Fechar
Buscar no Site

Folia na Litorânea encerra primeiro fim de semana do Pré-Carnaval do Maranhão

Agradou em cheio o primeiro fim de semana do Pré-Carnaval do Maranhão 2023, planejado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. No domingo, 22, o encontro do terceiro de dia de festa aconteceu no Palco da Folia, na extensão da Avenida Litorânea, com shows do grupo Argumento, Samba de Reis, Fabrícia e Trio Vagabundo do Jegue.

Fotos: Nael Reis

Com vasta programação de blocos tradicionais, atrações locais e mais de 10 trios elétricos em São Luís, a temporada carnavalesca de 2023 iniciou na sexta-feira (20) e prosseguiu no sábado (21), com cortejo de blocos tradicionais pelas ruas centenárias do Centro Histórico, apresentações na Avenida Beira-Mar, além do Carnaval Itinerante no Cohatrac e Anjo da Guarda.O produtor do bloco alternativo Vagabundos do Jegue, Mário Jorge, falou da emoção que a retomada da folia traz aos maranhenses que vivem da cultura e convida todos os brasileiros para a programação momesca.“É uma emoção muito grande, passamos dois anos sem Carnaval, sem essa diversidade de ritmos da nossa cultura, do nosso Maranhão. Para a gente que trabalha com cultura, não foi fácil. Este ano, o Governo fará um Carnaval gigantesco para o Maranhão, para o Brasil e o mundo. Então, você que está fora do Maranhão, venha, porque será o melhor Carnaval do Brasil”, convidou o produtor.O músico Romildo Sousa comemorou a volta das festas, destacou a importância do Carnaval na vida das diferentes classes trabalhadoras e defendeu a descentralização da folia para os bairros,“Eu estou muito feliz por essa volta, até porque o Carnaval é algo que envolve toda uma Cadeia. Além de mim, que trabalho com a música, tem vendedores ambulantes, bombeiros civis, seguranças, técnicos de som. Eu também acredito na descentralização, que o Carnaval possa ser distribuído em vários perímetros da cidade, sobretudo, nas comunidades mais afastadas”, comemorou o músico.Para a brincante Andreia de Oliveira, as folias espalhadas por toda a São Luís tornam tanto o divertimento acessível aos foliões, como ajudam os trabalhadores que são beneficiados pelas festas. “Espero que seja bastante produtivo para mim como foliã e também para os que estão aproveitando a oportunidade financeira, como os vendedores ambulantes”, ressaltou a brincante.Para Victor Ramos, o momento é de celebrar o retorno do Carnaval. O folião esperou curtir com muita segurança, alegria e, sobretudo, com compaixão entre os que vão foliar juntos.“É gratificante poder viver essa alegria novamente. A minha expectativa para esse Carnaval é a de curtir com muita segurança, alegria, compaixão com a galera que vai foliar junto. Que seja um momento realmente especial para a gente que volta a viver isso!”, afirmou Ramos.Carnaval do Maranhão 2023A festa de Pré-Carnaval é apenas o aquecimento para o Carnaval do Maranhão 2023, que acontece de 17 a 21 de fevereiro. Serão dois circuitos da folia: Beira-Mar e Litorânea. A abertura do Carnaval será com trio elétrico animando o público na extensão da Avenida Litorânea, a partir das 18h, da sexta-feira, 17 de fevereiro.Seguindo tendência nacional dos principais carnavais do Brasil, o Carnaval do Maranhão 2023 começará pela manhã, com mais de 10 trios elétricos animando os foliões no Circuito Litorânea, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias