Fechar
Buscar no Site

“Lula e Sarney não precisam de mim como mensageiro”, diz Dino ao desmentir recado

O desmentido de Flávio Dino sobre um suposto recado que teria levado de Lula para Sarney foi um dos principais assuntos do Colunaço do Pêta*  desse domingo, 30, quando o Dr. Pêta falou da entrevista com o governador maranhense – solicitada pelo Jornal Pequeno – e outros temas polêmicos resultantes dessa conversa com o ex-presidente em Brasília, na quarta-feira da semana passada.

Com o Colunaço e O INFORMANTE (blog do JP Online) ‘replicados’ e ‘treplicados’ em relação ao assunto “recado de Lula para Sarney”, Dr. Pêta aproveitou uma resposta do governador ao jornalista Lourival Bogéa sobre a polêmica, dada ao JP na entrevista, para “tirar o caso a limpo”.

— GOVERNADOR, O DR. PÊTA E EU, PARTICULARMENTE, FOMOS CRITICADOS POR DESMENTIR A INFORMAÇÃO DE QUE O SENHOR HAVIA SAÍDO DO ENCONTRO COM LULA, NA CARCERAGEM DA POLÍCIA FEDERAL, EM CURITIBA, LEVANDO UM RECADO PARA O EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY. ISSO ACONTECEU OU NÃO?

— QUEM CONHECE A POLÍTICA BRASILEIRA SABE DA EXTREMA PROXIMIDADE QUE O EX-PRESIDENTE LULA TEM COM O EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY. ENTÃO, É OBVIO QUE ELES TÊM UM CANAL ABERTO E DIRETO ENTRE ELES; NÃO PRECISAM DE MIM COMO MENSAGEIRO. E, PORTANTO, O LOURIVAL BOGÉA E O DR. PÊTA AMBOS PODEM CONTINUAR ESCREVENDO 20 VEZES QUE NÃO ACONTECEU ESTE EPISÓDIO, PORQUE NAS 20 VEZES ESTARÃO FALANDO A VERDADE; TANTO LOURIVAL BOGÉA QUANTO DR. PÊTA”!!!

Boa leitura!!!

* Por motivos técnicos, O INFORMANTE não teve como levar a público, ontem, 30, o Colunaço de Domingo

COLUNAÇO DO PÊTA – 29.06.19   vbvvb 2

PETINHADAS –

*** O histórico encontro de Flávio Dino com José Sarney, essa semana, em Brasília, mexeu com os meios políticos, repercutiu nacionalmente e provocou uma avalanche de especulações, principalmente no Maranhão, onde ‘pratos cheios’ como esses são capazes de levar mentes férteis ao ‘clímax’…, para não dizer “o resultado final de um coito”!!! Ouvimos, lemos e vimos de tudo depois da revelação do encontro, feita pelo próprio governador maranhense, por meio das redes sociais!!! De “garoto de recado” de Lula a “reconhecedor e rendido à importância de Sarney no cenário nacional”, não faltaram ironias, deboches e alfinetadas em Flávio Dino!!! Na Assembleia Legislativas, parlamentares da oposição não perderam a oportunidade de tentar constranger colegas da base!!! ‘Sobrou’ inclusive para O INFORMANTE (blog do JP Online) e Dr. Pêta, assunto a ser tratado ‘linhas abaixo’, como diria a ‘velha guarda’ do jornalismo maranhense!!!

*** E o que faz o bom jornalismo diante de uma situação dessas???!!! Estimula o debate com base em especulações ou ‘tira a limpo’ o fato???!!! O Jornal Pequeno, respaldado nos seus 68 anos de história e credibilidade no Maranhão, resolveu tirar a história a limpo e ouvir um dos protagonistas do fato: Flávio Dino!!! E durante quase duas horas, no final da tarde dessa sexta-feira, 28, os jornalistas Lourival Bogéa (meu chefe) e Manoel Santos Neto (Manoelzinho) conversaram com o governador do Maranhão…, não só sobre o encontro com Sarney como Reforma da Previdência e Base Espacial de Alcântara ( a entrevista será desdobrada durante a semana)!!! A intenção é conversar, também, com José Sarney, desde que se disponha a conceder entrevista ao quase “Setentão JP”!!!

*** O Colunaço do Pêta já estava devidamente concentrado para escrever sobre o encontro histórico, e, logicamente, iria fazê-lo com base nas informações fidedignas que obteve ao longo da semana!!! Mas como o Jornal Pequeno teve a feliz iniciativa de ouvir um dos protagonistas da história, nada melhor que direcionar os leitores para a entrevista exclusiva com o governador, que está nas páginas deste domingo do ‘Órgão das Multidões’!!! Com certeza, todas as dúvidas serão tiradas!!! Ao Colunaço, hoje, cabe tecer algumas considerações sobre publicações feitas por O INFORMANTE e Dr. Pêta, consideradas erradas!!! Não foram!!!

*** No dia 16 de junho, há praticamente duas semanas, diante de informações originadas na família Sarney, dando conta de que o ex-presidente e Flávio Dino HAVIAM SE ENCONTRADO, o blog O INFORMANTE, do JP Online, publicou: “Rádio peão” do ex-império inventa encontro de Flávio Dino com Sarney”!!! A nota estava correta: não havia tido encontro algum!!! Ao desmentir a ‘rádio peão’, O INFORMANTE postou a seguinte informação de uma fonte do Palácio dos Leões, que agora (basta ver na entrevista do governador) se confirma: “”Não houve esse encontro. Mas no momento atual o Flávio não vê nenhum problema em ter. Pode ser com FHC, com Lula, com Dilma… são ex-presidentes da República. Garantimos, porém, que se houver tal encontro, será evidentemente público e publicado, jamais secreto”!!!Naquele momento não havia tido encontro algum, mas uma pessoa da família Sarney, querendo criar clima, já se encarregava de espalhar a ‘notícia’, usando as ‘pessoas certas’ para que o fato chegasse aos veículos de comunicação antes de existir!!! Bom, qual era a intenção, só Freud para explicar!!! Alguma dúvida de que a ‘informação’ da ‘rádio peão’ estaria em algum blog dentro de um ou dois dias???!!!

*** Com o encontro desmentido (corretamente), veio a notícia, agora já ‘oficial’, não mais em ‘rádio peão’, mas no blog do jornalista Marco Aurélio D´Eça, de que Lula, na conversa com Flávio Dino, havia mandado um recado para Sarney!!! Novamente O INFORMANTE ‘entrou em campo’ e ouviu o Palácio dos Leões, que respondeu: “Não houve recado algum. Lula não precisa de Flávio Dino para mandar recado a Sarney”!!! Mas, para ter 100 por cento de certeza a respeito desse suposto recado, o jornalista Lourival Bogéa, meu chefe, fez questão de ‘tirar isso a limpo’ na entrevista de sexta-feira com o governador!!! Eis a pergunta e a resposta:

— GOVERNADOR, O DR. PÊTA E EU, PARTICULARMENTE, FOMOS CRITICADOS POR DESMENTIR A INFORMAÇÃO DE QUE O SENHOR HAVIA SAÍDO DO ENCONTRO COM LULA, NA CARCERAGEM DA POLÍCIA FEDERAL, EM CURITIBA, LEVANDO UM RECADO PARA O EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY. ISSO ACONTECEU OU NÃO?

— QUEM CONHECE A POLÍTICA BRASILEIRA SABE DA EXTREMA PROXIMIDADE QUE O EX-PRESIDENTE LULA TEM COM O EX-PRESIDENTE JOSÉ SARNEY. ENTÃO, É OBVIO QUE ELES TÊM UM CANAL ABERTO E DIRETO ENTRE ELES; NÃO PRECISAM DE MIM COMO MENSAGEIRO. E, PORTANTO, O LOURIVAL BOGÉA E O DR. PÊTA AMBOS PODEM CONTINUAR ESCREVENDO 20 VEZES QUE NÃO ACONTECEU ESTE EPISÓDIO, PORQUE NAS 20 VEZES ESTARÃO FALANDO A VERDADE; TANTO LOURIVAL BOGÉA QUANTO DR. PÊTA”!!!

*** E, como Dr. Pêta disse acima, o Jornal Pequeno ouviu um dos protagonistas do encontro histórico e agora pretende ouvir o outro: o ex-presidente José Sarney; desde, é claro, que ele se predisponha a falar ao ‘Órgão das Multidões’, veículo que o ajudou a se eleger governador do Maranhão, quando despontou como representante maior das “oposições coligadas contra o atraso”!!! E que depois, tal qual José Reinaldo Tavares, posteriormente, decidiu combatê-lo, na pessoa do seu fundador José Ribamar Bogéa, ao perceber que o “Salvador da Pátria” daquela época colocava seus interesses e os interesses da sua família acima do Maranhão!!!

*** ‘De cara’, o encontro de Dino com Sarney fez lembrar o pacto proposto pelo ex-governador José Reinaldo!!! Num artigo, aqui no Jornal Pequeno, numa das terças-feiras de 2015, Zé Reinaldo propôs que Flávio e Sarney fizessem um pacto pelo Maranhão!!! Na verdade, era um outro momento, Dino havia acabado de se eleger governador e, consequentemente, é compreensível que naquele momento, o comunista não quisesse qualquer tipo de aproximação com o líder do grupo que acabara de derrotar; até para evitar compartilhamentos com Sarney no governo!!! Outro detalhe interessante é que, na entrevista que concedeu ao JP, Flávio Dino deixou claro que nesse encontro não fez pacto algum com Sarney!!! E provavelmente nem o espírito da ideia de Reinaldo (‘Tudo pelo Maranhão’) tenha a ver com o que aconteceu na quarta-feira em Brasília!!! (Leia a entrevista com o governador, no Caderno 2 desta edição)

*** Bom, é isso aí…, o resto é especulação, conversa fiada e ‘mimimi’ de quem enxerga o micro e não o macro!!!

*** E olha essa que circulou nas redes sociais e que ‘nego’, por aqui, está achando que é obra da ‘mídia eletrônica’ de Jair Bolsonaro, já supostamente preocupado com o aparecimento do nome de Flávio Dino nacionalmente!!! O comentário, de um tal “Lemos DN”, foi colocado num blog local!!! Diz o seguinte: “Resumindo: Flávio Dino recebeu a garantia de Lula, de que será candidato à Presidência da República ou a vice-presidente na chapa com o PT, mas terá que abrir mão de apoiar alguém ao governo do Maranhão em 2022 e abrir espaço para a volta do grupo Sarney ao comando do Estado; ou seja, Flávio Dino foi dizer que aceita a missão determinada por Lula e desenhada pelo imortal e admirável José Sarney. Simples assim”!!! Aí, embaixo, aparece outro comentário, de “Clidenor Guimarães Filho”: “Pois é.. depois disso Roseana apareceu dizendo que vai ser candidata novamente…entenderam”? ‘Rapá’…, dá vontade é de rir.., hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E como “o que dá pra rir dá pra chorar”, essa aqui tá dando choro, revolta e muita confusão!!! Montaram um arraial privado, lindo e maravilhoso, num shopping da cidade, mas descuidaram da programação, e o resultado deixou os donos de barracas (restaurantes) e quiosques (lanches) ‘na pior’, com ‘preju’ de dar dó!!! Isso fora outras ‘coisitas’ estranhas que andam sendo comentadas ‘a boca miúda’ e em grupos de ‘zapzap’!!! Com um ‘cachê’ pré-estabelecido de ‘três pilas’ por uma brincadeira de bumba-boi, alguns dos principais ‘Bois’ da ‘Grande Ilha’, lógico, não quiseram ‘dar as caras’ por lá!!! Resultado: com a programação fraca, o público também enfraqueceu, e ‘sobrou’ para os barraqueiros, que pagaram R$ 12 mil (restaurante) e R$ 6 mil (quiosque) para se estabelecerem no arraial, cujo “dono” anunciava, durante as’ tratavivas’, que ia ‘bombar’… e prometia mesmo!!! Bom, mas se teve algum lucro foi dos donos, porque os ‘barraqueiros’ (donos de restaurantes) e ‘quiosqueiros’, além da taxa de instalação (12 e 6 mil reais, respectivamente), foram obrigados a comprar toda a cerveja (à vista) com o “dono” do arraial e dividir o lucro meio a meio…, SEM CONSIGNAÇÃO – ou seja, vendeu, vendeu; não vendeu, fica com o ‘encalhe’!!! Pior foi eles saberem, depois, que uma cervejaria patrocinadora do evento forneceu mil fardos de latinhas de graça para o arraial, o que não teria sido registrado no ‘borderô’, para aumentar o lucro!!! O clima ontem entre os ‘barraqueiros e quiosqueiros’ era de muita revolta e insegurança; afinal, eles não sabiam ‘a quantas’ abasteciam seus ‘pontos’ para o grande show realizado na noite desse sábado, 29, com uma cantora de renome nacional!!! A revolta maior era dos donos de restaurante, que foram proibidos de colocar mesas, porque o ‘dono’ queria mais espaço para o povo!!! Mas como é que esse pessoal de restaurante ia vender comida se não podia colocar mesa na frente da barraca???!!! ‘Rapá’…, só muita ‘borracha’!!!

*** E lá pras bandas dos Lençóis Maranhenses a questionada gestão municipal levou as agências de viagem a pararem com a utilização do ‘voucher digital’, que nunca funcionou com as pulseiras, levando os empresários a emitir as notas fiscais!!! E aí, mesmo o poder público sendo responsável pelo ‘desmantelo’, o prefeito está multando as agências, que já tinham como ‘inimigos’ vários fatores, como ruas de solo lunar e sujas ‘enfeitadas’ de urubus, sem banheiros para os turistas, passarela da descida das balsas só o ‘bagaço’, beira rio ‘acabada’, ‘trânsito da Índia’…!!! E ainda ‘ganharam’ ‘Saddam’ para atrapalhar o desenvolvimento da cidade!!! Coitado do presidente ‘tinhoso’!!!

*** Uma foto dos empresários concorrentes Diniz (Óticas Diniz) e Luís (Visótica) abraçados circulou, sexta-feira, em grupos de zap!!! Ao deparar com a imagem em um grupo de amigos, meu chefe, que não perde uma, ‘mandou bala’: “Marrapá, se até Sarney conversou com Flávio Dino, imagine Diniz e Luís…”, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E ‘Teté de Zequinha’, gente, lembra dele???!!! Pois é…, adivinha a mais ‘nova’???!!! Anda dizendo que vai fundar uma ONG com Fábio Assunção e ‘caçar’ quem faz ‘memes’ dele na internet!!! Já conversou até com o ‘amigo’ Álvaro Garnero para tratar da papelada da ONG…, e, inclusive, ‘vai estar’ com o embaixador Novais para aprofundar o assunto!!! Na sexta, Teté seguiu no jatinho de Marcão da Franere para se reunir, em local ‘incerto e desconhecido’, com todos os seus amigos celebridades sócio fundadores de ONGs…!!! Nesse momento, enquanto os leitores ‘se divertem’ com’ o Colunaço do Pêta, ‘Teté de Zequinha’ e os amigos estão sobrevoando algum lugar do planeta, para não serem detectados “por invejosos”!!! A ideia é fundar a ONG e participar logo de um reality show!!! ‘Te mete’!!!

*** Rapaz, as redes sociais são mesmo imbatíveis…, não tem ‘parelha’ pra elas!!! As ‘tiradas’ sobre a descoberta do avião da FAB, já ‘batizado’ de ‘FAB ASSUNÇÃO’ com 39 quilos de cocaína, deram o que falar!!! Essa então..!!! “Estou numa dúvida cruel: “o militar dos 39 quilos de cocaína é militar de carreira ou aspirante”???!!! E teve também aquela da pergunta para a ‘Galera da 7ª Sétima Série: “o correto é “ASPIRAVA À CARREIRA MILITAR” OU “ASPIRAVA A CARREIRA MILITAR”???!!! Ambas estão corretas; depende do ponto de vista, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

A IDOLOCRACIA

Não sei se o termo existe, mas tenho achado cabível etiquetar determinados nichos sociais conforme suas tendências à idolatria. À prática de cultuar determinados entes superiores, quase metafísicos, isentos de erros e passíveis apenas de pequenos desvios – irrelevantes se comparados aos seus feitos gloriosos – eu chamo de “Idolocracia”. É quando uma ou mais pessoas constroem uma figura arquetípica, um “personagem modelo”, que reúne, em si, os atributos necessários para superar, de forma excepcional, um determinado problema de dimensão épica.

O Idolocrata, por sua vez, é aquele cuja admiração caminha rumo ao infinito, numa tentativa desenfreada de parecer-se com seu ídolo em ações, palavras e comportamento. Não só: defendê-lo, como dever moral, ainda que não lhe sirva de nada, se tornou o seu ofício. Não sei se por sagrado ou libidinoso, mas os idolocratas costumam sustentar-se numa falaciosa narrativa de que seus heróis irão transcender.

A lista é extensa, passando por nomes como Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Olavo de Carvalho e até aqueles “tontos do MBL” (sic). A prática não se restringe apenas a um lado da moeda. Lula, por exemplo, personifica bem o modelo de semideus intocável mais à esquerda do espectro. Críticas? A idolocracia não dá margem.

Pra não passar batido, o citacionismo corriqueiro me obriga a lembrar de “Madame Bovary”, clássico da literatura francesa do século XIX, quando Gustave Flaubert nos deixa a célebre provocação:

“Não é bom tocar nos ídolos; o dourado pode sair nas nossas mãos… ”

(José Gabriel Costa Machado – Administrador –Uema; Assessor Especial e Coordenador do Programa de Regularização Fundiária –  Secid/MA; vice-presidente do Instituto Observatório da Cidadania – IOC)

**********

Bom dia, Dr. Pêta;

Essa semana, Roseana Sarney, contida e com juízo, reapareceu falando do desconcertante encontro de Flávio Dino com o pai dela, que, para falar a verdade, deixou todos os maranhenses, de queixo caído (não precisava). Foi a glória… Roseana está feliz. Nos últimos tempos, a gente só vê a filha de Sarney enviando votos de pesar para alguém que morre aí pelo interior. Isso é de costume. Tudo bem, mas agora, durante os festejos juninos, a gente não a vê mais dançando boi. Como ela gostava…, de ser bajulada!

(César Augusto Ribeiro Jansen – São Luís MA)

**********

MISTÉRIO –

*** O que será que a ‘notícia’ da ‘rádio peão’, antecipando um encontro que não havia acontecido, entre Sarney e Flávio Dino, tem a ver com a postagem de um blog, essa semana, anunciando que Roseana descartou a ‘aposentadoria’ (política) e se prepara para voltar em 2022???!!! ‘Rapá’…!!!

*** Qual foi o motel de barão que inovou no período junino, lançou a ‘Suíte Perereca’, mas não abasteceu a ‘temática’ com água fria, deixando apenas água quente ‘tinindo’???!!! Pois é… agora são 102 motivos para frequentar…, puro luxo!!! Quem se habilita???!!! Hahahahahahahahahahaha???!!!

*** Qual é o dono de construtora que, nas caladas da madrugada, levou mais de 20 coqueiros de mais de uns cinco metros de altura e plantou no jardim de sua mansão, na Ponta do Farol, ‘invadindo’ boa parte da praia e quase prejudicando a ‘visão’ do farol da Marinha???!!! ‘Mamamia’.., assim já é ‘delmais’!!!.

*** Quem será o blogueiro, agora político, cuja ‘coluna eletrônica’ lembra um diário de bordo dos seus clientes???!!! Parece uma famosa rede social… só alegria, hahahahahahahaha!!!

*** Qual prefeito da região dos Lençóis deu um ‘cala boca’ em oito vereadores para votarem contra a presença de uma secretária na Câmara, a fim esclarecer a comunidade sobre o que tem sido feito com os recursos oriundos de um voucher digital???!!! MP neles!!!

*** Quem é o ‘esgotosférico’ que todo mês tenta extorquir um empresário da construção civil, colocando quanto ele recebeu de fatura e depois mandando recado perguntando se não quer que ele pare???!!!

*** Qual prefeito da região dos Lençóis deu um ‘cala boca’ em oito vereadores, para votarem contra a presença de uma secretária na Câmara, a fim esclarecer a comunidade sobre o que tem sido feito com os recursos oriundos de um voucher digital???!!! MP neles!!!

*** Qual será a Audiência Pública que deve ‘bombar’ e lotar o auditório da OAB-MA, no próximo dia 10/07, conforme convite da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos???!!! E olha só a ‘pauta’: Análise ampla do art. 37 da Constituição Federal e as consequências de sua apuração pelo TCE e MP MA…, repasse das contribuições previdenciárias, precatórios Fundef…, e por aí vai!!!

*** Quem é o vice que acaba de comprar uma “big fazenda” na região de Viana???!!! Adeus vida de sindicalista…, ‘isso não me pertence’ mais!!!

*** Qual foi a única coluna jornalística que colocou o ‘dedo na ferida’ ao chamar a atenção para a convocação dos servidores pertencentes a uma lista fruto de denúncia ao TCE que teve impacto social e econômico na vida de algumas dezenas de pessoas, sem ter tido a devida publicidade???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias