Fechar
Buscar no Site

Dr. Pêta está fazendo um grande trabalho pelo desenvolvimento do Maranhão”, diz Zé Reinaldo

Ex-governador José Reinaldo Tavares destacou trabalho do Dr. Pèta pelo Maranhão

Um dos maiores entusiastas e incentivadores do projeto de instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o ex-governador e ex-deputado federal José Reinaldo Tavares disse, na manhã deste domingo, 14, em mensagem de Whats App encaminhada ao diretor de Redação do Jornal Pequeno, jornalista Lourival Bogéa, que “o Dr. Pêta está fazendo um grande trabalho pelo desenvolvimento do Maranhão. Perfeito o de hoje. Histórico”.

Zé Reinaldo encaminhou a mensagem depois de ler atentamente os comentários feitos no Colunaço de hoje, 14, um dia significativo para o Maranhão diante da presença, em Alcântara, do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Ele está nesse momento na cidade conversando com as comunidades, falando sobre o potencial de Alcântara e as vantagens competitivas do acordo de salvaguardas. A visita do ministro ao Maranhão foi manchete da edição deste domingo do Jornal Pequeno. Amanhã, 15, Marcos Pontes participa de um seminário promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, comandada por Davi Telles.

A polêmica que envolveu o deputado Edilázio, as ‘alfinetadas’ entre o JP e a Defensoria Pública, a campanha irresponsável para tentar tirar o porto do Maranhão, as ‘mais-mais’ da reunião da bancada maranhense com os prefeitos em Brasília e outras ‘notícias’, além dos intrigantes Mistérios estão também no Colunaço do Pêta de hoje. Boa leitura.

COLUNAÇO DO PÊTA – 13.04.19

PETINHADAS –

*** Como hoje é um dia significativo para o Maranhão, com a presença do ministro Marcos Pontes em Alcântara, conversando diretamente com as comunidades, Dr. Pêta vai ter que recorrer a um comentário que fez, há quase um mês, exatamente no dia 23 de março, sobre a assinatura do acordo de salvaguardas entre Brasil e Estados Unidos!!! Afinal de contas, conforme falou naquele domingo, “como no futebol, nessa questão também o que se vê é palpite pra tudo quanto é lado”!!!

*** Repetindo, “a assinatura desse acordo – e sua consequente aprovação pelo Congresso Nacional – não significa que estamos alugando ou entregando o Centro de Lançamento de Alcântara para os Estados Unidos!!! O acordo é apenas para proteger a tecnologia americana, desenvolvida ao longo dos anos, com muito esforço e gigantescos investimentos!!! É para que não seja copiada por outros países e pirateada!!! Aí, podem perguntar: mas por que, então, só assinamos esse acordo com os EUA e não com outros países???!!! Porque todos os países usam tecnologia americana, e, mesmo que assinássemos acordos com outros países, o CLA não poderia ser usado!!! Um exemplo disso é o Acordo com a Ucrânia, que celebramos no passado!!! Nenhum foguete foi lançado, nenhum progresso foi acrescentado, porque os foguetes ucranianos tinham tecnologia ou partes americanas, e, sem o acordo com os EUA, nada pôde ser lançado em Alcântara!!! Foram cerca de 500 milhões – meio bilhão – de dólares perdidos e nenhum beneficio decorrente!!! A China tem esse mesmo acordo com os EUA…, Rússia, Alemanha, Israel, Argentina…, quase ‘todo o mundo’ tem”!!!

*** “Ou seja, sem esse acordo o CLA não pode funcionar, como não funcionou até hoje!!! Só funcionaria se já tivéssemos desenvolvido nossa própria tecnologia, e só poderiam ser lançados foguetes e satélites inteiramente construídos com tecnologia desenvolvida no Brasil!!! Só eles poderiam ser lançados por Alcântara!!! Mas não temos essa tecnologia!!! O aluguel do Centro é exatamente para financiar o desenvolvimento do programa espacial brasileiro, pois depois de aprovado o Acordo, no Congresso, todos os países virão lançar seus artefatos espaciais por Alcântara!!! É com esse dinheiro que vamos financiar o desenvolvimento da tecnologia brasileira”!!!

*** “E aí, numa outra vertente, ‘me aparece’ a ‘velha’ turma ‘do contra’  disseminando que os quilombolas serão prejudicados!!! Pelo contrário!!! Hoje já existe uma grande colaboração entre o Centro e as comunidades, pois muitos trabalham no CLA assim como nos destacamentos militares do Centro, e muitos são quilombolas!!! Lembram que o ex-deputado Zé Reinaldo, que criou a Frente Parlamentar para Modernização do CLA, reunindo a Agencia Espacial Brasileira e a Aeronáutica, depois de discutir na Frente, preparou um projeto de lei criando um fundo financeiro, financiado a cada lançamento???!!! Pois é…, pelo projeto, uma parte do aluguel da base para lançamento por qualquer país ou empresa iria para o fundo, administrado pela Fundação Palmares, com grande participação no conselho diretor do fundo de entidades locais representativas dos quilombolas, tornando essas comunidades verdadeiros sócios do Centro!!! Esse fundo foi mostrado e aprovado para diversas comunidades quilombolas e é uma grande oportunidade de desenvolvimento para elas!!! Ele pode ser usado em educação, saúde, atividades sociais, atividades produtivas, etc. sempre a critério dos próprios quilombolas!!! Como o deputado não se candidatou à reeleição, um outro parlamentar, Pedro Lucas, relançou o projeto, que precisa ser aprovado!!! Com isso, finalmente algo de concreto pode ser feito, com o funcionamento do Centro pelas comunidades quilombolas”!!!

*** “E o que representaria para o Maranhão o funcionamento do Centro???!!! Ora…, uma grande oportunidade de desenvolvimento, entrando direto no mundo da inovação e da tecnologia de última geração!!! Se houver foco e trabalho para isso, Alcântara poderá ser sede da indústria espacial brasileira e de laboratórios muito especializados!!! Para isso, a Ufma, o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o CLA promovem o curso de Engenharia Aeroespacial, preparando mão de obra altamente especializada no setor!!! Ganhará muito também todo o município de Alcântara com o turismo espacial, como existe em Cabo Canaveral e outros Centros!!! É uma grande oportunidade que o Maranhão não pode perder!!! É o “cavalo selado” do desenvolvimento passando e temos que montá-lo”!!!

*** Pois é…, muitas coisas já aconteceram de 23 de março para cá, e a mais importante delas, a nosso ver, foi uma reunião que a bancada do Maranhão teve com o alto comando da Aeronáutica, no início da semana, no Ministério da Defesa, em Brasília – só não foi quem não quer se prontificar a entender o assunto; talvez por interesses inconfessáveis!!! Os parlamentares que realmente pensam nos interesses maiores do Maranhão estiveram nessa reunião e saíram de lá entusiasmados com o que ouviram e viram!!! O Jornal Pequeno estava em Brasília, representado por seu Diretor de Jornalismo Lourival Bogéa, e percebeu, na conversa que teve com todos os participantes dessa reunião, que o grande problema é (ou era) de DESINFORMAÇÃO!!! Uma outra reunião está previamente agendada para o dia 25 de abril (a data pode ser alterada)…, desta feita entre o alto comando aeronáutico, o ministro Marcos Pontes e a bancada do Maranhão!!!

*** O JP participou também, na Câmara dos Deputados, da audiência pública conjunta que reuniu o ministro Marcos Pontes com as comissões de Ciência e Tecnologia, Direitos Humanos, Relações Exteriores, e ainda parlamentares da bancada maranhense!!! Percebeu-se ali, também, após uma exposição MUITO CLARA do ministro Pontes sobre o acordo de salvaguardas, a nítida postura de confronto de ao menos dois parlamentares maranhenses, apesar da ressalva de que “o Maranhão é a favor da Base de Alcântara”!!! Um deputado, por exemplo, chegou a sugerir que o acordo de salvaguardas tinha que prever garantias aos quilombolas de Alcântara, não atentando (ou atentando e querendo apenas tirar proveito) para a exposição ‘redonda’ do ministro!!! Depois da sugestão, teve que ouvir uma metáfora apropriada de Pontes: “Deputado, se eu tiro um visto para viajar ao exterior não significa que eu vá viajar!!! A aprovação desse acordo não significa que o projeto, como um todo, será implantado, porque temos etapas a cumprir, e se nessas etapas – aliás, a segunda já trata disso –, os direitos das comunidades não estiverem plenamente assegurados, todas as medidas cabíveis podem ser tomadas em benefício das comunidades e do povo de Alcântara”!!! A um outro parlamentar, que levantou questões ideológicas extemporâneas a respeito dos Estados Unidos, o ministro respondeu: “Nosso problema aqui é que desviamos o debate principal para questões que não dizem respeito ao que realmente está sendo tratado”!!!

*** Felizmente, percebe-se que o governador Flávio Dino está realmente interessado em trazer para o Maranhão todas as informações possíveis sobre tudo que envolve a Base de Alcântara!!! A realização desse seminário de amanhã, no Multicenter Sebrae, é uma postura real de estadista, de um governante que está com os olhos voltados para o desenvolvimento e o progresso do Maranhão!!! Quiçá consiga transmitir, de verdade, a companheiros que não andam pensando bem assim, preferindo adotar uma postura ideológica de confronto – o que mostra insegurança – antes mesmo de se inteirarem a fundo das coisas!!! O Maranhão precisa CRESCER!!!

*** A propósito, Jornal Pequeno e Defensoria Pública Estadual andaram ‘se alfinetando’ essa semana!!! Civilizadamente, como deve ser, cada lado mostrou a sua posição e, pronto, “estamos entendidos”!!! O JP sugeriu à DPE/MA que, antes de ouvir as comunidades quilombolas e alcantarenses, deveria informar-se de tudo e passar a elas; e a Defensoria rechaçou alegando que estava cumprindo o seu papel constitucional!!! Ok!!! O JP reafirmou a sua posição, no dia seguinte, por acreditar que a informação, hoje, é mais importante!!! A própria bancada federal do Maranhão é um exemplo!!! Ao sair da audiência com o alto comando da aeronáutica, no início da semana, ao menos dois deputados, em conversa com o JP, disseram: “Tudo que está acontecendo, essas divergências, essa divisão da nossa bancada é por pura falta de informação!!! Agora sim, depois dessa conversa com o alto comando da aeronáutica estamos sabendo realmente tudo sobre essa acordo”!!! Ou seja, se nem os parlamentares maranhenses estavam informados o suficiente, imagina as comunidades quilombolas e os alcantarenses!!! É isso!!!

*** É, meu amigo, quem desdenha quer comprar!!! É completamente irresponsável e desonesto com o povo do Maranhão o uso político que vem sendo feito do relatório da investigação da Polícia Federal, vazado recentemente, na tentativa de gerar um clima de insegurança e atrapalhar os inúmeros investimentos privados em implantação no Itaqui!!! A quem interessa atingir a imagem consolidada que o Porto do Itaqui construiu nos últimos quatro anos, com sucessivos recordes e reconhecimento nacional???!!! Por que a galera do passado e do atraso não consegue se convencer de que o Maranhão mudou???!!! Pois é…, depois de duas ‘surras’ nas urnas, segue fazendo barulho e disseminando inverdades na tentativa de desestabilizar o governo!!! Quem perde com isso é o Maranhão!!! Durante mais de 50 anos o Porto do Itaqui foi a joia da coroa, e nesse tempo todinho não era lucrativo, não colecionava recordes e sua fama nacional era de sinecura e ‘cabidão’ de emprego!!!

*** Meu amigo, o que o deputado federal Edilázio ‘apanhou’ depois da ‘viralização’ de um vídeo de uma reunião promovida pelo governo para explicar a construção de um cais na região da Península não está escrito!!! Ao falar aos presentes, Edilázio disse que, com a implantação do cais na região, “o que vai vir para cá vão ser os carrinhos, os moto-taxistas, vendedores ambulantes…, é o que (isso) vai trazer para cá, para o IPTU mais caro de São Luís”!!! Logo em seguida, para terminar de ‘lascar’, afirmou: “e o público que vai vir para cá é um público que não tem nada a ver com vocês, com a gente, e, sem desmerecer, o que vai vir para cá é o público C”!!! Pior que nem adiantou pedir desculpas depois…, dizer que suas palavras tinham sido distorcidas por veículos de comunicação, que seu mandato estava sendo atacado por conta de ações na justiça contra o Governo do Estado…, tentar consertar o que não tinha conserto!!! Tá gravado, documentado!!! Ora, me compre ‘quinhentos’ bodes, deputado…, melhor assumir o que falou para os moradores…, “do IPTU mais caro de São Luís”!!! Melhor assumir que errou do que tentar jogar a culpa em veículos de comunicação ou como resultado de ações na justiça contra o governo!!!

*** E deu o que falar a reunião da bancada do Maranhão com os prefeitos, quarta-feira, à noite, no enorme plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara!!! A começar pelo vice-governador Carlos Brandão, que se posicionou a favor da Reforma da Previdência, dizendo, inclusive, que ela vai ajudar bastante o Maranhão, que anda tendo um grande prejuízo mensal para cobrir o déficit previdenciário!!! A manifestação não passou despercebida pelo coordenador da bancada, Juscelino Filho, que, ao final das palavras de Brandão, ‘mandou bala’: “Ainda bem que estamos vendo uma manifestação oficial do governo do Maranhão, aqui representado pelo vice Brandão, favorável à reforma da Previdência”!!!

*** Já a senadora Eliziane quase entra numa fria!!! Os prefeitos estavam empolgadíssimos com a ideia de unificação das eleições (eleições gerais), o que dá a todos eles mais dois anos de mandato!!! Toda vez que alguém ventilava o assunto na reunião, quem falava era ovacionado!!! Ao se manifestar, Eliziane ‘murou’: “temos que ver, avaliar os prós e os contras”…!!! Rapaz, nessa hora os prefeitos já ensaiaram uma vaia!!! Com a continuação do discurso dela, o ensaio começou a se transformar numa ‘apresentação’!!! Porém, antes que as vaias se concretizassem e já vendo a ‘fria’ em que ia se meter, Eliziane ‘pulou rápido do muro’, mudou o discurso e já passou a apoiar incondicionalmente a unificação das eleições!!! Ufa…, foi por um triz, hahahahahahahahaha!!!

*** Viram o vídeo de Josimar de Maranhãozinho sobre a reforma da Previdência, postado num blog local???!!! Se não viram, nem tentem, hahahahahahahahahaha!!!

*** E o Elio Gaspari, cronista do jornal O Globo!!! Numa nota intitulada “Pombagira”, disse que falta a Paulo Guedes (ministro da Economia) um companheiro de mesa como José Sarney!!! “Em 2003, quando Henrique Meirelles era sabatinado pelos senadores, bateu-lhe a pombagira dos economistas e ele começou a dar uma aula. Sarney tocou-o e disse-lhe baixinho: – Você não veio aqui para lecionar, veio para buscar votos. Meirelles entendeu”, conclui Gaspari!!!

*** O senador Weverton quer incluir 44 municípios maranhenses no pacote, do governo federal, de fomento à agricultura do Nordeste!!! Com a aprovação do projeto, esses municípios passam a ter acesso a políticas públicas de combate à desertificação, recuperação de áreas degradadas, convivência com a seca e geração de emprego e renda, entre outras políticas de inclusão social e econômica, conforme avalia o parlamentar!!! Isso mostra que Weverton, ao contrário de muitos parlamentares radicais de oposição, acha bom um programa do governo Bolsonaro!!! Tá bom de trocar umas ‘ideias’ com Ciro Gomes, que acha o governo tão péssimo!!! Aliás, no lançamento de sua plataforma “Observatório Trabalhista”, quinta-feira, 11, na sede do PDT, em Brasília, Ciro “condenou à morte” o acordo Brasil-Estados Unidos sobre a Base de Alcântara, afirmando que o governo Bolsonaro é entreguista, que fez acordo para entregar a Base maranhense aos Estados Unidos, “sem nada em troca”, e que o PDT vai votar contra a aprovação do acordo!!! Resta saber se ele ao menos leu ou mesmo se está inteirado do que é esse acordo!!! Pelo visto, apenas ouviu o ‘galo cantar’ e, ao seu estilo sutil como uma patada de elefante, toma uma posição altamente radical, de total ignorância!!! Como bom maranhense e defensor dos interesses do Estado, o senador Weverton tem a obrigação de chamá-lo à razão!!!

*** Em seu artigo de ontem, 13, no jornal O Estado do Maranhão, Sarney diz que fez a Hidroelétrica de Boa Esperança e o Porto do Itaqui!!! As duas são obras do governo federal!!! A hidroelétrica de Boa Esperança foi feita pelo Ministério de Minas e Energia, na gestão do ministro César Cals; e o Porto do Itaqui pelo Ministério dos Transportes, na gestão Mário Andreazza.!!! É…, parece que Sarney está carente!!! Quer reconhecimento, tudo bem; mas se apropriando do que os outros fizeram fica feio!!! O ‘velho’ ‘Rei dos Homens’, perambulante da Praça João Lisboa e adjacências, perde é feio!!! Perdia, na verdade!!!

*** Bastou Dr. Pêta falar, domingo passado, que o jornal “do outro lado da ponte” não tinha dado destaque de capa à coluna de “Duas Letras”, ontem, 13, em sua edição de final de semana, o matutino já ‘se apresentou’ com uma bela chamada de primeira página dos escritos do renomado colunista!!! Agradece, ‘ingrato’, hahahahahahahahahaha!!!

*** E não é que tá pegando vulto um ‘zumzumzum’ iniciado dias atrás sobre a possibilidade de o suplente de senador e ex-deputado federal Pedro Fernandes disputar a Prefeitura de Arame, em 2020!!! Pois é…, e olha que se a ‘graça’ pegar Arame vai ter um prefeito altamente qualificado e com todas as condições de conseguir muita verba federal para ajeitar aquela cidade; afinal, continua ‘na área’ como suplente de senador e com o filho Pedro Lucas exercendo um grande mandato de deputado federal e líder do PTB na Câmara!!! O município de Arame só tem a ganhar!!!

*** Rapaz, o gabinete do senador Weverton passou no teste de capacidade de lotação!!! Na última quarta-feira, o ‘cabra’ reuniu mais de 150 pessoas durante a inauguração de uma sala para prefeitos!!! A festa, aliás, foi uma grande demonstração da habilidade de Weverton em agregar aliados!!! Além de um número recorde de prefeitos, ele conseguiu levar para o evento o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que chegou acompanhado de dois senadores do PSD; o vice-governador Carlos Brandão, deputados federais que foram colegas dele até o ano passado na bancada do PDT, deputados estaduais maranhenses e quase toda a bancada federal do Maranhão!!! Pense!!!

*** E por falar em juntar gente, chamou atenção a presença dos deputados federais Hildo Rocha e Edilázio Júnior no jantar oferecido por Weverton aos prefeitos, na sede do PDT, e na inauguração da sala no gabinete!!!

***

MISTÉRIO –

*** Qual foi o integrante da mesa da audiência conjunta em Brasília sobre a Base de Alcântara que se equivocou ao citar um parlamentar maranhense presente à reunião e chamou o ‘nosso’ Bira de ‘Bira do Pandaré’???!!! Hahahahahahahahaha!!!

*** A quem interessa atingir a imagem consolidada que o Porto do Itaqui construiu nos últimos quatro anos, com sucessivos recordes e reconhecimento nacional???!!!

*** Por que Hildo Rocha não se candidatou para o diretório do MDB, perguntou Dr. Pêta em seus Mistérios de domingo passado!!! Um Pêtanauta respondeu: Sabe por que???!!! Porque deve estar carimbando seu passaporte rumo ao PSDB!!! Ao menos é o que dá a entender a frequente ‘troca de figurinhas entre ele e Roberto Rocha!!!

*** Por que a galera do passado e do atraso não consegue se convencer de que o Maranhão mudou???!!! Pois é…, depois de duas ‘surras’ nas urnas, segue fazendo barulho e disseminando inverdades na tentativa de desestabilizar o governo!!! Quem perde com isso é o povo maranhense!!!

*** Quem é o empresário que anda preocupado com uma certa festa do sábado de aleluia, e não tira da cabeça a cena de Judas enforcado???!!! Quem será esse ‘Iscariotes’???!!!

*** Qual é a faculdade alienígena, alvo de críticas construtivas aqui no Colunaço, em abril 2015, quando da sua instalação em um imóvel onde funcionou uma indústria química, que agora, passados exatos quatro anos, vê-se às voltas com uma reclamação antiga???!!! Pois é…, na última semana, um achado de cadáver dentro das dependências do terreno baldio da instituição chamou a atenção da comunidade fora do campus, por que dentro a reclamação é antiga: falta iluminação e sobra insegurança; por exemplo, com a inexistência de um muro nas margens do rio anil e um extenso matagal!!! Que tal a matriz em Recife-PE tomar uma providência!!!

*** Qual faculdade, de forma silenciosa, reformou e vai ocupar o prédio da antiga fábrica da Merck, na Ivar Saldanha, depois de passar um bom tempo em uma escola no Renascença???!!!

*** Qual empresa organizadora de certame vai causar barulho na região de Presidente Dutra???!!! Olho neles, ‘parquet’!!!

*** Quem foi o ‘professor-assessor-inseto’, que, semana retrasada, chegou ao mercadinho Cohajap, no bar do ‘imperador Cícero’, sentou à mesa principal, onde tinha bode, mocotó, sarapatel, disse que não sabia que podia levar tira-gosto, foi até seu carro, voltou com três coxas de frango assado do Mateus e ‘se passou’ ‘pro’ bode???!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias