Fechar
Buscar no Site

Esquema carcomido da pressão e da manipulação não tem vez com Flávio Dino

Por décadas e décadas, um Esquema de manipulação da opinião pública e de pressão sobre autoridades funcionou bem no Maranhão, comandado por um grupo que sabia utilizá-lo com maestria. Hoje carcomido, envelhecido, não tem mais a eficiência de outrora. Primeiro, porque o império que comandava esse Esquema ruiu; segundo, porque o Maranhão acordou e não se deixa mais enganar por esse modus operandi; e terceiro, porque temos um governante que não se verga a pressões. Talvez esteja na hora de o Esquema pensar em outra estratégia, porque a ‘velha’ não terá vez com Flávio Dino.

A ‘bola da vez’ do Esquema, Jefferson Portela, é o assunto principal deste domingo do Colunaço do Pêta, que traz ainda muitas outras ‘notícias’ e Mistérios da ‘Dona Milu’. Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 25.05.19

PETINHADAS –

*** Desconfie – e desconfie muito – quando você, leitor, que prima pela verdade, deparar com algumas ‘velhas e conhecidas’ “unidades de comunicação” publicando notícias insistentemente sobre um determinado assunto; principalmente se o protagonista desse assunto for alguém ou algum gestor público que, com a sua forma determinada de trabalhar, esteja, de alguma forma, incomodando pessoas mal acostumadas e, ainda, com algum conhecimento público nessa ‘terrinha’ de meu Deus!!! Desconfie porque tem forças ocultas por trás querendo alcançar um objetivo: tirar essa pessoa ou esse gestor do seu caminho!!! Por cinco décadas o Maranhão e seu povo viveram assim, reféns de climas criados com objetivos inconfessáveis!!! E foi um aprendizado para quem decidiu continuar trilhando pelo caminho inverso àquele que a nova ordem impõe!!! Algumas “unidades de comunicação” – poucas, na verdade – ‘se entregam’ a esses ‘assuntos’ por ingenuidade, por não conseguirem perceber o objetivo escondido por trás deles!!! E entram na ‘onda’ no afã de se posicionarem junto ao seu leitor, pouco importando os bastidores maldosos do assunto!!! São as ‘unidades de comunicação’ comandadas por ‘escribas’ sem muita experiência que acabam sendo usados como massa de manobra!!! Outras ‘unidades’ se envolvem realmente no ESQUEMA idealizado, montado e posto em prática para tirar do caminho quem está incomodando!!! Somam-se ao ESQUEMA autoridades que, a pretexto de mostrar serviço, ou mesmo pressionadas pelo “quarto poder”, acabam contribuindo para criar o clima…!!! E também políticos que, por alguma coisa ou outra do passado, aproveitam a ocasião para tirar do freezer a vingança guardada!!! Nem precisa dizer, por tudo que se está vendo nos últimos dias, que a ‘bola da vez’ desse ESQUEMA ardilosamente planejado e em execução no momento é o secretário da Segurança Jefferson Portela!!! Ainda bem que temos um governador firme, corajoso, determinado, que NUNCA se deixa levar por pressões ou campanhas insidiosas, traiçoeiras e sistemáticas com o claro objetivo de tentar desestabilizar o governo por meio de um setor complexo que vem dando certo, como é a Segurança Pública do Maranhão, graças ao incansável e eficiente trabalho de Jefferson Portela e ao apoio que recebe do seu chefe maior Flávio Dino!!! Basta ver quem já está mostrando a cara na campanha contra Portela para dar razão ao Dr. Pêta…, cada ‘soldado’, claro, com a sua característica…, da ingenuidade/inexperiência à má fé…, essa, infelizmente, eternamente tangida pelo vil metal!!!

*** Essa semana, sem que Dr. Pêta entre no mérito da questão, uma ‘unidades de comunicação’ (essa, por sua vez, refletindo a indignação de um grande número de pessoas que consegue enxergar o ESQUEMA) publicou que “Três organizações criminosas se uniram para tentar desestabilizar Jefferson Portela”!!! E trata o assunto como um pacto formado recentemente, dentro de uma estratégia com “ataques orquestrados junto a setores da imprensa, sobretudo blogs, para desgastar o secretário perante a opinião pública”!!! A primeira ‘Ocrim’, na avaliação da ‘unidade de comunicação’, “é de conhecimento público e encabeçada pelo delegado afastado e prestes a ser expulso da Polícia Civil do Maranhão, Thiago Bardal”!!! É de conhecimento público que Bardal, um delegado que tinha absoluta e total confiança de Jefferson Portela, atuava no contrabando, tinha relação com assaltantes de banco e foi acusado de extorsão”!!! O ‘escriba’ aponta como comandante da “segunda organização criminosa” um “ex-deputado estadual com grande trâmite entre delegados e outros ‘braços’ remanescentes da própria SSP, além de influentes advogados”!!! E que essa ‘Ocrim” seria “a mais árdua opositora da gestão de Jefferson”!!!

“Já a terceira organização criminosa” – publicou a ‘unidade de comunicação’ – “diz respeito a um grupo que atua com maior concentração no campo político, junto a prefeituras maranhenses”…, e seria encabeçada por “um influente político de mandato, que tem medo de ser preso e seu castelo ruir”!!! Para o ‘escriba’, essa terceira ‘Ocrim’ seria a mais perigosa do Maranhão, com tentáculos que iriam de agiotagem a lavagem de dinheiro público!!! “O seu líder é conhecido em todo o Estado pelo poderio financeiro, por bancar campanhas e depois saquear as prefeituras por meio de direcionamento e superfaturamento de licitações”, exemplificou!!!

*** A análise da ‘unidade de comunicação prossegue: “O primeiro ‘bando’ sofreu sua maior baixa após a prisão de Thiago Bardal, em fevereiro de 2018. A segunda ‘Ocrim’ foi abalada com a não reeleição do tal deputado estadual, o que levou a organização a perder fôlego no submundo do crime. E a terceira, já investigada e prestes a ser desbaratada, teme que seu poderio político e financeiro desmanche com a iminente deflagração de uma operação da SSP-MA”!!!

*** E aquele comunicado distribuído dentro da Caserna, essa semana, pelos policias do 3º Batalhão de Imperatriz???!!! Rapaz, os ‘cabras’ fizeram circular um convite, a todo o efetivo, para, juntos, comemorar na Associação de Cabos e Soldados, a “saída tão esperada” do Ten Cel Ilmar, ex-comandante daquela unidade militar”!!! E aí, já sabe, no convite saíram ‘matando’ o oficial, lembrando supostas perseguições de ‘90% da tropa’, utilizações de policias, cujo ‘sangue não batia, para fazer policiamento em porta de lojas particulares, calçadão, durante todo o ano, não só no mês de dezembro…, e “por aí foi”!!! Meu amigo, pense numa penca de queixas nesse ‘ofício circular’ para comemorar a saída de Ilmar!!! Bom, se a tropa está comemorando isso é porque o Ismael, o novo comandante da PMMA, teoricamente está fazendo a coisa certa!!! “Jesus/Maria/José”…, essa polícia militar do estado tem muita coisa ainda a ser descoberta!!! Ismael vai ter é trabalho, hahahahahahahaha!!! Mas o ‘cabra’ é bom…!!!

*** E o Weverton causou surpresa no Senado, na sessão de quinta-feira (23), ao inaugurar um novo visual, de óculos!!! Com discurso aguerrido no plenário, ar grave, ele advertiu que o Brasil ruma para um impasse!!! Weverton criticou a proposta de Bolsonaro para a reforma da Previdência, teceu duras críticas ao ministro Paulo Guedes e comentou que o “cenário de ingovernabilidade” tornou-se alvo de debate nas duas Casas do Legislativo e também no Supremo!!! Nos últimos dias, ministros e parlamentares intensificaram os contatos!!! Como a fala de Weverton deixou senadores com ar de maior preocupação ainda em face da delicada situação do país, o presidente da casa, Davi Alcolumbre, decidiu amenizar um pouco o clima!!! Ao ver que o senador maranhense estreava um novo visual, com um vistoso óculos, Alcolumbre ‘mandou bala: “Digo a Vossa Excelência que eu estou tendo a oportunidade agora, depois da viagem que fizemos para representar o Brasil em Nova Iorque, de acompanhar o visual de Vossa Excelência com óculos. Vossa Excelência já era aguerrido sem conseguir ler as coisas de direito. Eu imagino agora, com a capacidade multiplicada com esses óculos e com esse novo visual”, afirmou Davi, arrancando risos dos parlamentares presentes!!!

*** Rapaz, tá séria essa história de poluição sonora na cidade!!! Na Rua Grande, então, alguém precisa tomar uma providência contra lojistas que se acham no direito de colocar serviço de som nas alturas com ‘locutores’ completamente ‘sem noção’!!! É um barulho que não tem quem aguente!!! A propósito, se tem dono de concessionária de carro de luxo que acha que vai vender automóvel colocando carro de som nas alturas em área nobre da cidade tá muito enganado!!! É a ‘cultura da zoada’!!!

*** Lembram a ‘historinha’, da semana passada, de um ex-secretário de Turismo????!!! E não é que o restaurante do Espaço Citron lotou de agentes da CVC, com cerca de duzentas pessoas, jantar tipicamente maranhense, chiquérrimo e tudo mais!!! Pois é…, Dr. Pêta quer saber é quem vai fazer negócio de R$ 998,00 – cinco dias nos Lençóis maranhenses – incluso aéreo e hospegadem… por pessoa, pagamento de 10 vezes no cartão…!!! Assim, até ‘Pão Cheiroso’ faria, hahahahahaha!!!

*** E quem deu show ‘lá fora’ foi o bumba boi ‘Pérolas dos Lençóis’, com belas índias de cair o queixo!!! E o ‘poderoso’ dos Lençóis não pensou duas vezes: ‘participou’ com 25 ‘pilas’ para alimentar e hospedar a ‘galera’, que colocou a CVC para ‘dançar’!!! Bom, agora vamos aguardar setembro chegar para colher os frutos desse evento!!! Os donos de pousada estão ‘de olho’!!! Mas não vale dizer que os turistas de junho, julho e agosto são oriundos do encontro com a CVC,  porque todas as pousadas, hoje, já estão lotadas!!! É isso!!!

*** Deu no jornal Extra, do Rio de Janeiro, que o preço do ovo na Venezuela equivale a 93,3 milhões de litros de gasolina!!! É…, tá explicado por que o Maduro tem ‘aquilo roxo’, hahahahahahahahahaha!!!

*** E a ‘última’ do ‘professor-‘assessor-inseto’ ‘sem parelha’!!! Olha só…, quinta-feira, no almoço do aniversario do ‘causídico-namorador’, no restaurante da Zete, na Madre Divina, ‘ex-deputado-presidente’, que adora uma ‘dobradinha’, chegou cedo, como sempre, e pediu logo para a Zete preparar uma dobradinha no capricho para o almoço do aniversariante!!! Mas aí, eis que ‘professor-assessor’, ao tomar conhecimento, queria porque queria obrigar Zete a colocar quiabos na dobradinha!!! Como a dona do restaurante, que tem a sua receita própria e deliciosa, não aceitou a sugestão, o ‘inseto’ fez ‘biquinho’ e, contrariado, retaliou: sequer apareceu no almoço de ‘causídico-namorador’, desapontado não só o aniversariante como o organizador da ‘festa’!!! Marrapá…, durma-se com um barulho desses… e com dobradinha com quiabo a moda ‘professor-assessor parlamentar-inseto!!! Só no Araçagi mesmo, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz e essa do ‘ex-famoso’ colunista nas terras de Camões!!! Pois é…, agora tem sido visto em ‘rasantes’ num novo empreendimento gourmet da ‘Grande Ilha’, que reúne tradição, inovação e uma clientela crescente!!! É…, mas, como a dona sabe que seu marketing vem mesmo do ‘boca-a-boca’, ‘nosso repórter’ vai apenas ser bem tratado do mesmo modo que todos os demais clientes!!! Lógico!!!

*** Lembram essa Petinhada de domingo???!!! “Há, no parquet quem tenha achado desnecessária a advertência da Corregedoria de Justiça aos juízes maranhenses para que evitem se ausentar do local de trabalho!!! Entende o ‘analista do MP’ que houve uma generalização de algo que é exceção, sem tratar publicamente outro aspecto relevante, que seria a produtividade!!! Dados à disposição da própria Corregedoria mostrariam que essa produtividade tem sido positiva em grande parte das unidades jurisdicionais do interior!!! Além disso, faltaria também divulgar o resultado das correições que são feitas em varas cíveis da capital, constantemente alvos de queixas de advogados, porque os processos não andam de jeito nenhum”!!! Pois bem…, depois de “ler, reler e ‘tresler” a análise do representante do MP, um magistrado de alto coturno ‘mandou bala’: “Acho que o representante do parquet deve cuidar da sala dele. Aqui no Judiciário, cuida o Corregedor do primeiro grau. Ele não é ouvidor, pelo que sei. Essa honrosa função é do competentíssimo Desembargador Jose Luís de Almeida”!!! “Saaaaaaaaaaaiiiiiiiii”!!!

*** E o Sarney dizendo, na entrevista que concedeu, semana passada, ao jornal Correio Braziliense, que o Bolsonaro estava no meio de um furacão!!! Mas não foi o próprio ‘Don Bigodon’ que disse várias vezes, quando presidente, que o Brasil era ingovernável com a ‘Constituição Redentora de Ulisses’???!!! ‘Rapá’!!!

*** E a história do secretário que ‘aliançou em ‘Cancún’!!! Rapaz, pense numa confusão que aquele Mistério de domingo passado do Dr. Pêta provocou!!! Uma auxiliar convidada ficou ‘uma arara’…, mas à toa, porque a nota não tinha nada de mais…, e, a propósito, ela tinha que ir mesmo porque foi madrinha do casamento!!! Aliás, até um detalhe não revelado (porque Dr. Pêta não sabia) foi bem explicado ao Colunaço!!! O grupo de samba que viajou para animar a recepção festiva foi o ‘cara-metade’ de rebenta de um prefeito que deu ‘de presente’ para a noiva!!! Pois é…, zangou à toa!!!

*** E pra fechar…

A imprensa é o oxigênio da sociedade

Não existe um único assunto relevante que não tenha origem numa pauta jornalística.
Os temas de interesse político, social, econômico ganham dimensão na imprensa.
As redes sociais reverberam, multiplicam, agitam. Mas as discussões são deflagradas na imprensa. Sem ela a democracia não funciona.
Por ser um espaço de contraponto, a imprensa tem uma agenda estabelecida por valores perenes como a liberdade e o princípio do contraditório, garantido pela Constituição Federal.
O jornalismo sopra a favor da democracia. Consistente e verdadeiro, é um dos seus pilares. É feito por pessoas e para as pessoas, especialmente aquelas que não têm voz na sociedade. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Qual é a parlamentar que anda jogando a pedra e escondendo a mão, propondo audiência pública e não comparecendo???!!!

*** Quem é o deputado que tá de “olho esticado” pra cima de uma “gata” que, por sua vez, tá de “rolo” com um colega dele de parlamento???!!! Rapaz, cuidado com os mandamentos escritos na tábua de Moisés!!!!!!!!

*** Quem foi o vereador que prometeu um Coffee Break para a inauguração do posto reformado da UBS do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), na quinta, 23, e não “compareceu” com o “brinde matinal”???!!! É, “rapa”, acho que da próxima vez os secretários que estavam no evento vão ter que recitar alguma poesia para ter Coffee Break, hahahahahahaha!!!

*** Qual é o deputado que anda provocando ciumeira – e raiva –danada nos colegas com suas frequentes investidas em tudo quanto é evento???!!!

*** Por que não tem um órgão público que consegue coibir a ‘poluição sonora’ atormentadora que impera na Rua Grande, onde cada lojista se acha no direito de instalar serviço de som e colocar ‘locutores’ para

‘berrar’ o dia todo???!!! “Dá licença”!!!

*** Quem são os empresários e ‘figuras’ da ‘Grande Ilha’ que andam ‘monitorando’ as ‘gatas’, nas madrugadas de final de semana, por meio de GPS no celular???!!! Mas ‘siô’…!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual foi a jornalista que, ao entrevistar um brincante de boi com 60 anos de historia na cultura junina do estado, ‘lascou’ a pergunta “e o nome do ‘Boi’, qual é mesmo”???!!! ‘Jesus/Maria/José”…!!!

*** Por que será que aquele já muito famoso dono de bar e restaurante localizado em Ponto de Comunicação, no Centro Histórico, comprou uma pistola calibre 380, se o mesmo sequer é eleitor de Bolsonaro, mas sim de ‘Lula-livre’, Dilma, PT & Cia???!!!

*** E a manifestação que seria realizada em frente à SES, essa semana, ‘provocada’ pelo Sindsaúde, o que deu mesmo???!!! Será que tinha algum ‘coração de leão’ por trás disso???!!!

*** Quem é a diretora de unidade de saúde que continua com quase 100 por cento de servidores contra seus métodos dentro da ‘casa’???!!!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias