Fechar
Buscar no Site

‘Estilo Flávio Dino’ deixa auxilares tensos

O ‘estilo Flávio Dino’ no anúncio das poucas mudanças que está fazendo no secretariado é um dos principais assuntos do Colunaço do Pêta deste domingo, que já está nas bancas desde a madrugada, no JP Impresso. Dr. Pêta relembra, ainda, uma ‘historinha’ da quase eleição de Ricardo Murad para presidente da Assembleia Legislativa, quando entre 20 e 22 deputados foram confinados num sítio lá pras bandas do Araçagi e na hora de formar a chapa adversária de Mudad, o vice foi decidido numa partida de sinuca. Acompanhe a seguir essas e outras ‘notícias’ do Colunaço deste domingo.

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 16.02.2019

PETINHADAS –

*** Rapaz, o ‘estilo Flávio Dino’ está deixando em polvorosa os funcionários públicos, principalmente alguns auxiliares de primeiro escalão!!! O governador ‘se fecha em copas’ e, de repente, não mais que de repente, aciona seu twitter para ‘soltar as bombas’!!! “Estou aqui me tremendo todinho, de olho grudado 24 horas nas redes sociais do governador”, revelou ao meu chefe um secretário de estado, às gargalhadas!!! Um dos casos mais ‘emblemáticos’ é na Segep, onde a galera da Lilian Guimarães está para ter um colapso!!! Primeiro era o Nunes (Secretaria de Governo) que assumiria a pasta; depois, não sei mais quem…, e aí vem a nota de O INFORMANTE, blog aqui do Grupo JP, anunciando que Nunes permanecerá na Segov!!! O ‘desespero’, portanto, continua, pois agora ninguém sabe se a Lilian fica ou sai!!! Olho no Twitter do chefe…, é o jeito!!! E o pessoal da Seinc, “endoidecido de pedra”, achando que o Simplício ia sair…, e todos querendo que ele ficasse!!! Mas teve o risco!!! Simplício é primeiro suplente e, logicamente, com a ‘descida’ de Rubens Júnior para o Maranhão, para ser secretário, o primeiro da ‘lista’ a ‘subir’ para Brasília seria Simplício!!! E quem em sã consciência poderia dizer que Simplício ia deixar Gastão Vieira, SEGUNDO suplente, passar à frente dele???!!! Claro que Flávio Dino, com toda a sua maestria e poder de convencimento, teve que ‘entrar em campo’!!! Entrou e resolveu: Rubens vem ser secretário de Cidades, Simplício não ‘sobe’ para ser deputado e Gastão ‘pula’ a ‘fogueira industrial’ e vai pra Brasília!!! Craque, esse Flávio Dino!!! E os doidos da ‘nomeação’ de Cutrim para a Seap???!!! Ali a possibilidade, hoje, de Murilo Andrade sair é ZERO!!! Um dos melhores secretários de estado, Murilo é da mais alta confiança do governador, pelo enorme trabalho que faz à frente da Secretaria da Administração Penitenciária!!! Jefferson Portela na Segurança nem se fala!!! Felipe Camarão, Cleyton Noleto e Carlos Lula, idem…, são auxiliares de primeira linha de Flávio Dino, com posição garantida no ‘time’ titular!!!

*** O ‘bicho chegou a pegar foi na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), onde Neto Evangelista saiu, para encarar o parlamento novamente, e vai assumir o indicado de Fufuquinha, Rafael Ribeiro, irmão de Heverton Pereira, ainda titular da Sedel, secretaria que será ocupada por Rogério Cafeteira!!! Ali o “pau” realmente “cantou na casa de noca”, e foi preciso toda a habilidade de Flávio Dino para o negócio chegar a ‘bom termo’!!! Novamente o governador ‘calçou a chuteira’ de Zico!!! No Iterma não teve problema: fica Raimundo Lívio, gestor bem próximo de Cleber Verde!!! Quanto ao PR, as conversas estão praticamente ‘fechadas’ e o partido deve indicar o novo titular da Sema (Secretaria de Meio Ambiente), hoje ocupada por Marcelo Coelho!!! O ‘ambiente’ parece tranquilo por lá…, não tanto para Coelho, que já sabe de qual ‘mata’ vai sair, mas ainda não sabe para qual vai ser encaminhado, se for esse o caso!!! É um gestor correto!!! Não fosse o tabuleiro de xadrez que Flávio Dino tem que mexer, com certeza permaneceria por lá mesmo!!!

*** Falar em novo secretariado, Dr. Pêta estava até pensando em convidar o novo secretário de Esportes, Rogério Cafeteira, para participar do Campeonato Brasileiro de Sinuca, que, mais uma vez, será realizado no Maranhão, no próximo mês de abril; afinal, segundo meu chefe, ele gosta do esporte, e, vez por outra, ‘bate uma sinuquinha’!!! Mas depois da história que eu soube, melhor deixar o Rogério só como incentivador mesmo, dando apoio a mais esse evento arrojado da Federação Maranhense por meio da Lei de Incentivo ao Esporte!!! Imagina… colocar no campeonato um ‘atleta’ que perdeu para o ‘Deputado Play’!!! Pois é…, a ‘história’ aconteceu anos atrás, naquele famoso pleito para presidente da Assembleia Legislativa em que Ricardo Murad já estava praticamente eleito presidente quando levou uma ‘rasteira’ que até hoje não esquece!!! O clima era realmente ‘de guerra’ e tudo indicava que Ricardo seria o novo presidente do ‘Poder Rangedor’…, já tinha até jornalista ‘despachando’ como nova Diretora de Comunicação!!! Do outro lado da cidade, no entanto, lá pras bandas do Araçagi, entre 20 e 22 deputados ‘se enclausuraram’, incomunicáveis, para dar o golpe!!! Todos os celulares foram guardados e apenas as respectivas esposas tinham acesso aos parlamentares, mas ‘vigiadas’, pra não vazar nada, e sem os celulares!!! O ‘confinamento’ teve um momento sui-generis!!! Na hora da formação da chapa que enfrentaria Ricardo Murad, houve um impasse no nome do vice-presidente, entre Rogério Cafeteira e Marcos Caldas!!! E adivinha como foi resolvido???!!! Como lá tinha uma sinuca, os dois decidiram, numa partida, quem seria o vice na chapa!!! E aí Rogério Cafeteira perdeu para o então “Deputado Play”!!! Agora, me fala: como é que vou convidar para um campeonato desse um ‘atleta’ que perde para ‘Marcos Play’!!!??? Sem chance, hahahahahahahahahahaha!!!

*** A propósito de ‘gente importante’, falaram tanto mal de um auxiliar de governo aí, que o ‘cabra’ tinha saído do ‘armário’, que ‘isso’, que ‘aquilo’, e, agora, eis que Dr. Pêta, já por duas vezes, encontra o ‘dito-cujo’ muito bem acompanhado, com uma ‘bruta’ de uma loira!!! ‘Siô’, quem perdeu foi a ‘ex-cara-metade’, que foi atrás de ‘conversa’… e, olha aí, o auxiliar governista tá é numa boa, desfilando ‘pra cima e pra baixo’ com uma loiraça de parar o trânsito!!! Eita Maranhão que ‘gosta’!!!

*** Rapaz, esse meu chefe é mesmo bem informado!!! Pior é que ainda tem blogueiro que posta assim: “Blog confirma mais um ‘furo’ na mudança no secretariado”!!! Como assim, ‘cara pálida’???!!! Esses ‘acertos’ de uma, duas semanas atrás, meu chefe já tinha anunciado há um mês, aqui no JP!!! Por exemplo, há cerca de um mês ele publicou que Rubens Júnior ficaria mesmo no governo, Gastão Vieira assumiria uma cadeira na Câmara Federal e Simplício Araújo permaneceria na Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc)!!! ‘Rapá’…!!!

*** É melancólica a situação de um ‘ex-todo poderoso’ de uma instituição política ali pras bandas do Calhau!!! O ‘cabra’ mandava e desmandava, ameaçava os funcionários sob seu jugo, cortando pontos e aplicando suspensões!!! Ao mesmo tempo, tirava proveito, empregando irmãos e contratando a própria empresa como operadora do suporte de informática da entidade!!! Veio a mudança, ‘defenestraram’ o ‘dito-cujo’ da chefia de gabinete e ainda o proibiram de ‘berrar’ com os servidores!!! Desse jeito, vai acabar voltando para o vizinho estado!!!

*** Quando Dr. Pêta fala que Flávio Dino é ‘craque’ é porque tem convicção!!! Viram aí essa do encontro dele com o vice-presidente Mourão???!!! Pois é…, com foto e tudo!!! Flávio Dino esteve em Brasília na quinta-feira (14), em reunião com Hamilton Mourão no Palácio da Alvorada!!! E ainda convidou o vice de Bolsonaro para visitar o Maranhão e participar do Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado em São Luís, no final de março!!! Quem apostou em retaliações do governo federal com o Maranhão perdeu feio!!! A visita do governador faz parte da política de diálogo institucional com a União, que tem como principal objetivo unir esforços em prol de investimentos para o estado!!! Desde o mês passado, Dino, seu vice Brandão e os secretários de Estado estão sendo recebidos pelo Governo Federal!!! Caso Mourão venha a São Luís, fortalecerá a agenda de desenvolvimento para a região!!! O governador maranhense aproveitou para convidar Hamilton Mourão a realizar uma visita institucional ao Porto do Itaqui, que, de acordo com o Anuário Estatístico 2018 da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), divulgado nesta semana, foi líder em crescimento entre os principais portos públicos do Brasil!!! Outra pauta abordada durante a reunião foi a segurança pública!!! Dino elencou os investimentos que fizeram a criminalidade diminuir em todo o estado e, consequentemente, fizeram a capital São Luís sair da lista das 50 cidades mais violentas do mundo!!! “São quase 5 mil nomeações de novos policiais, promoção de cerca de 10 mil e a renovação de 90% da frota de viaturas das Forças de Segurança do Maranhão”, disse o governador a Mourão, que deve vir ao Maranhão conferir isso tudo!!!

*** E o ‘quipropó’ num certo Conselho Regional aqui da ‘Grande Ilha’???!!! Pense numa ‘bagaceira’!!! Teve profissional querendo operar colega com uma tesoura, o que foi ‘bater’ na polícia!!! TCU, PF e Confederação neles!!! Pior é que um ex-presidente da entidade buscou uma clínica psiquiátrica para começar a sua defesa jurídica…, não sabia de absolutamente nada, hahahahahahahaha!!!

*** E aquele prefeito, da Rota das Emoções, que recebeu prêmio nacional do Sebrae por implantar o Voucher Digital e está sendo cobrado pela Associação das Agências de Turismo para prestar contas do dinheiro arrecadado???!!! Pois é…, o ‘cabra’ contratou até empresa para gerenciar a “galinha dos ovos de ouro” e até agora não esclareceu para o Conselho Municipal de Turismo, com extrato bancário, a movimentação desses recursos!!! Vixi, Maria!!!

*** Pior é que a Associação das Agências de Viagem e Turismo da cidade lançou ofício ameaçando paralisar com o sistema do voucher digital por tempo indeterminado, caso o prefeito não compareça para esclarecer o que está sendo feito com os recursos!!!

*** É, meu amigo, e pelo visto, para fazer ‘jus’ ao nome, EMOÇÕES não faltarão no destino da Rota!!! O prefeito premiado no Sebrae Nacional pelo Voucher Digital, idealizado por empresários, contratou empresa de São Luís, localizada no Centro, onde funciona uma malharia de um consultor da entidade, para gerenciar, por 662 ‘mil pilas’, o tal Voucher!!! Isso ‘bolinou’ a iniciativa privada e os vereadores membros do Conselho Municipal de Turismo a pedirem explicações ao gestor municipal, porque até agora nunca foi apresentada ao Conselho a movimentação bancária desse recurso!!! Haja emoção com tanta ‘grana’…, dava para iluminar a ‘rainha da rota’, que está um ‘breu doido’.

 

*** Meu amigo, Dr. Pêta já tinha visto ‘nego doido’, mas igual ‘Corajoso’ não existe!!! Rapaz, o ‘cabra’ soltou um panfleto em Caxias, contando supostos atos de corrupção de 25 para cá…, mas ‘pulou’ a administração dele e da cara-metade!!! Entrou na honra do saudoso Humberto Coutinho, do governador, do presidente do TJ, do prefeito ‘Cabeludo’, do presidente da Câmara, Catulé do Catulezinho; do Advogado Washington Torres e de dezenas de empresários e secretários!!! Não poupou ninguém!!! É, pelo visto, até hoje ‘Corajoso’ não ‘engoliu’ a derrota do filho para deputado, e ‘surtou’ porque o pai de ‘Cabeludo’ teve ‘mil e tantos’ votos a mais que ele em Caxias!!! Ou seja, ficou provado que ‘Cabeludo’ tem mais votos que ele…, e no resto do Maranhão dispensa comentários!!! Claro, de Timon a Araioses, ‘Corajoso’ ‘aprontou’ com ‘todo mundo’!!! Ainda hoje tem ‘caravanas’ e ‘caravanas’ de correligionários se dirigindo à região tentando fazer com ele ‘se coce’!!! A Fundação Humberto Coutinho, que tem mas de 40 anos de serviços prestado em Caxias, foi acusada de ser de fachada!!! ‘Catulezinho’, de ser autor intelectual da derrota do seu filho…, e ‘por aí vai’!!! É ‘ninja’!!!

*** Outra dele!!! Essa semana, tentou ‘aplicar’ novamente em ‘Cabeludo’!!! Fez um drama que precisava de 100 mil para tratamento de alguém da família, e tinha que ser urgente!!! Aí, um vereador que estava ouvindo a conversa passou um zap para o prefeito, alertando: “Cuidado!!! Ele quer é pagar a pensão para não ser preso”!!! Resultado: ‘Cabeludo’ ‘puxou o freio de mão’…, mesmo porque já tinha caído numa parecida, quando ‘Corajoso’ usou uma doença do filho de um senador para ‘aplicar’ na Prefeitura!!! Pois é…, dessa vez ficou só no choro!!!

*** Não convidem para a mesma mesa ‘Corajoso’ e o dono de uma rede de Supermercados de Teresina!!! O ex-deputado usa um terreno dele e subloca, sem autorização!!! Recebeu ‘cinco pilas’ para alugar um parque, o dono do parque ficou uma ‘arara’, não deu ninguém, e queria peitar o prefeito, que estava fazendo outro evento!!! Agora, o dono do parque quer o dinheiro de volta!!!

*** E a ‘Pastoral do Grogue’, comandada pelo General Nelson, prossegue!!! Na ‘largada’, no último dia 9, a Pastoral deu ‘ajuda humanitária’ à Venezuela, com a doação de Gleisi Roffman, Dilma, Zé Dirceu, Renan, médicos cubanos e a bolsa de colostomia de Bolsonaro para ser implantada na cabeça de Maduro!!!  Jeep Wyllys se alistou na armada espanhola, sem concurso, após ser declarado expertise em  ‘atracar de popa’!!! E exclusivo!!! A ‘equipe de bisbilhoteiros da vida mundana’, após exaustivas aulas de espanhol no Curso Wellington, rumou para a ‘Terra Basca’, em busca de Dom Quixote e do utilitário Jeep Wyllys de La Mancha encarnada, homiziado naquelas plagas!!! Ao abordá-lo, indagaram, instantaneamente: ‘Hablas español’???!!! Ao que o ‘neo-novo’ Catalão respondeu, prontamente: ”Porqueé ya no hablas portunhol commigo”???!!! Neste momento, a Dama do Lotação, incorporada na carcaça de Pablito Vittar Escobar, momentos após despacho com o abusador-sexual-milagreiro João de Deus Afrodite dos Eros, na cidade excomungada de Abadiânia, distante 40 km de Jerusalém, na Palestina Mineira, local onde deixou gravada em pedra sabão frases eróticas, declarou aos berros ter sido molestada pelo oráculo!!! Em repulsa à vil acusação, o Divino Mestre Comedor defendeu-se arguindo a 4ª Emenda da Constituição da Somália, que em suas 32 mil páginas impressas em tupi-guarany, diz: “Quem tem tesão de leão sempre vai avançar na sua presa”!!! Assim está psicografado, no Caput 13, versículo 32, do Livro Sagrado Sansão e Gomorra, e afixado no quadro de Aviso com a advertência: “Se vierdes ao meu Templo, eu vos comerei’”!!!

*** Pausa para meditação!!! “Por quem os sinos dobram? reverberou o ‘laranjinha’ de Curitiba, o Lulinha 51, alojado na cela 13X9, após assistir à posse de Bolsonaro!!! Deprimido, perguntava às 13 paredes por que o desastrado do Andrade foi defenestrado pelas urnas???!!! Do teto da pequena suíte prisional, de apenas 171 m², e muito longe de Atibaia, uma voz ecoou: “Mau olhado de Ciro Gomes e simpatia desastrada da letrada humorista Dilma Rousseff, com pitadas de minério das terras de Minas Gerais”!!! Agora, depois do desastre eleitoral, Andrade é vendedor de gás em galpão abandonado nos fundos da USP!!!

*** Às 16h41, o ‘Mala-Adjunto do Lotação, aprovado por trás dos panos na seleção para assessoramento no gabinete do “Status Concilium Proconista”(em latim arcaico), homologou na Junta de Recursos Pirista de Anajatuba, distrito de Rangedor, em Belém do Pará, edital para concurso de Cargo com Comissão para as garotas vendedoras do Maracap!!! A fila de inscrição (somente para meninas que vestem rosa) já passou de Campo de Perizes…, muito em breve ultrapassará a extensa planície flúvio-marinha e chegará aos Campos de Jordão, alegre e frutífero bairro da Síria!!! Como a tragédia de Mariana não deu em nada, a Vale, achando que “Vale a pena ver de novo, acabou com Brumadinho!!! Agora, depois do papoco internacional, o mundo está achando que  vai ter ainda muito barro a escorrer!!! Vai ter problema do tamanho do Estado Islâmico!!!

*** Às 17h03, Solenidade aprazível com homens em trajes militares nº 1º A, ou similar, como casaca ou fraque e mulheres vestidas de tafetá, organdi ou tailleur, conforme preceitua o Guia de Boas Maneiras de Marcelino de Carvalho!!! Somente os comensais trajados devidamente terão acesso à cerimônia do batizado da Jardineira do Grogue!!! Na oportunidade, os padrinhos, o excelso compositor e poeta Dom Augusto Grande e Tampinha Maia, e sua fidalga senhora Hélia Tampinha Maia apertarão as mãos de restrito grupo de selecionados!!! Ingressos poderão ser adquiridos nas lojas da Varig!!! E, finalmente, saída, todos, assobiando “Dobrado Militar Venezuelano”, direto para as: Escalas Etílicas:

17h34 – Bar Pioneiro  – Entrega de 14.317 diplomas de médicos cubanos: registrados no MST;

18h47 – Passeio motorizado – visualizando Renan Calheiros no pé de Manacá;

19h59 – Saída para a Bicicletinha – somente para fantasiados (meninos de azul e meninas de rosa!!!

*** Por fim, o Ministério da Saúde informa:

Frase muito usada pelo povo venezuelano: “Se está maduro, vai cair”!!! A Pastoral do Grogue tem apoio da Associação dos Sonegadores Chineses da Rua de Santana (Chinagang)!!!

*** Em tempos de ‘Jean Willians’, a política nunca sentiu tanta a falta do Clodovil!!! No ‘Poder Rangedor’, então, ele teria vários clientes para prestar serviços como ‘personal stiler’ e orientar desde a vestimenta até a forma de como se comportar em plenário!!! Pense num início de legislatura ‘fashion invertido!!

*** Viram aí a denúncia do Jornal Nacional, de que no Maranhão uma candidata usou dinheiro público para confeccionar mais ‘santinhos’ de campanha do que a população do estado inteiro – 7 milhões de habitantes???!!! Méldéus!!! Pois é…, diz que em Ribamar a aspirante a deputada estadual Marisa Rosas, do PRB, mandou fazer 9 milhões de ‘”santinhos’, e, de acordo com a prestação de contas à Justiça Eleitoral, ela gastou quase R$ 600 mil com campanha, obtendo apenas 161 votos!!!

*** Rapaz, a superintendência da PF deve mandar ver isso!!! Pode não ser nada, mas, de repente…!!! Portanto, bom averiguar.., custa nada!!!  Uma SW4, preta, e um camburão da PF ficaram alguns dias, essa semana, em frente ao Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, com vários ‘seguranças’…, parecia que estavam esperando alguém!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual blogueiro ‘quebrou a cara’ com um auxiliar de governo, noticiando que o ‘dito-cujo’ tinha ‘encontrado a chave’ e “aberto o armário”???!!! Pois é…, o ‘cabra’ anda é ‘pra cima e pra baixo’ com uma loira de ‘arriar queixo’!!!

*** Quem é o deputado eleito que espera, ansioso, uma ‘tuitada’ do Flávio Dino pra saber se fica no ‘Poder Rangedor’ ou assume uma secretaria???!!!

*** Por que será que a tradicional e colorida ‘Revista da TV’, de todos os domingos, deixou de circular no jornal “do outro lado da ponte”???!!!

*** Bom, se for por conta da crise, qual será o matutino que vai ‘acolher’ o famoso e competente ‘Duas Letras’???!!!

*** Qual foi o jornal do Centro Histórico que quase para esse final de semana, porque um pequeno grupo de funcionários resolveu se rebelar devido a um atraso de pagamento???!!! ‘Jesus/Maria/José”…, pense numa crise!!!

*** Quem foi o presidente de entidade que comprou um carro de um médico e nunca passou o documento do veículo para o seu nome???!!! Resultado: algumas multas têm chegando para o antigo proprietário!!! O caso já está na justiça!!! ‘Rapá’, tá bom de colocar esse negócio em ordem…, faz dias que o ‘cabra’ tenta convencer o presidente de entidade a passar o documento para o nome dele e não consegue nem que a ‘vaca tussa’!!!

*** Quem é a causídica da região dos Cocais, do clã de ‘Corajoso’, ‘useira e vezeira’ em pedir carga de processos e não devolver???!!! Já tem processo com mais de cinco anos!!! A Justiça mandou abrir inquérito!!!

*** Quem barrou o nome de Sérgio Frota para a Secretaria de Esportes???!!! Os ‘porões’ do Palácio dos Leões já davam como certo o ex-deputado assumir o cargo!!! Eita ‘Maranhãozinho’ de ‘histórias!!!

*** Qual é o alienígena que está prestes a protagonizar uma verdadeira ‘bomba’ com bens arqueológicos do Maranhão???!!! Missão grande para o MP, PF, IPHAN, Fundação Palmares…!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quem é o superintendente de Comunicação de poder que já tá enfrentando problema com a classe por conta de uma ‘baixinha invocada’ escolhida para selecionar matérias e controlar os plantões???!!! Rapaz, ô ‘povo’ que não suporta ‘entrar na linha’!!!

*** Qual prefeito, da Rota das Emoções, recebeu prêmio nacional do Sebrae, por implantar o Voucher Digital, e agora está sendo cobrado pela agências de Turismo para prestar contas do dinheiro arrecadado???!!!

*** Quem é o secretário municipal que aplicou um golpe num ‘companheiro’ de partido arrancando ‘dez pilas’ e até hoje nem ‘tchun’???!!! O ‘cabra’ tá ‘uma arara’ e já disse que se o auxiliar municipal não ‘se coçar’  não vai ter chocolate na Páscoa nem pelos Correios!!!

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias