Fechar
Buscar no Site

“Luís Fernando no governo”: Flávio Dino não revela segredos e estratégias nem para a própria sombra

Mais que José Sarney, que não contava seus segredos e estratégias nem para os filhos, Flávio Dino não revela os seus nem para a própria sombra. E é esse o assunto principal deste domingo, 3, do Colunaço do Pêta, ao comentar o convite que o governador fez ao prefeito Luís Fernando, de São José de Ribamar, para integrar a sua equipe. Dr. Pêta traz ainda o ‘baculejo’ que a Polícia deu no Homem Aranha, a Bíblia que o vice-governador ganhou de presente de um grupo de capelães que o visitou, as ações ‘subterrâneas’ do grupo dOS Inconformados da Câmara Municipal de São Luís, além de outras ‘notícias’ e Mistérios ‘perturbadores’. Boa leitura…

COLUNAÇO DO PÊTA – 02.03.19

*** Dizem que José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, ‘rebatizado’ José Sarney, enquanto teve vida pública e muita influência no país, não revelava suas estratégias e segredos para ninguém, nem mesmo para os próprios filhos!!! E que essa característica o fez chegar até onde chegou: à Presidência da República!!! Longe de herdar outras “qualidades” (com aspas, para o leitor entender direitinho o que Dr. Pêta quer dizer), parece que essa qualidade (agora sem aspas mesmo) o governador Flávio Dino herdou do patriarca da família que mandou quase 50 anos no Maranhão!!! Além de ser um governante altamente capacitado, controlador e de convicções muito fortes, Flávio Dino dá mostras, agora, de que guarda muito bem guardadas as suas estratégias políticas, embora, tal qual Sarney, deixe, aqui acolá, escapar o que lhe convém e o que convém para futuras pretensões!!!

*** O convite ao prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva, para integrar a equipe do Governo do Maranhão mexeu com os meios políticos, jornalísticos e empresariais do estado, gerando muitas especulações, como, evidentemente, era de se esperar!!! O que há, de fato???!!! Uma conversa, de algum tempo atrás, que já vinha amadurecendo e que agora convergiu, interessantemente, para as duas partes!!! De um lado, um prefeito sério, altamente capacitado, com duas ex-gestões bem avaliadas, enfrentando, hoje, uma situação totalmente inversa e com condições morais e técnicas que não lhe permitem conviver com um parlamento ‘pequeno’, pressionador e com os vícios que todos conhecem!!! De outro, um governador que, cada vez mais, tenta qualificar a sua equipe de trabalho, atraindo bons e experientes quadros para o governo!!! Está enganado

acha que a proposta de Flávio Dino é pouca coisa para Luís Fernando! Não é!!! E é uma proposta que agrada muito o prefeito de Ribamar, que vai renunciar e deve tomar posse no próximo dia 11 de março, um dia após o Carnaval Lava-Pratos da sua cidade!!! Flávio criou a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos, que vai virar Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Programa Estratégicos, englobando o Imesc (Instituto Maranhense de Estudos Sociais, Econômicos e Cartográficos)!!! É uma pasta estritamente técnica, bem ampliada, remanescente da Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (Sepe), criada no governo de Roseana Sarney!!! E com atuação direcionada para o Desenvolvimento do Estado!!!

*** Conforme já antecipado pelo blog O INFORMANTE e pelo Jornal Pequeno, Luís Fernando Silva terá três grandes missões no governo: planejamento de longo prazo, e pesquisas via Imesc; relações internacionais (embaixadas, organismos internacionais, bancos estrangeiros, investidores estrangeiros; articulação de projetos técnicos para municípios, como, por exemplo, como combater a mortalidade infantil e outros”!!!

*** Bom, esse é o fato!!! E aí, claro, surgem todas as especulações que circularam a partir do momento em que O INFORMANTE anunciou que Flávio Dino já dava como resolvida essa situação com o prefeito ribamarense, a partir de um telefonema dele ao chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, confirmando que havia aceitado o convite do governador!!! Os dois iriam ‘bater o martelo’ sobre a decisão após o carnaval, mas Luís Fernando resolveu se antecipar!!! E é aí que Dr. Pêta fala: de nada vai adiantar especular ‘isso ou aquilo’, porque somente Flávio Dino, tal qual Sarney, saberia o que, eventualmente, estaria “por trás” (como todos adoram falar) desse convite a Luís Fernando!!! O prefeito, temos certeza, aceitou porque a pasta lhe interessa muito, é uma área que ele domina pra valer,  e deve imaginar também que, embora hoje diga que está abandonando a política, essa nova missão, se bem realizada, ao contrário, pode é colocá-lo mais dentro da política do que nunca!!! Como diria o ‘velho’ Lister Caldas, “quem viver verá”!!!

LEGENDA DO HOMEM ARANHA

***************************************************************

*** Rapaz, quando dá para a Polícia fazer um “baculejo” até no “Homem Aranha”, já dá para imaginar o quanto o secretário Jefferson Portela, com total apoio do governador Flávio Dino, está empenhado e determinado em proporcionar aos maranhenses, especialmente aos ludovicenses, um carnaval com a maior segurança possível!!! Na última sexta-feira, acompanhado de Flávio Dino, da cúpula da Segurança, Polícia Militar e de outras autoridades, Portela vistoriou todas as áreas do circuito onde vai ‘rolar’ o ‘Carnaval Para Todos”!!! Na quinta-feira, o secretário já tinha dado uma ‘geral’, cuidando de todos os detalhes, inclusive relacionados a buracos nas ruas, chamando a Prefeitura para tapar, e iluminação, com a Citluz dando todo apoio!!! No dia seguinte, horas depois da vistoria com o governador, até Cavalaria estava impedindo assalto, num fato que resultou na prisão de uma quadrilha que estavam se preparando para praticar um crime na cidade!!! Ou seja, ‘nego’ vai ter muita dificuldade se sair de casa para delinquir, pois a cidade vai estar ‘lotada’ de policiais por tudo quanto é canto!!!

***************************************************************

*** Rapaz, esse meu chefe não tem jeito mesmo!!! Estava no gabinete do vice-governador Carlos Brandão, quando percebeu, em cima da mesa dele, uma Bíblia numa caixa de madeira belíssima!!! Ao perceber que meu chefe estava olhando para a Bíblia, Brandão se antecipou: “Acabei de ganhar de presente de uns capelães que vieram me fazer uma visita de cortesia”!!! E meu chefe, que não perde uma, ‘mandou bala: “É, Brandão, esse pessoal tá certo de que você vai ser mesmo governador!!! De tanto ver Flávio Dino citar passagens bíblicas em seus discursos, eles já trouxeram até o livro sagrado para você aprender uns salmos, epístolas, coríntios…”!!!

*** Meu amigo, o clima ficou foi tenso, quinta-feira, 28, no Detran-MA, depois que um diretor, afoito, publicou portaria ‘disciplinando’ os trajes para mulheres adentrarem ao órgão!!! O tempo, que já estava cinzento lá fora por causa das chuvas, ‘fechou de vez’ no departamento da Vila Palmeira!!! Tão logo deparou com a portaria, a chefe maior, já ‘arretada’, ‘desferiu’ uma ‘canetada’ de ‘rodar a baiana’ e revogou a medida!!! E deixou claro que lá pode ir à vontade…, só não pode de roupa de praia!!! É isso aí, botei foi fé!!!

*** Rapaz, e não é que ‘nego’ já ‘batizou’ um grupo raquítico da Câmara Municipal como “Os Inconformados’!!!??? Pois é…, essa galera tá tentando de todo jeito, mas sem sucesso, causar desconfortos à atual Mesa Diretora da Casa!!! Sem terem o que mostrar, uma vez que alguns de seus integrantes já ocuparam posições de comando, “Os Inconformados” espalham factoides em blogs sem qualquer credibilidade!!! Só não sabem que os vereadores estão atentos, sabem de onde partem os fake news e caem na gargalhada quando uma ou outra ideia mirabolante é postada no subterrâneo da esgotosfera!!! A última ‘piada/notícia’ tratou de decisão interna que resultou na alteração dos quadros de profissionais que fazem a transmissão das sessões ordinárias via Rádio Educadora!!! Um radialista problemático, com ‘modus operandi’ duvidoso e já conhecido pelos edis, pegou um ‘gancho’ após esculhambar, ao vivo, a segurança da Casa!!! Isso mesmo…, um funcionário da Câmara emitindo opinião em um programa institucional e esculachando justamente a instituição que lhe paga!!! Só muita ‘borracha’ mesmo!!!

*** A propósito, Dr. Pêta conversou com vários vereadores e todos foram unânimes ao elogiar as novas normas, por meio das quais não é mais permitido que servidores não credenciados ou até mesmo profissionais da imprensa fiquem circulando no plenário durante a realização das sessões ordinárias!!! A medida não é nenhuma novidade, uma vez que em todas as grandes Casas Legislativas este procedimento é padrão!!! Quem não gostou, claro, foi a ‘galera do ferro’…, alguns deles ‘Inconformados’ e que se aproveitavam do terno para ‘bulinar’ parlamentares!!!

*** Lembra a ‘historinha’ da adjunta lá das bandas dos Lençóis…, a proibida de marcar consultas???!!! Pois é…, Dr. Pêta soube que a família da ‘dita-cuja’ está com esse prefeito há 40 anos!!! Poxa…, além de comprador de leite Suprasoy superfaturado, o ‘cabra’ ainda é ingrato!!! A ‘menina’ nunca mais pisou na secretária!!! E já deixou bem claro: “Fico sem emprego, mas não vou ser enfermeira só dos eleitores do prefeito”!!! Alô, alô, ‘Din Lula, é de uma dessa que o Hospital Geral de Barreirinhas tá precisando!!! Aliás, Flávio Dino já tinha conseguido dessa família imensa uns 20 votos na última eleição!!! Da próxima, para o Senado, com certeza, consegue mais de 50!!!

*** Meu amigo, e não é que “aos olhos” de governistas o vice Brandão tá se revelando, mesmo, um mediador nato!!! Na recente reunião de secretários, foi abordado por um auxiliar de governo, que ‘mandou essa’: “Brandão, você consegue agradar todo mundo. Num governo que tem 16 partidos – uns de direita, outros de esquerda e outros de centro , no meio de uma discussão sobre quem deve vestir rosa ou azul, você vem pra reunião com a camisa rosa e o terno azul. Aí, você agrada é todo mundo…, assim, não vale”!!! Hahahahahahahaha

*** Essa aconteceu na região dos Cocais!!! Assim que acabou a apuração das últimas eleições, um candidato que não se reelegeu’, rebento de um ex-deputado cassado, reuniu a família sem a presença do pai, só com a matriarca, as tias e alguns irmãos, e ‘mandou bala’: “Nós precisamos ajudar o papai…, a psicopatia dele está super elevada. Ele acorda pela manhã, já tem o café na mesa, roupa lavada, gasolina no carro…, depois, almoço, janta, sem falar nas pensões que todo mês a senhora paga. Ele não sabe de onde sai o quanto custa…, precisa ser ajudado. Na eleição pedi para ele vender três imóveis para completar minha eleição e ele me disse que já estava ganha, que eu ia ter uns 95 mil voto. Resultado: perdi, porque ele não cumpriu com o Alexandre nem com o pessoal de Araioses nem de Santa Inês, que ainda hoje estou sendo avacalhado por lá…, fora dezenas de cabos eleitorais que até hoje não receberam nada”!!! Meu amigo, pense numa bagaceira grande!!! Uma irmã valente ‘partiu pra cima’ do ex-candidato: “Tu queres interditar meu irmão é pra ficar com o que ele tem…, pai não tem mais nada, todos os bens dele estão indisponíveis e indo pra leilão…, só tem a faculdade, porque a mamãe não deixa ele chegar perto. Mesmo assim, essa ele quer acabar, brigando com o prefeito. Se o prefeito mandar executar o ISS que ele não recolheu, de quase 4 milhões, mais IPTU, convênio com a prefeitura, ela fecha!!! Moral da história: o ex-candidato foi voto vencido!!!

*** Viram essa pesquisa aí, de uma tal de Kaspersky Lab, com o surpreendente resultado de que os homens são mais fofoqueiros que as mulheres???!!! “Jisus”!!! “Por tradição, as mulheres são consideradas mais fofoqueiras do que os homens, porque quando estão reunidas reservam um tempo só pra falar sobre outras mulheres e também sobre a vida das pessoas com as quais convivem. No entanto, novas evidências sugerem que elas não são as únicas que adoram uma fofoca. De acordo com o relatório, os homens são mais detalhistas do que as mulheres ao falarem sobre a vida alheia; e, além disso, importam-se mais com o seu desempenho nas redes sociais, como curtidas e comentários em fotos, do que elas”, diz a reportagem da jornalista Luzia Fletcher, publicada no site ‘O Segredo’!!! É, ‘rapá’…, agora quando ‘nego’ olhar reunido um grupinho de homens pode ter a certeza de que a ‘tesoura tá comendo’!!!

*** E aquele deputado baiano, o Pastor Sargento Isidório, que começa todos os seus discursos dizendo: “SOU PASTOR E EX-GAY”???!!! Pois é…, dias atrás, ao chegar para uma audiência no Supremo Tribunal Federal e deparar com o ministro Dias Toffoli, não se conteve: “Nossa, ministro, mas Vossa Excelência é muito bonito…, acho que estou tendo uma recaída”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Pense num ‘cabra’ sem jeito!!! No sábado retrasado, o ‘camarada’ chegou, pediu um ingresso para um amigo dele, junto ao técnico do MAC, Sandow Feques, que respondeu que não tinha porque o mando de campo era do Sampaio!!! Pois é…, aí o ‘sem noção’ pagou o ingresso e ficou escondido em uma coluna, bem atrás do técnico, ‘berrando’: “tu não vai ganhar nada aí, bigode de arame”!!! Já aborrecido, Sandow só soube que era o ‘cabra’ na saída do estádio!!! ‘Rapá’…, só muita ‘borracha’!!!

*** Meu amigo, o auditor “exímio comedor de quibe cru” acionou o grupo de amigos de infância do WhatsApp para informar que um vizinho, amigo da galera, teria saído de casa numa ambulância logo cedo da manhã!!! Logicamente, o “CSI do Bacanga” perguntou ao auditor: “O que ele teve???!!!” E o ‘comedor de quibe’ soltou essa pérola: “não sei…, só sei que a ambulância passou aqui em casa com a sirene ligada…”!!! E o CSI: “Isso é que é um fuxiqueiro desinformado”, hahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

AS SUPERMAXES FEDERAIS

Por Roberto Veloso, juiz federal e ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil

Supermax é uma expressão utilizada nos Estados Unidos para designar as penitenciárias de segurança máxima. Tais estabelecimentos têm se espalhado com força pelos Estados Unidos, em um ramo do sistema penitenciário Auburniano, o qual se preocupa precipuamente com a punição, em contraposição ao sistema da Filadélfia que visa à recuperação do interno.

Os presídios federais brasileiros são inspirados nessas “supermaxes” americanas. O primeiro presídio federal a ser inaugurado foi o de Catanduvas/PR, em 23 de junho de 2006. Depois, veio o de Campo Grande/MS, em 21 de dezembro de 2006. Em Porto Velho/RO, o terceiro, em 16 de junho de 2009. O quarto, inaugurado em 3 de julho de 2009, em Mossoró/RN. Encontrando-se construído, mas ainda não inaugurado, o presídio federal de Brasília/DF.

Essas construções ocorreram a partir da autorização contida na Lei de Execução Penal, que permitiu à União a construção de estabelecimentos penais em locais distantes da condenação, para recolher condenados à pena superior a quinze anos, mediante decisão judicial, quando a medida se justificar no interesse da segurança pública ou do próprio condenado.

O sistema de cumprimento de pena nos estabelecimentos penais federais é rigoroso. Conforme Cartilha das Corregedorias Judiciais das Penitenciárias Federais, os presos são alojados em celas individuais, são recolhidos nas unidades por 22 horas diárias, salvo o caso de participação em atividades de reinserção social.

O banho de sol tem duração de duas horas diárias, com utilização obrigatória de uniformes e sapatos, que são entregues ao reeducando por ocasião de sua entrada na penitenciária. Não há permissão de entrada de alimentos e demais objetos pessoais trazidos por familiares, exceto quando autorizados em datas específicas.

O acesso a livros e revistas somente se dá após inspeção por funcionários do presídio. Os visitantes são previamente cadastrados e revistados pessoalmente antes de adentrarem ao estabelecimento. O envio e recebimento de correspondências estão sujeitos à fiscalização pela direção da penitenciária e as audiências com demais juízos, preferencialmente, são realizadas por meio audiovisual, para evitar o deslocamento do preso.

Apesar do rigor do cumprimento da pena nesses estabelecimentos, ainda há pontos vulneráveis no sistema, a exemplo das visitas íntimas. Há uma preocupação por parte das autoridades federais com a continuidade do comando das organizações criminosas a partir das penitenciárias federais, onde estão recolhidos os líderes das facções.

Para evitar a continuação de tal procedimento, o governo incluiu vários dispositivos no projeto de lei anticrime enviado ao Congresso Nacional, com o objetivo de aprimorar o funcionamento desses presídios, evitando falhas sistêmicas, entre eles o que possibilita uma maior fiscalização dos contatos dos presos com os visitantes, bem como para elevar o tempo inicial de internação, hoje de 360 dias para três anos.

É preciso, portanto, reforçar o sistema penitenciário federal em razão de sua imensa utilidade em abrigar “os piores dos piores” que controlam parte das penitenciárias estaduais espalhadas pelo Brasil, provocando rebeliões e comandando a atividade criminosa de dentro dos presídios.

***

MISTÉRIO –

*** Qual é o deputado federal que estaria ‘cortejando’ o DEM, via Rodrigo Maia???!!! O projeto interessaria ao presidente da Câmara Alta, já a par do ‘mapa-político-São Luís-2020”!!!

*** Qual secretário assumiu na Câmara Federal e tá “gastando” bem o seu tempinho lá com “mil e um” projetos???!!!! Problema é se empolgar demais e não querer tomar o avião de volta para a “Grande Ilha”!!!!

*** Qual é o prefeito do litoral que está a comprar postos de combustíveis ‘à doidado’???!!! Já comprou um dentro do cais que aterrou, em seu município, outros dois em duas cidades vizinhas e agora adquiriu um na ‘Grande Ilha’???!!!

*** Qual é a enfermeira da ‘Vigilância’ da ‘Grande Ilha’ que está ‘chamando a atenção’ pelo autoritarismo, constrangimentos e outros ‘ismos’???!!!

*** Por que a ‘Rainha Gay’ da Flor do Samba desistiu, de última hora, de desfilar como destaque da escola do Desterro???!!! Será que faltou a energia que vem dos cofres???!!!

*** Por que diminuíram o tamanho da Passarela do Samba do Anel Viário???!!! Pois é…, não tem mais os famosos camarotes que ficavam no segundo andar???!!!

*** Por que alguns segmentos do tambor de crioula estão reclamando da falta de espaço para suas apresentações no carnaval de 2019???!!! Mis-tééééééé-rio!!!

*** Qual é o jornalista, aquele que Dr. Pêta não sabe nem a ‘alcunha’ para poder citar, que estava cantando “Tortura de Amor”, de Valdick Soriano, ontem, no Amarelinho, quando a ‘cara-metade’ chegou, pagou a conta e mudou a música para “Como vai você”, de Roberto Carlos???!!! E aí, o jeito foi sair de lá cantando Pablo do Arrocha: “Estou indo embora”…. hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi a ‘cara-metade’, lá da ‘região cocalina’, que, mais uma vez, pagou uma ‘PA’ de ‘oito pilas’ e evitou que o marido fosse preso novamente???!!! Pior é que tem mais 16 ‘PAs’ em andamento na ‘justa’!!!

*** Qual é o novo diretor de hospital do Litoral Ocidental que, juntamente com uma ‘amiga colorida’, anda fazendo de ‘alcova’ a sua unidade de saúde???!!!

*** Quem foi o diretor da FMF, que, por volta das 17h30 de sexta, 2, levou um flagra no Mateus da Curva do Noventa passando dezenas de frascos de baigon???!!! Rapaz, será que a inseticida é para alguns árbitros da entidade que andam anulando gols de forma equivocada no campeonato estadual???!!! Pelo visto, só a suspensão de oito deles não adiantou, hahahahahahahaha!!!

*** Qual prefeito da Grande São Luís incorporou o novo ‘Garoto Mídia’ e passou a semana fazendo ações midiáticas contra adversários políticos e empresários???!!! Em meio à recessão e ao desemprego, atitudes autoritárias como essa explicam a fuga do capital de investimento da iniciativa privada!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias