Fechar
Buscar no Site

Clima de alta tensão envolve a sucessão de Flávio Dino e a reunião do próximo dia 29 de novembro

Foto: Reprodução

 

É de alta tensão o clima que envolve a sucessão de Flávio Dino e, consequentemente, a reunião do próximo dia 29, no Palácio dos Leões, entre o governador e os partidos políticos, que deve definir o cabeça de chapa governista das eleições de 2022. Não só o cabeça de chapa como, provavelmente, o candidato a vice-governador!!! Esse é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 21, que traz, ainda, outras ‘notícias’ da semana, como o ‘bafão’ que envolveu um advogado que, usando a sua caminhonete, botou abaixo o portão da casa da sua ex-mulher, no Calhau, e foi preso por policiais militares!!! E também os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Será que o Maranhão vai conhecer o vice da chapa governista na reunião do próximo dia 29 de novembro ou essa escolha ficará para depois”???!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** É de altíssima tensão o clima que envolve a sucessão de Flávio Dino!!! Enquanto o governador mantém a sua decisão de realizar no próximo dia 29 de novembro a reunião com os partidos que deve definir o cabeça da chapa majoritária das eleições de 2022, e possivelmente o vice, apoiadores do senador Weverton Rocha tentam convencer Dino a adiar essa reunião!!! A informação do palácio é de que o governador não abrirá mão de fazer a reunião mesmo no dia 29!!! Pois é…, e conforme Dr. Pêta publicou, aqui, no domingo passado, está confirmadíssima para o próximo dia 29 de novembro a tão aguardada reunião, quando Flávio Dino ouvirá os partidos da sua base de apoio, os pré-candidatos à sua sucessão e apresentará a sua posição em relação ao nome de sua preferência para encabeçar a chapa governista nas eleições de 2022!!! Essa informação, aliás, foi publicada com exclusividade no Colunaço de domingo passado, depois de um amplo ‘levantamento’ feito pela ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta!!! Nessa incursão, a propósito, a eficiente ‘repórter-antenada’ apurou, também, que o clima no Palácio dos Leões é de crescente irritação com a “agressividade” do senador Weverton Rocha, que “não respeita nada nem ninguém”, disseram as três fontes sempre consultadas por Dr. Pêta em situações delicadas e decisivas como essa!!!

*** Esse clima de “crescente irritação” é tão grande, que chega a desabafos significativos, como este: “Weverton sofreu uma verdadeira metamorfose depois que se tornou senador e suposto ‘rei das emendas’. Suposto, porque está enrolado com vários compromissos não cumpridos e vários ‘calotes’ em políticos. Anda tão desesperado que resolveu fazer uma ‘vaquinha’ para tentar abrir o Hospital do Amor’ que ele inaugurou em Imperatriz e nunca fez um atendimento, uma cirurgia, nada. O Hospital do Amor já está sendo chamado de novo Costa Rodrigues de Weverton”, ‘descatitaram’ as três fontes palacianas!!!

*** O desabafo dá o tom de como anda essa verdadeira ‘guerra’ na base do governo, “que vem sendo alimentada, especialmente, pelo entorno do senador Weverton, por meio de suas mídias, principalmente do Sistema Difusora de Comunicação. Isso tudo é fruto de insegurança e medo”!!! Essa semana, o Jornal Pequeno tentou uma entrevista com o senador Weverton Rocha, mas a sua assessoria, alegando uma série de compromissos do parlamentar, decidiu ‘transferir’ a entrevista para o próximo domingo!!! Numa das perguntas enviadas ao senador, o JP pergunta se ele vai aceitar a indicação de Flávio Dino ou pode partir para uma candidatura independente do grupo, o que transformará o próximo pleito numa disputa que, como vem anunciando Dr. Pêta há vários domingos, deixará muitos ‘cadáveres’ pelo caminho!!!

*** Questionado por Dr. Pêta sobre essa “crescente irritação” palaciana, um apoiador muito próximo de Weverton disse que “o pior é que o senador não tem nada a ver com isso. É essa falta de relação deles com os jornalistas, em geral, que dá nisso, pois eles (os jornalistas) sempre reclamaram dessa falta de atenção”!!!

*** Uma coisa é certa: com esse clima de alta tensão, a não ser que o editor do Colunaço esteja muito enganado, dificilmente haverá um entendimento nessa reunião, e a tendência, mesmo, é que o grupo rache oficialmente no próximo dia 29; afinal, os ânimos, como se pode ver, estão pra lá de acirrados nos bastidores dos bastidores!!!

*** Essa semana, também, o deputado federal Rubens Júnior, em entrevista exclusiva ao JP, defendeu a definição, agora para o fim de novembro, da candidatura única da base ao Palácio dos Leões!!! “Não podemos repetir 2020”, ressaltou Rubens Júnior, referindo-se à eleição para prefeito de São Luís, quando o grupo lançou vários candidatos a acabou sendo derrotado por Eduardo Braide, depois de uma dissidência surpreendente e inesperada de Weverton Rocha, que deixou de apoiar o então candidato do grupo, Duarte Júnior, para, juntamente com seu candidato derrotado no primeiro turno, Neto Evangelista, debandar-se para a campanha de Braide, que acabou se elegendo prefeito da capital!!! “Nós temos que definir, já, apenas um candidato da base. Não podemos repetir o erro de 2020, tanto de múltiplas candidaturas quanto de decisão tardia do candidato”, afirmou o parlamentar!!! Sobre a reunião do dia 29, Rubens Júnior disse que “chegou o momento de começarmos a definir, de começar as definições. Tenho certeza de que, a partir do momento que o governador Flávio Dino apontar as suas preferências, esse candidato percorre o Maranhão com outro tamanho político passa a ser o favorito para a eleição do ano que vem”!!! O deputado disse que ainda torce por um entendimento e que trabalha para isso!!! “Precisamos deixar os projetos pessoais de lado e pensar em garantir a continuidade desse grupo político que vem transformando o Maranhão. A decisão do candidato a governador não deve ser uma decisão apenas entre os políticos. O mais importante é que seja uma visão para o povo. O que mais me preocupa é garantir a continuidade das ações do governo Flávio Dino. Eu quero mais Escolas Dignas, eu quero mais hospitais regionais, eu quero mais asfalto, mais renda. Eu quero um Estado que venha de fato melhorando todos os indicadores”, enfatizou!!!

*** Sobre Carlos Brandão, Rubens Júnior foi enfático: “Eu sigo a orientação do governador Flávio Dino, e sigo a orientação do meu partido, o PCdoB. Mas dentro do meu partido eu defenderei o apoio pelo Brandão. Carlos Brandão foi um vice governador atuante. Ele ajuda na execução de todos os programas em andamento. Falo isso por ter sido secretário de Estado. Então, ele acompanhava a execução de absolutamente tudo. Com ele fica ainda mais fácil de dar continuidade nas ações. Ele tem experiência administrativa, já foi secretário de estado por diversas vezes, dois mandatos de deputado federal. Tem uma lealdade ferrenha ao governador Flávio Dino e a este projeto de mudança; tem a ficha limpa, que é um indicador também importante. Serviu muito bem para ser vice-governador durante todo esse período de todo o grupo. Então não tenho dúvida de que ele terá condições. Hoje é quem reúne as melhores condições para garantir a continuidade das mudanças iniciadas pelo governador Flávio Dino”!!!

*** Viram a notícia do advogado e pretenso candidato a deputado estadual, em 2022, que foi preso na madrugada de quarta-feira, 17, por ter jogado abaixo, com sua própria caminhonete, o portão da casa da sua ‘ex-cara-metade’???!!! Pois é…, o ‘cabra’ desrespeitou uma Medida Protetiva de Urgência (Lei Maria da Penha), conseguida por ela na 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e ainda teria agredido a ex-mulher, depois de invadir a residência, no Calhau!!! O casal estava separado, depois que o causídico se envolveu num caso extraconjugal com uma funcionária de conhecida concessionária de veículos de São Luís, onde ele adquiriu um carro no valor aproximado de 500 mil reais!!! Sentindo-se ameaçada depois da separação, a ex-mulher conseguiu a medida protetiva, que foi desrespeitada no início da madrugada de quarta, quando o advogado se dirigiu à residência dela e derrubou o portão com sua própria caminhonete!!! Já preso, na manhã seguinte, depois de uma audiência de custódia, o auto de flagrante lavrado contra o advogado foi convertido em prisão preventiva pelo descumprimento da decisão judicial!!! Só que no dia seguinte a detenção dele foi convertida em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica e outras cautelares!!! O caso do advogado teve muita repercussão na cidade, principalmente devido às circunstâncias da separação: depois de um envolvimento dele com uma atendente de conhecida concessionária de veículos da ‘Grande Ilha’!!! ‘Pior’ que o ‘dito-cujo’, pelo visto, ‘arriou os quatro pneus’ pela ‘loura fatal’…, já alugou uma casa para ela no próprio bairro do Calhau, pagou um ano adiantado e a ‘enviou’ ´para São Paulo, a fim de esperar a ‘poeira baixar’!!!

*** E tem outro ‘bafão’ ‘rolando’ na cidade; agora com a doutora quase quarentona, ex de conhecido empresário da ‘Grande Ilha’ e filha de ex-parlamentar!!! Não é que a ‘dita-cuja’ engravidou do garotão de 19 anos que se envolveu depois de ‘desaliançar’!!! Pois é…, o garotão, que é filho de deputado, ficou conhecido depois da ‘voadora’ que deu, no Araçagi, num rapaz que estava namorando uma ex dele, que também levou ‘catiripapo’!!! Eu sei, meu amigo, é que o pai do rapaz, ‘cabeça feita’, tá nem aí, e já anda é feliz da vida porque vai ser avô!!! Tá é certo!!!

*** Meu amigo, o impossível acontece naquele município do litoral norte aqui da ‘terrinha’!!! Olha essa do presidente da Câmara de Vereadores, eleito para o biênio 21/22!!! O ‘cabra’, que não dá “água pra pinto”, resolveu, em outubro passado, alterar a Lei Orgânica do Município e, agora, em novembro, realizou a eleição do poder legislativo municipal já para o biênio 23/24!!! E, lógico, com tudo ‘esquematizado’, foi eleito por unanimidade!!! Teve vereador de “vinte mil ‘votos”, outros de “quinze mil sufrágios”…!!! Já o alcaide da cidade ficou ‘homiziado’ em seu sítio feito ‘franguinho’ murcho!!!

*** Pense num festejo, multiplique por cinco e não será igual ao do aniversário do meu chefe, nos dias 14 e 15 de novembro – domingo e segunda (feriado) –, na Pousada Casa de Praia, em Panaquatira!!! Cedida gentilmente pelo amigo Francisco Duailibe, a ‘Casa de Praia’ encheu os olhos dos convidados, que saíram de lá encantados com a beleza do imóvel: inspirador, agradável, confortável e digno de reunir pessoas do naipe das que foram convidadas para os dois dias de muita animação, boa música, boa comida, boa bebida, bons papos…, um clima perfeito para ser curtido em dose dupla pelos verdadeiros amigos do jornalista Lourival Bogéa, que, afinal, estava celebrando a vida, exatamente um ano depois de ter “pulado a grande fogueira” da Covid-19!!! Um evento que fica marcado, portanto, não só pelo festejo do meu chefe, em si, como pelo local escolhido, que não poderia ter sido melhor!!! Situada na agradabilíssima Praia de Panaquatira, a “Pousada Casa de Praia, agora, entra definitivamente para o rol das melhores opções de São Luís; não só para eventos, mas, também, para quem deseja curtir um ótimo fim de semana ou temporada de praia com a família!!!

*** Falar em evento, não com ares de festejo, mas também muito bom foi o III Encontro das Academias de Letras do Brasil, realizado no Palácio Cristo Rei, no Largo dos Amores, uma das mais belas vistas de São Luís!!! Teve até a presença do ex-presidente do Flamengo Cleber Leite e do ex-senador Hugo Napoleão, além de dezenas de pessoas ligadas às letras do Maranhão e de outros estados; deputados estaduais, federais, desembargador, juiz, promotores, reitor, presidentes de Academias de Letras e uma gama de escritores, todos homenageados!!! Foram concedidas várias comendas e títulos pela Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Brasil, entidade sediada no Rio de Janeiro!!! O III Encontro Nacional foi coordenado pelo acadêmico e turismólogo Antônio Norberto, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras, que deu um verdadeiro show de recepção e organização!!! Foram também concedidas medalhas Gonçalves Dias e Dom João VI, títulos de condessa, comendador e de Cavaleiro da Ordem dos Godos do Oriente, com direito a ritual com empunhadura de espada e tudo mais!!! O príncipe Dom Alexandre de Carvalho, presidente da Federação dos Acadêmicos, aproveitou o momento para parabenizar São Luís por ser a cidade do Brasil que mais preserva o casario colonial!!! Ele fez a entrega do título de Defensor do patrimônio cultural!!! Pois é… o Maranhão saiu muito bem na foto, e a capital maranhense deu show de organização e preservação do legado histórico!!! O IV Encontro, em 2022, será em Araguaína, no Tocantins…, e já tem muita gente disposta a ir em caravanas!!!

*** Rapaz, os deputados Wellington e Rafael Leitoa, líder do governo, andaram ‘se estranhando’, essa semana, no plenário do Poder Rangedor!!! Tudo por conta da greve dos servidores do Detran, que acabou ‘barrada’ pela Justiça depois de uma medida da Procuradoria Geral do Estado (PGE)!!! “Fiz pronunciamento em defesa dos servidores públicos do DETRAN, que estão no 2º dia de greve e não têm diálogo por parte do governo. Eles reivindicam reajuste salarial e nós já fizemos várias denúncias da atual gestão do Detran, como nepotismo, contratos irregulares e corrupção. Eu defendo os trabalhadores e a população do Maranhão, mas Rafael Leitoa defende apenas o governador Flávio Dino, e, o pior de tudo, sem argumentos”, bradou Wellington!!! Leitoa, por sua vez, destacou a decisão judicial que declarou a ilegalidade da greve promovida pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (SINSDETRAN/MA)!!! “Não estamos dizendo que a reivindicação é ilegítima, mas, sim, que há um impedimento legal”, ressaltou o líder do governo, lembrando que o Brasil passa por momentos difíceis devido à pandemia de Covid-19 e que os governos estaduais, municipais e federal estão impedidos de conceder reajustes aos servidores!!! Menos mal que os dois parlamentares se ativeram ao debate, mesmo ríspido, mas não partiram para aqueles conhecidos ‘arranca-rabos’ que tanta vergonha já causaram no nosso parlamento estadual!!!

*** E pra fechar…

Avalanche de lixo está dominando o planeta

Num momento em que uma calamidade civilizatória nos ameaça, resta-nos fazer da era do homem a era da sustentabilidade e não a era do lixo plástico que agora vivemos. A quantidade de lixo plástico aumentou em 100 vezes nos oceanos e deverá superar a de peixes. Partículas de plástico hoje presentes nos oceanos superam as estrelas da nossa galáxia. O consumismo compulsivo está destruindo o processo civilizatório iniciado deste o surgimento do ‘homo sapiens’.
O Brasil é o quarto país que mais produz plástico no mundo, gerando 11,3 milhões de toneladas desse resíduo – número três vezes maior que sua produção anual de café. Nossa insana máquina de acumulação de riqueza e capital continua funcionando na base do modelo “Extrai-Produz-Descarta”, com a poluição ocupando um nexo central nas preocupações humanas. A avalanche de lixo está dominando o planeta e é a nova fronteira da evolução humana.
Desde o pós-guerra, quando a natureza passou a sofrer com os impactos do derrame de petróleo no mar, os problemas com os oceanos não pararam com a enorme quantidade de peixes contaminados por poluentes, a exemplo dos plásticos que hoje ameaçam a sociedade humana, afetando os ecossistemas durante centenas ou até milhares de anos. São mais de 13 milhões de toneladas de plástico jogadas a cada ano em nossos oceanos, ameaçando a vida marinha, os ecossistemas e a nossa saúde. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Será que o Maranhão vai conhecer o vice da chapa governista na reunião do próximo dia 29 de novembro ou essa escolha ficará para depois???!!!

*** Qual foi o jornalista que, na sexta-feira, 19, postou como ‘furo’, em seu blog, a informação publicada domingo passado, aqui no Colunaço, de que a reunião de Flávio Dino com os partidos da sua base de apoio será realizada no próximo dia 29 de novembro???!!!

*** Qual é o causídico que comanda uma verdadeira gangue na previdência, tem um mega escritório onde aposenta os velhinhos e ‘pega’ a grana deles, além de estar envolvido numa autêntica máfia nas colônias de pesca aqui da ‘terrinha’???!!! Pois é…, essa história dos velhinhos é tão ‘escabrosa’ que o ‘dito-cujo’ aposenta os ‘coitados’ e faz empréstimo em nome deles para que o paguem!!! Rapaz, essa história precisa ser apurada a fundo!!!

*** Quem foi o parlamentar que “se soltou”, quinta-feira, 18, no “Encontro dos Gigantes”, realizado no antigo Mandamentus???!!! Pior que ainda ‘se apaixonou’ na festa por alguém impossível!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Quem foi o deputado que deveria ter ido fundo na questão para denunciar, como fez dias atrás, na tribuna do ‘poder rangedor’, que no Maranhão placas de veículos vão ter um aumento de 200%???!!! Se o Ministério Público for acionado, mesmo, como ele pretende, essa ‘história cabeluda’ vai dar o que falar!!!

*** Qual eleição de conselho de classe já teve o resultado oficial anunciado, mas a posse adiada pela entidade superior, a federal, por se encontrar sob análise do VAR???!!! ‘Queima que nem fogo monturo’!!! Alô PF!!!

*** Qual é o prefeito de região central que anda mais ‘enrolado’ do que nunca com uma auxiliar de governo???!!! Rapaz, esse não quer ‘saúde’!!!

*** Qual é o causídico famoso que anda usando o Google para montar o arcabouço de suas petições, habeas-corpus, apelações, recursos ordinários, recursos extraordinários e tudo mais???!!!

*** Qual blogueiro, depois de “se apresentar” duas vezes como o mais novo solteirão da ‘Grande Ilha’ e voltar atrás, agora “engatou uma quinta” e entrou definitivamente para o rol dos ‘desaliançados’, seguindo o mesmo ritmo do meu chefe, que “já está nessa” há mais de um ano???!!! Aí gosta de imitar, hahahahahahahahahahahahaha!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias