Fechar
Buscar no Site

Dr. Pêta revela “Versões Tema e Weverton” da acirrada disputa pelo comando da Famem

A ‘briga’ pelo comando da Famem, que terá eleição para escolha do novo presidente no ´próximo dia 30 de janeiro, é o principal assunto deste domingo do Colunaço do Pêta, que o blog O INFORMANTE publica na íntegra:

*** A ‘briga’ pelo controle da Famem desencadeada dentro do grupo governista, entre Cleomar Tema e Weverton Rocha, que, apesar de permanecer em silêncio, estaria, segundo o presidente da entidade, diretamente envolvido no processo para eleger como presidente da casa o prefeito Erlânio Xavier, de Igarapé Grande, fez Dr. Pêta lembrar o editorial “O Maranhão acima dos interesses pessoais”!!! Publicado logo após as eleições de outubro, o editorial, que virou manchete do Jornal Pequeno, teve ampla repercussão!!! O texto inicia ‘lá atrás’, quando “os maranhenses de 20, 30 e de até 50 anos de idade já acordaram para vida sob a égide do sarneysismo”, e ‘passeia’ sobre os mandos e desmandos do império no estado a partir da eleição e posse de Sarney…, fala do golpe brutal que apeou do Palácio dos Leões o então governador Jackson Lago, eleito legitimamente pelos povo do Maranhão…, enfim, de todo o “enredo e desfecho desse filme de horror (que são) de conhecimento de todos: 50 anos de mando monolítico sarneysista que custaram muito aos maranhenses e ao Estado”!!! Já na parte final, o editorial fala das vitórias de Flávio Dino em 2014 e 2018, que desbancaram o clã!!! E alerta: “Agora, se a oligarquia se estatelou no chão, agonizante, isso não significa que esteja morta e enterrada. Como num filme de terror, há sempre o perigo de o monstro se reerguer. E também há a hipótese de outros monstros surgirem… Assim, não arrotem os representantes da nova ordem política maranhense a máxima de que tudo podem. Inclusive fazer besteiras… O novo norte agora é: ‘o Maranhão e sua gente são prioridades absolutas’. Tudo ao contrário dos últimos 50 anos. Há muito trabalho a fazer, muita coisa a refazer. Há um mundo de coisas para construir. Não é porque se recuperou uma parede da tapera que não haja toda uma casa para renovar. Deu um trabalho danado acabar com esse império de 50 anos. Pagamos um preço alto demais por isso. Assim, ponham de lado os interesses pessoais! Burrice desencadear, agora, dentro do grupo vitorioso, disputas que só ocorrerão em 2022. Nada deve atrapalhar o desenvolvimento econômico e social do Estado. A hora é de pensar no Maranhão. Aconselhamos, por fim, o olhar para frente, vermos por meio do para-brisa. Um horizonte inteiro à vista. Jamais usar o retrovisor. Pouquíssima coisa no que se espelhar”!!!

*** Enquanto a Assembleia Legislativa parte, em consenso, para reeleger Othelino Neto como seu presidente, de forma madura, em nome dessa nova ordem que se instalou no Maranhão a partir da queda do Império Sarney, a entidade maior da municipalidade estadual, infelizmente, está em “pé de guerra”!!! Saber onde começou a falha, como deixaram a situação chegar onde chegou e por que não foi encontrada uma solução para o impasse, o que ainda é possível, desde que TODOS consigam colocar egos e interesses no lugar que devem colocar, é um exercício de muito raciocínio a partir de muitas conversas com os lados que pelejam!!! Dr. Pêta tentou fazer isso nos últimos dias!!!

*** Na “Versão Weverton”, não necessariamente do próprio, a confusão começa há dois anos, antes do pleito da Famem, quando o governador Flávio Dino, que estava viajando, ‘chama’ o ainda pré-candidato a senador e pede que ele reúna com Tema e os pré-candidatos a presidente da entidade, ligados ao governo, para construir uma chapa de consenso!!! Na época, três prefeitos estavam dispostos a disputar com Tema: Juran (Presidente Dutra), Eric (Barra do Corda) e Miltinho (São Mateus)!!! E o senador João Alberto trabalhava fortemente a eleição da prefeita Irlaí, de Rosário, apostando na briga entre os prefeitos governistas!!! Na “Versão Weverton”, Eric, Juran e Miltinho desistiram da candidatura “em nome” de um acordo: Tema não disputaria a reeleição!!! Com o acordo consumado, Tema teria afirmado: “Quero agradecer a compreensão (de Eric, Juran e Miltinho) e dizer que já fui presidente da Famem várias vezes e não quero mais ser depois dessa”!!! Weverton então ligou para o governador e informou que estava tudo resolvido e que não haveria mais disputa!!! “Tema será o presidente, mas não disputará a reeleição”…, era o acordo!!!

*** Na “Versão Tema”, também não necessariamente do próprio, a história “não foi bem assim”!!! Houve a conversa com Weverton, mas Eric, Juran e Miltinho desistiram porque não iriam ‘a lugar nenhum’ naquela disputa!!! E ainda falei que eu tinha direito à reeleição”!!! Mesmo assim, Tema estaria disposto a não disputar a reeleição!!! Agora a versão é do próprio: “Eu nem ia disputar a reeleição. Cheguei a dizer ao governador Flávio Dino que não queria mais ser presidente, pois estava doente, com pressão alta, glicemia estourando, estava no fundo do poço e tinha me afastado da presidência da Famem para cuidar da campanha da minha esposa. Quando reassumi, e já bem melhor da minha saúde, vieram com a maior arrogância, me pressionando para não disputar, e isso eu  não aceito. Quando a situação ficou muito difícil, me propuseram um nome de consenso, mas  eu não podia aceitar porque percebi que esse ‘nome de consenso’ estava fazendo jogo duplo para se beneficiar, e aí não aceitei”!!! Tema garante que se tivessem falado com ele como ‘gente civilizada’ nada disso teria acontecido, mas “vieram foi com arrogância, como se fossem os donos do mundo, querendo a minha desistência na marra…, e eu não poderia de maneira nenhuma aceitar isso”!!!

*** Bom, essas são as ‘versões oficiais’, dos dois lados…, mas, obviamente, Dr. Pêta tem também as “versões da rua”, as ‘extraoficiais’, que tentam identificar “raízes do problema”!!! Uma delas dá conta de que um diretor da Famem, com forte poder de persuasão sobre Tema, apoiado por outros dirigentes, teria também a sua ‘grande parcela de contribuição’ para o agravamento dessa situação toda!!! Cerca de 15 dias antes das eleições de outubro, Flávio Dino fez uma reunião no Rio Poty com a presença de praticamente todos os prefeitos maranhenses!!! Tema estava afastado da Famem (o vice Djalma, de Arari, havia assumido o comando), e esse diretor persuasivo teria aproveitado essa reunião do Poty para dar um golpe: antecipar as eleições da entidade municipalista para 10 de outubro!!! Espertamente, ele colheu a assinatura de inúmeros prefeitos, que pensavam estar assinando uma ata qualquer, de rotina, concordando com a antecipação o pleito da Famem para 10 de outubro, logo após as eleições!!! O objetivo era garantir logo a reeleição de Tema, “antes que Weverton, já eleito senador, crescesse e emplacasse Erlânio”!!! Quando perceberam que tinham sido enganados, os prefeitos foram ‘pra cima’ do diretor, que, envergonhado, cancelou o pleito forçado”!!! O tal prefeito de consenso sugerido para encerrar a ‘briga’ de agora teria participado da manobra do diretor persuasivo, numa das sequências do seu ‘jogo duplo’, dessa vez beneficiando Tema!!!

*** Uma outra fonte, essa bem informada sobre os bastidores da Famem, também deu a sua “versão extraoficial”!!! Depois de ler a nota exclusiva do blog O INFORMANTE (JP Online) antecipando o que Tema falaria na entrevista coletiva que concederia na tarde de quinta-feira, 17, quando acusou Weverton de ingerência nas eleições da entidade, a fonte foi taxativa: “O Tema vai entrar numa bola dividida sem necessidade…, está sendo extremamente mal orientado. O que acaba com Tema são aqueles diretores dele; ele é um cara bacana, mas os diretores prejudicam ele…, estão todos desesperados, com medo de perder a ‘boquinha”!!! Tem dirigente ali ‘fazendo’ quase 50 mil por mês, ‘gerindo’ por meio de empresa de familiar. É por isso o desespero. E o pior é que Tema ‘embarca’ nessas loucuras propostas por eles. Se tivesse feito a coisa correta, ano passado, conseguiria obter consenso com o grupo de Erlânio e hoje já estaria reeleito, mas seguiu a ideia desses dirigentes, que queriam fazer a eleição às escondidas, e aí deu no que tá dando”!!! Segundo uma fonte, também bem informada, a mágoa maior de Tema com Weverton é porque votou nele, em Tuntum, a oposição e a situação votaram nele, dando-lhe uma grande votação, e agora o senador eleito se volta contra ele!!!

*** Uma outra informação obtida por Dr. Pêta dá conta de que Weverton está indo para Brasília “cuidar da posse dele”, e que não vai se manifestar sobre essa briga!!! “Isso é uma eleição dos prefeitos e eles que têm que cuidar dela”, disse o senador eleito à fonte, que passou ao Colunaço”!!! Hoje, 195 prefeitos estão aptos a votar!!! Desse número, segundo Tema, de 10 a 15% não comparecem!!! A eleição na Famem acontece no próximo dia 30 de janeiro!!!

*** O que não faz um vídeo ‘viralizado’ irresponsavelmente – com a boa fé de uns e a má fé de outros!!! Pois é…, e assim foi a história do vídeo do Maciel, que provocou uma onda de manifestações equivocadas contra o Governo do Estado e o Grupo Mateus!!! Foi tanta babaquice, tanta desinformação provocada pelos ruídos das redes sociais e de blogueiros sem credibilidade, mas que fazem ‘zoada’, que houve uma reação, em cadeia, do governador Flávio Dino, de auxiliares seus, do Grupo Mateus e de um veículo de comunicação que não pensa duas vezes nem tem medo de ficar do lado do que acha justo: o Jornal Pequeno, agora Grupo JP, com toda a sua mídia impressa e digital!!”!!! O “tiro de misericórdia” nos “DESINFORMADORES DA OPINIÃO PÚBLICA” foi a entrevista que o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, concedeu, na tarde de quinta-feira, a inúmeros jornalistas e ‘pseudos-jornalistas’!!! Nela, o empresário descartou, com todas as letras, que seja privilegiado ou favorecido por qualquer benefício exclusivo concedido pelo Governo do Maranhão nas operações de suas empresas!!! E, em tom enfático, ressaltou, também com todas as letras, que foi vítima de uma ‘DESINFORMAÇÃO’!!!

*** No dia seguinte à entrevista, Flávio Dino terminou de dar o ‘tiro de misericórdia: “Para deixar claro: o Mateus não utiliza os benefícios como Centro de Distribuição. Nem eles, nem ninguém. Todos usam o mesmo benefício: de atacadistas. Aí são mais de 100 empresas nas mesmas condições. A lei dos centros de distribuição visa atrair novos investimentos. Como em qualquer setor econômico, o objetivo é gerar empregos. E não é pouca coisa. Até hoje ninguém se enquadrou na lei”!!! Alguma dúvida???!!!

*** Deram um flagra em Roseana, quinta-feira, na Fribal da Ponta da Areia!!! Os relógios marcavam 16h30, quando um Pêtanauta ligou para o Dr. Pêta dizendo que a ‘ex’ estava na Fribal já uns 20 minutos sem atrair a atenção de ‘seu ninga’!!! Acompanhada do ‘cara-metade, o ‘ex-super’, em algum momento a filha de ‘Don Bigodon’ foi ver os preços na seção de queijos e ficou atrapalhando os demais clientes, o que levou uma senhora, irada, a dar um ‘chega pra lá’ nela: “Senhora, chegue pra lá que eu quero ver os queijos também”, hahahahahahahahaha!!!

*** E aquele assessor, braço forte de um deputado federal e ex-prefeito de cidade no eixo Santa Rita-São Mateus!!! Pois é…, está passando dos limites e não vem ‘se coçando’ com quem deve ‘se coçar’!!! O ‘cabra’ tem cerca de sete carros alugados com algumas pessoas na cidade e empenhou todos com um agiota famoso da ‘Grande Ilha’”!!! A situação está tão caótica e vexatória, que o assessor usa o nome do parlamentar como referência para conseguir crédito, e já estaria devendo quase ‘uma milha’ para empresários, agiotas, amigos e funcionários!!! Pior é que ainda tem pretensões políticas, de se eleger prefeito em município bem distante, lá na baixada maranhense!!! Para isso, usa nome de políticos, como o próprio deputado federal e um outro que, se entrar nessa, pode não ter mais paz!!! Rapaz, essa atitude de empenhar carro alugado com agiota é uma prática que vem se tornando bastante comum na cidade!!! Um dos exemplo é um vereador que alugou carro e deu para um agiota como garantia de pagamento de um dívida de mais de ‘cem pilas’!!! Francamente!!! Mas essa é uma outra história!!! E o agiota da ‘Grande Ilha’ que “fechou o empenho”???!!! Vai ficar só no ‘cerca Lourenço’ mesmo!!! Quero ver quem vai ter coragem de tomar um carro das mãos dele!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Rapaz, é por isso que a ‘classe’ de blogueiros, com raras exceções, só consegue, mesmo, ‘fazer alguma zoada’, porque credibilidade tá difícil!!! Viram aí uma postagem, acompanhada de um vídeo, dando conta de que a Maternidade de São José de Ribamar “está completamente abandonada”???!!! Pois é…, conforme a nota, “o vídeo mostra as tristes condições em que se encontra a Maternidade Municipal de São José de Ribamar. Gravado por um funcionário revoltado, a situação é ainda pior. Segundo relatos, na Maternidade falta papel higiênico, copo descartável, sabão para higienização e até medicamentos, desabafou uma servidora”, que o blog, lógico, não identifica!!! E não identifica simplesmente porque o vídeo é ‘nitroglicerina’ pura: é da época do ex-prefeito Gil Cutrim!!! Ou seja, no afã de atingir o prefeito Luís Fernando, o blogueiro acabou foi ‘lascando’ com Gil Cutrim!!! Pior é que Luís Fernando, surpreendido com a nota, ainda mandou lá na Maternidade para ver “o que era isso”!!! Chamada, a empresa que administra a unidade hospitalar – Instituto Unir Saúde – informou ao prefeito que o vídeo deveria ser de outra gestão, porque a maternidade está funcionando normalmente, sem nenhum problema!!! Em todo caso, a Unir distribuiu a seguinte nota: “O Instituto Unir Saude, empresa responsável pela administração do Complexo Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, vem a público esclarecer sobre falsas informações divulgadas em blogs e grupos de Whats App da cidade. O vídeo divulgado não representa a realidade atual da saúde do município. A verdade é que o vídeo foi gravado ainda na gestão anterior do complexo hospitalar e divulgado irresponsavelmente como se tivesse sido feito na noite do desta sexta-feira (18). A equipe de manutenção foi acionada e, ao se dirigir ao local, não encontrou vestígios do problema mencionado e constatou a ausência de goteiras ou rachaduras no prédio, comprovando, assim, a ação maliciosa, mentirosa e puramente de cunho político do blogueiro. Por fim, a UNIR reafirma o compromisso com a saúde de São José de Ribamar e o zelo pelo trabalho a ser oferecido por esta empresa aos munícipes”!!! “Durma-se com uma irresponsabilidade e um ‘barulho’ desse”!!!

*** Meu amigo, o ‘pau cantou’, sexta-feira, 18, no clube da pontinha da Ponta da Areia!!! Reunida a ‘galera de sempre’ para organizar a grande festa do “Okey Okay Okay Setentão”, realizada ontem, grogue ‘comendo’, regado a ‘lanterna verde’, eis que o ‘professor-assessor- inseto’ adentra com três travessas de arroz de costela!!! Rapaz, foi só um ‘tiro’!!! Aí veio a confusão!!! ‘Engenheiro Pinóquio’, já de bucho cheio, disse que parecia arroz de jaçanã,,, só osso!!! Pense num assessor ‘brabo’, ‘partindo pra cima’ e ‘disculhambando’ o engenheiro!!! “Tu és bebedor de vinho barato e os salgados que traz pra cá são da tua empresa”, disparou o professor!!! Meu amigo, foi preciso a intervenção do Comodoro e de um diretor do ‘Poder Rangedor’ para ‘segurar’ o ‘inseto’!!! E ontem, nem bem a festa começou, já teve ‘rolo’!!! Botaram ‘empresário aBUSado’ pra receber os presentes do aniversariante setentão!!! Ele recebia os presentes e botava num ‘baú’…, e aí, na “primeira parcial da prestação de contas dos presentes” já deram falta de garrafa de uísque e de vinho…!!! Também, em vez de prestar atenção no ‘baú’, aBUSado quer é ‘distribuir simpatia’…, hahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, o ‘babado’ tá é forte entre os ‘concurseiros’!!! Seguinte: a união entre dois alcaides na política vai dar o que falar!!! Contrataram a mesma empresa e realizam os certames na mesma temporada!!! O curioso é que, para a surpresa geral, todos os aprovados para cargos do magistério conseguiram 100% de acertos; entre eles, um dos inscritos, pouco ‘chegado’ aos estudos, desligado recentemente de instituição de ensino privado e ainda cargo comissionado de município vizinho!!! Estaríamos diante do ‘famoso’ nepotismo cruzado???!!!

*** E essa definição aí de “trabalhador itinerante que se ocupa em tarefas temporárias sem vínculo empregatício”???!!! Pois é…, foi criada com o objetivo de alertar a sociedade para a maneira que alguns prefeitos tratam os educadores, empregando de forma precária professores, de março a outubro!!! ‘Nego’ perde tempo discutindo se o uniforme vai ser azul ou rosa, enquanto educadores exercem o ‘sacerdócio’ com salários atrasados e “ocupando profissionalmente sua via econômica” de forma temporária!!! “Arrocha o buriti”!!!

*** A Empresa Martins e Reis, contratada pelo o Estado do Maranhão, não estaria pagando seus funcionários do interior, como, por exemplo, aqueles que prestam serviço para a empresa na cidade de Timon/MA. Eles estariam há três meses sem receber salário e passando por dificuldades financeiras, não podendo honrar suas dividas com os credores, por não receberem o salário. Alguns funcionários ligam para a empresa Martins e Reis, com sede em São Luís/MA, no intuito de obter informações, e sempre são informados de que o Estado não está repassando o pagamento, motivo pelo o qual a empresa não efetua o pagamento ou coloca os salários atrasados em dia!!!

*** E pra fechar…

Caro Dr. Pêta;

Frequentemente, políticos/executivos públicos correm a Brasília numa tentativa de buscar dinheiro para soluções de problemas causados por eles mesmos. São atitudes recorrentes. Parece pensarem que planejamento/prevenção é apenas retórica em disputas eleitorais.
Difícil imaginar inexistirem recursos orçamentários para a manutenção recuperação de praças. Entretanto, o exemplo evidenciado na Praça da Lagoa (Renascença II), inaugurada em junho de 2016, bonita e intensamente utilizada por pessoas de toda a cidade, demonstra falta de cuidado. Fotos ilustram bem a situação. Plantas morreram e não foram substituídas, árvores mortas não retiradas, tampas de esgoto quebradas, água de esgoto correndo sobre a praça, sujeitando as pessoas a contaminação; rachaduras no piso, esgotos entupidos… E essa situação persiste há meses.

(Carlos Alberto – São Luís MA)

*********

Prezado Dr. Pêta:

Como leitor há anos do Jornal Pequeno gostaria de parabenizar a sua equipe de jornalismo do site do JP. No dia de hoje sua equipe deu um show na concorrência, nos atualizando a cada minuto sobre o triste ocorrido com os funcionários da Cemar.

Percebo que a cada dia que passa, sua equipe se preocupa em nos informar sobre os mais variados assuntos.

É o primeiro site que abro durante as manhãs depois de folhear o nosso matutino. Parabéns! Vida longa ao grande JP.

(João Furtado – São Luís MA)

**********

MISTÉRIO –

*** Por que será que a TV Globo agendou gravação para a ‘Feirinha São Luís’, neste domingo, com grupos carnavalescos???!!! Será que o ‘bicho tá pegando’ para a apresentadora, por causa de um resultado de uma pesquisa que aponta queda de audiência em várias capitais???!!! No mínimo…!!!

*** Quando será que vai acabar a ‘vaquinha’ da ‘comunicadora boieira’ na tentativa de voltar com o programa dela???!!! Mas em qual prefixo e qual horário???!!! Pois é…, e tá fazendo falta, logo agora no ‘calor’ da folia momesca, hahahahahahaha!!!

*** Por que uma certa faculdade da ‘Grande Ilha’ tirou o patrocínio de uma página inteira de uma importante coluna dominical do jornal “do outro lado da ponte”???!!! Mis-téééééé- rio!!!

*** Por que será que, finalmente, a direção da emissora da Pedro II, num clima de muita ‘paz’, alterou a grade de programação, colocando as coisas  do esporte ao meio-dia e as broncas policiais a ‘uma da tarde’???!!! Será que foi para ‘porfiar’ com a “emissora do outro lado da ponte”???!!!

*** Qual foi o blogueiro que encaminhou a promotores, por zap, um pedido para comentar atos da Procuradoria Geral de Justiça, e foi ‘barrado’ pelo procurador geral, que foi taxativo ao afirmar que reclamações devem ser protocoladas no sistema e não postadas em zap???!!! Aí o sujeito quer que promotores digam que é censura!!! Tem ‘parelha’???!!!

*** Qual ex-mandatário de time de futebol da ‘Grande Ilha’ ensaiou uma concentração de um tal bloco ‘Pirata do Porto’, aos sábados, e nunca mais ‘deu as caras’???!!!

*** Por que ‘Duas Letras’ publicaria três páginas da sua coluna só com fotos antigas dos “30 anos do almoço do PH Revista”???!!! Tá faltando assunto???!!!

*** Por que alguns carnavalescos não querem mais saber de ‘riscar’ ou ‘criar fantasias’ para blocos tradicionais e algumas escolas de samba???!!! Será medo de ‘mestre calote’???!!!

*** E os blocos ‘Comunas’ e da ‘Imprensa’, que concentram na área da Praia Grande, será que vão ser ‘alcançados’ pelos incentivos do bloco dos ‘Leões’???!!! Ou o ‘corte de gorduras’ vai atingi-los???!!!

*** Qual é a policial civil, lotada em Cururupu, que já está em plena campanha política para prefeita da cidade???!!! E com detalhe: vai sempre pedir ajuda no comércio com o ‘fardão’ da PC e armada!!! Maravilha assim!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias