Caminhoneiros anunciam paralisação nacional para 1º de fevereiro

Foto: Reprodução
O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Cntrc) informou que a categoria aprovou, em 15 de dezembro, um indicativo de paralisação geral a partir do dia 1º de fevereiro.
Uma série de reinvindicações que ainda não foram atendidas pelo governo federal foram listadas. Entre elas está o piso mínimo de frete, a política de preço de paridade de importação aplicada pela Petrobras, marco regulatório do transporte, aposentadoria especial do transportador autônomo e contratação direta do transportador autônomo de cargas.
Além disso, os caminhoneiros pedem alterações no PL 4.199/2020, conhecida como BR do Mar. Segundo o Cntr, se faz necessário que o governo federal adicione ao texto, emenda que proíba os armadores ou empresas de cabotagem de contratarem trechos terrestres do transporte de cargas, seja o porto a origem ou destino.
Segundo o diretor do Cntr, Luis Fernando Ribeiro Galvão, a categoria segue sem ser ouvida pelo Ministério da Infraestrutura mas aguarda um avanço nas negociações para que exista a possibilidade de suspensão do movimento grevista.
O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.