Fechar
Buscar no Site

Sinais de que o Maranhão está sendo colocado acima das diferenças ideológicas dão evidência nacional ao Estado

 

Salvo melhor juízo, o Maranhão parece amadurecer e tomar o rumo que todos queremos: do pleno desenvolvimento. Estados como Ceará e Bahia já fizeram isso, mas o nosso Maranhão permanecia ‘preso’ a uma ‘guerra política’ sem fim que se estendia ao plano nacional de acordo com as conveniências de cada grupo político. Hoje ela parece estar resumida a uma mídia que ainda não se conscientizou de que o fim dessa ‘guerra’ é a redenção de um estado que, depois de décadas e décadas de desatenção, merece crescer e ter o seu povo feliz. Ultopia? Pode ser. Mas não custa acreditar que, com a evidência nacional do Maranhão hoje, isso pode ser possível. O governador Flávio Dino tem uma grande contribuição nesse processo. Mas isso só será compreendido mais na frente. O Colunaço do Pêta mostra, neste domingo, que nunca se viu tanto destaque para o Maranhão como ultimamente. Dr. Pêta fala, também, da atuação intensa do vice-governador Carlos Brandão, potencial sucessor de Flávio Dino, e de vários outros assuntos. E nos Mistérios, a suspeita de que existe ‘algo no ar’ com o objetivo de minar o secretário da Segurança Jefferson Portela. Boa leitura.

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 21.09.2019

PETINHADAS

*** Olha o Maranhão aí, gente!!! Pois é…, apesar de todos os “atrapalhos ideológicos”, de ‘guerrilhas’ nas redes sociais, antes bem mais acentuadas do que hoje, o Maranhão está em plena evidência no cenário nacional!!! Nunca se viu o nosso estado tão em destaque como hoje!!! E não são só as nossas potencialidades, como o Porto do Itaqui e a excelente localização de Alcântara junto à linha do Equador…!!! Esse crescimento maranhense vem aumentando a cada dia, no plano nacional, graças ao trabalho dedicado, competente e feito com muita perseverança pela nova safra de integrantes da nossa bancada no Congresso Nacional!!! Por conta disso, ao longo de toda a semana, como se viu, o Maranhão ficou numa evidência poucas vezes vista durante as últimas décadas!!! Só pra começo de conversa, a discussão da Reforma Tributária, quem tá lá???!!! O senador Roberto Rocha é relator da matéria e o deputado Hildo Rocha é o presidente da Comissão Especial Federal que analisa a ‘Tributária’!!! Acha pouco???!!! Dá uma olhada no ranking do Prêmio Congresso em Foco na Bancada Maranhense!!! Eis os nomes: 1. Márcio Jerry (PCdoB – MA); 2. Aluisio Mendes (Podemos – MA);

3. Bira do Pindaré (PSB – MA); 4. Zé Carlos (PT – MA); 5. Eduardo Braide (PMN – MA)!!!

*** A maranhense Eliziane Gama também foi grande destaque do ‘Prêmio Congresso em Foco” entre os senadores!!! No primeiro ano do seu primeiro mandato, ela já ficou no Top 10 da votação entre jornalistas especializados!!! Gama foi a melhor colocada do Maranhão!!! Nessa semana, o Senado definiu os integrantes do Conselho de Ética da Casa!!! Um dos escolhidos é o senador Weverton Rocha!!! E o nome do senador Roberto Rocha foi aprovado como o corregedor da Casa!!! Outro fato importante na semana: deputados, empresários da indústria e a sociedade civil se reuniram, sexta-feira (20), na sede da Fiema, em São Luís, para discutir os rumos do projeto de Reforma Tributária que tramita na Câmara Federal!!! Uma Comissão Especial que analisa a PEC 45/2019 esteve em um seminário marcado no encontro!!! O requerimento foi uma iniciativa do deputado federal Eduardo Braide, coordenador do evento!!!

*** O Maranhão continua em pauta e até como prioridade em determinados segmentos e tem atraído as atenções!!! Um dos temas prioritários, por exemplo, diz respeito ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que tem relatório assinado pelo deputado maranhense Hildo Rocha para o uso do Centro de Lançamento de Alcântara pelos Estados Unidos!!! Já aprovado em comissão especial, o texto agora tramita em caráter de urgência – graças a uma proposição do deputado federal Pedro Lucas – na Câmara Federal, para depois ser analisado pelo Senado da República!!!

*** Outro tema na pauta do governo federal e do Congresso diz respeito à concessão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses à iniciativa privada!!! O Maranhão também é destaque nas conduções e relatorias das comissões técnicas da Câmara e no Senado!!! Hildo Rocha foi o relator do AST e atua como presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária na Câmara!!! O senador Roberto Rocha é o relator da Reforma Tributária no Senado!!! Edilázio Júnior é o relator da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional!!!

*** Além disso, correndo ‘por fora’, tem o governador Flávio Dino, com sua cada vez mais insinuada campanha à sucessão presidencial!!! E a revista ‘IstoÉ’ dessa semana dá também destaque ao governador maranhense, mostrando-o como um político consistente, conciliador e também bastante crítico em relação aos movimentos do governo de Jair Bolsonaro!!! A revista diz que Flávio planeja novos voos em escala nacional!!! E cita que, no mês passado, numa reunião com Bolsonaro, seus ministros e os nove governadores dos estados amazônicos que sentaram para discutir soluções para a crise ambiental, Flávio foi voz discordante em relação ao discurso governista, que tentava minimizar os incêndios na floresta!!!

*** Para a ‘IstoÉ’, Flávio também vem se consolidando como uma liderança federalista no Nordeste e potencial candidato da esquerda nas eleições de 2022!!! Para Dino, o federalismo será um grande limitador natural do poder do presidente Jair Bolsonaro!!!

*** Temos muitos motivos para comemorar, e um deles é esse destaque que nosso Estado e nossos parlamentares vêm tendo no cenário nacional!!! Isso é ou não é bom para o Maranhão???!!! Vale a pena estar com intrigas, instigando brigas entre o governador e o presidente num momento desses???!!! Que os protagonistas desses equívocos coloquem a cabeça no lugar e entendam que esse é o momento do Maranhão!!! Durante cinco décadas tivemos todas as chances de evoluir, de desenvolver, porque tivemos um presidente da República, inúmeros ministros de estado maranhenses, presidente do senado por quatro gestões, e tudo mais!!! O Maranhão tinha tudo nas mãos para crescer, mas não cresceu…, teve todas as chances para se desenvolver, mas, mesmo com um presidente da República maranhense, não ‘saiu do lugar’!!! Chegou a nossa hora…!!! E como já dissemos, quem tentar atrapalhar isso vai se ver com o povo…, e o Jornal Pequeno saberá muito bem mostrar a esse povo quem está a favor e quem está CONTRA O MARANHÃO!!!

*** E o Benedito Buzar, gente!!! Pois é…, publicou que José Reinaldo Tavares foi levado às pressas para o hospital com problemas no coração…, e agora o ex-governador é um safenado!!! Bom, o que houve???!!! Zé Reinaldo fez um cateterismo programado, um check-um e foi constatada uma obstrução parcial em uma artéria!!! Daí, houve a decisão de colocar logo stents!!! Não teve enfarte nem qualquer tipo de problemas…, o ex-governador e ex-deputado federal está em casa levando vida normal!!!

*** Impressiona a produtividade de promotores de comarcas interioranas no quesito “denunciar prefeitos”!!! Os releases do MP são a maior prova disso!!! Mas, não menos impressionante é que em alguns casos o prefeito ‘deita e rola’ e o promotor ‘fecha os olhos’!!! Vamos consultar o VAR!!! Um determinado prefeito da ‘baixada lacustre’ deixou seus munícipes sem água durante um mês…, tudo porque deu ‘impedimento’ na licitação para a compra de produtos para o devido tratamento do precioso líquido!!! Acontece que, em vez de marcar o impedimento claro da empresa vencedora, a tal CPL do prefeito anulou a licitação e fez outra, acabando com a regra do impedimento!!! Pense!!!

*** Muita gente falou o que bem quis sobre o grande “feito” do PT da semana: o acerto dos seis números da Mega-Sena, que rendeu às 49 quotas de “petistas” apostadores o extraordinário prêmio de 120 milhões de reais – R$ 2 milhões e 400 mil para cada quota!!! As redes sociais fizeram um verdadeiro “carnaval”… os antipetistas, então… esses mesmos é que “deitaram e rolaram”, afirmando, inclusive, que, como se não bastasse o PT roubar tudo deles, ainda roubou o sonho de acertarem na mega!!! Bom, para quem não sabe a verdadeira história desse prêmio, ei-la aqui, no Dr. Pêta!!! Na verdade, os “petistas” que ganharam os 120 milhões na Mega-Sena são funcionários humildes da liderança do PT na Câmara Federal!!! Copeiros, motoristas, serventes, serviços gerais e alguns pequenos assessores foram os verdadeiros ganhadores no fabuloso prêmio!!! Ou seja, nenhum “grande petista” tinha quota no volante premiado!!!

*** E as histórias desse jogo são marcantes!!! Na hora de fechar as quotas, faltavam seis!!! Os funcionários da liderança já estavam prestes a desistir, quando um motorista autorizou botar as seis quotas pra ele!!! Resultado: ganhou mais de 15 milhões!!! Essa foi a “história alegre” do prêmio!!! Mas tem a “história triste”!!! Uma copeira tentou até a última hora arranjar o dinheiro da sua quota, mas não conseguiu!!! Perdeu o prêmio, mas há uma informação de que os colegas vão ajudá-la!!! Tem ainda a história da “cara-metade” de um copeiro que tá para expulsá-lo de casa!!! O “cabra” não quis participar do rateio e acabou perdendo a oportunidade de ficar milionário!!!

*** Viram essa semana a notícia de que a justiça abriu ação contra Ricardo Murad por supostos desvios na Saúde???!!! Pois é…, mais uma ação!!! Pior que ainda tem uma confusão sobre o hospital Carlos Macieira!!! Ele rompeu um contrato com a Cruz Vermelha e isso gerou prejuízos que o estado vai ter que assumir!!! Pode, Freud???!!!

*** Olha essa, publicada pelo jornal Estado de São Paulo e republicada pelo JP essa semana!!!! “A rota mais curta para Ásia – Com 13 terminais e 21 empresas instaladas, o Porto de Itaqui tem ganhado relevância dentro da estratégia das empresas de exportar seus produtos pelo Norte do País – caminho mais rápido para a Ásia, por exemplo. No ano passado, foram movimentadas 22 milhões de toneladas só no porto público, sem considerar os terminais instalados nas proximidades, como o Ponta da Madeira – da Vale -, um dos maiores exportadores de minério do mundo.
A localização e as boas condições da baía têm chamado a atenção dos investidores. No ano passado, por exemplo, os chineses compraram o projeto de construção do Terminal de São Luís, para movimentação de fertilizantes, granéis líquidos e carga geral, sobretudo celulose. O empreendimento deve custar R$ 1,7 bilhão. Há ainda outro R$ 1,2 bilhão em obras de expansão em andamento e novas licitações que serão feitas dentro do porto.
Mas esse potencial do complexo não significa que esteja habilitado para ser uma zona franca de exportação, como propôs o relator da reforma tributária, Roberto Rocha (PSDB-MA). Essa não é a vocação do porto, afirma um especialista no setor que prefere não se identificar. Para ele, não faz sentido essa decisão, uma vez que o porto é exportador, sobretudo, de commodities, como minérios e grãos. O mercado mundial quer a soja, não o derivado do grão, diz o especialista.
A notícia foi publicada na edição dessa quinta-feira do jornal O Estado de São Paulo.
Além disso, afirmam outros executivos, o momento atual não é propício a esse tipo de discussão. Até a Zona Franca de Manaus, já consolidada no País, tem sido alvo de questionamentos por parte de integrantes do governo. No Porto de Itaqui, dizem fontes do setor, a discussão tem de ir na direção da expansão e no desenvolvimento de novos terminais.
Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Celso Gonçalo, ainda é muito prematuro debater se o Porto do Itaqui tem ou não condições de suportar uma transformação de São Luís em uma espécie de ‘zona franca’. ‘Só a concretização dos negócios trariam a real necessidade de ampliação e melhorias no Porto’.
Mas a proposta, vista como jogo político, tem adeptos locais. Na avaliação deles, o porto tem as condições para receber um projeto como a zona de processamento. O presidente do Sindicato das Indústrias Ferro Gusa do Maranhão, Claudio Azevedo, lembra que a zona portuária é ligada por três ferrovias – Norte-Sul (da VLI), Estrada de Ferro Carajás (Vale) e a Transnordestina –; ou seja, permite uma ligação do mercado interno para o externo”!!!

*** E quem está na ‘crista da onda’ no governo é o vice Carlos Brandão!!! Com total aval de Flávio Dino, Brandão tem representado o governador em inúmeros eventos e inaugurações em Brasília e interior do Maranhão!!! Escalado por Dino para ser seu representante em reuniões com autoridades do Brasil e do mundo, o vice-governador Carlos Brandão tem se destacado pela atuação propositiva e pelas sugestões às pautas de cada evento. Semana passada, em encontro com embaixadores de países da Europa para discutir os problemas da Amazônia, Brandão contribuiu com a experiência de quem participou, como deputado federal, da elaboração do Código Florestal, com diversos segmentos, sessenta audiências públicas pelo Brasil e a aprovação de leis ambientais rígidas. O vice maranhense citou aos presentes a dificuldade de preservação da floresta pela falta de estrutura para manter o homem no campo de forma sustentável. E defendeu uma remuneração aos trabalhadores rurais que preservam os recursos naturais. Brandão criticou a demora nas soluções. “Tudo isso que estamos discutindo, provavelmente estaremos novamente discutindo no ano que vem porque as coisas não andam”, opinou. No dia 16, voltou a Brasília para uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e oito governadores da Amazônia Legal, participando ativamente das discussões em torno da destinação de recursos da ordem de mais de 1 bilhão de reais de prejuízos causados por condenados identificados na Operação Lava Jato. Do total, 430 milhões de reais serão repassados a estados da Amazônia Legal, de forma igualitária. O Maranhão será contemplado com 24 milhões de reais.
Além de deputado federal por dois mandatos e chefe da Casa Civil, Brandão já exerceu o cargo de secretario adjunto de Meio Ambiente do Estado, e fala, portanto, com conhecimento de causa!!!

*** E pra fechar…

A ORIGINALIDADE POÉTICA DE TORQUATO NETO

Em meados de 1960, um movimento de ruptura da música popular e da cultura brasileira surge com o objetivo de universalizar, com irreverência, a linguagem da MPB. Era o tropicalismo que impulsionou a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
O poeta e jornalista piauiense, Torquato Neto, juntamente com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, José Carlos Capinan, Rogério Duarte, e o maestro Rogério Duprat lideravam o movimento.
Torquato Neto viveu o suficiente para ver o impacto do tropicalismo na sociedade, mas, ao se suicidar, em 1972, aos 28 anos, talvez não tivesse ideia de que a força criativa do movimento se desdobraria ao longo de décadas, marcando definitivamente várias gerações de artistas.
Torquato Neto compôs músicas com Caetano Veloso, Edu Lobo e Geraldo Vandré. Com Gilberto Gil, fez “Geléia Geral”, canção-manifesto do movimento tropicalista e uma uma síntese da efervescência cultural brasileira da década de 1960,
Pouco antes do suicídio, Torquato Neto queimou a maioria de seus poemas e quebrou a máquina de escrever. Vencido pelo desejo de desaparecer da face da Terra, não conseguiu parar de beber a agonia do mundo.
Foi um dos poetas mais influentes no panorama cultural de sua época, motivando inquietações por todos os lados, com poemas bélicos e belos, com armas e artes, espinhos e rosas.

(Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quais foram os parlamentares de oposição que acabam de ter emendas liberadas pelo governo de Jair Bolsonaro???!!!

*** Por que há tantos boatos nos bastidores da Segurança Pública de que existe uma ‘casinha’ sendo armada para ‘pegar’ políticos e não políticos aqui da ‘terrinha’???!!! Afinal, quem está tentando ‘derrubar’ o secretário Jefferson Portela???!!!

*** Em meio a esses boatos, qual seria o filho de político que estaria na mira de uma operação policial supostamente em andamento???!!! ‘Rapá’!!!

*** Quem foi o ‘viralizador’ de uma informação, não confirmada, essa semana, de que a Polícia ia fazer uma operação na Raposa contra a prefeita Talita Laci???!!! É, meu amigo, pelo visto, Jefferson Portela tem que botar as ‘barbas de molho’!!!

*** Qual foi o presidente de poder que ‘esculhambou’ um deputado estadual, semana passada, durante a assinatura de uma ordem de serviço na feira do São Francisco???!!!

*** Qual empresa, vendedora de produtos químicos para tratamento de água, foi impugnada por não ter endereço válido e foi beneficiada com a anulação da licitação???!!! É…, meu amigo, os dias se passaram, mas fizeram outra licitação pra arrumar as coisas!!! “Sem problemas”!!!

*** Quem será o novo ‘roxinho’ na Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar???!!!

*** Quem foi o ‘ghost-writer’ aqui da ‘terrinha’ que tem as digitais na matéria “A rota mais curta para a Ásia”, publicada pelo Estadão e reproduzida pelo JP???!!! (Veja a íntegra nas Petinhadas)!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quando serão autorizados os estudos técnicos para a elaboração do Plano de Cargos Carreiras e Salários da Estatal Hospitalar???!!! Na Emap tem!!

*** Quem foi o secretário que esqueceu de fazer a sua parte em meio ao ‘gol de placa’ do prefeito Edivaldo Holanda Jr na inauguração de uma creche na Chácara Brasil???!!!

 

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias