fiscais pelo sistema tradicional da Prefeitura!!! O fato foi comunicado à Prefeitura, que, na resposta, por meio de oficio, falou apenas sobre obrigação da associação e nada sobre a lei do COMTUR, que obriga a Prefeitura a investir o dinheiro do voucher na infraestrutura!!! “Já fomos multados, mas permanecemos fortes esperando a mínima entrega dos banheiros”, disse um empresário, ressaltando que os problemas são vários e que falta um Plano Municipal de Turismo, falta um calendário municipal de eventos, principalmente culturais; falta a revitalização da Beira Rio, do Morro da Ladeira…”!!! Os empresários asseguram que querem um consenso, mas que isso depende da Prefeitura”!!!

*** Informações obtidas pelo Dr. Pêta dão conta de que o Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) foi a Imperatriz, essa semana, para verificar a situação do setor na cidade!!! E, segundo apurou, os médicos cirurgiões e pediatras pararam os atendimentos que não são de urgência e emergência porque não recebem há seis meses!!! O presidente da entidade, Abdon Murad, esteve reunido na quarta, durante o dia, com promotor, juiz, secretário municipal de Saúde e vereadores!!! À noite, reuniu com os médicos em uma Assembleia onde foram discutidas “condições de trabalho e remuneração digna e sem atrasos”!!! Situação tá ‘braba’ por lá!!!

*** Essa aqui saiu no JP dessa semana e vale a pena ler de novo!!! “O ato mostra que a união faz a força e o governo sempre age em parceria com aqueles que querem ajudar. São serviços e programas que têm um aproveitamento imediato, a exemplo do que será investido em educação, com a alfabetização de crianças e o aprimoramento do conhecimento dos professores, por exemplo”.

A declaração foi feite por Flávio Dino, na terça-feira, 02, ao assinar, no Palácio dos Leões, um protocolo de intenções entre o Governo do Maranhão e a mineradora Vale. A parceria resultará em investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões nas áreas de educação, saúde, patrimônio cultural e segurança.

“O estado deu mais um grande passo com a oficialização dessa parceria com a Vale, que deverá ajudar na ampliação de programas sociais, aquisição de equipamentos, melhorias dos serviços de abastecimento de água e recuperação de imóveis históricos”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, presente na solenidade, juntamente com os colegas Duarte Jr. Zito Rolim e Vinícius Louro.

Como bem disse o governador, a união faz a força. Mas não é bem isso que se vê entre o Maranhão e a Vale. Talvez fosse interessante que alguém do lado daqui (do governo) atentasse para o detalhe de que 60 milhões de reais, na verdade, é um recurso insignificante diante do que o estado proporciona à Vale. Na relação custo-benefício, o valor talvez, comparativa e analogamente, não represente algumas dezenas de quilômetros da linha férrea que leva daqui o valiosíssimo minério extraído das nossas terras.

Enquanto isso, só para citar dois exemplos, Espírito Santo e Minas Gerais já passam da casa do bilhão conseguido junto à Vale. Para o Espírito Santo foi R$ 1,18 bilhão para uma ferrovia ligando o Estado ao Rio de Janeiro. Para Minas foram inúmeros projetos, além da reparação pelos danos causados ao estado desorganizando a economia em várias regiões. Já o governo federal pediu uma ferrovia ligando Campinorte a Água Boa, com 380km. Tudo atendido
Ou seja, estamos diante de uma oportunidade única, pois a Vale quer renovar suas concessões de ferrovias. Logo que conseguir isso não tem mais negociação. E a Vale apenas está retribuindo a ajuda que recebeu desses estados para chegar a ser o que é hoje: uma das maiores do mundo. Portanto, seria bom que o governador entrasse no jogo pra valer e pedisse muito mais à Vale. É justo”!!!

*** E pra fechar…

O jornal impresso é a alma da democracia

O jornal impresso nasceu como meio de expressão de uma sociedade que, ao sair do domínio absolutista das monarquias de herança medieval, encontrou nele o casamento perfeito para a divulgação dos ideais de liberdade democrática.
Com o tempo a população do mundo se multiplicou e as sociedades se desenvolveram. Períodos de liberdade e repressão se alternaram e as tecnologias mudaram radicalmente a forma dos humanos se comunicarem.
Do impresso, o jornalismo se estendeu às mídias sociais que, via internet, ligam, instantaneamente, os rincões mais distantes do planeta.
Mesmo assim, a mídia impressa – pioneira na luta pela liberdade de expressão – permaneceu sendo alma da democracia e não deixou que a notícia contextualizada fosse engolida pela avalanche planetária.
O jornalismo impresso se consagrou como filtro eficaz contra o boato. Equivocam-se os que acreditam que o jornalismo na Internet pode prescindir da formação, do código deontológico, do estatuto de redação, da ética ou da vergonha mortal.
O problema não está entre o novo e o velho jornalismo, mas entre o bom e o mau jornalismo. Portanto, o velho não acaba de morrer e o novo não acaba de nascer. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quem foi o deputado da bancada federal que se deu bem no ‘Maracap’, ganhando uma caminhonete e ainda ‘quinhentas pilas’???!!! É. ‘rapá’, às vezes ‘desviar os caminhos’ tem suas vantagens!!!

*** Qual é o deputado que sempre leva uns carneiro, uns bodes para as ‘resenhas’ das quartas-feiras na AABB, após as ‘peladas’ de futebol, mas aí consegue escalar também os filhos para reforçar a equipe do Poder Rangedor???!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem é o comunicador de programa AM, “do outro lado da ponte”, que anda espalhando ao vivo que está fazendo milagres tanto no candomblé quanto no catolicismo???!!! Pior que o ‘cabra’ é de Codó!!! É, meu amigo, parece que já tem sucessor de ‘mestre Bita’ ‘na área’!!!

*** Qual foi o prefeito da Baixada que ‘levou um fora’ no palco do São João de sua cidade, ao ‘assediar’ publicamente, no palco, a cantora do ‘Forró Sacode’???!!! ‘Thaí’…, quem mandou fazer ‘gracinha’…!!!

*** Qual é o cantor ‘milionário’ que resolveu ser seletivo só aqui na ‘terrinha’???!!! Pois é…, quando vai para São Paulo, beija ‘todas’, mas aqui em São Luís só ‘beiçou’ as poucas ‘minas’ do seu agrado!!! Marrapá!!!

*** Quem foi a colunista que andou tentando agenciar garotas de programa para um político federal num aniversário infantil???!!!

***Por que será que o ‘Poder Rangedor’ demorou quase oito meses para iniciar os estudos do concurso público da casa???!!! Pelo cronograma apresentado ao juiz Douglas Martins, a casa deveria ter aplicado as provas no mês passado e nomeado os aprovados em agosto!!! Só ‘Don Othelino’ pra dar uma ‘dica’ aí pra gente!!!

*** Qual Prefeitura da ‘Grande Ilha’ renovou o contrato dos professores temporários em detrimento dos professores aprovados no concurso???!!! ‘Pode isso’, Arnaldo???!!!

*** Qual é a prefeitura da região dos Lençóis Maranhenses que não presta conta dos recursos arrecadados por meio do voucher digital, lei municipal que ela própria criou ano passado???!!!

*** Quais são os hospitais particulares da ‘Grande Ilha’ que andam marcando horário de consultas e fazendo os pacientes esperarem por mais de duas horas???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias