Fechar
Buscar no Site

A saída de Karen, o possível ‘jogo’ de Ciro e o ‘terrorista’ inimigo da base de Alcântara

‘Animado’ mais do que nunca neste domingo, o Colunaço do Pêta fala sobre a saída de Karen Barros do Procon, o medo e o possível ‘jogo’ de Ciro Gomes ao se posicionar contra a Base de Alcântara, e ainda sobre o radicalismo de um professor que está ‘tocando o terror’ nos quilombolas e comunidades alcantarenses contra a instalação do futuro Centro Espacial. Boa leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** O blog O INFORMANTE, do JP online, acertou ‘na mosca’ na postagem feita, nesse sábado, 4, sobre a saída de Karen Barros do comando do Procon-MA!!! Dr. Pêta assina embaixo!!! Olha só!!! “A iminente saída de Karen Gomes da presidência do Procon-MA não foi surpresa para quem acompanha os bastidores político-administrativos de São Luís. Mesmo fazendo um bom trabalho, depois de ter assumido em lugar de Duarte Júnior, que deixou o órgão para se candidatar (e se eleger) a deputado estadual pelo PCdoB, Karen será substituída pelo advogado Carlos Sérgio Barros, um profissional de Direito Público com muita experiência e grande atuação nas áreas dos direitos Administrativo e Eleitoral. Barros foi convidado na sexta, 3, pelo governador Flávio Dino, e aceitou o convite. Porém, não assume o cargo de imediato. Pediu alguns dias para organizar a ida dele, porque tem que tratar da transição em seu escritório de advocacia, do qual se licenciará para assumir a nova missão. Com a queda de Karen Gomes, muitos colocarão a culpa nos deputados, devido às brigas de Duarte Júnior com Zé Gentil, Fernando Pessoa, Yglesio, Neto Evangelista e outros. Mas a verdade é que a saída da Karen se deveu exatamente ao posicionamento de Duarte Jr como político, que se mostrou sem muita habilidade para dialogar com a classe política. Era necessário preservar o próprio Procon das crises políticas criadas por ele. Duarte fez um excelente trabalho no Procon-MA em defesa do consumidor, transformando um mero departamento do Estado em um órgão de reconhecida atuação no Maranhão. No entanto, ao se eleger, não conseguiu conciliar a técnica com a política. E o Procon, conforme deve ter avaliado o governador Flávio Dino, não poderia se transformar em extensão de um gabinete parlamentar”!!!

*** Replicada no Instagram do JP, a notícia teve enorme repercussão, com um grande número de comentários favoráveis e desfavoráveis a Duarte Júnior!!! Um magistrado do Tribunal de Justiça do Estado, ao ler a nota em O INFORMANTE, encaminhou a sua avaliação ao meu chefe: “Mestre Lourival, o Maranhão nunca vai ser um estado independente dessas ‘futricas políticas’. Independente de qualquer coisa, se namora ou não com o deputado, essa jovem doutora (Karen Barros) tem feito um trabalho impecável no Procon. Ela é independente e não é ligada a ninguém. Ela conseguiu, junto à presidência do TJMA, Corregedoria e Núcleo de Conciliação, colocar o Procon dentro do Fórum de São Luís. Lá recebemos por mês quase 60 mil pessoas. Acho que o governador deveria verificar competência e quem realmente ama o Maranhão. Abraços, Lourival”!!!

*** Já um outro observador dos fatos, também da área jurídica, avaliou que “infelizmente o casal não soube conciliar a técnica com a política”!!!

*** Há males que vêm para o bem…, e talvez esse ‘mal’ que mexeu tanto com o deputado Duarte Júnior – felizmente, para ele, ainda no início do seu mandato – sirva para o seu amadurecimento político!!! Visto como um dos possíveis pré-candidatos à Prefeitura de São Luís em 2021, o jovem parlamentar não deve se preocupar tanto com a ‘avalanche negativa’ que o atinge hoje!!! Afinal de contras, a Prefeitura de São Luís é um cargo EXECUTIVO, de GESTÃO, e, como gestor, ele correspondeu plenamente às expectativas do governador Flávio Dino ao comandar e transformar o Procon do Maranhão…, depois de ser indicado pelo hoje titular da Seduc, Felipe Camarão, que deu a largada do grande trabalho sequenciado por Duarte que levou o Instituto a se transformar, de um mero departamento do Estado, em um órgão de reconhecida atuação no Maranhão!!! O povo de São Luís reconheceu esse trabalho e deu uma votação significativa a Duarte Júnior, que, no entanto, como legislador, não começou bem e acabou criando problemas para o governo!!! Que esse episódio sirva de lição e o ajude no seu amadurecimento político!!! Sorte do deputado que ainda tem muito chão pela frente!!! É isso aí!!!

*** Um outro comentário preciso foi feito por meu chefe, na edição de de terça-feira, 30, do Jornal Pequeno, a respeito da ‘amarra’ do senador Weverton Rocha em relação á base de Alcântara!!! Acompanhe: “Num momento em que as forças políticas do Maranhão começam a se conscientizar da importância de Alcântara para o Brasil e o mundo, é imprescindível que uma dessas forças, o senador Weverton Rocha, eleito com quase dois milhões de votos, tome uma postura firme em relação ao PDT, partido que preside no estado. A posição radical do líder maior do partido, Ciro Gomes, é prejudicial aos interesses maiores do Maranhão e do Brasil. Isso ficou bem claro no lançamento da “Plataforma Trabalhista” do ex-candidato a presidente da República, na primeira quinzena deste mês, na sede do PDT, em Brasília. Ao se posicionar radicalmente contra a Base de Alcântara, sem ao menos ter um conhecimento profundo do projeto, Ciro Gomes empareda o senador Weverton, que, inclusive, e dando razão a este comentário, já falou em algumas ocasiões – uma delas no recente encontro com empresários na Fiema – que conversará com seu líder maior sobre esse assunto, para lhe passar todas as informações de que já dispõe, a fim de tentar convencê-lo a olhar esse acordo de uma forma menos radical.

Weverton, portanto, tem uma missão importante e difícil pela frente. Difícil, porque o Brasil conhece o radicalismo de Ciro Gomes. Mas o senador que nos representa e que já está convencido da importância desse projeto para o Maranhão e para o Brasil, não pode permitir que esse radicalismo se sobreponha aos interesses maiores do nosso estado e do nosso país. Weverton precisa se desvencilhar das amarras ideológicas que hoje Ciro Gomes lhe impõe. E precisa porque é peça muito significativa nesse processo”!!!

*** No dia seguinte, meu chefe voltou à carga…, desta feita contra a estrela maior do PDT, o ex-ministro e candidato a presidente Ciro Gomes!!! “O jogo de cena de Ciro Gomes sobre o Centro Espacial de Alcântara – Estrela maior do PDT no Brasil, o ex-candidato a presidente da República Ciro Gomes está “jogando para a plateia” em relação ao projeto de instalação do Centro de Lançamento (futuro Centro Espacial) de Alcântara no Maranhão. Desinformado e com um discurso radical e ultrapassado em que pontificam frases de efeito como “imperialismo econômico” e “Soberania Nacional”, Ciro Gomes atrapalha as pretensões desenvolvimentistas do Maranhão, que hoje começa a enxergar a importância da aprovação do acordo de salvaguardas, e da concretização desse megaprojeto, para o desenvolvimento econômico desse estado e social de Alcântara e outros municípios da região. Presta com isso um desserviço ao Maranhão e ao Brasil. Difícil imaginar que seria esse o posicionamento de Ciro Gomes se toda essa movimentação estivesse voltada para o Ceará, sua terra natal. Logicamente que não. Com toda certeza, o líder maior do PDT estaria empenhado em convencer todo o seu partido da importância do projeto para os cearenses. Mesmo porque, numa hipótese improvável de um posicionamento diferente, o povo do Ceará e as lideranças locais já o teriam enquadrado. Como é no Maranhão, Ciro se acha no direito de “jogar para a plateia”, para se viabilizar junto às esquerdas, que não quer entregar a “soberania nacional”, contra o “imperialismo”… e outros discursos ultrapassados e radicais que não cabem mais em um mundo moderno que busca alternativas econômicas e sociais para melhorar as condições de vida do seu povo. De olhos voltados para o futuro do Maranhão — e para o seu futuro, frise-se —, o senador Weverton Rocha precisa romper essas amarras e fazer o seu papel no Congresso Nacional, buscado junto ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o apoio imprescindível para que o partido vote pela aprovação do acordo de salvaguardas assinado entre o Brasil e os Estadia Unidos”!!!

*** Em relação ao assunto, um profissional da área médica disse que Ciro Gomes não é bobo nem nada…, que ele sabe que esse projeto da Base de Alcântara chamará a atenção do mundo político-econômico e que favorecerá Flávio Dino em 2022!!! Existe uma hipótese, caso a questão quilombola não avance, de que seja construído outro Centro de Lançamento no Amapá ou no Ceará…, e aí seria correto afirmar que Ciro pode estar ‘jogando’!!! Bom, existe mesmo essa hipótese…, e é uma conta simples de análise de custo!!! Se o custo da “questão quilombola” for maior que uma base nova, seria melhor fazer outra!!! O caro são os equipamentos…, e aí bastaria transportar os de Alcântara para outro lugar!!!

*** Uma parte desse movimento de quilombolas de Alcântara está sendo orientada por lideranças que não querem diálogo…, que enfiaram na cabeça que a base só vai servir para tirar quilombolas de suas terras!!! Uma dessas lideranças, que possui cargo federal e também é professor universitário, tem ido a Alcântara disseminar esse discurso radical!!! No recente seminário realizado no Palácio La Rocque, para discutir questões sociais inerentes à Base de Alcântara, a turma orientada por esse professor promoveu um verdadeiro caos, atacando o senador Weverton Rocha, a bancada federal, a aeronáutica…!!! Na oportunidade, chegaram a entregar um ‘documento aloprado’ ao governador Flávio Dino dizendo que “aceitar o Acordo de Salvaguarda com os Estados Unidos é coisa de lacaios de Bolsonaro”!!! Ou seja, não querem debater nada de concreto para a população de Alcântara…, simplesmente não querem a Base, e aí ficam se agarrando em pretextos!!! É uma meia dúzia de pessoas, mas, com alguns professores e estudantes de universidades, pode fazer muito barulho, com ações na justiça e outras coisas mais!!! O trágico disso tudo é que a maior prejudicada é a população de Alcântara!!! Pior é que se esse acordo com os Estados Unidos não der em nada, a Base será fechada, porque
não faz sentido mantê-la, já que não existe mais programa aeroespacial brasileiro!!! O próprio ministro Marcos Pontes chegou a afirmar isso quando esteve em São Luís e numa audiência pública em Brasília!!!

*** Olha o tamanho da nossa responsabilidade com essa causa contra ‘malucos’ que não estão enxergando a importância desse projeto!!! É um verdadeiro crime contra o desenvolvimento do Maranhão!!!

*** O governo do Estado, pelo que se começa a observar, está fazendo a sua parte, e o Governo Federal também foi chamado a atenção para fazer a sua, encaminhando solução para alguns problemas práticos!!! Por exemplo, as indenizações devidas desde os anos 1980 e que estão no bojo de processos judiciais que não ‘andam’!!! Seria o caso de um mutirão na Justiça Federal, porque, ‘andando’ alguns temas práticos, os ‘aloprados’ perdem o discurso!!! Essa preocupação foi passada ao ministro Pontes e à alta cúpula da Aeronáutica, que concordaram e prometeram dar atenção especial à questão!!!

*** Como já foi dito aqui, é preciso UNIFICAR o discurso da bancada e do deputado Bira, principalmente, para convencer os partidos a apoiarem e ajudarem a aprovar o acordo!!! E, mais do que isso, é necessário que o Maranhão seja colocado acima das divergências políticas!!! Dr. Pêta soube, inclusive, que o deputado Bira tem sido chamado a atenção para essa questão!!! Só precisa ser menos suscetível a pressões de movimentos desse tipo!!!

*** E para se ter ideia do radicalismo exagerado, Dr. Pêta soube que o Ministério Público de Alcântara entrou com uma Ação Civil Pública contra a pavimentação da ladeira da Praia da Baronesa, naquela cidade, alegando que o excesso de barulho dos turistas haverá de perturbar as entidades espirituais que têm ali o seu habitat!!! Acredite se quiser!!!

*** E olha só essa!!! Reunido, dias atrás, no Cabana do Sol da Ponta do Farol, um grupo de prefeitos falava de crise, aperto, dificuldade financeiras e tudo mais que se possa imaginar dessa situação que vivemos hoje!!! De uma a ponta a outra da mesa, um a um foi externando as suas lamúrias:     “cara, tá f…, tá muito difícil, precisamos sair dessa situação…”!!! E por aí foi, até que o último da ponta da mesa ‘mandou bala’: “Rapaz, tá mesmo, tá muito difícil, tá f…, eu nem sei o que seria de mim se eu não fosse prefeito”…, hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E não é que a Bancada Federal do Maranhão ganhou mais um integrante na Câmara, onde possui 18 deputados, e o ex-presidente Sarney ganhou outro filho!!! Pois é…, trata-se do ‘boa praça’ ‘Teté de Zequinha’, que está de volta às ‘manchetes’ do ‘Colunaço’!!! O ex-vereador de Ribamar Teté Vieira, ‘batizado’ por Dr. Pêta como ‘Teté de Zequinha’, e que não conseguiu se reeleger em 2016, levou um ‘flagra’ ‘tirando onda’ num camarote vip de Brasília!!! Vídeos que ‘viralizaram’ nas redes sociais da ‘galera soçayte’ da ‘Grande Ilha’ mostraram o locutor do evento da ‘balada candanga’ anunciando ‘Teté’ como deputado federal!!! Imagina o que ‘nosso’ ‘desmantelado-sem-parelha’ ‘não falou’ para esse locutor no camarote!!! Ainda bem que por lá não ‘perdeu as estribeiras’ como em Barreirinhas, anos atrás, quando virou ‘manchete’ de blogs e redes sociais!!! E foi ‘no mesmo embalo’ que ‘Teté de Zequinha’ foi ‘visualizado’ por um ‘mundão’ de pessoas como ‘filho de Sarney’, num vídeo disseminado por ‘Galeguinho das Encomendas’, uma espécie de Digital Influencer que tem mais de meio milhão de seguidores!!! O papo rolava sobre a Lava Jato, quando ‘Galeguinho’ apresentou Teté no vídeo, em meio a um deslocamento de carro junto com o ‘DI’, como filho de José Sarney”!!! Marrapá…, só ele e aquele ‘destacado’ Marcelo Nascimento, que entrava em baladas e camarotes vips se passando por famosos!!! ‘Rapá’, esse ‘Teté’…, só muita ‘borracha’, hahahahahahahaha!!!

*** Viram o artigo do Sarney sobre os 60 anos do jornal O Estado do Maranhão, publicado no final de semana passado no matutino do outro lado da ponte”???!!! Pois é…, ‘de cara’, faltou humildade ao ex-presidente para falar da origem do EMA, que iniciou como ‘Jornal do Dia’, na Rua de Santana, Centro Histórico de São Luís, e pertencia ao empresário Alberto Aboud!! Sarney, também, nunca citou o nome de Alberto nem de William Nagen, que ele chamava de ‘primo’!!!

*** Falar em Sarney, o ex-presidente tá em baixa mesmo!!! Até no Sampaio o ‘cabra’ ‘dançou’!!! Na última quinta-feira, a diretoria do time boliviano divulgou na sua lista de dispensas…, e adivinha quem está no meio???!!! O jogador Gabriel Sarney, que da categoria de base!!!

*** Meu amigo, os “bastidores-dos-bastidores-político-futriqueiros” da região dos Cocais estão ‘fervendo’!!! Dr. Pêta vai ter que dar a um conhecido e assíduo frequentados das ‘manchetes’ do ‘Colunaço’ um título de ‘encantador de serpentes’ e outro de ‘vendedor de geladeira para esquimó’!!! Pense!!! O ‘cabra’ esteve em Buriticupu, conheceu uma loura estonteante, e ‘mandou ver’ sem ‘arrodeios’: “você tem o perfil de âncora da TV Bandeirantes nacional”!!! E, sem perda de tempo, levou a ‘gata’ para a sua cidade, hospedou numa pensão e botou para trabalhar em sua emissora de TV!!! Sessenta dias depois, a ‘estonteante loura’ só havia recebido ‘vales’!!! Resultado: sem segurança, a ‘bela’ arrumou um ‘boy’, que ‘bancou’ tudo!!! Quando soube, o ‘encantador de serpentes’ entrou numa crise de fúria e demitiu a ‘coitada’!!! Marrapá!!!

*** Olha essa outra!!! Depois de reunir para organizar a festa dos ‘dinossauros’, a ‘velha guarda’ da ‘Princesa do Sertão’ decidiu pedir um patrocínio para um ex-deputado cassado!!!  Uma das participantes da reunião ‘mandou bala’: “Não vamos pedir não!!! Eu sou comadre dele, minha mãe morreu, ele esteve lá em casa, disse que ia pagar as despesas do funeral, ligou para a funerária, encomendou o caixão e todo serviço, inclusive disse que ia até contratar umas carpideiras para chorar!!! Passaram uns 60 dias, o dono da funerária disse que ‘secou as pernas’ e não recebeu um centavo!!! Aí, a família teve que arcar”!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem é o político cassado aqui da ‘terrinha’ que mandou ‘sumir’ com um israelense para não pagar uma ação trabalhista???!!! ‘Caraca’!!!

*** Quem foi o deputado federal que teve uma discussão ‘feia’ com o prefeito de Imperatriz, Delegado Assis, dias atrás, no ‘Bar do Bigode’, em frente á Clínica São Marcos, no Renascença???!!! Meu amigo, saiu ‘faísca’!!! Pense numa saraivada de xingamentos!!!

*** Por que “Duas Letras” ficou de fora do Caderno Comemorativo dos 60 anos do jornal “do outro lado da ponte”???!!! Meu amigo, teve artigo de ‘todo mundo’, menos do renomado colunista que fez história no matutino!!! Mis-téééééééé´-rio!!!

*** Quem foi o assessor jurídico da região dos Cocais, que, na última segunda-feira, estava ‘virado na serpente’ numa mesa do ‘Tasquinha’, na Lagoa, dando conta de tudo quanto é ‘rolo’ do meu chefe com as ex!!! Isso porque tomou ‘só’ duas garrafas de vinho!!! Imagina se fossem duas torres de chopp!!!

*** Quais são os dois secretários de estado que têm em comum o anonimato, mas também estão de olhos voltados para o futuro???!!! Uma dica com as iniciais trocadas: RF e LJ, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi o proprietário de restaurante que ‘furou a fila’ de uma casa lotérica lotada, ontem, na Ponta da Areia (Posto do Eduardo Braide), e saiu de lá aos gritos de ‘fura fila’, ‘fura fila’, ‘fura fila’???!!! ‘Qui tal’ essa???!!!

*** Quem é a dirigente, lá pras bandas do eixo Monte Castelo-Apeadouro, que, em vez de ‘ninar’ seus servidores e colaboradores, trata na ‘bruta’???!!! Pois é…, tá faltando um pouco de azeite nessa relação patrão-empregado!!! Do contrário, 2021 não ‘rola’!!!

*** Qual secretário da ‘Ilha do Amor’ que, segundo um vereador, numa entrevista, teria dito que o prefeito mandava no Prefeitura, mas na sua secretaria quem mandava era ele???!!! ‘Viuchi’…, esse é ‘pesado’!!!

*** Quem foi dos interessados em tomar o terreno da Feirinha do Vinhais que disse que seu tributo era direcionado a Lampião, e que quem se ‘atravessasse’ para ‘tomar partido’ ele ia fazer o ‘cabra’ virar sanfoneiro tocando com contêineres no peito???!!! Hahahahahahahahahaha!!!

*** Qual vice-prefeito rompeu com o pai, ex-deputado, lá pras bandas dos Cocais, e garantiu que sai até de casa se ele escrever qualquer coisa contra o prefeito da cidade???!!!

*** Qual é o ex-prefeito da ‘Grande Ilha’ que anda ensaiando o retorno à cena politica local com uma dupla do barulho, ‘nada direita’???!!!

*** Qual é o rebento de ex-deputado cassado, hoje vice-prefeito, que ‘engatou’ uma relação ‘caliente’ com a ‘ex-cara-metade’ de prefeito, causando um falatório grande nas regiões Leste e do Baixo Parnaíba???!!!

*** Qual é o vereador de Caxias, que, detonado no blog falandobosta.com.br, está atribuindo os ataques a ‘ex-deputado-corajoso’ e decidiu reagir, dizendo que vai jogar nas rede sócias uma foto do ex-parlamentar de tornozeleira e trajado com a roupa alaranjada de Pedrinhas???!!!

*** Qual empresa hospitalar não anda recolhendo o INSS e o FGTS dos colaboradores???!!! Don Lula neles!!! ‘Prestatenção’ no serviço!!!

*** Por qual motivo, razão ou circunstância a entidade organizadora de concurso com mais de 102 questões anuladas e 33 gabaritos alterados excluiu da pagina do certame o resultado das provas objetivas pós recursos???!!! Teria sido por causa de uma candidata ter obtido apenas 29 pontos – ELIMINADA – e depois das questões nulas subiu para 38 pontos – APROVADA???!!! Correa neles!!!

*** Quem foi o único edil de Paço do Lumiar a fazer críticas públicas ao concurso público do município???!!! “Puluca” e MP neles!!!

 

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias