Fechar
Buscar no Site

A soberba de Braide, as inverdades da SMTT, os interesses ocultos da pressão contra o prefeito e o ‘bafão’ da secretária

Foto: Reprodução

 

A soberba de Braide, as inverdades da SMTT, os interesses ocultos da pressão contra o prefeito e a separação de auxiliar governista são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 4, que traz, ainda, os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Quem é a voz de comando na câmara, que, de olho nas eleições de 2024, orquestra a campanha para enfraquecer o prefeito Eduardo Braide”???!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Informam setores da imprensa nacional, como Correio Braziliense, Estadão, UOL, site Metrópoles… que Lula andou dizendo a aliados, em pelo menos dois jantares recentes, que o senador eleito Flávio Dino (também o ex-ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro) estariam garantidos, respectivamente, no comando do Ministério da Justiça e no da Defesa!!! Um dos jantares aconteceu terça-feira, 29, com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o presidente do TCU, Bruno Dantas; e o outro na quinta, 01, na casa da senadora Kátia Abreu!!! Das duas uma: ou é coisa de assessor ansioso ou ‘queimação’!!! O próprio presidente eleito já afirmou que tem o ministério todo na cabeça, mas que só anunciará após a diplomação!!! Assessor ansioso é ‘de lascar’…, e pretendente sulista a ministro, com interesses inconfessáveis, pior ainda!!! A sutileza é o forte deles, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** A soberba do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, está beirando as raias do absurdo!!! Pior que já tem auxiliares, incrédulos com determinadas situações, que já concordam com essa assertiva!!! Senão, vejamos esse caso!!! Os títulos que a cidade de São Luís conquistou, de Patrimônio da Humanidade e Patrimônio Cultural da Humanidade, foram outorgados há 25 anos, depois de um grande trabalho realizado pelo governo do estado, sob inspiração e condução, junto à Unesco, do então presidente da República José Sarney!!! Roseana, sua filha, exercia o cargo de governadora do Maranhão e muitos técnicos colaboraram para essas duas importantes conquistas, sob a coordenação da então chefe do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa, e do seu auxiliar mais próximo, Luiz Phelipe Andrès!!! O trabalho dessas pessoas, muito bem feito, foi fundamental para o êxito do projeto!!! Como se pode observar, o mérito das conquistas foi do governo do Maranhão e do IPHAN regional!!! A prefeitura da capital não participou em nada do projeto exitoso!!!

*** Neste ano de 2022, o honroso título completa 25 anos – uma data ‘redonda’, como se costuma falar –, e a celebração estava sendo programada, desde o ano passado, para ser comemorada em conjunto com a prefeitura!!! Mas eis que o prefeito Eduardo Braide, surpreendentemente, resolve tirar do estado a sua primazia natural, admitindo o governador do estado apenas como convidado e não como copatrocinador do evento tão importante, e do título conseguido pelo governo do estado há 25 anos!!! Como era de esperar, o governador (atual) Carlos Brandão, logicamente, não aceitou, e, consequentemente, o governo do Maranhão não participará de nada, o que certamente, prejudicará o brilho da festa!!! Mesmo porque os estudos do governo do estado incluíam a presença da Unesco e de grandes personalidades e fundações especializadas em usar fundos para recuperação do patrimônio histórico, além de transformar esse evento em um grande acontecimento cultural e turístico!!! A soberba do ‘gelado’ prefeito Eduardo Braide, infelizmente, não permite que a festa aconteça como deveria ser, e com o justo reconhecimento àqueles que realmente merecem!!!

*** E por falar em prefeitura de São Luís, chamou a atenção da população ludovicence a interdição popular da via Expressa devido ao acidente de outubro passado que vitimou, por atropelamento, um jovem que atravessava a avenida, a caminho da escola!!! E chamou muito mais atenção a nota da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) alegando que não tem nenhuma culpa no episódio, pois só não pode fazer o prometido, de regularizar a passagem de pedestre, porque a Secretária de Estado de Infraestrutura (SINFRA) não teria autorizado a intervenção!!! Essa autorização se deveria ao fato de a Via Expressa ser de uma rodovia estadual!!! Pelo bem da verdade e sepultamento da mentira, bom destrinchar o que realmente está acontecendo, e por que a SMTT está embromando a população de São Luís!!! Primeiramente, precisa deixar claro que os motivos alegados e divulgados não são verdadeiros!!! A SMTT foge da verdade ao afirmar que não executou o plano de ação prometido e divulgado junto à comunidade da área da Via Expressa por falta de autorização da SINFRA!!! Ora, não existe um só documento protocolado na SINFRA com a Prefeitura de São Luís pedindo autorização para intervir na Via Expressa!!!

*** No recente episódio de substituição da rotatória do Caolho por um perigoso cruzamento semaforizado, a Prefeitura – useira e vezeira em alterar a geometria da MA-203 no trecho da Holandeses, à revelia do Estado – nunca procurou a SINFRA para obter autorização!!! Por que será???!!! Da mesma forma, a prefeitura está interferindo na rotatória do Golden Shopping Calhau!!! Não é só isso!!! O município investe pesado, e também sem nenhuma autorização, em obras de fresamento e recapeamento da Avenida Litorânea, que, para quem não sabe, é a mesma rodovia estadual MA-203!!! Dessa forma, fica claro que a alegação da prefeitura, por meio da SMTT, carece de verdade!!! Tentam atribuir ao governo do estado a culpa pelo não cumprimento do plano de ação apresentado pela SMTT!!! Ora, é no mínimo patético por parte do titular da pasta, como disse um vereador, recentemente, na Câmara Municipal, achar que a população nunca irá descobrir as inverdades e omissões!!!

*** Se a prefeitura pode gastar milhões de reais alterando a geometria da MA-203, fato esse que pode lhe valer ações de improbidade administrativa por usar recurso municipal para alterar indevidamente e sem autorização do governo do estado, como a prefeitura não poderia gastar algumas dezenas de milhares de reais para fazer uma travessa para pedestres na Via Expressa???!!! A farsa da narrativa municipal cai de vez por terra quando vemos que o Ministério Público Estadual instou o Município a fazer a fiscalização de trânsito na Via Expressa, incluindo aí campanhas fiscalizatórias e sinalização viária horizontal e vertical, por meio de Apelação Cível número 13.883/2019 (numeração única, 0041668-12.2011.8.10.0001), pedido esse apreciado pelo desembargador Antônio Guerreiro Junior!!!

*** A verdade cristalina é que a prefeitura só quer fazer obras nas vias consideradas vitrines de São Luís, reforçando uma ideia, ‘nascida’ na cidade, de que Eduardo Braide é um ‘prefeito midiático’!!! Só isso explicaria ele não se preocupar com outras vias urbanas municipais ou vias que a justiça determina que são de sua responsabilidade fiscalizatória, como é o caso da Via Expressa!!! Não há outra forma de analisar a questão!!! Chegou a hora do prefeito deixar a mídia de lado e começar a trabalhar realmente em favor da população da cidade, independentemente de ela estar morando nas proximidades das vias consideradas vitrines ou não!!!

*** Independentemente da soberba do prefeito Braide e das invencionices da SMTT), por uma questão de justiça, Dr. Pêta volta ao assunto da crise que envolve os poderes executivo e legislativo municipais!!! Prefeitura e Câmara entraram em rota de colisão por conta das emendas impositivas!!! Os edis cobram o pagamento das emendas e tentam pressionar o prefeito, ameaçando-o, até, de impeachment, numa atitude que exala o ‘cheiro da chantagem’, como disse Dr. Pêta, domingo passado!!! Os vereadores de São Luís que estão contra Eduardo Braide resolveram pressioná-lo convocando secretários para prestar esclarecimentos!!! Resolveram, principalmente, centralizar a pressão exatamente em cima de quem nada tem nada a ver com emendas e outras transferências para a câmara, como foram os casos dos secretários José Azzoline (Fazenda) e Simão Cirineu (Planejamento)!!! E como desconhecem assuntos técnicos e não têm nada para perguntar, edis ludovicenses, devidamente orientados, resolveram, a troco de nada, agredir verbalmente os dois auxiliares do prefeito, sem motivo aparente!!! Não satisfeitos com os resultados do primeiro convite, resolveram reconvocá-los, na tentativa de pressionar Eduardo Braide!!! É um péssimo exemplo de política ou, mais precisamente, de como não fazer política!!! O que ganham com isso???!!!

*** A conclusão que se tira é de que há um aproveitamento da situação, por parte de um comando legislativo superior de olho nas eleições municipais de 2024!!! Para este, quanto mais enfraquecer Eduardo Braide, melhor!!! Então, a ordem, desde já, é “pau no prefeito”!!!

*** Meu amigo, essa é nitroglicerina pura!!! ‘Estourou’ como uma bomba, no meio da semana, aqui na ‘caixa de entrada’ do Dr. Pêta!!! Por motivos que, por enquanto permanecem em nível de suspeitas, uma auxiliar de governo ‘jogou a aliança fora’, desde outubro, e praticamente ‘despachou’ o ‘cara-metade’, sobrinho do dono de uma rede de lojas da ‘Grande Ilha’ e que também integra a administração do(s) empreendimento(s)!!! Sem nenhuma confirmação das suspeitas, o ‘cara-metade’ luta para continuar o enlace, mas, decidida, a auxiliar governista não quer mais permanecer ‘aliançada’!!! A família dele desconfia que um tórrido affair com alguém do próprio governo, que também já ‘bazugou’ a aliança ‘pela janela’, estaria desmoronando o lar…!!! Pense num ambiente familiar tenso!!!

*** E a paz voltou a reinar no ‘Senadinho do Ibis”!!! Depois de dois fins de semana tensos, de ‘quórum’ baixo, o badalado cafezinho das manhãs de sábado voltou aos ‘velhos tempos’, com toda ‘bancada’ presente e clima de alto astral!!! Tudo isso graças ao retorno do ‘presidente’ Aparício Bandeira, que andava ausente devido a uma viagem de trabalho!!! Bastou ‘pisar’ de volta na cidade, o ‘chefe maior’ fez um trabalho de bastidores eficiente e o resultado foi que nesse sábado todos os ‘senadores’ estavam a postos, num animado cafezinho cafezinho e em clima de total confraternização!!! Só faltou a cesta de pão cheio do ‘desembargador’…, mas ele já garantiu que no próximo sábado os ‘deliciosos’ não faltarão!!!

*** Rapaz, os bolsonaristas não ‘perdem uma’!!! “Não é implicância, é a realidade”, reagiram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais, diante da escalação do ‘capitão’ da seleção brasileira, Daniel Alves, com a camisa de número 13!!! E ironizaram: “Tiraram a camisa verde e amarela, colocaram o capitão com a camisa 13 e o Brasil, pela primeira vez na história, perdeu para uma seleção africana em Copa do Mundo”!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, a família Gonçalo “tá com tudo e não tá prosa”, como diz o caboclo!!! Na quinta-feira, 24, o empresário Celso Gonçalo foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, e, quarta-feira agora, 30, o irmão dele, o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, tomou posse no cargo de membro titular da Justiça Eleitoral do Maranhão, em concorrida sessão solene no auditório do TRE-MA!!! Os dois são irmãos do deputado estadual Ariston Gonçalo, reeleito em 2 de outubro para mais um mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão!!! Ariston teve papel importante para o governo Brandão, meses atrás, quando o presidente do poder legislativo, Othelino Neto, que na época ainda apoiava Weverton Rocha, tentou emplacar o deputado Márcio Honaiser, ‘wevertista de carteirinha’, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alema!!! Numa movimentação de Brandão, que acabou em acordo, Ariston foi eleito presidente da CCJ, assumiu o cargo e ‘jogou por terra’ as pretensões do pedetista candidato ao Palácio dos Leões!!! Pense nuns sertanejos fortes, esses Gonçalo!!!

*** Pergunta de um patriota nas redes sociais: “Se o Brasil perdeu e ficou em primeiro lugar, por que Bolsonaro também não pode”!!! Hahahahahahahahahahaha

*** *** O governador Carlos Brandão apareceu, essa semana, nas redes sociais, anunciando uma redução, de 12 para 10 reais, no valor da tarifa para pedestres nos ferryboats!!! Show!!! A informação, no entanto, omitiu uma outra mudança no valor das passagens: a dos veículos!!! Melhor seria ter ficado quieto e deixado por conta da sua Comunicação as duas informações, com as devidas e compreensivas justificativas!!! “Os reajustes tarifários no serviço de ferryboat acompanham melhorias para o transporte aquaviário intermunicipal”, informava a Secom, posteriormente!!! E explicava que Brandão havia anunciado “uma série de reforços no Sistema de Serviço Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Veículos e Cargas”!!! E que as medidas, segundo ele, “são para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro e a garantia de acessibilidade e mobilidade aos usuários do serviço”!!!

*** Explicou a Secom que o último reajuste ocorreu em 2018 e que, mesmo com o reajuste tarifário para os veículos (pequenos, de 30%; grandes, de 50%), a medida tem dois pontos bem definidos: um deles é o de preservar a garantia do acesso da população ao serviço, com a redução do valor das passagens para pedestres!!! O outro ponto é que o aumento nas tarifas dos veículos acompanha a série de benefícios garantidos ao serviço ao longo da gestão Brandão!!! “Além de assegurar capacidade para mil pessoas, o transporte de 100 veículos no ferryboat São Gabriel e a ampliação de 16 viagens diárias para 30 (entre os dois terminais), com viagens de 3h até 22h50, o governador reformou a embarcação Cidade de Araioses – e em tempo recorde, conforme ressaltou: dois meses e meio. O ferryboat comporta 70 veículos e mais de 500 passageiros”, esclareceu!!!

*** A Comunicação do governo fez ainda um comparativo nacional, mostrando que o reajuste é inferior ao de outras cidades!!! Em Salvador (Itaparica), o valor é de 30%, e já em São Paulo (São Sebastião-Ilhabela), de 40%…, “cifras bem maiores que a da capital maranhense, que é de 20%”!!! Considerando a Linha Camará, no Pará, por exemplo – informou –, os valores são ainda maiores que os do Maranhão, por exemplo. “Lá, a tarifa cobrada para veículo de passeio até 4 metros, por exemplo, é de R$ 160 – em São Luís, de R$ 100. Nos demais custos, a variação chega até a marca de R$ 2.500,00”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem é a voz de comando na câmara que, de olho nas eleições de 2024, orquestra a campanha para enfraquecer o prefeito Eduardo Braide???!!!

*** Qual é o alcaide da ‘Grande Ilha’ que está ganhando a fama de não ter a simpatia dos mais de 10 mil SPs, dos novatos da câmara nem dos ‘apadrinhados’ naturais dele???!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Quem é a secretária municipal que se diz inocente de acusações que espocaram essa semana na ‘blogosfera’ e garante que está ‘doidinha’ pra ser convocada pela câmara para prestar esclarecimentos???!!!

*** Quem foi a integrante do MP que até bem pouco tempo postava fotos ‘calientes’ em suas redes sociais, inclusive de biquini na piscina, mas ‘sumiu’ do ‘insta’, agora está ‘privatizado’???!!! Será que levou ‘chamada’???!!!

*** Quem foi o ‘autointitulado’ “investidor de altíssimo risco”, aqui da ‘terrinha’, que levou uma ‘pisa’ dos filhos de um milionário setentão que se diz vítima de golpes de ganhos fáceis relacionados a criptomoedas???!!! O ‘investidor’, depois da ‘surra’, foi para as redes sociais ‘preparar o terreno’ alegando ser alvo de perseguição e muita inveja!!!

*** Qual integrante da ‘Tríplice-Fronteira’, numa disputa acirrada de dominó, sábado retrasado, no clube da pontinha da ‘Ponta da Areia, lascou um ‘boi’ numa partida, sem a cara nem ficar ‘rosa’, e levou um construtor, ‘emputecido’, a dar um murro na mesa e acabar com o jogo???!!! Pior que LP, o famoso ‘Língua de Pau”, levou a culpa e perdeu até a carona do amigo construtor!!!

*** E quem foi outro frequentador da ‘Tríplice-Fronteira’ que passou a noite no motel com uma ‘gata’ e no dia seguinte a ‘cara-metade’ encontrou uma nota fiscal da ‘casa de encontros’ no bolso dele, ‘escorraçando’ o ‘dito-cujo’ de casa???!!! O jeito foi dormir na casa de ‘Naná’, hahahahahahahahahaha!!! ‘Rapá’, ‘nhô’ faz mais isso!!!

*** Por que as autoridades não colocam placas de proibição para a pesca do Pirarucu no açude ‘Lourenção’, em Dom Pedro???!!! Trata-se de um dos maiores açudes do Maranhão, construídos pelo secretário de agricultura no governo de José Sarney, Lourenço Vieira da Silva!!! Com mais de 50 anos, permanece inteiro!!! No entanto, com apenas três Pirarucus, se não proibirem a pesca, a espécie vai acabar!!! Essa semana um deles foi pescado, o que deixou os preservadores em alerta!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias