Fechar
Buscar no Site

A verdade sobre a saída de Dino do PCdoB, a ‘festa dos namorados’ em Barreirinhas e as ‘histórias cabeludas’ do perigoso grupo da ‘alpinista social’ 

Foto: Reprodução

 

 A verdade sobre a saída de Dino do PCdoB, sua ida para o PSB, a ‘festa dos namorados’ em Barreirinhas e as ‘histórias cabeludas’ do grupo de uma ‘alpinista social’ são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 20, que traz, ainda, outras boas ‘notícias’ da semana e os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta, como este: “Quem foi o secretário que, por uns segundos, esqueceu o nome de um secretário de governo durante um recente discurso de posse na ‘Grande Ilha’???!!! ‘Rapá’, será que foi ‘branco’ mesmo???!!! Hahahahahahahaha”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** O pedido de desfiliação de Flávio Dino, do PCdoB, com sua consequente ida para o PSB, é o assunto que domina os meios políticos desde a última quinta-feira, 17, quando o governador deu as notícias por meio de suas redes sociais!!! Depois de quatro décadas, Dino desliga-se do partido e vai para o PSB!!! É um passo significativo, de importância enorme para o governador maranhense!!! E aí, em meio a esse fato novo, com repercussão nacional, aqui na ‘terrinha’ o que não faltou foi especulação…, e cada uma de deixar de queixo caído quem está verdadeiramente por dentro do assunto!!! Das absurdas, destaca-se uma que deu conta de que Dino antecipou sua saída do PCdoB por conta de Carlos Brandão!!! E uma outra, mais louca ainda, de que o governador deixou seu partido porque Orlando Silva se encontrou com o senador Weverton Rocha!!! “Flávio Dino deixa o PCdoB por isso, Flávio Dino deixa o PCdoB por aquilo” foi o que mais se ‘viu’ nos últimos dois dias!!! Pense!!!

*** “Nada a ver tudo isso”, relatou a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, depois de ser destacada, como sempre nesses assuntos polêmicos, para fazer uma ampla ‘investigação’ a respeito da situação geral!!! Na verdade, o fator predominante para a mudança, conforme a antenada ‘muriçoca’, foi a avaliação de Flávio Dino de que o PCdoB está paralisado em uma imensa crise por conta da cláusula de barreira e fim das coligações!!! Informações precisas dão conta de que o governador há dois anos vem tentando que o PCdoB nacional faça alguma coisa: por exemplo, que mude de nome, faça fusão, etc…!!! Qualquer coisa, menos que ficasse parado, como está!!! Daí, meu amigo, o governador maranhense resolveu fazer um movimento drástico para forçar a quebra da inércia!!! Rapaz, partidos comunistas no mundo ocidental tendem a atuar em frentes políticas mais amplas!!! O PCdoB tentou ser um partido de massas…, não conseguiu!!! É hora de se reorganizar!!! Basicamente tudo leva a crer que foi isso que levou Flávio Dino a tomar essa decisão!!!

*** “Problema é que Weverton está se achando muito importante, imafinque Flávio Dino pensa nele, quando, na verdade, o governador anda muito ocupado para isso”, disparou uma fonte altamente informada dos acontecimentos e ‘entranhada’ na questão Dino-PCdoB!!!

*** O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse, em entrevista, que as mudanças partidárias do governador Flávio Dino e do deputado Marcelo Freixo (RJ) indicam uma tentativa do ex-presidente Lula de “tomar o PSB por dentro”!!! Lupi afirmou que a pré-campanha de Ciro Gomes apostará em alternar críticas a Lula e ao presidente Bolsonaro!!! E que Lula trabalha para tomar o PSB por dentro, fazer do PCdoB um satélite petista e tirar o PSOL!!! Já o portal ‘Brasil 247’ disse que Flávio Dino vai ao PSB para tentar ser vice de Lula, conforme replicou, em São Luís o blogueiro John Cutrim (JP online)!!! Bom, pelo que Dr. Pêta sabe, concorrer a vice-presidente é uma possibilidade, mas não é um plano de Flávio Dino!!! Ninguém se candidata a vice; isso não existe!!! E sobre a participação de Lula, no caso de Dino, com certeza foi zero!!! Quanto à ida dele para o PSB, o partido do saudoso Eduardo Campos, que era amigo de Flávio e sempre solidário com ele, já o convida a se filiar na agremiação desde 2011!!! Essas são as verdades, o resto é especulação barata e rasteira!!!

*** “E outra” – avaliou o experiente político – “a mudança de Flávio Dino para o PSB foi a jogada política do ano no Maranhão, com repercussões para o Brasil!!! Ao se mudar para um partido maior, mais influente e sem a carga de preconceito que pesa contra o ‘comunismo’ do PCdoB, Dino avançou em sua projeção nacional e começou a redesenhar sua sucessão, bem como a sua eleição ao Senado ano que vem!!! Com essa mudança o governador deu um passo importante, também, para ter o controle de sua sucessão!!! A partir do PSB, com apoio do PCdoB e PT, ele passa a ter um núcleo partidário consistente para definir o rumo da conjuntura!!! Pode escrever”!!!

*** Bom, falar em Maranhão, meu amigo, rendeu muito uma “festa dos namorados” à beira do rio Preguiças, em Barreirinhas, no último fim de semana!!! O anfitrião, Weverton Rocha, recebeu por lá colegas senadores, governador do Piauí, Welington Dias; e um grupo numeroso de amigos!!! E quem esteve por lá, também, foi a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta, que flagrou muitas cenas da “convenção fora de época”!!! Um casal, por exemplo, chamou a atenção por uma inusitada ‘briga’ por um celular!!! Rapaz, o ‘cabra’ ‘tava’ todo animado, trocando mensagens de zap, quando a ‘cara-metade’ avançou para pegar o aparelho!!! Pense!!! Enquanto isso, num canto reservado, os adversários na política piauiense, Ciro Nogueira e Welington Dias, ‘trocavam figurinhas’ sobre política no estado vizinho e Maranhão também!!! Welington, inclusive, chegou na aprazível Barreirinhas em companhia de um conhecido lobista maranhense com forte atuação em Brasília!!! A ‘inspiração etílica’ ainda fez o governador piauiense cantar umas ‘cantigas’ por lá…!!!

*** Uma polêmica, nos últimos dois dias, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, precisa ser tratada com muita sabedoria e inteligência para que, a partir dela, não seja criado um clima de animosidade, mais do que o já existente, e prejudique a população de São Luís!!! Há algumas semanas temos observado uma ‘briga sadia’ entre o governador Flávio Dino e o prefeito Eduardo Braide na condução da vacinação na capital maranhense!!! Adversários políticos, os dois passam a impressão de se desdobrarem o máximo para melhor atender os ludovicenses no quesito vacinação, e isso está sendo muito bem visto pela população, que acaba sendo beneficiada!!! Na quarta-feira, 16, porém, essa ‘briga sadia’ teve um componente perigoso, depois que o secretário municipal de saúde, Joel Nunes, concedeu entrevista à TV Mirante afirmando que o Governo do Estado não estaria disponibilizando as vacinas para o município!!! “A intenção do prefeito Eduardo Braide é que nós tenhamos a vacinação em massa aqui em São Luís. E nós temos feito isso. Mas para que tenhamos vacinação, a gente precisa das vacinas. Portanto, ontem (terça) nós fizemos o pedido ao Governo do Estado para que sejam repassadas as vacinas que são destinadas ao município de São Luís. Até o momento nós não tivemos resposta, e, por precaução, resolvemos colocar que amanhã (quinta) as pessoas que serão vacinadas são as que têm 23 anos de idade, portanto, e na sexta aquelas que têm 22 anos”, disse Joel Nunes. Ao encerrar mostrou um papel e afirmou: “E esse aqui é o pedido que nós fizemos ao Governo do Estado, para que as doses ao município de São Luís sejam repassadas”!!!

*** O governo reagiu com uma nota da Secretaria de Estado da Saúde: “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já entregou todas doses enviadas pelo Ministério da Saúde destinadas ao município de São Luís. Segundo dados do Ministério da Saúde, a prefeitura de São Luís recebeu 771.416 doses e aplicou 542.605 doses. A SES ressalta que todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são primeiramente distribuídas a São Luís para evitar a interrupção da vacinação da população. Relembra, ainda, que o município de São Luís tem recebido apoio da Secretaria por meio das ações de vacinação para acelerar a imunização dos profissionais de educação, empresas de comunicação, segurança, construção civil, indústria, bem como abriu o Arraial da Vacinação da Cidade Olímpica e o Arraial do Pátio Norte Shopping”!!!

*** Bom, como bem disse o Jornal Pequeno na sexta-feira, 18, o que se espera é que as vaidades sejam deixadas de lado, que essa polêmica seja logo resolvida entre estado e município e que a população ludovicense continue sendo beneficiada pela vacinação com as ações das duas instituições!!! Essa é a atitude madura para os dois lados!!!

*** Rapaz, um atento observador do meio político ‘emeiou’ ao Dr. Pêta solicitando que aproveitasse uma avaliação sua sobre uma situação que anda saltando aos olhos aqui na ‘terrinha’!!! Como não compromete ninguém; aliás, até exalta figuras com grande influência hoje, Dr. Pêta decidiu aproveitar o comentário!!! “Ei-lo ele”, como diria ‘Dr. Furucuteu”!!! “Tem gente que até parece ser abençoado. Vem de origem pobre, lutou muito, teve dificuldades, mas com muita perseverança aproveitou bem e hoje, mesmo sem ser empresário, leva a vida que só é permitida aos muitos ricos. Casas de alto nível em alguns estados e uma casa de veraneio, de fazer inveja aos muito ricos. Lá sempre tem visitas ilustres, ministros de governo, ministros de tribunais superiores, presidentes de partidos poderosos…, filhos de autoridades do mais alto nível ali se divertem ali e se sentem muito especiais por serem lembrados. Recebem hospedagem do mais alto nível de conforto e acolhimento. Bebidas somente as top, tudo farto e à disposição o tempo todo. Shows de artistas consagrados, conjuntos para alegrar as noites… Ali, nesse ambiente cinco estrelas, vão se construindo candidaturas políticas com juras de lealdade, como é comum acontecer em ambientes deslumbrantes como esse. Se duram, não se sabe. Porém, uma pessoa muito influente parece não ter sido convidada para desfrutar dessa mordomia. Parece que o governador Flávio Dino, que tem ajudado a eleger muitos políticos que renegam a ajuda, como se fosse mérito só deles, não recebeu nenhum convite para participar desses regabofes. Mas, pensando bem, o dono da casa parece ter razão em não convidar. Flávio Dino não gosta de badalações e regabofes. E pode ficar espantado com a repentina ascensão; na escala social e, principalmente, na de bem estar econômico, do anfitrião. Pode dar confusão. Melhor assim”!!! ‘Rapá’…!!!

*** Uma coisa vai puxando a outra!!! E foi assim que ‘histórias cabeludas’ chegaram ao conhecimento do Dr. Pêta depois da nota de domingo sobre a ‘alpinista social’ que “passou” o ‘cara-metade’ empresário duas vezes “para trás” com um ‘sarado’ que havia apresentado como um primo seu e levado para dentro de casa!!! Pois é…, conversa daqui, conversa dali e eis que Dr. Pêta descobre não só as ‘peripécias’ da ‘corajosa’ como algumas ‘ações tenebrosas’ de um grupo comandado por um edil amigo dela!!! Candidata a vereadora nas últimas eleições, a ‘alpinista social’ foi apresentada ao empresário por um conhecido vereador, vindo depois a se tornar companheira dele!!! Completamente envolvido, o ‘cara-metade’ gastou mais de uma ‘milha’ não só na campanha dela como na do tal edil, que, em retribuição, arranjou alguns redutos para ela na ilha!!! Só que de nada adiantou, porque o resultado foi um tremendo fracasso, apesar do apoio que ela teve do amigo e de um parlamentar federal hoje ausente de Brasília!!! Rapaz, e pense num ‘jogo pesado’ do grupo!!! Há cerca de dois meses, esse grupo tentou derrubar o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, e, por extensão, iniciou uma ‘campanha’ contra o secretário estadual de Comunicação, Ricardo Capelli, em defesa de blogueiros que, com a chegada do novo auxiliar palaciano, perderam ‘contratos verbais’ com a pasta!!! A tentativa de defenestrar Joel tinha outros objetivos e só não ‘vingou’ porque o plano foi levado a público, inclusive aqui pelo Colunaço, e ‘cortado na raiz’!!! Contra o secretário estadual chegaram a fotografá-lo andando com o seu cachorro na Lagoa, para mostrar que estavam ‘rastreando-o’, e tentaram fazer a imagem chegar até ele, com o objetivo de obrigá-lo a recuar e manter os ‘contratos verbais’ que havia com blogueiros ligados ao vereador!!! Lógico que não conseguiram!!! O mesmo grupo teria ‘aprontado’ com Rubens Júnior na última campanha para prefeito de São Luís, depois que o então candidato mudou sua estratégia de comunicação!!! Rapaz, é por isso que vovó dizia: “meu fi, tu ainda vai ver coisa”!!!

*** E olha só esse flagra na garagem de um prédio de luxo no eixo Calhau-Ponta do Farol!!! O cunhado de um parlamentar da cidade, licenciado, pegou o carro da irmã para fazer umas compras no supermercado e na volta, depois de estacionar na vaga dela, no prédio, percebeu que, ao lado, um veículo com o motor ligado estava balançando!!! Intrigado, aproximou-se do vidro fumê para desvendar o mistério e deparou com um empresário ‘traçando’ uma jovem no banco traseiro do veículo!!! Sem fazer alarde, tirou as compras, subiu e ‘se abriu’ contando o episódio para a irmã e o cunhado!!!

*** Rapaz, esse meu chefe não tem ‘parelha’!!! Ontem cedo, já quase de saída para Panaquatira, onde está participando de um “encontro responsável”, com um ‘sambinha de máscara’, que ‘é de lei’, passou uma mensagem convidando um amigo, que respondeu: “Camarada, eu não sei se vou conseguir ir, porque eu tenho que tomar a vacina hoje”!!! E meu chefe: “Rapaz, toma logo as duas doses lá”, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Chamou a atenção uma passagem da entrevista de Flávio Dino, sexta-feira, 18, quando o governador falou sobre o histórico de óbitos acumulados do Maranhão no combate à Covid!!! O Maranhão é o estado com menor número de óbitos do Brasil!!! E se fôssemos um país, estaríamos melhor que mais da metade da Europa!!!

*** Essa aqui saiu no JP na semana e vale a pena ler de novo!!! “Demoramos muito a ‘gritar’” – Causou um certo impacto no meio jornalístico, e também em setores da opinião pública, a matéria da repórter Luciene Vieira, publicada domingo, 13, no Jornal Pequeno e replicada nessa terça-feira, em O INFORMANTE (blog do JP online), sobre a perda de 15 profissionais da comunicação do Maranhão para a Covid-19. Um levantamento feito pelo JP apontou que 15 trabalhadores da imprensa morreram em São Luís por complicações provocadas pelo novo coronavírus. Perdemos os radialistas Roberto Fernandes, Juarez Sousa, o jornalista Ronald Damasceno, o cinegrafista Sidney Piedade Carvalho, o jornalista esportivo Alfredo Menezes, o jornalista Régis Vera Cruz Marques, a jornalista e colunista social Rosenira Alves, o jornalista Maycon Rangel Abreu Ferreira, o jornalista e vereador João Batista Matos, o radialista Carlos Henrique Cavalcante (o ‘Galinho’), o jovem cinegrafista Dorivan Lopes Costa, o jornalista Ruben Mukama, o locutor Ronian Martins Costa, a missionária Gilvanete Macêdo (apresentadora do programa Koinonia), e o radialista Rubens Gomes, carinhosamente chamado de Rubinho Jonnes. Muitas dessas perdas poderiam ser evitadas, mas demoramos muito a ‘gritar’. Como mostrou o JP, desde o início da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da comunicação nunca pararam, sempre estiveram e estão na linha de frente para deixar a população bem informada sobre os fatos relacionados à doença e a respeito de outros assuntos de interesse da sociedade. ‘Na capital maranhense, a realidade não foi diferente. Todos os dias, repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, apresentadores, locutores, entre outros trabalhadores dos órgãos de imprensa, estiveram e estão sempre a postos para alimentar os noticiários; e muitos na linha de frente da Covid-19’, escreveu a repórter Luciene.

Envolvidos completamente nessa cobertura frenética. “Anestesiados” pelas informações do dia a dia, esquecemos de ‘gritar’, de mostrar que precisávamos, também, ter prioridade na vacinação. Enquanto esperávamos pela tão esperada vacina, que chegou para a categoria no dia 29 do mês passado, muitos colegas perderam a luta para o vírus”!!!

*** E pra fechar…

O ódio racial contra os afrodescendentes

Mesmo com o arcabouço legal estimulado pela Constituição Federal, o crime de racismo continua sendo tratado de forma inadequada no Brasil, onde o ódio racial contra a população negra existe desde quando o primeiro navio negreiro aqui chegou.
O racismo está internalizado na sociedade brasileira. Dissimulado, ele afeta os afrodescendentes com muita intensidade, perpassando as dimensões subjetivas, políticas e econômicas. Faltam ações efetivas que contribuam para melhorias sociais tangíveis na vida de milhões de pessoas de descendência africana no país.
No Brasil – onde é gritante a desigualdade, a violência, a pobreza extrema e a dissimulação falaciosa que potencializa o racismo estrutural –, os negros são colocados no último degrau da escala social, com a doença insidiosa do preconceito, que cataloga a intolerância e o ódio. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o futuro governador do Maranhão, que, conforme tuitou, tem percorrido o estado levando ações do governo e deixando claro que a hora é de trabalho; que chegará o momento da discussão sobre 2022, e que “o governador Flávio Dino saberá conduzir o processo da melhor forma e pensando sempre no Maranhão”???!!! Ah, “futuro governador”, porque, de qualquer forma, ele assumirá com a desincompatibilização de Flávio Dino!!!

*** Quem foi o deputado federal que deu um passo importante, no fim de semana, para que a bancada maranhense em Brasília entre de vez na luta pelos grandes projetos ferroviários que muito interessam ao Maranhão???!!!

*** Quem foi o deputado federal afastado de Brasília que participou e ajudou a montar a operação com Freixo e Siqueira que resultou na ‘sacramentação’ da ida de Dino para o PSB???!!!

*** Quem foi o secretário que, por uns segundos, esqueceu o nome de um secretário de governo durante um recente discurso de posse na ‘Grande Ilha’???!!! ‘Rapá’, será que foi ‘branco’ mesmo???!!! Hahahahahahahaha!!!

*** Quem são os vices que estão prestes a viver uma forte disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Luís???!!! Negócio não vai ser mole não!!!

*** Quem foi o comunista que mais sentiu a saída de Flávio Dino, mas disse, no entanto, em nota aos ‘camaradas’, que o governador continua firme na trincheira ‘comuna’, com todos se mantendo unidos, firmes e coesos para o cumprimento das tarefas às quais o partido se dedica e Dino também???!!!

*** Quem é o irmão de ex-governador, flamenguista roxo, conhecido no Residencial Araras como Sérgio Reis???!!! ‘Rapá’, esse mistério só ‘Seu Valdir’, do Depósito Padilha, para desvendar!!! Cala a boca, Padilha, hahahahahahahaha!!!

*** Quem foi o filho de ex-deputado, esquerdista quase roxo, que recebeu um convite do meu chefe para uma ‘brincadeira’ em Panaquatira, neste fim de semana, disse que não poderia ir porque teria que vacinar e recebeu como resposta: “Rapaz, toma logo as duas doses lá”???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Por que  os profissionais da saúde que trabalham diretamente no combate à Covid, principalmente do município, não recebem insalubridade e os salários estão defasados???!!! Pois é…, em seis meses de gestão, só houve aumento do salário de médico, enquanto os demais profissionais (fisioterapeutas, fono, enfermeiros e nutricionista), da Unidade Mista do Bequimão e Hospital da Mulher -referência Covid, receberam uma única vez 40%, nesses seis meses de gestão!!! Missão para o ‘Super Dudu’!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias