Fechar
Buscar no Site

Estudo internacional mostra que MA é um dos estados mais transparentes em contratações na pandemia

Ranking da Transparência Internacional

Um estudo pelo pela Transparência Internacional, divulgado nesta quinta-feira, 21, aponta o Maranhão como um dos estados com maior nível de transparência nas contratações emergenciais durante a pandemia do coronavírus.

A pesquisa avaliou como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. Entre todos os 26 Estados e o Distrito Federal, o Maranhão ficou na quinta colocação, ao lado do Ceará.

“Nossa transparência em contratações foi avaliada como uma das maiores do Brasil. Seguimos nosso trabalho, com a seriedade e compromisso social de sempre”, disse o governador Flávio Dino.

O ranking está disponível em https://transparenciainternacional.org.br/home/ranking

Critérios – A avaliação da Transparência Internacional considera as exigências previstas pela Lei 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da pandemia, e outros critérios.

A ranking mede também os esforços em tornar esses dados mais acessíveis à sociedade e a atitude proativa a fim de disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações.

De acordo com a Transparência Internacional, os dados são categorizados em quatro dimensões de análise: informações disponíveis; formato das informações; legislação; e controle social.

Em seguida, as informações são separadas em diversas categorias, conferindo-lhes pontuações de acordo com pesos de valorações pré-definidas.

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias