Fechar
Buscar no Site

Inconformados não deixam nem Braide sentar na cadeira

Foto: Reprodução

A sanha dos inconformados com a vitória de Eduardo Braide é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 3, que já está nas bancas na edição impressa do Jornal Pequeno. Dr. Pêta traz, ainda, outros assuntos ‘picantes’ e seus intrigantes mistérios. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Que tal o entorno do Palácio dos Leões aquietar seus asseclas, orientá-los a deixar um pouco de lado o “jornalismo de beira de estrada” e a dar um crédito de confiança ao prefeito Eduardo Braide, que assumiu o cargo só há menos de 48 horas!!! Sim, porque nem bem o novo administrador da capital maranhense adentrou o Palácio de La Ravardiêre, a mídia inconformada que recebe ordens do entorno palaciano já “abriu fogo” contra o prefeito, como se ele já estivesse no cargo há um ano!!! Que tal dar um crédito de confiança ao prefeito empossado!!! Assim fazem os grandes!!!

*** São Luís já sofreu muito com Estado de um lado e Município de outro, nas décadas em que o grupo Sarney mandou no Maranhão e a oposição administrou a capital!!! Com a chegada de Flávio Dino ao Palácio dos Leões e, posteriormente, de Edivaldo ao La Ravardière, estabeleceu-se uma parceria governo do estado-prefeitura, que, se não resolveu todos os problemas, deu uma grande contribuição para a cidade estar melhor hoje!!! Não podemos retroceder!!! O espírito público tem que falar mais alto, em nome de São Luís!!! Flávio Dino e Eduardo Braide estão em grupos opostos, mas não podem permitir que seus ‘exércitos’ inflamem essas diferenças e prejudiquem a população, como já começamos a ver, da forma mais absurda e covarde, antes mesmo de o prefeito completar 24 horas no cargo!!!

*** O vice-governador Carlos Brandão, que assume interinamente o governo do estado nesta segunda-feira, 4, pretende chamar os quatro prefeitos da Ilha de São Luís para uma reunião no Palácio dos Leões!!! A iniciativa é das mais louváveis, e seria importante a presença de todos eles, principalmente de Eduardo Braide!!! O encontro servirá de sinal para que o ‘exército midiático’ do entorno do Palácio dos Leões reflita e entenda que acima dos seus interesses, e dos interesses inconfessáveis de quem o comanda, estão os interesses maiores de toda uma população!!!

*** O acirramento da campanha acabou, as eleições se foram!!! Cabe aos perdedores agirem com dignidade!!! É um bom momento para os apoiadores de Flávio Dino, que tanto reclamaram do inconformismo dos Sarney, mostrarem que não são iguais a eles e darem um crédito de confiança ao prefeito Eduardo Braide!!! Isso não significa que não fiquem vigilantes, missão que cabe a todos nós jornalistas!!! Atentando, porém, para o fato de que ficar vigilante não significa perseguir, pressionar ou mesmo cobrar ações antes da hora!!!

*** Se alguém perguntasse qual seria a secretaria ideal para Joaquim Haickel assumir no governo de Eduardo Braide, a primeira resposta que certamente viria na mente seria a da Cultura!!! No entanto, o prefeito escolheu outra pasta para ele!!! Designou Haickel para tratar da sua Comunicação!!! Foi uma boa escolha???!!! Só o tempo dirá!!! Mas, a princípio, conhecendo Joaquim (o ‘Quincas”, como Dr. Pêta chama) e o seu ‘jeito fácil’ de lidar e de se relacionar com as pessoas, especialmente na área da Comunicação, com suas assumidas exceções, podemos deduzir que Braide fez uma boa escolha!!!

*** Haickel relevou, logo após anunciado o seu nome, que decidiu aceitar o convite para atender a um apelo feito pelo próprio prefeito; para poder estar próximo dele “neste momento tão importante, e quem sabe ajudá-lo, de alguma forma, na difícil tarefa que terá pela frente”; e “pela possibilidade de participar de um evento único”, que, acredita, “mudará o rumo e o destino político do Maranhão”!!! Como disse o JP em sua edição de quarta-feira, 30, a decisão de Joaquim Haickel contrariou suas convicções recentes, como o próprio advogado, cineasta e escritor fez questão de ressaltar: “Resolvi aceitar seu pedido, mesmo tendo que romper um acordo que tinha comigo mesmo, perante minha mãe, meu irmão e minha esposa, a quem havia prometido me manter fora da política formal”!!! Mas os argumentos de Eduardo Braide, conforme revelou o secretário municipal de Comunicação empossado, fizeram com que ele baixasse a guarda e aceitasse o desafio, “pelo tato e a paciência cultivados e desenvolvidos em mais de 32 anos na lide política”.

*** Disse mais Joaquim: “É uma importante missão de gerenciar esse segmento bastante sensível em qualquer governo: a comunicação do prefeito e de seu governo com o público interno, estabelecendo métodos e formas com que a administração municipal possa atuar e se apresentar, e da mesma maneira com o público externo, com quem o prefeito, seus assessores e a municipalidade, de modo geral, possam manter diálogos”!!! E destacou a necessidade de ouvir as demandas da sociedade, por meio das instituições representativas, dos políticos e diretamente da população!!! Por fim, Haickel enfatizou que se trata de um projeto que poderá mudar o rumo da política maranhense nos próximos anos!!! Aí já entrou no terreno das possibilidades, em que ele nem ninguém é capaz de poder fazer qualquer prognóstico com segurança!!!

*** E o governador Flávio Dino!!! Pois é…, reforçou ao blog O INFORMANTE (JP online) que aguarda apenas o fim do recesso no Judiciário para acionar Bolsonaro penalmente no STF!!! Sobre o assunto, o JP publicou, na quarta passada: “A resposta de Jair Bolsonaro a uma interpelação de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) levou o governador do Maranhão a reforçar, ontem, 30, que aguarda apenas o fim do recesso do judiciário para entrar com uma ação penal no próprio Supremo contra o presidente da República”.
“Dino havia interpelado Bolsonaro sobre a acusação do presidente, durante entrevista á Rádio Jovem Pan, de que o governo maranhense lhe negara segurança para uma visita oficial a Balsas. Ao responder a interpelação, Bolsonaro disse ter encaminhado cerca de três ofícios ao governo estadual pedindo segurança presidencial durante viagem a Balsas, prevista para 21 de outubro, e que cancelou a viagem porque a segurança lhe foi negada”.

*** “‘Infelizmente, o governo do Estado resolveu não ceder a Polícia Militar para fazer a segurança mais aberta minha’, disse o presidente, ressaltando, em sua manifestação, que os fatos são verdadeiros e que não teve intenção de caluniar o governador. A Advocacia-Geral da União (AGU) garante que os pedidos foram dirigidos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) à Secretaria da Segurança Pública e ao Comando de Policiamento da Área do Interior, mas que não houve resposta. Acrescentou que a SSP e a PMMA não compareceram com representantes a uma reunião marcada para o dia 19 de outubro, antevéspera da viagem. Nessa reunião seriam tratados assuntos relacionados à segurança da comitiva de Bolsonaro”.

“Flávio Dino voltou a negar a formalização das solicitações e reforçou que Bolsonaro cometeu crime de calúnia. Diante da resposta de Bolsonaro, o ministro Marco Aurélio, relator do caso no Supremo, arquivou o caso.

Procurado por O INFORMANTE, Flávio Dino reforçou que aguarda apenas o fim do recesso do judiciário para acionar Jair Bolsonaro penalmente no Supremo Tribunal Federal, por calúnia”.

*** E olha essa aí que Dr. Pêta soube!!! O conhecido grupo ‘Amigos do Samba’ foi convidado pela emissora “do outro lado da ponte” para fazer um clip de fim de ano!!! Selecionaram vários segmentos musicais e o samba foi agraciado com o convite, feito por uma jornalista do ‘sistema’!!! Tudo acertado, datas marcadas para as gravações, eis que a direção de o “Amigos do Samba” toma conhecimento de que as ‘tratativas’ (odeio esse nome, hahahahahahahaha) haviam ‘caído’…, e que o clip não seria mais gravado!!! A galera do samba ficou sem entender nada!!! Aí, um ‘fuxiqueiro’ chamou um integrante do grupo, ao ‘pé do ouvido’, e ‘derrubou o serviço’: O ‘Amigos do Samba’ foi rifado pela direção do ‘sistema’ porque o proprietário do grupo vive esculhambando a Globo nas redes sociais, chamando a emissora de Globolixo quase que diariamente!!! ‘Rapá’, será???!!!

*** Falar em ‘Amigos do Samba’, o grupo chegou ao fim de 2020 precisando de ‘descarrego’…, pode crer!!! Como se não bastassem a Covid-19 e o NÃO do ‘sistema’ para o show de Marquinho Sathan, a banda do “samba star” Zé Costa ainda teve que ‘amargar’ uma ‘inesperada’ de um promotor de eventos!!! Segundo apurou a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, estava tudo acertado para o “Amigos do Samba’ levar o ‘Marquinho Sathan’, no domingo em que ele estava em São Luís, para uma apresentação de fim de tarde/início de noite no Blue Tree!!! Tudo conversado, de repente o representante da empresa de eventos ‘sumiu’ do zap e não atendeu mais as mensagens e ligações da direção do grupo de samba, que queria ‘ver’ a questão da mídia, pois tem amigos e bom acesso na emissora “do outro lado da ponte”!!! No domingo do show, o dono da ‘banda’ encaminhou um zap à pessoa que havia acertado a apresentação, dizendo que estava indo para a Mirante divulgar o evento num programa de samba de bastante audiência da emissora FM!!! Só aí, diante do risco, houve uma resposta da empresa…, que infelizmente não ia dar para fazer mais a apresentação de Sathan porque a proposta lá era outra…!!! E agora, como fica o prejuízo do grupo “Amigos do Samba”, que teve de adiar a volta do sambista carioca, acrescentar mais duas diárias de hotel, etc, etc…???!!! ‘Rapá’…, só “duas mãos” não dão pra ‘descarregar’ a raiva, hahahahahahahahahaha!!!

*** Viram aí a notícia preocupante publicada, nesse sábado, na coluna do Cláudio Humberto de que a Coronavac foi preterida na China???!!! Pois é…, olha aí: “O governo da China aprovou a primeira vacina contra a covid-19 de uso geral do país, e a escolha elevou a preocupação no Brasil. É que a China optou pelo imunizante produzido pelo laboratório estatal Sinopharm, que revelou ter 79,34% de eficácia nos estudos clínicos. Aliada à demora na divulgação dos resultados, a opção pelo Sinopharm em vez do também chinês Sinovac, gerou a expectativa de que a eficácia da Coronavac seja ainda menor, para desespero do governador de São Paulo, João Dória. O governo de SP e o Butantan, que desenvolveu a Coronavac com o Sinovac, adiaram por duas vezes a divulgação da eficácia da vacina. Há uma semana, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, soltou a primeira bomba. “Sabíamos que jamais atingiria 90%”, disse. O imunizante do Sinopharm já era usado de forma emergencial na China e se tornou a aposta do governo local para evitar nova onda de contágio. O Sinovac admitiu ter subornado autoridades para conseguir registros de vacinas na China. Aparentemente, dessa vez o assunto é mais sério”!!! Preocupante!!!

*******************************************************
JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS
2011 – Há 10 anos Roseana virava
governadora pela quarta vez

Na madrugada deste sábado, 1º de janeiro de 2011, Roseana Sarney Murad tomou posse, pela quarta vez, como governadora do Maranhão, durante cerimônia realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. Na mesma solenidade, também foi empossado o vice-governador Washington Luiz Oliveira.
Com um rápido discurso, Roseana repetiu a promessa de campanha: “Farei o melhor governo da minha vida”, afirmou durante sessão presidida pelo deputado Camilo Figueiredo (PDT).
Na presença do presidente do Senado, José Sarney, dos senadores eleitos Edison Lobão e João Alberto, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, da procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos, e de diversas outras autoridades, Roseana prestou juramento.
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e do Maranhão, observar as leis e promover o bem geral do povo”.
Em seguida, o deputado Camilo Figueiredo declarou empossada Roseana Sarney, que assinou o termo de posse para governar o Maranhão no mandato que corresponde ao período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.
Durante a sessão, iniciada às 0h58, Roseana, em seu discurso, entregou o seu mandato de governadora a todos os maranhenses. Disse estar honrada pela confiança depositada pelo povo do Maranhão por meio do voto direto.
“Começo outra jornada, que o povo maranhense decidiu ainda no primeiro turno. Reafirmo o meu compromisso de campanha: farei o melhor governo da minha vida e sei que é isso que os maranhenses esperam”, afirmou Roseana.
A governadora acrescentou que irá consolidar e ampliar as ações que desenvolveu no período em que esteve à frente do Governo e os programas sociais, além de preparar a juventude para as oportunidades que estão surgindo, oferecendo-lhes educação e capacitação profissional.
“Aprendi com o povo da minha terra a ser humilde, compreensiva, justa, solidária, corajosa e trabalhadora. Dele recebi carinho, reconhecimento, estímulo e força. Agradeço a cada um dos maranhenses, à minha família, aos colaboradores, à classe política, ao vice Washington Luiz, essa vitória. Que Deus proteja o Maranhão. Feliz 2011 a todos”, ressaltou a governadora.
O vice-governador Washington Luiz tomou posse à 1h30 deste sábado. “Queremos um governo como a governadora Roseana Sarney acabou de dizer. Um governo progressista, desenvolvimentista e inclusivo. Essa será a contribuição que daremos ao melhor governo que Roseana realizará em sua vida”, enfatizou.
Após a solenidade de posse, Roseana Sarney dirigiu-se ao Salão de Atos da Assembleia, onde nomeou coletivamente seu secretariado. Em seguida, a governadora pediu ao senador eleito João Alberto que lhe colocasse a faixa governamental.
“Estaremos ao lado da governadora Roseana, com afinco, trabalhando, para que o compromisso dela fazer o melhor governo de sua vida possa se tornar realidade”, falou o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Tavares (PSB), não compareceu à sessão, da mesma forma que o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), representado na cerimônia pelo recém-empossado secretário de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz.
Nas eleições de 3 de outubro de 2010, seis candidatos disputaram o Governo do Maranhão: a governadora Roseana Sarney Murad (PMDB), Flávio Dino de Castro e Costa (PCdoB), Jackson Kepler Lago (PDT), Marcos Antônio Silva do Nascimento (PSTU), Saulo Costa Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa Silva (PCB).
Roseana Sarney saiu candidata pela coligação “O Maranhão não pode parar”, formada por 16 partidos (PMDB, PT, DEM, PRB, PP, PV, PTB, PR, PSL, PTN, PSC, PRTB, PMN, PRP, PTdoB e PHS).
Durante a campanha, os líderes da oposição travaram entre si uma renhida disputa interna. O ex-governador Jackson Lago e Flávio Dino passaram a se engalfinhar num desgastante e virulento embate. O grupo Sarney soube tirar proveito da cizânia. Resultado: Roseana venceu logo no primeiro turno com 1.459.792 votos (50,08%).
Flávio Dino, da coligação “Muda Maranhão” (PCdoB, PSB e PPS), ficou na segunda colocação com 859.402 votos (29,49%). Jackson Lago, candidato da coligação “O Povo é Maior” (PDT, PSDB e PTC), obteve 569.412 votos (19,54%). Obtiveram menos de 1% dos votos: Marcos Silva (14.685 votos), Saulo Arcangeli (8.898 votos) e Josivaldo Corrêa (2.518 votos).
No dia seguinte, o Jornal Pequeno foi às bancas com esta manchete na capa: ‘Roseana vence eleição em apuração dramática’. No subtítulo: ‘Governadora quase vai para o segundo turno com Flávio Dino; Jackson fica em terceiro lugar’.

*************************************************************

*** E pra fechar…

A parafernália legislativa brasileira

Desde a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, foram criadas, no Brasil, 5,4 milhões de normas voltadas às pessoas físicas e jurídicas. O número — que representa, em média, 782 normas editadas por dia útil – é um exemplo esdrúxulo do emaranhado burocrático brasileiro. Nunca o Brasil produziu quantidade tão significativa de leis, muitas delas destinadas à lata de lixo da História por inconstitucionalidade ou irrelevância.
Não é tarefa fácil decifrar e se adequar ao universo de normas no país. No total, 13 bilhões de palavras – publicadas na forma de 5,4 milhões de normas – foram escritas nos últimos 29 anos para tentar reger o país. Cada regra traz, em média, 11,2 artigos. Assim, são mais de 2,534 milhões de artigos, 5,904 milhões de parágrafos, 18,877 milhões de incisos e 2,483 milhões de alíneas. Somente a legislação de impostos impressa tem peso equivalente a 6,7 toneladas, o que corresponde a seis carros populares. Se for reunida em um único livro terá 43 mil páginas, cada uma com 2,4 metros de altura por 1,2 de largura. As páginas, uma ao lado da outra, somarão 93 quilômetros. A lombada terá 3,2 metros.
No Brasil, as leis surgem como remédio para todos os males. Nosso Parlamento produz regras instáveis, complexas, antagônicas, mal redigidas, dúbias, num ciclo vicioso onde a criação de uma norma sem o critério necessário exige a elaboração de outra lei para corrigir omissões e distorções. Essa prática faz valer a expressão maior da famosa frase do político, escritor e ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Benjamim Disraeli: “mudar, mudar sempre, a fim de que as coisas continuem sempre as mesmas”. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o “ex-candidato oculto” das recentes eleições municipais que já anda tomando providências com vistas a 2022???!!! Será que agora vai dar certo???!!!

*** Qual parlamentar da bancada aqui da ‘terrinha’ adquiriu um ‘casão’ em Brasília, segundo a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, num valor aí pela ‘casa’ de “dez milhas”???!!!

*** Quem serão os candidatos que disputarão o cargo de desembargador com as três vagas abertas com a aposentadoria de Zé Bernardo, Raimundo Melo e o falecimento de Cleonice Freire???!!!

*** Quem é o irmão de prefeita que se elegeu vereador no Recife e transferiu todos os barcos de pesca para Salinas do Pará, deixando muita gente ao ‘leo’???!!! A PF tá de olho…!!!

*** Quem são os ‘sem noção’ que até ontem, já 2 de janeiro, continuavam mandando mensagens de FELIZ ANO NOVO???!!! E se duvidar hoje ainda chega mais!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quem são os ‘malas 0800” que continuam ‘pontuando’ nas degustações da Fribal e do Mateus, nos fins de semana???!!!

*** O que houve com os “espoca-urnas’ apoiados por uma apresentadora
da “emissora debaixo da ponte”???!!! Na certa faltou algo mais para os votos aparecerem, hahahahahahahaha!!!

*** A quantas andam as polêmicas “bolachinhas com leite” da lanchonete do curso de Medicina do UniCeuma???!!!

*** Quais foram os doutores, ex-diretores, que ‘quebraram’ uma renomada empresa de saúde na ‘terrinha’???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias