Fechar
Buscar no Site

O embaralhado cenário político, o fator Camarão, a dúvida sobre Dino, os ruídos de Weverton e o foco de Brandão

Foto: Reprodução

O embaralhado cenário político, o fator Felipe Camarão, o destino de Dino, os ruidosos encontros de Weverton Rocha e o foco de Brandão foram assuntos em destaque no Colunaço do Pêta desse domingo, 29, que t1rouxe, ainda, outras notícias ‘picantes’ da semana e os intrigantes Mistérios, como este: “*** Quem é chefe de poder sócio oculto de uma grande loja do ramo supermercadista inaugurada essa semana na ‘Grande Ilha”’???!!! Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA – 29.08.2021

PETINHADAS –

*** Rapaz, o cenário político ‘embaralhou’ tanto essa semana, que Dr. Pêta tentou, tentou e não conseguiu construir uma ‘tese’ para abrir o Colunaço neste domingo!!! Sim, porque construir teses em cima de especulação é missão para ‘Téo Pereira’…, só para quem gosta de ‘cliques’, hahahahahahaha!!! Bom, não deu exatamente para construir uma tese, mas deu para fazer alguns ‘rascunhos’!!!

*** E um dos que contribuíram para “embolar o meio campo” foi o secretário da Educação, Felipe Camarão!!! Não necessariamente ele, mas o nome dele!!! De repente, forças ocultas, cada uma com seus interesses inconfessáveis, começaram a disseminar versões as mais variadas sobre Camarão!!! Que Flávio Dino está mantendo o secretário titular da Seduc como ‘carta na manga’; que Brandão está enciumado com os movimentos de Camarão; que Lula descartou candidatura de Camarão ao governo do estado; que Camarão mostra mais intimidade com Lula do que com Brandão…!!! Jesus!!! Por último, esse fim de semana, o governador, pressionado por jornalistas provavelmente instruídos, acabou dizendo, aí pelo interior do estado, que Felipe Camarão está preparado e tem todas as condições para exercer qualquer cargo público!!! Resta saber quem quer criar esse clima de desavença dentro do grupo palaciano, acreditando que nesse meio tem ‘nego’ muito ouriçado, querendo que sejam mantidas as regras estabelecidas no acordo firmado na rumorosa reunião de Flávio Dino com os partidos políticos!!! Para essas pessoas, o nome Felipe Camarão para eleição majoritária estaria fora de cogitação!!! Nem ele quer; o que Felipe pretende, mesmo, é disputar uma cadeira na Câmara Federal!!! E tem todas as condições de sair do pleito de 2022 como um dos candidatos a deputado federal mais bem votados no Maranhão!!!

*** Um outro fator que ‘embaralhou o meio campo’ foi o senador Weverton Rocha, que realizou dois ruidosos encontros – em Imperatriz e São Bernardo – e deixou o Palácio dos Leões confuso!!! Afinal, o pedetista rompeu ou não rompeu o acordo???!!! No domingo passado, Dr. Pêta afirmou aqui que Weverton não havia rompido as regras estabelecidas na reunião do palácio!!! Essa semana, porém, o editor do Colunaço foi chamado a atenção para um detalhe: a declaração de Weverton de que foguete não dá ré, o que, portanto, deixa claro que ele está decidido a disputar o governo do Estado ano que vem!!! Mas o acordo não estabelece isso!!! Ele abre leque para que os pretensos candidatos se viabilizem, para que, no fim do ano, aconteça uma definição por parte do líder maior do grupo, o governador Flávio Dino!!! Quando o senador Weverton diz que foguete não dá ré, está afirmando que sua pretensão não tem volta e que não vai aceitar a decisão do governador, no fim do ano, caso não lhe seja favorável!!!

*** A propósito dessa história de foguete, Dr. Pêta ia até fazer uma ‘zoeira’ na semana passada, mas como estava com a sua tese dominical construída, deixou ‘passar em branco’!!! Como o que está ‘rolando’ hoje aqui são apenas rascunhos…, cabe a brincadeira!!! A expressão “foguete não dá ré” remete a uma espaçonave que está indo na direção da lua!!! Assim sempre viajaram, embicados, os inúmeros ‘foguetes’ ‘lançados’ pelo Jornal Pequeno ao fim de cada eleição, lotados de candidatos derrotados!!! Resta saber qual é o destino desse foguete de Weverton, porque, se for para a lua, está fadado a levar como comandante o senador presidente do PDT do Maranhão!!! Pior que se for para Vênus, o Maranhão nem pode ter esse novo ‘filho’, porque a ‘camisinha’ impedirá que ele nasça!!! Rapaz, então só tem um jeito: Weverton se aliar DE VERDADE com Lula, botar o ‘barbudo’ dentro da espaçonave e levar pra Marte, o PLANETA VERMELHO, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Mas, sim, voltando a falar sério…, outra que rolou na semana foi uma anunciada declaração de Flávio Dino à revista Carta Capital admitindo a possibilidade de permanecer no cargo de governador até o fim do mandato, para transformá-lo numa trincheira de resistência em defesa da democracia!!! Com isso, teria uma força bem maior na escolha do seu sucessor, e aí, entendem integrantes do grupo palaciano, o vice Carlos Brandão, preferido de Dino, teria sua candidatura mais solidificada “e com amplas possibilidades de sucedê-lo”, já que o chefe do executivo estadual teria a vaga de senador para fazer um acordo que seria decisivo para a vitória do grupo!!! Na entrevista à Carta Capita, o governador ressalta, porém, que hoje é improvável essa ideia, pois a tese mais forte é a pré-candidatura ao Senado!!! Um dos maiores entusiastas da permanência de Flávio até o fim do mandato é o secretário Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia), pretenso pré-candidato a governador, juntamente com Josimar Maranhãozinho!!! Entende Araújo que se Dino tomar essa decisão o jogo fica aberto, como, aliás, ele acha que está!!!

*** Enquanto isso, o vice Carlos Brandão segue focado em seu trabalho, unindo gestão (participa praticamente de todas as ações importantes de governo) e política (conversando com inúmeros prefeitos)!!! E tem a seu favor o fator principal: a preferência do governador Flávio Dino, por preencher, melhor do que qualquer um, os pré-requisitos estabelecidos para aquele que Dino pretende escolher como próximo candidato do seu grupo a governador do estado; principalmente os requisitos de lealdade e compromisso com a continuidade de um trabalho de reconstrução do Maranhão iniciado em janeiro de 2015, e que não admite nem permite retrocesso!!!

*** Rapaz, o que está ‘rolando’ de especulação no meio futebolístico é uma ‘festa’!!! Mas, afinal, o que a galera quer saber, mesmo, é se o empresário Fernando Sarney vai ser presidente da CBF, a famosa e poderosa Confederação Brasileira de Futebol!!! Primeiro, veio a notícia de que ele havia sido escolhido, mesmo com a eleição ainda para acontecer daqui a quase um mês!!! Com essa notícia, uma outra: de que ‘Fefé’, no eixo Rio/São Paulo, estaria agindo nos bastidores como um verdadeiro gerenciador da crise que se instalou na CBF com a derrocada de Rogério Caboclo, afastado do cargo pelo Comitê de Ética após ser acusado por uma funcionária de assédio sexual e moral!!! Pesaria contra o filho do ex-presidente José Sarney, nesse imbróglio, o fato de a Rede Globo de Televisão não ver com bons olhos a entrada do filho do ex-presidente José Sarney como presidente da entidade!!! E outra: como chefe maior da CBF, Fernando não poderia acumular o cargo de conselheiro que exerce atualmente na Fifa, como um dos quatro representantes da América do Sul no Conselho da entidade máxima do futebol mundial!!!

*** Pois é…, e depois dessa notícia da suposta escolha do filho de Sarney, eis que vem uma outra, dando conta de que Fernando estaria com receio de assumir devido a uns problemas, considerados superados, que enfrentou há muitos anos com a Justiça e que resultaram na famosa ‘Operação Boi Barrica”, rebatizada ‘Faktor’!!! Essa operação da PF investigou o empresário por suspeita de fazer caixa dois na campanha da irmã Roseana Sarney na disputa pelo governo do Maranhão, em 2006!!! Com receio de que isso tudo possa a vir à tona novamente, porque o jogo na entidade, como na ‘nossa’ desgastada política, é pesado, Fernando estaria propenso a não aceitar o convite, embora setores da entidade o pressionem muito para que aceite!!! Quanto à questão de que morar no Rio de Janeiro, exigência para ser presidente da CBF, seria um desconforto para FS, não procede!!! Fernando já tem domicílio na Cidade Maravilhosa!!!

*** Meu amigo, e olha só que ‘bafão’!!! “Arriado os quatro pneus’ por uma “filha balzaquiana” de um ex-chefe de poder da ‘Grande Ilha’, um conhecido conselheiro aqui da ‘terrinha’ anda sendo ameaçado pelo genro da ‘mina’, que acha que o ‘dito-cujo’ está de ‘flertinhos’ também com a filha dela, ‘carinha-metade’ dele!!! O rapaz está tão atordoado, que procurou vários veículos de comunicação para denunciar o caso extraconjugal da sogra com o conselheiro, mas não logrou êxito!!! Interessante é que sogra já pediu ao rapaz que fique ‘quieto’, pois o ‘doutor’ vai ajudar a conseguir uns ‘empregos fantasmas’ pra ele, pra filha dela…, que ‘dindim’ não vai mais faltar, que a bonança chegou…, e por aí vai!!! ‘Rapá’!!!

*** Rapaz, o ‘mundo de projetos’ de influenciadores da ‘Grande Ilha’ anda abalado!!! Uma famosa dupla pegou um ‘pau de briga’ e agora é ‘close’ em cima de ‘close’ nas redes sociais!!! Crescidos juntos e inseparáveis desde o ‘empurrãozinho’ de CM, agora os dois se ‘alfinetam’ nas ‘redes’ a todo instante!!! Enquanto o que “não é daqui” se ‘deixou levar’ pelo altíssimo número de seguidores, o outro prefere topar qualquer trabalho para ajudar uma parente próxima!!! O ‘alienígena’ já até falou, em uma live, sobre o rompimento da dupla!!! Pior é o comentário dos bastidores sobre o motivo da separação!!! Ao que tudo indica, um ex foi consolado pelo parceiro…, e aí já viu: ‘closou’ de vez a parceria!!!

*** E aquele maranhense que anda passando vergonha, sem culpa, nas mídias nacionais, hein!!! Pois é…, uma ‘girl’ daqui da ‘terrinha’ criou, com o influenciador Whindersson Nunes, um ‘caso’ que só existiu na cabeça dela…, contou a vários jornalistas que conversava muito com o humorista, que existia uma “amizade colorida” entre os dois…!!! E aí, como “alegria de pobre dura pouco”, o próprio influencer tratou de disparar uns Twitters desmascarando e botando a ‘dita-cuja’ em seu devido lugar!!! Pior foram as ‘manchetes’ publicadas sobre o ‘incidente’!!! Pense numa ‘rebordosa’ contra essa garota!!!

*** Meu amigo, os bastidores do Palácio Clóvis Bevilacqua estremeceram com a ‘bomba’ que veio a público, essa semana, de um empresário que está cobrando 1 milhão de ‘pilas’ de um chefe de gabinete de magistrado, por conta de um processo que “deu ruim”!!! Pior é que tem dois extratos bancários, revelados pelo blogueiro Domingos Costa, detonador da ‘bomba’, que dão todos os indícios de que o fato é verdadeiro!!! Uma compra de sentença ‘furada’ num processo milionário originou a ‘bagaceira’, já que envolve recursos públicos e o poderoso empresário…, da construção civil!!! O magistrado deu uma sentença favorável a ele e, posteriormente, mudou seu posicionamento e se deu por impedido na ação, o que levou a parte que desembolsou ‘uma milha’ a ‘tomar fumo’!!! E agora, como o acordo não foi cumprido, o empresário quer o dinheiro de volta…, já pensou???!!! Pior que o prazo dado já terminou e agora o prejudicado quer levar o caso ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)!!! Rapaz, teve um caso parecido e vastamente publicado aqui no JP!!! Como não dá para ter certeza, melhor deixar quieto… por enquanto!!!

*** Lembra a historinha de domingo, de um pai de primeira-dama secretária, da região da Baixada Maranhense, que anda assediando servidores e servidoras da prefeitura???!!! Pois é…, apesar das ‘atitudes assediadoras’, o ‘dito-cujo’, inacreditavelmente, já teve seu nome ‘ventilado’, na Câmara Municipal da cidade, para tomar posse como secretário, já que a filha se afastará em definitivo devido à gravidez!!! As resistências na Câmara, no entanto, são significativas!!! Mesmo assim, vítimas do assediador estão preocupadas porque o prefeito, costumeiramente, vence essas resistências com ‘mimos’…, principalmente aos edis mais exaltados!!! Essa semana, o presidente da casa convocou algumas pessoas da pasta para ouvi-las sobre o caso, devido à denúncia feita domingo aqui no Colunaço e que teve ampla repercussão no município e região!!! Dr. Pêta não conseguiu detalhes sobre o resultado dessa convocação; apenas que servidores e servidoras estiveram lá!!! O certo, meu amigo, é que a insatisfação tá grande com a possível indicação do pai da primeira-dama como secretário!!!

*** E aí um gozador, cheio de humor negro, olha o “Abraço” desse sábado, 28, do JP, para o compositor Josias Sobrinho, que terá sua trajetória artística contada na avenida como enredo do Carnaval 2022 da Turma do Quinto, e “manda bala”!!! “Rapaz, então vamos ter carnaval no ano das eleições!!! E quem vai estar na avenida, no meio da aglomeração, é o coronavírus, com nova numeração: ‘Covid 22’”!!! “Pra lá, jurará”!!! Esse só pensa positivo!!!

*** E pra fechar…

Tiranos e tiranias

O personalismo senhorial e doentio tem sido a marca registrada das famigeradas milícias armadas com seus ataques bizarros, gratuitos e intempestivos perpetrados contra as instituições e os poderes da República.
Cabem nesses ataques o descaso, o deboche e a indiferença com a gravidade da Covid-19, a qual ceifou um número de vidas que se aproxima da casa das 600 mil. Cabe nesses ataques também o negacionismo e a ideologia popular nacionalista de extrema-direita.
Esse tipo de postura rasga e esgarça a credibilidade da nação, cuja confiança passa a ser corroída a partir das próprias autoridades. Temos que substituir as ameaças pelo diálogo, que não pode ser sistematicamente ignorado.
Atentar contra a Constituição, fabricar e divulgar notícias falsas, negligenciar os avanços da ciência, da tecnologia, do conhecimento e manter-se inerte diante do sucateamento do patrimônio cultural do país enfraquece os alicerces de confiança da nação com os desmandos de tiranos e tiranias. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quem é chefe de poder sócio oculto de uma grande loja do ramo supermercadista inaugurada essa semana na ‘Grande Ilha’???!!!

*** Quem foi o blogueiro que ‘perdeu’ a ‘cara-metade’ para um outro ‘escriba’ e agora tá ‘rogando praga’ e mais ‘praga’ para o ‘colega’???!!! ‘Rapá’…, raposa quando entra no galinheiro só dá nisso, hahahahahahahaha!!!

*** Quem foi o prefeito, ‘lá das bandas’ da região central, que levou uns ‘catiripapos’ da ‘cara-metade’ apenas por ter sido ‘flagrado’ com uma garrafinha de Heineken na mão???!!! Pense num ‘tabefe’!!! Marrapá…, além de controlar as contas da casa e da prefeitura, a ‘primeira-dama’ quer controlar até os “gorós” do ‘coitado’!!!

*** Qual é a prefeita da região do Munin, que, ao retaliar um pastor que faz oposição cerrada à sua gestão, não conserta a iluminação dos postes da rua da igreja, nem que ‘a vaca tussa’, e com isso deixa o templo na escuridão???!!! Vingatiiiiiiiva!!!

*** Quem é o edil que continua promovendo festinhas com GPs numa chácara em Paço do Lumiar???!!! O mais engraçado é que o legislador faz questão de mostrar que não leva o ofício a sério, indo em eventos sérios com bermudinhas e havaianas!!!

*** Quem é o conselheiro que anda sendo ameaçado porque o genro da sua ‘filial’ enfiou na cabeça que ele está de affair, também, com a ‘carinha-metade’ dele???!!!

*** Quem é a ‘gata’ que está mexendo demais com os nervos de um deputado maranhense, a ponto de preocupar muito uns dois assessores dele???!!!

*** Quem foi o amigo de uma assessora de comunicação vítima de um sinistro em seu apartamento, que, convidado para o aniversário dela, essa semana, não se conteve com o esplendor do novo ap, todo reformado, belíssimo, e, extasiado com o que viu, ‘mandou bala’: “Amiga, eu acho que vou tocar fogo no meu apartamento”???!!!

*** Qual é o jornalista que já anda já ‘nas últimas’, resistindo, sem ingerir uma gota de álcool, nos vários ‘balacobacos’ que é convidado???!!! Pior que ainda faltam dois meses para cumprir a palavra que deu a si mesmo no dia em que saiu do hospital Carlos Macieira, onde ficou internado 15 dias com covid!!! Será que consegue???!!! Tcham, tcham, tcham. Tcham…!!!

***

AS MANCHETES DA SEMANA –

*** PARA EVITAR GOLPES E FRAUDES, PIX VAI TER LIMITE DE R$ 1 MIL À NOITE, ANUNCIA BANCO CENTRAL

(Eita, que golpe nas GPs…)

*** CASAMENTO POLÍTICO DE FLÁVIO DINO COM BRANDÃO´, ESTÁ CHEGANDO AO FIM COM DIVÓRCIO LITIGIOSO

(Mais fácil chegar ao fim a jornada do autor da manchete separando sujeito do predicado com essa vírgula…)

*** BINÉ FIGUEIREDO PEDE PERDÃO AOS CODOENSES POR TER APOIADO A ELEIÇÃO DE ZÉ FRANCISCO

(Só faltou cantar a Oração de São Francisco… “…É perdoando que se é perdoado…”)

*** QUESTIONADO SOBRE ESCOLHA ENTRE BRANDÃO E WEVERTON, FLÁVIO DINO DIZ QUE EM 2022

(Taí uma manchete claríssima…)

*** UM HOMEM FOI PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL CEDINHO LÁ NA VILA EMBRATEL

(Nossa!!! Que bomba!!!)

*** ESTUDANTE DENUNCIA IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DENTRO DE ÔNIBUS EM SÃO LUÍS

(Taradão deve ser chamado ‘na catraca’…)

*** FLÁVIO DINO MANTÉM FELIPE CAMARÃO COMO ‘CARTA NA MANGA’

(Melhor que manter na frigideira…)

*** BRANDÃO ENCIUMADO COM MOVIMENTOS DE CAMARÃO

(Hum… Camarão tá é ‘frito’ se provocar ciúmes em Brandão…)

*** MULHER É PROIBIDA DE ENTRAR EM ZOOLÓGICO APÓS CASO COM CHINPANZÉ

(Macaca traída não perdeu tempo e acionou a direção do zoológico…)

*** PREFEITO TRATORZÃO RECEBE DUAS PATRULHAS AGRÍCOLAS DO DEPUTADO FUFUCA

(Fufuca nem precisou incluir trator nas patrulhas agrícolas…)

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias