Fechar
Buscar no Site

A realidade dos convênios, o exemplo de Minas para o Maranhão, o vice de Dino e a diretoria ghost do SET

Foto: Reprodução

A realidade dos convênios que frustrou os adversários de Carlos Brandão, a apatia do Maranhão diante da indiferença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; o vice do PCdoB, e consequentemente de Flávio Dino, para 2022, e a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SET) que ninguém vê são assuntos em destaque no Colunaço deste domingo, 28, último dia de fevereiro. Dr. Pêta traz, também, outras ‘notícias’ que agitaram a semana, além dos intrigantes Mistérios, como este: “Quem é o cunhado de parlamentar federal que exige regalias no serviço público???!!! ‘Rapá’… cunhado não é parente”!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Quando assumiu interinamente o governo do estado, no início do ano, Carlos Brandão montou uma agenda municipalista e recebeu no Palácio dos Leões mais da metade dos prefeitos do Maranhão!!! Coincidentemente, estava em andamento uma eleição para presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o que levou Brandão a ser bastante criticado, pois havia assumido a candidatura de Fábio Gentil (prefeito de Caxias)!!! Mas essa é uma outra história, já vastamente explorada, principalmente por seus adversários!!! O cerne da questão aqui, neste domingo, é o compromisso que o então governador em exercício assumiu com todos esses prefeitos que estiveram com ele durante a interinidade: a liberação de convênios para contribuir com o desenvolvimento social e econômico em todas as regiões do estado!!! E o que fizeram os adversários de Brandão, naturalmente movidos pelas conveniências da eleição na Famem que batia às portas???!!! Espalharam “aos quatro ventos” que era tudo mentira, que os convênios não sairiam e que as promessas de Carlos Brandão não seriam cumpridas!!! No início desta semana que se finda, no entanto, essa versão que objetivava desacreditar o vice-governador descambou por água abaixo com a notícia, divulgada em primeira mão pelo blog O INFORMANTE, do JP Online (Grupo JP), de que ele estava iniciando a autorização de convênios com prefeituras maranhenses!!! Como bem disse O INFORMANTE, com replique do Jornal Pequeno no dia seguinte, foi uma verdadeira frustração para aqueles que tentaram desacreditar o vice-governador do Estado!!!

*** Já na segunda-feira, 22, Brandão liberou solicitações de 60 municípios, garantindo que pretende dar respostas rápidas aos pedidos feitos pelos prefeitos que estiveram com ele em janeiro, e continuar as conversas com os demais gestores, para que sejam atendidos as 217 cidades do estado!!! Preocupado com o êxito desse trabalho, o vice-governador destacou a importância de os prefeitos e equipe serem auxiliados desde a apresentação das propostas de obras e criação de programas para cada localidade até a execução dos projetos, que devem ser elaborados de acordo com a necessidade e a capacidade orçamentária relativa aos municípios!!! “O governo tem um teto financeiro a ser respeitado e é isso que garantirá o bom êxito da empreitada”, disse o vice!!! Pautas como essa reforçam o caráter municipalista adotado por Dino e Brandão, que seguiu conversando com os prefeitos durante toda a semana, inteirando-se dos pleitos e desafios dos municípios!!!

*** Como disse O INFORMANTE, “as autorizações dos convênios são uma ducha de água fria naqueles que quiseram desacreditar o vice-governador do Maranhão, tentando convencer os gestores municipais de que a sua palavra não seria cumprida. É o primeiro sinal claro do que está pensando o governador Flávio Dino em relação à sua sucessão, em 2022.

*** Por enquanto, apesar da rebeldia protagonizada por integrantes do grupo governista nas eleições para prefeito de São Luís, a base de apoio do governo tecnicamente permanece unida, graças ao esforço de um dos braços direito de Dino, o deputado licenciado e secretário das Cidades, Márcio Jerry. Não se sabe se essa união perdurará por muito tempo; afinal, o senador Weverton Rocha, com toda legitimidade que lhe é garantida, estaria mesmo disposto a disputar o governo do Maranhão no ano que vem”!!!

*** O Jornal Pequeno levantou, também, um outro assunto importante esta semana: o exemplo de Minas Gerais que o Maranhão deveria seguir!!! Sim, porque afinal de contas, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, fez o que quis com o Maranhão, chegando mesmo a tripudiar, ao perceber que não teria que lutar nem fazer grandes esforços contra o governo estadual e sua bancada!!! Assim, não colocou recurso algum para o estado em seus projetos ferroviários, esnobando, inclusive, a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para construção de um ramal da Ferrovia Norte Sul para Balsas, projeto esse desenvolvido pela Valec, estatal vinculada ao próprio MINFRA!!!

*** “A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do seu GT-Pensar o Maranhão, posicionou-se desde cedo contra essa decisão e lutou como podia contra a posição do ministério. Mas o ministro decidiu colocar os recursos da outorga da EFC em um projeto inviável denominado Ferrogrão. Nada para o Maranhão”, escreveu o JP!!!

*** Vale a pena reler o restante do comentário: “Foi muito fácil para o ministro impor essa solução, pois o Maranhão se calou. No entanto, um artigo do ex-ministro José Reinaldo Tavares, que escreve às terças no Jornal Pequeno, foi publicado no Correio Brasiliense e acabou chamando a atenção do Ministério Público de Contas do TCU. Com base nesse artigo, foi aberto um processo para examinar melhor a Ferrogrão, do que se aproveitou a Assembleia de Deputados de Minas Gerais para apresentar uma petição, muito bem fundamentada, mostrando todas as ilegalidades contidas no processo da Ferrogrão, pedindo que a destinação dada ao dinheiro da renovação da outorga seja usada em outros projetos. Lembrou, inclusive, a recomendação do TCU e mostrou os projetos de Minas Gerais que não foram examinados. O ministro-relator do processo da Ferrogrão acolheu a representação do Ministério Público de Contas, colocando as alegações do ex-ministro e ex-governador do Maranhão dentro do processo”!!!

*** “Tarcísio de Freitas tentou a mesma tática que usou com êxito no Maranhão na renovação da outorga da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), de interesse de Minas e Espírito Santo, ouviu as federações de indústria dos dois estados, prometeu estudar e nunca mais respondeu. O mesmo ele fez com deputados e senadores que o procuraram. Mas, Minas não é o Maranhão: juntaram-se as bancadas dos dois estados, os governos estaduais e em um trabalho muito bem coordenado pelo senador Carlos Viana (PSD-MG) que, aliás, é vice-líder do governo, e com o apoio do presidente do Senado, senador por Minas também, anunciaram um bloqueio no projeto do Marco Legal das Ferrovias, proposição muito importante do ministério. Tarcísio de Freitas sabe que se não resolver o problema o bloqueio será ampliado e nenhum projeto de interesse da sua pasta será votado. Diante disso, sentindo o peso, o ministro capitulou, propondo um Grupo de Trabalho. Os governadores dos dois estados, juntos com as bancadas, estiveram dia 22 de fevereiro no ministério e acertaram a composição do grupo de trabalho. Um dos coordenadores será exatamente o senador Carlos Viana, vice-líder do governo. Já viram o que vai dar. Amarraram o ministro, que está aprendendo que o Brasil não é o Maranhão. Talvez agora possamos aprender alguma coisa nesse jogo do poder. Infraestrutura aumenta o PIB, cria empregos e atrai investimentos. Não pode ser tratada com desdém. Temos que nos unir em defesa dos reais interesses do estado”!!!

*** “Márcio Jerry é o nome do PCdoB para vice na chapa apoiada por Flávio Dino em 2022”, postou em seu blog, nessa sexta-feira, 26, o jornalista Jorge Vieira!!! “Seja quem for o candidato apoiado pelo Palácio dos Leões para governador em 2022, o nome que o PCdoB tem a oferecer como vice é o deputado federal licenciado e secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry”, garantiu o jornalista, baseado em fontes supostamente fidedignas!!! “E Jerry, segundo fontes (revelaram) ao blog, estaria disposto a encarar o desafio. Resta saber quem será o candidato a governador”, conclui a postagem!!!

*** O assunto já foi tratado aqui no Colunaço ao menos três vezes!!! Restam poucas dúvidas de que o candidato do governador Flávio Dino é o seu vice Carlos Brandão!!! Como Márcio Jerry, a exemplo de alguns outros integrantes do grupo governista, naturalmente sonha em governar o Maranhão (“sonhar não custa nada”), seu caminho mais rápido para sentar na cadeira número 1 do paládio dos Leões (conforme avaliou Dr. Pêta em todos os seus escritos sobre o assunto) é sendo vice de Carlos Brandão, que só exercerá um mandato e em 2026 não poderá disputar reeleição!!! Como vice do possível candidato adversário, o senador Weverton Rocha, Jerry terá que esperar 10 anos, contando com os quase 2 que faltam para as eleições!!! Elegendo-se, Weverton é candidato natural à reeleição, permanecendo no comando do estado até 2030!!! Ou alguém acredita em cantilena de “um mandato só”???!!!

*** Rapaz, Dr. Pêta estava ‘prontinho’ para dar ‘uma geral’ no ‘quiprocó’ do ‘Poder Rangedor’ que envolveu os deputados Yglésio Moisés e Duarte Júnior!!! Mas, sabe de uma coisa, melhor deixar de lado esse assunto lamentável que já foi bastante explorado na mídia e redes sociais!!! É tudo muito pequeno diante dos problemas realmente sérios que estamos enfrentando!!! Que todos criem juízo e procurem gastar as energias com temas que realmente precisam ser debatidos e situações que precisam ser enfrentadas, como a Covid, por exemplo, cuja segunda onda é decisivamente muito preocupante!!! E que Deus proteja todos nós!!! A propósito, o Colunaço do Pêta lamenta profundamente o falecimento do radialista e cantor Juarez Sousa!!! Que Deus dê forças à família para suportar esse momento de extrema dor na alma!!!

*** Tal qual o “Macaco Sócrates”, do “Planeta dos Homens”, programa que fez sucesso na TV Globo, “não precisa explicar, eu só queria entender”!!! Fizeram um verdadeiro ‘escândalo’ para tirar o antigo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, mas, até agora, não se apresentaram como novos gestores!!! Só estão reivindicando aumento de passagens, mas ninguém sabe quem é o atual presidente da entidade, muito menos os novos integrantes da atual diretoria!!! Por que será???!!!

*** Rapaz, essa foi demais!!! Na segunda-feira, 22, ao tomar conhecimento, pelo blog O INFORMANTE, do falecimento do empresário Fabiano Bezerra, encontrado morto pela manhã ao lado da esposa, na cama, um conhecido blogueiro ligou para o filho, também ‘escriba eletrônico’ e que mora no mesmo prédio da vítima, para indagar sobre a causa da morte!!! Aí o ‘bruguelão’ ‘mandou bala’: “Eu não sei não, pai; só sei que o cara acordou morto”, hahahahahahahahaha!!! Mas O INFORMANTE também não ficou atrás!!! “Envolvido no caso de Anajatuba, Fabiano Bezerra é encontrado morto dormindo ao lado da esposa”!!! Ainda bem que não ficou dois minutos no ar, porque meu chefe olhou e corrigiu logo!!!

*** E aquela “cara-metade” (agora ex) de prefeito aqui da ‘terrinha’, hein!!! Pois é…, continua ‘firme e forte’ com o ‘new love’, o ex-prefeito do sertão que assumiu depois de ‘desaliançar’ e receber um Café montado pelo prefeito num shopping da ‘Grande Ilha’!!! Problema é que o negócio não estava rendendo o que ela esperava e a ‘dita-cuja’ ‘passou’ o Café para outra pessoa com um débito considerável junto ao shopping, demanda que só agora o novo ‘inquilino’ tomou conhecimento!!! A confusão tá armada!!!

*** No início da semana, um leitor procurou o Colunaço do Pêta para dizer que no TJ-MA os servidores estariam sendo obrigados a trabalhar em meio à pandemia, sem direto ao trabalho a distância e sim presencial!!! E que haveria casos de pessoas infectadas trabalhando!!! A coluna entrou em contato com o tribunal, que foi taxativo em afirmar que a denúncia não procede!!! “Ocorre exatamente o contrário. Boa parte de nós, membros do Poder Judiciário, segue em trabalho remoto: os integrantes de grupo de risco, desde o início da pandemia, ainda em março do ano passado. Os que trabalham presencialmente o fazem em expediente reduzido e em escala de revezamento para evitar aglomerações, conforme portaria da presidência. Todos seguindo as recomendações sanitárias e recebendo seus salários integrais”, explicou a fonte consultada pelo Colunaço!!! É isso aí!!!

*** Do jornalista Miguel Nicolelis, do El País: “Da mesma forma que a ciência ajudou o Nordeste a ter o melhor manejo em todo o Brasil na pandemia, é preciso que os gestores públicos continuem a se valer dela para enfrentar esta guerra que o Brasil enfrenta. Um ano após eclosão da pandemia do coronavírus, Nordeste tem o melhor desempenho. A prioridade continua ser salvar o maior número de vidas possível. E isso só poderá acontecer se o Brasil acelerar a vacinação e instituir, simultaneamente, lockdown, como no Reino Unido”.

*** Um leitor ‘emeiou’ ao Dr. Pêta, todo contente, para informar que o secretário municipal de governo, Eneas Fernandes, recebeu um conjunto de propostas elaboradas pelo Sinfusp visando à valorização dos servidores municipais…, e que, já agora em março, a prefeitura prometeu uma resposta!!! “Parece até que andam lendo o Dr. Pêta: dialogar com as lideranças sempre”, afirmou o leitor!!!

*** Da seção “Poder sem pudor”, coluna do jornalista Cláudio Humberto desse sábado, 27: “José Sarney presidia o Senado, no governo FHC, quando uma jornalista contou que o então presidente afirmara no exterior que Deus havia sido bom com o maranhense, por lhe dar mais um ano de mandato quando ele era presidente. Sarney reagiu com fina ironia, aludindo ao ateísmo militante de FHC: ‘De fato, Deus é generoso com quem acredita nele…”’!!!

***************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Há exatos 10 anos, a Rádio Senado

noticiou a morte de José Sarney

Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, vazou e chegou às mãos do jornal O Estado de S. Paulo um áudio com uma homenagem para a eventual morte do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O áudio foi produzido pela Rádio Senado e conta parte da vida e carreira política de Sarney, referindo-se ao político sempre no passado. O áudio possui 21 minutos, mas apenas pouco mais de três minutos ficaram disponíveis no portal do Estadão.

Após o vazamento do áudio da Rádio Senado, a assessoria de imprensa do ex-presidente da República informou que José Sarney, que à época tinha 80 anos, permanecia bem e vivo.

E ainda, em nota publicada no site da Rádio Senado, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) declarou que o áudio vazado não se trata de um obituário já pronto, mas uma “biografia” que seria “prática comum em todos os veículos de comunicação”. A equipe de comunicação do Senado ainda enfatizou o fato de que uma “cópia do áudio chegou, de forma não autorizada, à redação do portal paulista”.

O Senado divulgou na noite desta segunda-feira (28 de fevereiro de 2011) nota em que nega que a Rádio Senado tenha produzido um obituário do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O site do jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou o áudio e informou que o material era um obituário previamente elaborado para a hipótese de morte de Sarney.

De acordo com a nota da Secretaria de Comunicação do Senado, “a preparação de biografias de autoridades é prática comum em todos os veículos de comunicação” e que “não é, portanto, um fato inusitado a existência de perfil biográfico da autoridade máxima da Casa, produzido pela emissora, cuja cópia do áudio chegou, de forma não autorizada, à redação do portal paulista”.

O texto diz ainda que “o referido áudio com passagens importantes da vida do senador José Sarney é parte de um projeto há muito tempo executado na emissora, que objetiva a elaboração dos perfis de personagens de destaque ao longo da história da Casa”.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) divulgou nesta segunda-feira, 28, a nota de esclarecimento que segue:

“Em relação à matéria publicada no site estadao.com.br envolvendo atividades profissionais da Rádio Senado, a Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) esclarece que a preparação de biografias de autoridades é prática comum em todos os veículos de comunicação. Não é, portanto, um fato inusitado a existência de perfil biográfico da autoridade máxima da Casa, produzido pela emissora, cuja cópia do áudio chegou, de forma não autorizada, à redação do portal paulista.

A SECS informa, ainda, que o referido áudio com passagens importantes da vida do senador José Sarney é parte de um projeto há muito tempo executado na emissora, que objetiva a elaboração dos perfis de personagens de destaque ao longo da história da Casa.

Adicionalmente a esse levantamento dos vultos históricos, ressalte-se, ainda, que é costumeira também a elaboração de perfis dos senadores que chegam à Câmara Alta do Legislativo Federal a cada nova legislatura, e que são periodicamente atualizados.

Os perfis, utilizados na elaboração de matérias escritas e sonoras a todo momento, são necessários tendo em vista a demanda por informações rápidas por parte da sociedade e da mídia de modo geral.

A SECS lamenta que uma empresa de comunicação importante, longe de qualquer motivação jornalística mais séria, dê asas a uma imaginação fantasiosa, que em nada contribui para a informação e formação da opinião pública.

Brasília, 28 de fevereiro de 2011

Secretaria Especial de Comunicação Social”

***************************************************************

*** E pra fechar…

A barbárie como destino

Não há dúvidas de que o fascismo é hoje – com seu autoritarismo violento – um perigo real que ameaça a democracia, com a perigosa ascensão da extrema direita reacionária e autoritária no Brasil, cujo sistema político obsoleto mantém viva a invencível desigualdade social, mantendo vergonhosamente cidadãos despossuídos dos direitos mais elementares, o que não deixa de ser uma herança de um passado escravocrata.
O plágio de discursos de Joseph Goebbels – ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, entre 1933 e 1945 – e os rompantes totalitários, racistas, machistas, xenofóbicos de políticos homofóbicos gestando o “ovo da serpente” são sinais que evidenciam o avanço do fascismo bizarro no país, que assume hoje contornos alarmantes com os heróis acima da lei sendo alçados à condição de semideuses querendo guiar o destino dos homens comuns.
Sabemos, é claro, que políticos sofrem influência das ideologias. O que não podem, entretanto, é destruir os alicerces da República e suprimir direitos assegurados em normas legais de matriz constitucional, num verdadeiro estelionato constituído que tenta impor um totalitarismo monárquico, contrariando os interesses da cidadania. Temos que ter um projeto de Nação! Não podemos ter a barbárie como destino! (Antônnio Carlos Lua – Jornalista).

********************

MISTÉRIO –

*** Quem será o parlamentar federal que não deve disputar a reeleição porque a ‘cara-metade’ ‘não vai’ muito com Brasília???!!! Melhor ficar por aqui, aguentando o cunhado dar ‘carteiradas’, hahahahahahahahaha!!!

*** Qual é o parlamentar que pretende ressuscitar a Sunab no Maranhão de forma midiática???!!!

*** Quando o Procon-MA pretende intervir nos valores abusivos dos cartórios???!!! Missão espinhosa para a ‘super Karen’!!!

*** Quem é o blogueiro que, para manter as roupas de grife da ‘cara-metade’ adolescente e honrar com a promessa futura de uma Land Rover, acabou ‘se encrencado’ com o Pacovan???!!! Meu amigo, pense num ‘escriba’ preocupado!!! Só os encargos já são de tirar o sono!!! Pior que, mesmo assim, não para de ostentar!!!

*** Quem foi o irmão de secretária ‘mão de ferro’ metida a cheff de cozinha, que, em visita rápida à ‘Ilha do Amor’, procedente de Caxias, resolveu ‘abastecer’ na casa da mana, antes de seguir para Imperatriz, e anunciou que queria como drink um vinho de mais de ‘quinhentas pilas’ e, para jantar, lombo de bacalhau???!!! “Marrapá…um ‘cabuquim’ desse, que não saía da Madre Deus tomando vinho sangue de boi e comendo mocotó, tripinha e sarrabulho, agora só ‘quer ser’, por causa das imperosas”, gargalhou a mãe dos dois!!!

*** Qual é o hospital maternidade, lá pras bandas do Monte Castelo, que, diante da superlotação por Covid, seu serviço de copa passa primeiro pelas alas de pacientes com coronavírus, e depois, sem higienização nenhuma, segue para servir as puerperas???!!! Alô, alô, CCIH, nutricionistas…!!!

*** Qual enfermeira e influenciadora digital foi notificada pelo conselho de saúde por não respeitar as normas sanitárias e sair dos plantões diretamente para as baladas, para marcar presença VIP??!!!

*** Quem é o cunhado de parlamentar federal que exige regalias no serviço público???!!! ‘Rapá’… cunhado não é parente!!!

*** Quem é o “super servidor” que ocupa três postos de trabalho e comanda tudo pelo zap???!!! Alô TCU, TCE…!!!

*** Qual será a plataforma de proposta dos ‘teóricos’ para buscar a reeleição em um certo conselho de classe???!!! Sim, porque da última campanha nada foi colocado em prática!!!

*** Quem será o “aspone” que vai assumir a posição de correspondente de emissora local em Brasília???!!! ‘Será se’ esse menino se cria em terra de aves de rapina diurnas???!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias