Fechar
Buscar no Site

Dr. Pêta ‘mete o bedelho’ e também opina sobre o acordo Brasil-EUA, que divide a Bancada do Maranhão

O Jornal Pequeno e o Colunaço do Pêta deste domingo trazem como assunto principal o novo acordo Brasil-Estados Unidos para exploração do Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara. O tema, que ganhou repercussão mundial, divide opiniões, principalmente na Bancada Federal do Maranhão. E Dr. Pêta, claro, também resolveu ‘meter o bedelho’. O Colunaço traz, ainda, entre os Mistérios, a ‘notícia’ de um ex-miranteano que foi apanhado numa blitz no Rio de Janeiro, e também o drama do ‘nosso’ Rodrigo Maia’, que está sendo confundido com o sogro de Moreira Franco, preso pela Lava Jato, junto com Michel Temer. Boa leitura.

*** Está bem longe de um consenso entre os parlamentares da bancada federal do Maranhão o novo acordo assinado entre Brasil e Estados Unidos para exploração do Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara, o conhecido CLA!!! O tema não só ganhou repercussão mundial e provocou polêmica nas redes sociais, como provocou divergências entre os três senadores e os 18 deputados federais da Bancada Federal do Maranhão no Congresso Nacional!!! Como o Jornal Pequeno deste domingo traz matéria especial sobre a posição dos parlamentares maranhenses, Dr. Pêta também resolveu colocar os seus ‘pingos nos is” a respeito do assunto!!! Logicamente que amparado em opiniões abalizadas!!!

*** Bom, já que no futebol cada torcedor é um treinador, nos últimos dias ‘todo mundo’ também resolveu ser técnico em centros de lançamento!!! É palpite ‘pra tudo quanto é lado’…, e quase sempre apontando o que acham errado!!! Diante disso, Dr. Pêta resolveu dar o seu ‘pitaco’!!!

*** A assinatura do Acordo de Salvaguarda com os Estados Unidos não significa que estamos alugando ou entregando o Centro de Lançamento de Alcântara para os Estados Unidos!!! O acordo é apenas para proteger a tecnologia americana, desenvolvida ao longo dos anos, com muito esforço e gigantescos investimentos!!! É para que não seja copiada por outros países e pirateada!!! Aí, podem perguntar: mas por que, então, só assinamos esse acordo com os EUA e não com outros países???!!! Porque todos os países usam tecnologia americana e mesmo que assinássemos acordos com outros países o CLA não poderia ser usado!!! Um exemplo disso é o Acordo com a Ucrânia, que celebramos no passado!!! Nenhum foguete foi lançado, nenhum progresso foi acrescentado, porque os foguetes ucranianos tinham tecnologia ou partes americanas, e, sem o acordo com os EUA, nada pôde ser lançado em Alcântara!!! Foram cerca de 500 milhões – meio bilhão – de dólares perdidos e nenhum beneficio decorrente!!! A China tem esse mesmo acordo com os EUA…, Rússia, Alemanha, Israel, Argentina…, quase ‘todo o mundo’ tem!!!

*** Ou seja, sem esse acordo o CLA não pode funcionar, como não funcionou até hoje!!! Só funcionaria se já tivéssemos desenvolvido nossa própria tecnologia, e só poderiam ser lançados foguetes e satélites inteiramente construídos com tecnologia desenvolvida no Brasil!!! Só eles poderiam ser lançados por Alcântara!!! Mas não temos essa tecnologia; o aluguel do Centro é exatamente para financiar o desenvolvimento do programa espacial brasileiro, pois depois de aprovado o Acordo, no Congresso, todos os países virão lançar seus artefatos espaciais por Alcântara!!! É com esse dinheiro que vamos financiar o desenvolvimento da tecnologia brasileira!!!

*** E aí, numa outra vertente, ‘me aparece’ a ‘velha’ turma ‘do contra’  disseminando que os quilombolas serão prejudicados!!! Pelo contrário!!! Hoje já existe uma grande colaboração entre o Centro e as comunidades, pois muitos trabalham no CLA assim como nos destacamentos militares do Centro, e muitos são quilombolas!!! Lembram que o ex-deputado Zé Reinaldo, que criou a Frente Parlamentar para Modernização do CLA, reunindo a Agencia Espacial Brasileira e a Aeronáutica, depois de discutir na Frente, preparou um projeto de lei criando um fundo financeiro, financiado a cada lançamento???!!! Pois é…, pelo projeto, uma parte do aluguel da base para lançamento por qualquer país ou empresa iria para o fundo, administrado pela Fundação Palmares, com grande participação no conselho diretor do fundo de entidades locais representativas dos quilombolas, tornando essas comunidades verdadeiros sócios do Centro!!! Esse fundo foi mostrado e aprovado para diversas comunidades quilombolas e é uma grande oportunidade de desenvolvimento para elas!!! Ele pode ser usado em educação, saúde, atividades sociais, atividades produtivas, etc. sempre a critério dos próprios quilombolas!!! Como o deputado não se candidatou à reeleição, um outro parlamentar, Pedro Lucas, relançou o projeto, que precisa ser aprovado!!! Com isso, finalmente algo de concreto pode ser feito, com o funcionamento do Centro pelas comunidades quilombolas!!!

*** E o que representaria para o Maranhão o funcionamento do Centro???!!! Ora…, uma grande oportunidade de desenvolvimento, entrando direto no mundo da inovação e da tecnologia de última geração!!! Se houver foco e trabalho para isso, Alcântara poderá ser sede da indústria espacial brasileira e de laboratórios muito especializados!!! Para isso, a Ufma, o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o CLA promovem o curso de Engenharia Aeroespacial, preparando mão de obra altamente especializada no setor!!! Ganhará muito também todo o município de Alcântara com o turismo espacial, como existe em Cabo Canaveral e outros Centros!!! É uma grande oportunidade que o Maranhão não pode perder!!! É o “cavalo selado” do desenvolvimento passamos e temos que montá-lo!!!

*** Enquanto Sarney não consegue ‘furar’ mais nada em Brasília, ‘desconhecido’ que é para os ‘milicos’ de hoje, o ex-senador Chiquinho Escórcio dá seu jeito para se aproxima do poder central!!! Dias atrás, Escórcio recebeu, com a esposa Alba, na tradicional ‘Pelada do Chicobol’, em sua residência, em Brasília, ninguém menos que o senador Flávio Bolsonaro, o ‘Zero 3’ do presidente Jair Bolsonaro!!! ‘Cabra’ danado o Chiquinho!!! Aprende, Zé!!!

*** E nessa fase de renovação e purificação da política, chama a atenção a postura da bancada federal do Maranhão!!! O Orçamento deste ano foi votado no ano passado, pela bancada anterior!!! No caso, trata-se das emenda impositivas de bancada!!! Os antigos deputados resolveram, como está na Ata, destinar majoritariamente as emendas para a saúde, sempre em dificuldades de recursos para atender a população!!! Os antigos deputados tiveram pouco mais de 6 milhões de reais para destinar para os municípios!!! Fizeram e avisaram os municípios!!! Pois bem…, os novos deputados, que não participaram de nada nem têm direito, resolveram ‘passar a mão’ no dinheiro!!! Fizeram nova ata, agora com o orçamento já elaborado e em vigor, dando nova destinação aos recursos!!! Dr. Pêta foi informado de que os deputados antigos vão à Justiça lutar pelos seus direitos!!! É a nova política ‘atropelando’ o direito dos legítimos autores das emendas!!! Nunca houve nada semelhante na Câmara!!! Conselho: lutem pelo Maranhão…, melhor que fazer um papelão desses!!!

*** E essa postura preocupante do Rodrigo Mais (presidente da Câmara), após a prisão de Temer e Moreira Franco???!!! Pois é…, o ‘buchicho’, que vazou, foi ouvido entre parlamentares no Congresso!!! Segundo Maia, a aprovação da Reforma da Previdência “agora é de responsabilidade do presidente Bolsonaro”!!! Ou seja, parece que o genro de Moreira Franco, ‘puto das calças’, está ‘lavando as mãos’!!! Marrapá…, que hora para a Lava Jato prender Michel Temer e Moreira!!! Sob ataque dos adversários, que passaram a semana dizendo que a Lava Jato estava ‘morta’, os procuradores e integrantes da justiça resolveram dar uma resposta imediata!!! Tão ‘cegos’ ficaram, que não pensaram nem nas consequências danosas que isso pode causar ao país!!! Sem entrar no mérito da questão, óbvio!!!

*** A propósito, enquanto o presidente da Câmara ‘ameaça’ a Reforma da Previdência, o Rodrigo Maia daqui, procurador-geral do Estado, está sob ‘fogo cruzado’, sofrendo ataque de toda ordem nas redes sociais!!! Confundido com o Rodrigo Maia de Brasília, o RM maranhense não tem sido poupado depois da prisão de Michel Temer e de Moreira Franco!!! Se antes já vinha sendo criticado pelos adversários do governo, agora, mesmo, depois da operação da PF, é que o Rodrigo Maia, tá ‘apanhando’ feio!!!

*** Rapaz, e não é que uma blitz pegou o ‘Nero’ (ex-emissora “do outro lado da ponte”) dirigindo meio ‘tochado’ no Rio de Janeiro!!! Pois é…., o atual diretor comercial da Eletrobras teve a carteira apreendida e vai ter que fazer curso para recuperar a condição de ‘motora’!!! Eu sei, meu amigo, é que um dos policiais que fazia a blitz disse que se acendesse um fósforo dentro do carro o fogo dava pra incendiar Roma, hahahahhahahahahaha!!!

*** Meu amigo, uma cliente passou constrangimento, nesse sábado, 23, numa loja especializada em artigos para festas, ali pras bandas da Cohama!!! Tudo por causa de uma nota de R$ 100,00 com uma pequena mancha na parte inferior, mesmo a loja atestando ser verdadeira a cédula???!!! O constrangimento chegou a tal ponto, que chamaram a gerente, que ‘mandou bala’: “A contabilidade não recebe nota manchada”!!! Rapaz, alguns estabelecimentos da ‘Grande Ilha’ precisam treinar e preparar melhor seus fimcionários!!! Tudo poderia ser resolvido de forma tranquila, sem necessidade de tudo isso!!

*** E olha essa!!! No aniversário de uma irmã da ‘Marrom’, dias atrás, uma animada mesa chamava a atenção!!! Nela, um secretário municipal e uns três ‘colegas’ dele estão no maior papo, quando chega o famoso ‘construtor-presidente’, ‘atraído’ por um filho dele, que integrava o grupo!!! Meia hora depois, não satisfeito com as conversas, o construtor se levanta e ‘manda bala’: “Vou embora, porque essa mesa aqui só tem gay”!!! Mas antes de sair, ainda ouve do secretário: “E teu filho é o chefe”!!! Saaaaaaaaaaaiiiiiiiii!!!

*** Alô, alô, ‘Don Portelon’!!! Na última quinta-feira, em Colinas, ‘malacos’ que estão ‘tocando o terror’ nos bairros Guanabara, Sem Terra e Chapadinha lançaram um “salve” pelo Whatsapp ameaçando invadir as escolas dos três bairros, que permaneceram fechadas até o dia seguinte!!! Pais de aluno estão agoniados com a situação!!! Algemas neles!!!

*** E pra fechar…

Extra! Extra! Nicolau Maquiavel publica nota sobre Michel Temer!

O comentário do filósofo político italiano ecoou pelos noticiários, dada a análise fria e acertada sobre a situação política brasileira dos últimos anos e a prisão do ex-presidente Michel Temer, causando grande alvoroço na mídia e nas instituições mundo afora. Leia abaixo a íntegra da declaração:

“––É que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual, no que se enganam porque, pela própria experiência, percebem mais tarde ter piorado a situação”, escreveu, fazendo reverberar reflexões diversas sobre o tema.

Maquiavel estava se referindo ao duvidoso processo de impeachment que destituiu a ex-presidente Dilma Roussef, em 2016, orquestrado com o condão de Michel Temer (à época vice-presidente) em conluio com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e setores da alta elite brasileira.

Calma. Eu não estou ficando louco. As palavras são, de fato, de Nicolau Maquiavel (1469-1527) e podem ser encontradas no capítulo III de sua magnum opus, O Príncipe. Foram escritas há mais de quinhentos anos, mas se passariam facilmente por declarações proferidas nesta semana.

Cabe a análise: às vésperas do impeachment, pesquisas de diversos institutos apontavam para um amplo apoio popular ao processo, sugerindo que a maioria da população brasileira chancelava a derrubada de Dilma Roussef do posto que haviam lhe conferido mediante as eleições de 2014. O Datafolha registrou, em março de 2016, que 68% dos entrevistados eram favoráveis ao impedimento.

Pronto. Era o cenário perfeito. Os homens queriam mudar de senhor – e com satisfação! Foram às ruas, milhões deles, no afã de buscar uma mudança. Ostentavam suas camisas verde-amarelo, cartazes de conteúdo “revolucionário”, pixuleco e pato infláveis, aos gritos de “Fora Dilma”.  Lançaram mão de armas contra o senhor atual, como previra Maquiavel.

Acontece que havia uma linha de sucessão, sendo Michel Temer, o vice-presidente, o responsável por assumir o trono, conduzindo o País e suprindo os anseios daquele povo abrilhantado com o grande feito.

O curioso é que esse mesmo povo brasileiro – antes imbuído de um sentimento apaixonadamente esperançoso – percebeu, por experiência própria, ter apenas piorado. Como previra Maquiavel. O governo Temer registrou o maior índice de rejeição da série histórica, segundo o Instituto Datafolha: na ocasião, 82% dos brasileiros classificaram o governo do emedebista como ruim ou péssimo e apenas 3% diziam que era ótimo ou bom. Ora, não eram estes os revolucionários inebriados com a possibilidade de melhoria? Em que momento a esperança se perdeu?

Tenho minhas ressalvas em relação à prisão preventiva do ex-presidente, no contexto e nas condições em que a mesma ocorre. Não pretendo aqui entrar nesse mérito, tendo em vista me exigiria um texto de igual tamanho para tratar do prisma. O que convém aqui elucubrar é tão somente sobre um povo que age movido pela emoção, moldado como barro à inexorável vontade da mídia, da elite e dos interesses escusos de uma corja putrefata de políticos e empresários.

Hoje a ex-presidente destituída encontra-se livre, em seus passeios matinais de bike, gozando em plenitude dos direitos políticos e da absolvição que só o tempo poderia lhe referendar. Temer, seu algoz, que pensava não ter nada a temer (com o perdão do trocadilho) hoje se encontra relegado à condição de corrupto contumaz, desprestigiado e aprisionado. Não por grades, mas pelos próprios atos. A história cobra. Maquiavel previra.

(José Gabriel Costa Machado – 22 anos, Administrador, Supervisor de Fundos Federais (Seduc/MA), Vice-Presidente do Instituto Observatório da Cidadania -IOC)

 

**********

MISTÉRIO –

*** Qual ex-diretor de Jornalismo do complexo de comunicação “do outro lado da ponte” que foi pego numa blitz, no Rio de Janeiro, dirigindo meio ‘tochado’, e teve a carteira retida, além da elevada multa, claro???!!!

*** Qual suplente de deputado teve um verdadeiro acesso de fúria ao saber que ainda não poderia assumir o mandato na Câmara Federal???!!! E ainda ameaçou ir até o presidente da ‘casa’ se não fosse nomeado até o final do dia!!! Pior é que estava completamente equivocado, porque houve um atraso na publicação no Diário Oficial do Estado!!! Ou seja, tinha que aguardar mesmo, se quisesse ser nomeado para alguma coisa!!! ‘Eita’ rompante ‘brabo’!!!

*** Quem é o jovem bem afeiçoado que empregou pai e tio no serviço público da ‘Grande Ilha’ graças à boa relação que mantém com a ‘cara-metade’ de alcaide???!!!

*** Qual presidente petista de poder que deu posse a cinco parlamentares presidiários 30 dias após o inicio da legislação e fora da ‘casa’, o que não é permitido pelo regimento interno???!!! Nada mais natural para um petista do que ter um ‘representante’ presidiário e condenado por corrupção!!! Ainda bem que não foi por aqui!!!

*** Qual foi a loja especializada em artigos para festas, ali pras bandas da Cohama, que constrangeu uma cliente assídua, ontem, após se recusar a receber uma nota de R$ 100,00 com uma pequena mancha na parte inferior, mesmo atestando ser verdadeira a cédula???!!!

*** Quem é o âncora de programa político da emissora ‘debaixo da ponte’ que adora um fundo musical brega que não deixa nem os ouvintes entenderem direito os debates ali travadod???!!! Pode isso, Arnaldo!???!!!

*** Qual é a rebenta de ‘togado’ que ‘aliançou’ na ‘Grande Ilha’ com a noiva de SP, com festa e tudo!!!

*** Quem são os blogueiros, de Imperatriz e do Tocantins que andam imitando um blog da ‘Grande Ilha’, o Atual 7, criando o “Atual 10’ e o ‘Portalatual 7”???!!! Já não basta a Globo plagiar o Pêta, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual dono de mercadinho, no eixo Cohajap-Cohazerma, que, proibido de beber, estava escondendo uma garrafa de pinga dentro do banheiro e quando a ‘cara-metade’ descobriu, ‘enfiou’ um ‘safanão’ no ‘dito-cujo’, que caiu, bateu as costas no jardim de inverno e desde esse dia está andando ‘todo entrevado’???!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias