Fechar
Buscar no Site

Disputa acirrada entre grupos Cobra e Labigó esquenta pleito em Tuntum

Tema (entre Miltinho e Djalma) comanda o grupo Labigó em Tuntum

Uma disputa acirrada, de décadas, entre dois grupos autointitulados ‘Labigó’ e ‘Cobra’, volta a agitar a cidade de Tuntum, administrada há mais de 20 anos pelo grupo do prefeito Cleomar Tema, presidente afastado da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

A disputa envolve agora a primeira-dama de Tuntum, Daniele Tema, e o líder político Fernando Pessoa. Os dois brigam por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, num embate que está sendo visto como a antecipação das eleições municipais de 2020 naquela cidade.

Enquanto Daniele vem amparada pela estrutura e a força política do marido Tema, que comanda o município tuntunense há quase 30 anos, ‘Nando Pessoa’, como é mais conhecido o adversário da primeira-dama, vem conta com o forte apoio do cunhado Eric, prefeito de Barra do Corda. Casado com uma irmã de Eric, Nando Pessoa foi o coordenador da sua campanha nas eleições de 2014.

O grupo ‘Labigó’ é comandado pelo próprio Cleomar Tema, enquanto o ‘Cobra’ tem o comando de Ana Izabel, esposa do ex-secretário de Agricultura Cláudio Azevedo, hoje vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Nascido e criado em Tuntum, Nando Pessoa, que fará o lançamento oficial da sua campanha nesse sábado, 11, é filiado ao partido Solidariedade, do pré-candidato a deputado federal Simplício Araújo, que fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Estado da Indústria e Comercio (Seinc).

Já Daniele não é natural de Tuntum. Ela nasceu em Presidente Dutra e hoje é radicada na cidade do marido.

Tema foi eleito prefeito de Tuntum e assumiu pela primeira vez 1992. No pleito de 96, elegeu Pires Leda, do seu grupo. Leda não se candidatou à reeleição e Tema voltou a ser prefeito em 2000, e se reelegeu em 2004, ficando ate 2008. Em 2008, elegeu o primo Chico Cunha, que se candidataria naturalmente à reeleição, mas, pressionado, desistiu e Tema voltou a comandar Tuntum, de 2012 até hoje.

A briga promete.

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias