Fechar
Buscar no Site

Com pré-candidatura consolidada, Flávio Dino entra no ‘olho’ da tempestade política nacional

A consolidação da pré-candidatura de Flávio Dino à Presidência da República e a entrada do governador maranhense no ‘olho’ da tempestade política nacional é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, ainda, o flagra de uma conversa sem rumo num badalado restaurante da Península, o ‘tira-e-volta’ dos camelôs da Rua Grande e os Mistérios de ‘Dona Milu’. Boa leitura!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Quem, afinal, precipitou esse debate sobre a sucessão de Bolsonaro, que acontecerá daqui a dois anos???!!! Difícil dizer!!! Mas a verdade é que, com o surgimento de nomes como Luciano Huck e Flávio Dino, 2022 ‘calçou chuteiras’ e ‘entrou em campo’!!! O mês de janeiro deste ano, por exemplo, correu com uma enxurrada de fofocas políticas!!! Talvez nunca tenha se debatido tanto uma eleição presidencial com tanto tempo de antecedência quanto esta de 2022!!! E no ‘olho’ dessa ‘tempestade política nacional’, pela primeira vez em muitos anos, figura com consistência o nome de um maranhense: o governador Flávio Dino!!! Janeiro começou, logo no seu primeiro dia, com uma fofoca de que Dino teria sido convidado para ser vice do apresentador Luciano Huck, que pode concorrer à presidência na legenda Cidadania!!!

*** O vice-presidente do PT rebateu a notícia vindo a público dizer que o governador maranhense seria vice, sim, mas de Lula ou Haddad, qual dos dois fosse o candidato do partido!!! Ora, qualquer um que acompanhou as eleições de 2018 sabe que se é para Flávio Dino ser vice de Lula”, ele será é ‘cabeça de chapa’, pois o ex-presidente segue inelegível!!!

*** Um blogueiro nacional veio dizer que na verdade Dino teria sido convidado por FHC para ser vice, mas do PSDB, em uma chapa com o atual governador do Rio Grande do Sul!!! Depois, novamente veio a informação de que Dino iria para o PT, convidado por Lula. O ex-presidente teve de desmentir, devido à reação que a notícia causou nos presidenciáveis do PT e pelo ciúme do próprio PCdoB!!!

*** No meio dessa ‘prosopopéia’ de boatos, o que ficou de sólido das chuvas de janeiro é que o nome de Flávio Dino sai consolidado como uma verdadeira liderança nacional!!! E como há muito não havia em nosso estado!!! Isso certamente é bom para o Maranhão!!! Mostra o reconhecimento nacional ao que está sendo feito aqui, com salários de servidores em dia, abertura de hospitais, restaurantes populares e escolas…!!! E certamente aumenta a responsabilidade do governador e do seu grupo político para os próximos três anos!!!

*** A propósito, olha só o artigo “Algo de novo no front”, do conceituado jornalista Bernardo Mello Franco, publicado na edição desse sábado do jornal O Globo!!! Pense!!!

Olha só o texto!!! “Ainda é cedo para saber quem serão os adversários do bolsonarismo em 2022. Mas a movimentação do governador do Maranhão, Flávio Dino, indica que há algo de novo no front da esquerda. Ele é filiado ao PCdoB, que nunca lançou candidato ao Planalto.
Maior partido de oposição, o PT permanece nas cordas desde a derrota de 2018. Mesmo com Lula livre, não consegue mobilizar as ruas nem incomodar o governo. Parte da paralisia é atribuída a Fernando Haddad.
Depois de receber 47 milhões de votos, o ex-ministro voltou à universidade e se distanciou dos eleitores. Limita-se a escrever artigos e comentar notícias no Twitter. Seu canal de entrevistas tem 27 mil inscritos, uma audiência irrisória diante de qualquer youtuber bolsonarista.
É neste vazio que Dino começa a se projetar como alternativa. Ele se reelegeu numa coligação de 16 partidos, que uniu o PCdoB ao DEM. Agora defende a montagem de uma frente ampla para impedir a reeleição de Bolsonaro.
O governador tem ampliado suas conversas para além da esquerda. Nas últimas semanas, esteve com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o apresentador Luciano Huck, xodó dos órfãos do PSDB. Também mantém contato frequente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
No Maranhão, Dino destronou a família Sarney, que dominou o Estado por meio século. Em 2014, também derrotou o petismo. Lula preferiu apoiar o encrencado Lobão Filho, em nome da finada aliança com o PMDB.
Agora os petistas se esforçam para cortejar o governador. Em janeiro, Lula sugeriu que ele seria bem-vindo de volta ao PT, onde começou a militar na juventude. O ex-presidente nega ter feito um convite formal, mas a sondagem ocorreu.
Para aliados, Dino reúne características que podem arejar a oposição. Faz uma gestão popular, nunca se envolveu em escândalos e tem perfil conciliador. Antes de ser governador, ele foi deputado e juiz federal. Gosta de contar que passou em primeiro lugar no concurso que aprovou um certo Sergio Moro.
Para tirar a extrema direita no poder, o governador prega uma renovação de slogans e de estratégia. Ele já tentou convencer seu partido a mudar de nome, argumentando que o termo ‘comunista’ voltou a soar como palavrão. Não conseguiu, mas vai testar outra saída nas eleições municipais.
Na quinta-feira, ele lançou o Movimento 65, que busca filiar ‘pessoas progressistas’ para a disputa das prefeituras. Na nova logomarca, o vermelho do PCdoB dá lugar ao verde e amarelo, e a foice e o martelo são substituídos pela bandeira do Brasil.
Em vídeo para atrair simpatizantes, Dino fala em juntar ‘boas ideias, gestão eficiente e vontade’ para ‘construir um Brasil melhor’. A conversa insossa deve provocar urticária na velha guarda do partido, que sonhava em transformar o país numa Albânia tropical.
O governador define a reciclagem como um mero ‘reposicionamento de marca’, sem abrir mão de princípios. Sua inspiração é a Frente Ampla uruguaia, prestes a deixar o poder após 15 anos de governos de centro-esquerda. O objetivo é convencer Lula a embarcar no plano, mas Dino também está disposto a tocá-lo sem o PT”!!! ‘Rapá”!!!

*** Rapaz, e não é que a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, num rápido ‘sobrevoo’ por um ‘badalado’ restaurante da Península, flagrou uma conversa interessante entre os ocupantes de uma das mesas!!! Pois é… o ‘papo’ era sobre a situação do hospital Aldenora Bello e eles reclamavam que o Governo do Estado estava querendo passar à opinião pública uma atuação que na verdade não teria tido em relação à compra do acelerador linear para radioterapia!!! Uma integrante da mesa chegou a ressaltar que pior foi ver um certo deputado estadual, que quer ser prefeito, tentando tirar proveito político do caso!!! Bom, só para esclarecer, o Governo do Estado não tinha, legalmente, como comprar o aparelho e doar para o Aldenora Bello!!! E o que fez, em comum acordo com o Ministério Público???!!! Repassou 5 milhões de reais (custeio), e aí o hospital comprou o acelerador linear, que será (ou já está sendo) usado para radioterapias!!! No ‘grosso’, foi isso que aconteceu!!! Donde se conclui que a ‘mesa’ do ‘badalado restaurante’ não sabia nem o que estava falando!!!

*** Alô, alô, ‘Don Araujon”!!! O asfalto está cedendo e um enorme buraco ‘atazana’ a vida de moradores da Península que utilizam a rua dos Junquilhos!!! Desde quinta São Luís sofre com inundações, buracos, galerias entupidas, comerciantes que perdem tudo…!!! Do bairro que possui o IPTU mais caro da cidade, até o “mais em conta”, estão tendo muitas reclamações!!! ‘São Pedro’ tá ‘batendo’ forte na capital, que precisa de muito, muito dinheiro para ser colocada em ordem!!!

*** E atenção blogueiros, jornalistas, escribas, radialistas, colunistas sociais, articulistas…, enfim, um aviso aos navegantes!!! Não adianta insistir, porque o vice-governador Carlos Brandão não vai falar em eleições de 2022!!! Ponto final!!! Já deixou bem claro que é hora de trabalhar…!!! No máximo, eleição municipal!!!

*** Falar em Brandão, alguém tem dúvida para que partido vai o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão???!!! Sim, porque o ‘tititi’ que ‘rola’ é de que ele pode ir para o PRB, do deputado Cleber Verde e do vice-governador, ou para o PDT, de Weverton Rocha!!! Marrapá…, se até o sobrenome de prefeito e vice é o mesmo…!!! PRB é o destino do Edvan, lógico!!!

*** E continua o ‘tira e volta’ dos camelôs da Rua Grande e transversais!!! Não tem quem dê jeito!!! Nessa sexta, tiraram os ambulantes novamente…, mas aí, por volta das 17h, quando a blitz urbana e os poucos policiais ‘tiraram pra fora’, ‘lá’ eles voltaram outra vez!!! Na verdade, depois das 17 e na hora do almoço não se vê nenhum policial da guarda municipal por lá!!! Dá pra ver alguns, ainda, na Rua de Santana, porque os chineses dão merenda para eles!!! C&A, Lojas Americanas já foram assaltadas várias vezes!!! Estão fechando mais cedo, 17h30!!! Os lojistas pedem a segurança prometida, das 19 às 20h!!! Muitos ficam é de ‘papo’ na Praça Deodoro!!! Só a prefeitura mandar averiguar!!!

*** Falar em Prefeitura, Dr. Pêta foi informado de que a gestão de Edivaldo, por meio da Semurh, está retirando moradores das palafitas do Jaracaty, ao lado do Pleno Residencial, e fazendo o remanejamento, a pedido deles, para novas moradias no Residencial Morada do Sol, no Maracanã!!! No total, 187 famílias já assinaram o contrato, e todas as palafitas serão demolidas após a mudança!!! Posteriormente, mais 293 famílias, moradoras na Ferreira Gullar serão remanejadas!!!

*** Rapaz, o que teve de gente que ‘se ouriçou’ por aqui com o início do campeonato francês da terceira divisão foi ‘uma festa’!!! Tudo por conta do novo time que estreou no certame: o “Pau Futebol Clube”!!! Já tem até uma ‘legião’ de torcedores encabeçada por vários colunistas da ‘Grande Ilha’!!! E o ‘Pau FC’ já estreou ‘pra cima’, vencendo o Bordeaux por 3 a 2!!! O jornalista Joel Jacinto, que deu a informação ao Dr. Pêta, quer saber quem mais se habilita a entrar nessa legião de torcedores do Pau FC!!! Ele, por exemplo, toda semana está atrás do PAU para ver os jogos pela TV, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

Jesus vive e é o Senhor, para a glória de Deus Pai!

Bom dia, povo de Deus!

Faz dias que acompanho as conversas e polêmicas deste e de outros grupos de política, notícias e afins. E, gostaria de fazer alguns questionamentos e/ou reflexões. Minha intenção é apenas refletir com vocês e ajudá-los a refletir também.

*1. Política e politicagem são coisas diferentes.* A política visa o bem comum. A politicagem o interesse pessoal. Qualquer pessoa, por mais simples que seja, percebe que a maioria dos comentários, áudios e publicações do grupo não passam de politicagem. Por trás de alguns, a gente chega a visualizar uma luz de neon piscando num letreiro, escrito assim: FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO.
Vejo que os homens e mulheres de bem que compõe o grupo são capazes, pessoas com inteligência. *Será que cada um não podia pensar um pouco, minha publicação visa o bem comum, ou apenas meus interesses partidários, pessoais e financeiros???*

*2. Em se tratando de Política, críticas precisam ser sempre construtivas.* Do contrário, ficaremos sempre enxugando gelo. Noutras palavras, essa história de justificar o que falta num governo, com o que faltou no outro é coisa de criança. Desculpe a sinceridade. Mas, acho demais, homens e mulheres do nível dos senhores e senhoras chegarem a este ponto. Olho vossos diálogos e fico imaginando os pais que tem mais de uma criança em casa. Quando chamam a atenção de um dos filhos por algo que não está bom, a criança tenta se justificar nalgum podre do irmãozinho. Assim, críticas sociais precisam ser maduras, com infantilismo não mudamos a realidade;

3. Política e Medicina tem uma alma gêmea.* Uma lida com as doenças da sociedade e dos organismos públicos. Outra com as doenças humanas. Pergunto, um médico pode tratar de um doente que esconde suas doenças???? NÃO. O primeiro passo para curar um doente é a VERDADE. Infelizmente com medo de assumir suas próprias chagas um moribundo nunca poderá ter saúde. Mesmas coisa acontece na Prefeitura, na Igreja, nos Hospitais, nas Escolas, nas Empresas, na casa de vocês. Com medo de admitir o que não está bom as coisas não mudam nunca *. O que não é assumido, não pode ser redimido.* *Se queremos uma cidade sadia, não podemos ter medo de tratar suas doenças, a começar pelas que há em cada um de nós;
A MEDIOCRIDADE é a pior inimiga de um povo.* O homem e a mulher medíocres são os que se dão por satisfeitos com pouco, quase nada, mudança nenhuma. São aqueles que podem ir muito longe, mas se satisfazem em nem sair do lugar. Combater a mediocridade é o melhor remédio pra curar as doenças de uma sociedade. Tá bom? Pois vamos melhorar. Celebrar o que fizemos de bom e avançar. Ou vc não consegue mais ver nada a ser melhorado na sua vida, na sua casa, na sua Igreja, no seu município????
5. Se me minha opinião te ajudar, Deus seja louvado. Se não, desculpe, não é meu desejo atrapalhar ninguém. Certamente querem minha opinião. Do contrário, não teriam me colocado neste grupo.

Frei Marcos Antônio
Padre do Arame

**********

Deixar-se levar

É natural que todos entre nós tracemos metas, projetamos o futuro ou no mínimo tentamos organizar uma agenda semanal.
No entanto os imprevistos, as surpresas inesperadas inerentes á toda existência nos dá vez por outra um choque de realidade nos mostrando que na maioria das situações nós não temos controle absolutamente de nada!
A única maneira de minimizar essa sensação de fragilidade e impotência diante dos fatos é deixar-se levar, a sabedoria popular nos diz: O que não tem remédio remediado está.
Deixar-se levar no entanto nem sempre implica em sermos engolfafos numa correnteza que nos arrasta para verdadeiros precipício psíquicos e emocionais.
A vida sempre está a nos presentear com situações benéficas que também foge do nosso controle, amores avassaladores que chegam sem avisar e que não poder serem detidos, deixe-se levar e viva-o!
Uma nova percepção sob o ângulo profissional, um novo lugar, um novo rumo e tudo está acontecendo tão abruptamente que nem mesmo que quiséssemos poderíamos controlar, é a vida nos convidando a soltar o freio, a quebrar a corrente, soltar as amarras e simplesmente deixar-se levar.
Se praticas o bem esteja cônscio de que o amparo espiritual jamais te levará a caminhos que não te ofereçam lições para sua evolução moral, pois o bem.que praticares será teu advogado em toda parte.
Quando perderes o controle das coisas, sejam boas ou más deixe-se levar, trabalhe a gratidão pelos benefícios e s resignação para os infortúnios.
Somos criaturas divinas, trazidas até aqui neste recôndito do universo, neste planeta Terra não apenas para aprendermos sob o açoite das amargas experiências, mas também para experimentarmos a alegria, o amor e tudo o mais que esses sentimentos nos acrescenta.
Deixe-se levar, e quando enfim a jornada provisoriamente acabar concluirá com paz de espírito que muitas vezes na vida o melhor a fazer foi entregar tudo na mão de Deus. (Cris Neris – Escritora)

**********

MISTÉRIO –

*** Afinal, quem está enganando quem nesse jogo da sucessão municipal de São Luís???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Qual foi o secretário que ‘surtou’ em uma entrevista a uma emissora de rádio da ‘Grande Ilha’ ao falar que o que mais recompensa no seu trabalho é o fato de salvar milhares de vidas diariamente???!!! ‘Rapá’, onde é que compra ‘camisa de força’???!!! Desse jeito, é melhor voltar a fazer as famosas caipirinhas!!!

*** Qual prédio de luxo, no eixo Calhau/São Marcos, em que alguns condôminos vêm fazendo aposta para ver qual é o carro que tem a buzina mais potente???!!! Meu amigo, pense num ‘festival de buzinaço’, de manhã, de tarde e de noite…, principalmente na madrugada!!! A vizinhança não consegue pegar no sono pra valer!!! ‘Rapá’…, assim não vale!!!

*** Qual socialite tentou fazer um empréstimo no banco comentando com o gerente que era para ir ao baile de carnaval de “Duas Letras”???!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!! Lógico que o gerente negou o empréstimo; afinal, o Serasa da ‘socialite’ estava ‘entupido’, hahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi o assessor parlamentar que deu um golpe de mais de “trezentas pilas” num espaço shake da cidade, sempre acompanhado de “namoradinhos”, e agora está sendo “caçado” pela proprietária do estabelecimento???!!! Cuidado, “meu”…, já pensou se a “dona” vira o Huck e fica “verde”???!!!

*** Quem é a segunda pessoa de um promotor no interior do estado, com blog e tudo mais, que anda fazendo “jornalismo partidário e penso”, totalmente favorável ao (a) prefeito (a)???!!! Tá faturando bem!!! ‘Rapaz’, o MPE precisa tomar uma providência e cercar essa turma com arame pra amarrar bem!!! Imagina se a moda pega!!!

*** Qual foi o secretário municipal da região dos Cocais, que, em meio a um ‘bate-boca’ acirrado com um funcionário da pasta, sacou um revólver para atirar no antagonista, mas acabou contido por um filho seu, que ‘entrou no meio’ da confusão e conseguiu acalmar os ânimos???!!! O ‘espírito’ de ‘ex-mestre-Bita’ deve ter atuado no corpo do corajoso filho do secretário para evitar a tragédia!!!

*** Por que todas as lojas da Rua Grande foram notificadas para tirarem qualquer som da porta, entregaram notificação até para quem não usa som, mas a barulheira continua???!!!

*** Quem foi a diretora-presidente de jornal que, durante uma visita de cortesia de um pré-candidato a prefeito à sede do matutino, foi traída pelo inconsciente e falou, na frente do visitante, que quem ia ganhar a eleição era o seu candidato, Eduardo Braide???!!! Pense!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias