Fechar
Buscar no Site

Com o encontro desmentido, a invenção agora é de recado de Lula para Sarney por meio de Dino

A NOVA INVERDADE

O jornalista Marco Aurélio D´Eça postou em seu blog, nesta terça-feira, que “aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) trataram de se antecipar aos fatos, numa espécie de carta de seguro, ao revelar no final de semana uma ‘notícia falsa’ de um possível encontro com o presidente José Sarney”.

Os “aliados do governador”, na verdade, é uma referência oculta de D´Eça ao blog O INFORMANTE, que, ao contrário do que ele supôs, antecipou-se aos fatos não para ‘tirar carta de seguro’ em favor de Flávio Dino, mas para evitar a proliferação de uma mentira, que, por enquanto estava em maturação, de boca em boca, para depois ‘invadir’ blogs, jornais  e emissoras de rádio, como de fato aconteceu com essa primeira postagem, já prejudicada, de D´Eça.

A ‘velha prática’ foi bem relembrada na postagem de domingo, quando O INFORMANTE desmentiu a ‘rádio peão’, cuja ‘informação’, originada na própria família Sarney, dava conta de que Dino havia se encontrado com o comandante do ex-império que dominou o Maranhão por cinco décadas. Não houve nenhum encontro de Flávio Dino com Sarney.

Como O INFORMANTE estragou a mentira que fatalmente estaria essa semana nos veículos de comunicação, criou-se outra: de que Lula tinha aproveitado o encontro com Dino para mandar um recado a José Sarney.

“Não houve recado algum. Lula não precisa de Flávio Dino para mandar recado a Sarney”, assegurou a mesma fonte fidedigna do Palácio dos Leões, ao ser novamente procurada por O INFORMANTE, no início desta tarde.

E repetiu o que fora postado no domingo: “Aquilo que falei: na atual conjuntura, o governador pode ou não visitar Sarney, como já fez com Lula, Fernando Henrique Cardoso e faz sempre com Rodrigo Maia e Alcolumbre, ex-presidentes da Casa que Sarney comandou por quatro vezes”. A fonte fez questão de deixar claro que “não tem nada marcado, nem combinado, e que, se por acaso isso acontecer, será evidentemente público e publicado, jamais secreto”.

Do nada” – postou ainda Marco D´Eça – “os braços comunistas surgiram com a informação – não divulgada em lugar algum – dando conta desse encontro”. Lógico que a informação ainda não tinha sido divulgada em lugar algum. E foi justamente esse o objetivo da postagem de O INFORMANTE: evitar que a mentira se alastrasse do “boca a boca” para os “lugares alguns”, como blogs, jornais e emissoras de rádio, de acordo com as conveniências dos maiores interessados em espalhar a fake news.

Quanto à ilação do blogueiro, de que “sem ter como explicar um encontro a sós com Sarney, Flávio Dino resolveu vazar a informação antecipadamente, mas já admitindo, por meio de interlocutores, a possibilidade do encontro”, O INFORMANTE coloca a verdade no seu devido lugar. A iniciativa de procurar o Palácio dos Leões foi do próprio blog do JP Online, ao tomar conhecimento do suposto encontro de Dino com Sarney, justamente pela ‘rádio peão’, por meio de uma das ‘pessoas certas’ escolhidas pelos Sarney para maturar a inverdade.

Diante da negativa, O INFORMANTE aproveitou a ocasião para relembrar a ‘velha prática’ de Sarney e seu grupo ao longo das últimas cinco décadas. E para refrescar a memória dos leitores, reproduz o post de domingo:

“Rádio peão” do ex-império inventa encontro de Flávio Dino com Sarney”

Durante cinco décadas o Maranhão viveu sob o domínio de um grupo especializado, dentre muitas outras coisas, em criar clima para alcançar seus objetivos inconfessáveis. Uma das táticas era utilizar as pessoas certas, escolhidas a dedo, para espalhar uma inverdade, fecundada, geralmente, na cabeça do seu comandante maior, o ex-presidente José Sarney. Sarney ensinou bem a lição, e logo o grupo todo também se especializou na prática.

A ‘notícia falsa’, hoje globalmente tratada de ‘fake news’, iniciava pela conhecida ‘rádio peão’, que tinha seu ‘transmissor’ instalado não só no clã como entre integrantes do alto comando do grupo. Dali, a inverdade chegava aos veículos de comunicação, e quando a ‘vítima da vez’ menos esperava o estrago já estava feito.

A velha prática, que se pensava ‘morta’, voltou-se nas últimas semanas contra o governador Flávio Dino. Por enquanto a mentira ainda está sendo maturada, em primeiro estágio, aquele em que um integrante da família ou do grupo se encarrega de escolher as pessoas certas para iniciar a operação.

Como a ‘notícia falsa’ ainda não chegou em blogs, jornais, emissoras de rádio ou coisa que o valha, O INFORMANTE traz em primeira mão. O fake news é que Flávio Dino teve um encontro com Sarney logo depois de deixar a carceragem da Polícia Federal, onde conversou durante 50 minutos com o ex-presidente Lula, preso pela Lava Jato.

Como a ‘pessoa certa’ foi utilizada para fazer a inverdade chegar a uma pessoa de muita credibilidade, O INFORMANTE tratou logo de tirar a limpo, procurando uma fonte fidedigna do governo, que foi taxativa: “Não houve esse encontro. Mas no momento atual o Flávio não vê nenhum problema em ter. Pode ser com FHC, com Lula, com Dilma… são ex-presidentes da República. Garantimos, porém, que se houver tal encontro, será evidentemente público e publicado, jamais secreto”.

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias