Fechar
Buscar no Site

Brandão participa das comemorações pelos 2 anos de criação do Centro de Iniciação ao Trabalho

Foto: Reprodução

Na segunda-feira (6), o Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Praça Negro Cosme, na Liberdade, celebrou dois anos de criação. Para comemorar a data, o Governo do Maranhão preparou o Feirão do Trabalhador Edição Quilombo Urbano Liberdade, proporcionando um dia inteiro de serviços de cidadania para a comunidade, como cadastro para vagas de emprego, emissão gratuita de RG e CPF, além de serviços em parceria com o Detran e Jucema.

Coordenado por meio de parceria entre as secretarias de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Igualdade Racial (Seir), em dois anos de atividade, o CIT tem um saldo social positivo para comemorar: mais de 3 mil pessoas já foram beneficiadas com os serviços sociais do CIT.

O vice-governador Carlo Brandão fez questão de acompanhar de perto as atividades em celebração aos dois anos do CIT. No local, além dos serviços disponibilizados, a comemoração foi marcada pelas apresentações do Tambor de Crioula da Floresta e Tambor de Crioula da Fé em Deus.

“Hoje nós estamos comemorando dois anos do CIT, que é um centro de capacitação instalado no bairro da Liberdade. Ou seja, é o governo vindo até o bairro para capacitar as pessoas para que elas tenham oportunidades na vida. É acesso ao trabalho, dignidade e cidadania”, destacou Carlos Brandão, que na ocasião foi presenteado com um artesanato confeccionado pela comunidade e entregou carta de recomendação para o trabalho a 21 jovens da região.

Qualificação e cultura

O CIT é um equipamento público que foi idealizado pelo governador Flávio Dino e tem mudado a vida dos moradores da Liberdade ao promover qualificação profissional por meio da valorização da cultura local. Entre os cursos que foram ofertados no decorrer dos dois anos de funcionamento do CIT estão: informática básica, estamparia, corte e costura, turismo e hospitalidade, recepcionista, vendas e atendimento, auxiliar administrativo, arte e reciclagem, design de moda afro, bordado, confecção de personagens da cultura popular, artesanato com papelão, pintura, customização de camisetas, cursos na área de beleza (salão) e cursos pré-vestibular.

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias