Fechar
Buscar no Site

A pequenez que entrava o desenvolvimento do MA, as especulações ‘roseanistas’, o vice-reitor da Ufma, o artigo de Jhonatan e muito mais…

 

O último lançamento/teste de foguete do ano na Base de Alcântara, a pequenez que entrava o desenvolvimento do Maranhão, as futricas sobre o nome de Roseana para disputar a Prefeitura de São Luís, as injustificadas reações virulentas à escolha do nome do vice-reitor da Ufma, o artigo de Jhonatan Almada e os aproveitadores de ocasião são os principais assuntos do Colunaço do Pêta deste domingo, 01, que traz ainda os intrigantes ‘Mistérios de Dona Milu’. Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** E olha aí mais essa exclusiva do Jornal Pequeno, agora por meio do Colunaço do Pêta!!! O Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) fez, essa semana, naquela cidade, seu último lançamento, junto com evento com os cursos de Engenharia Aeroespacial!!! E deu tudo certo!!! “Todos os meios novamente estavam disponíveis e conseguimos voar com precisão”, disseram os dirigentes do CLA, informando, ainda, que foi concluída a obra do auditório e realizado o primeiro Simpósio do ICT CLA…, um sucesso!!! “A repercussão com as universidades por aqui não poderia ser melhor”, afirmou o diretor do Centro de Lançamento, Coronel Aviador Carnevalle!!! No evento, segundo ele, foram apresentados “vários trabalhos muito bons que renderão, por agora, dois depósitos de patente”.

*** E quando Dr. Pêta afirma que essas “coisas pequenas” é que não deixam o Maranhão caminhar como precisa, é porque tem motivos de sobra para isso!!! Quer um exemplo???!!! Palestra do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freira, da UFMA!!! Tema (da maior importância): “PERSPECTIVAS PARA O SETOR AEROESPACIAL BRASILEIRO VIA CENTRO ESPACIAL DE ALCÂNTARA”!!! Logo cedo, na quinta, a equipe do Jornal Pequeno procurou a assessoria da UFMA para obter informações complementares sobre o evento…, confirmação do dia da palestra, horário, etc…!!! Pasmem!!! Ninguém sabia de absolutamente nada”!!! Nem mesmo o pró-reitor de Agência de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação tinha conhecimento desse evento na UFMA!!! “Deve estar havendo algum engano”, disse ao JP um integrante da assessoria!!! Estranhando aquilo tudo, o JP ‘caiu em campo’ para ‘investigar’ o que estava acontecendo; afinal, o presidente da AEB, àquelas alturas, já estava chegando em São Luís não só para a palestra da Universidade Federal, na sexta, como a da Faculdade ISL Wyden, às 18h30, de quinta”, sobre “SETOR AEROESPACIAL NO MARANHÃO – DESAFIOS E OPORTUNIDADES”!!! Dois telefonemas depois, o mistério estava desvendado!!! E o que aconteceu???!!! O curso de Engenharia Espacial, via ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) foi implantado na gestão Nair Portela, com articulação do então deputado federal José Reinaldo Tavares!!! A época, o professor Alan Kardec era o pró-reitor de pesquisa, e, supõem-se, esperava receber o presidente da AEB (o evento foi marcado há uns dois meses) como vice-reitor da gestão Natalino Salgado!!! Fato é que, diante disso, a nova direção da UFMA não foi informada de absolutamente nada sobre a palestra do engenheiro Carlos Augusto Moura, um evento da maior importância para o estado!!! Eita, Maranhão!!! Triste isso!!!

*** Pois é…, muito parecido com a “velha política de intrigas e futricas” que não coloca os interesses maiores do Maranhão no seu devido lugar, e que ‘entrou em campo’ novamente, essa semana, ao especular que uma eventual candidatura (na verdade, pré-candidatura) de Roseana Sarney enfraqueceria o sobrinho Adriano (MDB), que já manifestou interesse em disputar a sucessão do prefeito Edivaldo!!! As especulações, na verdade, sugiram a partir de uma manifestação do deputado Roberto Costa (MDB) sugerindo que a filha de Sarney deve surgir como pré-candidata na disputa de São Luís!!! Conversa!!! Resumindo tudo, quem está certo é o deputado Adriano, filho de Zequinha, que dá mostras de ter herdado ‘alguma coisa’ da veia política do avô!!! “Não acredito que ela (a tia Roseana) será candidata”, afirmou Adriano, um jovem político que já anda ‘enxergando longe’, tal qual o avô, que, por ainda parecer estar com um pouco de ‘visão’ futurista, não participou do evento do neto!!! E duvido muito que participe se Roberto Costa levar adiante o “mise en scène” da pré-candidatura da ‘ex’!!! Portanto, perdem tempo (quando deveriam estar aproveitando esse ‘precioso’ para coisas mais importantes do Maranhão) setores da mídia que se aproveitam desse ‘fato’, “que escorrido não é tripa”, para ganhar alguns cliques a mais!!!

*** E não é só Adriano Sarney que tem dúvidas de que a tia dispute a Prefeitura de São Luís!!! O ex-senador João Alberto, o presidente regional do MDB-MA, apesar de ser um dos defensores da candidatura da ex-governadora, mostra-se cético!!! Numa conversa, essa semana, com o jornalista e blogueiro Marcos D´Eça, por exemplo, João Alberto disse textualmente: “Esperamos dela uma posição”!!! Parece que o MDB vai precisar, novamente, de uma ‘mãozinha’ de ‘Don Bigodon’!!! Só que, ‘escaldado’ com a ‘mãozinha equivocada’ que deu em 2018, quando ajudou a levar a filha a um vexame na disputa contra Flávio Dino, será que Sarney vai correr novo risco…, e desta feita levar Roseana a um vexame maior???!!! A não ser que bole uma ‘equação’ dificílima com o independente Eduardo Braide, hahahahahahahahahaa!!! “Mas isso acho que não ‘Podemos”, já se adianta Dr. Pêta, lendo, apenas, o pensamento de Braide!!!

*** A propósito, o “Foragido-Márcio Jardim-Lula-Enfim-Solto”, diante das “especulações roseanistas”, ‘disparou, quinta-feira, 28, nas redes sociais: “Roseana Sarney na disputa pela Prefeitura de São Luís pode ser um ‘tertius’ que acomodaria em um amplo ‘guarda-chuvas’ aspirações e interesses eleitorais maiores”!!! Ao se deparar com o post, meu chefe “foi atrás” de Jardim: “Qual seria a terceira parte que tiraria proveito, ‘George Simmel”???!!! (Gaudens Tertius, termo atribuído ao sociólogo alemão Georg Simmel. refere-se a uma situação em que uma terceira parte tira proveito de um conflito entre outros dois)!!! Aí, ‘nosso’ ‘Conde de Arari’ respondeu: “Hahahahaha, eles ainda estão invisíveis”!!! E meu chefe, que ‘não perde a viagem’, emendou: “Ah, quer dizer então que ‘temos’ ‘sujeito oculto’ também “do outro lado da ponte”???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Mas…, voltando ao tema ‘Ufma’, tem ainda uma situação que merece uma boa e justa avaliação!!! Olha só!!! Imbuído do espírito de justiça que sempre o norteou, legado deixado pelo pai Ribamar Bogéa, o saudoso ‘Zé Pequeno’, fundador do JP, meu chefe estranhou as reações virulentas, principalmente em setores do meio político, pela escolha do vice-reitor da Ufma, e me incumbiu de realizar uma ‘investigação’ sobre o caso!!! Assim, Dr. Pêta ‘caiu em campo’ e traz agora o resultado de tudo que apurou!!! Sabiam que Marcos Fábio Belo Matos será o primeiro professor de um campus do interior do estado a ocupar o cargo de vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão???!!! Pois é…, inédito e importante, não???!!! E na semana em que foi nomeado, Marcos Fábio já assumiu, interinamente, o cargo de reitor com a viagem de Natalino Salgado para fora do estado!!! Na sexta-feira, 29, para completar, recebeu a visita do presidente da Agência Espacial Brasileira-AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, que falou sobre “Perspectivas para o setor aeroespacial brasileiro via Centro Espacial de Alcântara”, em palestra na Ufma (*)!!! A inédita nomeação de Marcos Fábio desagradou aliados de um ex-candidato ao mesmo cargo, mas foi recebida com entusiasmo fora dos limites do Estreito dos Mosquitos!!! Primeiro professor a disputar uma eleição na Universidade vindo de um campus do interior – Imperatriz –, o vice escolhido se colocou como o representante da comunidade universitária para além do Bacanga, teve uma votação surpreendente e conquistou o terceiro maior sufrágio, credenciando-se, dessa forma, para compor a lista tríplice junto com Alan Kardec, em primeiro, e Luciano Façanha, em segundo…!!! (*) A administração superior da Ufma soube da palestra pelo Jornal Pequeno, pois não fora informada de absolutamente nada pelos organizadores!!! Segue!!!

*** Nos dois mandatos anteriores de Natalino, a Ufma teve como vice-reitor o professor Antônio José Silva Oliveira, com quem Salgado manteve uma relação cordial, pautada pelo respeito mútuo, como manda a hierarquia e preza a liturgia do cargo!!! Já o ex-vice, Fernando Carvalho, foi exonerado da pro-reitoria de pesquisa por Nair Portela na metade do seu mandato, e a ex-reitora deixou o cargo rompida com o vice!!! Para o lugar de Carvalho, Nair nomeou Alan Kardec, que permaneceu à frente da pasta até o fim e nele disputou a eleição para vice-reitor!!! É público e notório que a gestão da qual Kardec fez parte criou todo tipo de dificuldade para tentar inviabilizar a candidatura de Natalino e, posteriormente, sua nomeação!!! Exemplos não faltam de relação conflituosa entre titular e substituto imediato, seja qual for a esfera de poder!!! O alinhamento entre ambos contribui para a estabilidade da administração, o que não significa submissão ou atrelamento ideológico!!! Ter como substituto alguém que exerça o papel de interino republicanamente é o desejo maior de qualquer pessoa em posto chave de comando!!! Durante a campanha, Salgado não chegou a pedir voto para nenhum dos quatro candidatos a vice-reitor que o apoiaram, entre os sete que disputaram a consulta!!! Nos bastidores, no entanto, o comentário geral era que o seu voto seria para Marcos Fábio!!! Qualquer um dos três nomes da lista poderia ter sido nomeado pelo reitor para ocupar o segundo maior cargo da instituição!!! Essa ação está embasada na lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995!!! Quem entra na lista tríplice aceita as regras legalmente estabelecidas, já que é obrigado a assinar uma declaração para fins de prova perante o MEC…!!!

*** Os governos petistas de Lula e Dilma poderiam ter proposto a alteração da lei, mas não o fizeram, mantendo o processo tal como ocorre hoje!!! É assim também em outros órgãos, e nem sempre o primeiro da lista é o escolhido!!! Foi o que ocorreu, por exemplo, na Procuradoria Geral do Estado, em passado recente!!! A nomeação de Marcos Fábio é, portanto, absolutamente legal!! Não fere a autonomia universitária nem cria nenhum embaraço para a gestão Natalino perante o Governo Federal!!!

*** Em vídeo publicado no site da Ufma, o vice-reitor disse que representou 31% da comunidade universitária da instituição, o que corresponde ao público fora do campus São Luís!!! Pelas redes sociais, ele também enfatizou o feito histórico por ter sido o primeiro professor do continente a ocupar uma vice-reitoria!!! “Recebo com tranquilidade e responsabilidade este desafio. E tudo farei para ocupá-lo com o máximo de competência e compromisso com a Ufma”!!! É o que dele esperam estudantes, professores e técnicos da ‘casa’!!!

*** Rapaz, política é “outro bicho”!!! Pense num ‘troço’ complicado!!! O reitor do Iema, Jhonatas Almada, ‘vai’ e escreve um artigo técnico, aqui no JP (como o faz todas as sextas), criticando a política educacional do prefeito Edivaldo Holanda Júnior!!! Nem bem o artigo ‘saiu às ruas’, ‘lá vem’ ‘nego’ tentando se aproveitar politicamente, enxergando, de imediato, as digitais do deputado Bira do Pindaré (pré-candidato a prefeito de São Luís) no escrito de Almada!!! Por outro lado, enquanto Edivaldo recebia as críticas de forma madura, serena e até já pensava, junto com a sua assessoria, numa resposta técnica a altura do que escrevera o reitor, o pai dele, que nunca havia dirigido ‘na vida’ uma só ‘palavra’ a Jhonatan Almada, encontrou na virulência extrema a melhor maneira de defender o filho: “Eduardo Carlos Pereira dizia, num texto para análise sintática: ‘a sabedoria do homem reluz no seu rosto’. É só olhar a cara desse reitor do Iema e você logo percebe o desastre”, disparou o pai deputado em suas redes sociais, ‘desobedecendo’ Eduardo Carlos Pereira!!! Já o reitor Jhonatan Almada, diante de todo ‘rebuliço’ provocado por seu artigo no Jornal Pequeno, achou que deveria se manifestar!!! Primeiro, com uma mensagem ao JP: “Trata-se de análise técnica, não política. Os dados são oficiais e não foram inventados. Não ataco pessoas ou fulanizo nas minhas análises, debato políticas públicas. Os problemas reportados não são culpa de um prefeito específico ou de alguém, mas erros de desenho de política pública”!!! E, horas depois, por meio das redes sociais: “Fiz uma análise de dados sobre a educação em São Luís e percebo que acabei precipitando um debate e ocupando um lugar que nesse momento não é meu. Tenho honra de participar de um governo que tem feito história e que hoje é referência para o Brasil. Não tive intenção de atacar ou ferir aliados desse projeto vitorioso. Por isso me desculpo pelo mal entendido”!!!

*** Bom, estão aí as manifestações do ‘causador da confusão’!!! Se couber réplica, que a Prefeitura, na pessoa do secretário da Educação Moacir Feitosa, responda e mostre os eventuais erros técnicos do reitor!!! Quanto ao “erro político”, cabe ao Dr, Pêta a ‘resposta’!!! O momento foi inoportuno; afinal, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está em franca recuperação da sua administração e merece, SIM, um voto de confiança!!! O Jornal Pequeno, que mais mostrou problemas da gestão municipal, com matérias e mais matérias sobre questões graves da cidade, agora reconhece a reviravolta que o filho do deputado ‘pai coruja’ está dando na sua administração!!! É isso aí, meus amigos…, maturidade é bom e não faz mal pra ninguém!!! O que faz mal é agir com o ‘fígado’!!!

*** E aquele ‘blogueiro rechonchudo’, que, na ânsia de dar uma ‘ajuda eleitoral’ ao seu deputado preferido e atingir um adversário parlamentar dele, esqueceu que o ‘predileto’ é da base do Flávio Dino, ‘cegou’ e disparou que “a reforma maldosa” do governador” foi aprovada pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa???!!! Pois é…, e aí tentou ‘casar’ a suposta ‘reforma maldosa’ com o ‘desafeto’ do predileto dele, dizendo que este preferiu não ‘se queimar’ e “manter a pose de amigo do povo”!!! Pior: omitiu que o ‘adversário’ não ´participou da votação porque estava viajando a trabalho!!! ‘Rapá’…, ‘prestatenção’ no ‘serviço’!!! Se continuar assim, como as “digitais parlamentares” são facilmente identificadas nas ‘notícias’, ‘nego’ vai acabar achando que é verdade o ‘tititi’ de que o ‘predileto’ fala bem do governo de dia e mal de noite!!! Hum, hum…!!! Ihihihihihihihihihihihih!!!

*** O deputado federal Juscelino Filho, coordenador da bancada do Maranhão no Congresso, entregou, essa semana, o relatório, de sua autoria, sobre projeto de lei que altera diversos dispositivos da Lei nº 9.503 (23 de setembro de 1997), que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)!!! De acordo com exposição de motivos encaminhada pelo Poder Executivo, o projeto visa “estabelecer parâmetros legais que estimulem a evolução da gestão do trânsito e deem ferramentas aos operadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para exercerem suas atividades com foco na redução de acidentes e de mortes e lesões no trânsito”!!! Em síntese, a proposição prevê alterações em dezesseis artigos do CTB, a inclusão de dois novos artigos ao texto legal e, ainda, a revogação de oito dispositivos do Código e do texto integral da Lei nº 13.290, de 23 de maio de 2016!!! Bom, pelo visto, cabe uma leitura atenta no projeto do governo federal, pois tem pontos bastante polêmicos!!! Alguns já verificados:

– Destaque para a acolhida do pleito da AND para compor o CONTRAN, o que dará voz e voto aos órgãos executivos estaduais no Conselho. Entidade representativa de municípios também terá assento;
– Ponto que não tinha sido discutido nas audiências públicas e que apareceu no relatório: CNH e CRV em cartões plásticos, quando emitidos por meio físico;
– Prazo de validade da CNH: diminuído só até os 40 anos, ficando em 10 anos até essa idade. A partir dela, 5 anos até 70. A partir de 70, renovação a cada 3 anos;
– Competência municipal para habilitação de condutores e registro de ciclomotores;
– Manutenção do toxicológico para as categorias C, D e E;
– Retirada de pontuação nas infrações administrativas, ficando só as multas;
– O exame para expedição das CNHs será médico e psicológico;
– Obrigatoriedade dos DETRANs notificarem o condutor 30 dias antes do vencimento da CNH;
– Escalonamento de 20 a 40 pontos ao ano para instauração do processo de suspensão, que também será possível para outros órgãos;
– Criação de um cadastro positivo de condutores para premiações e benefícios na Semana Nacional de Trânsito;
– Recall atendido como condição de licenciamento!!!

Anotem: vão dar o que falar!!!

*** Rapaz, esse Jota Pinto, de Ribamar, é uma ‘figura’!!! Até que vinha bem nas pesquisas do seu grupo, mas, de repente, até mesmo nelas, já apareceu em queda!!! Ribamarense, mas atualmente secretário de Articulação Política da Prefeitura DE SÃO LUÍS, Jota Pinto ensaia uma pré-candidatura na vizinha São José de Ribamar!!! Quando começou a aparecer pela cidade balneária, em meados de junho, para se mostrar aos ribamarenses como possível pré-candidato a prefeito, tratou logo de divulgar números de uma pesquisa eleitoral em que aparecia com 40% das intenções de voto!!! Na sexta, porém, os aliados se apressaram em divulgar outros números de sondagem, nos quais ele aparece com uma queda de 20 pontos!!! Marrapá…, na ânsia, os aliados esqueceram os números da anterior…, só pode!!! Bom…, resta saber como estarão esses números na próxima!!! Rapaz, se quer ser reconhecido ao menos nas áreas limítrofes de Ribamar com São Luís, onde mora e trabalha desde que veio da Baixada, Jota Pinto terá que ‘sair daí’ imediatamente…, do cargo de secretário de Articulação Política de Edivaldo!!! Cuida!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem é o ocupante de cargo majoritário, que, por ser reconhecido como bom gestor, conciliador e conquistador da confiança da classe política, agora, com a evolução de suas ações, um fato visível, não deixa dúvidas de que “chega lá”???!!!

*** Quem foi o deputado federal que, agindo de forma madura, procurou o prefeito Edivaldo, na manhã de sexta-feira, para uma conversa que ajudou muito a serenar ânimos que poderiam se exaltar não fosse a intervenção dele e de assessores que agem com a sabedoria ‘debaixo do braço’???!!! No entanto, conhecendo o prefeito da capital como se conhece, é quase 100% correto dizer que NEM PRECISAVA!!!

*** Qual prefeito da região central, presidente de consórcio municipalista, foi expulso do Uber e teve que ir à pés até o hotel, durante passagem pelo Rio Grande do Sul???!!! Pois é…, tudo isso depois que o assessor resolveu falar mal de crente dentro do veículo, irritando a motorista irmã, da Assembleia de Deus!!! Marrapá!!!

*** Qual terá sido a ‘cachaça’ que levou uma escriba a fazer uma postagem virulenta, sexta, à noite, nas redes sociais sobre a filiação do deputado Braide ao Podemos, e ainda por cima “se dando ao luxo” de prever que ele vai “perder a eleição do ano que vem MISERAVELMENTE”???!!! “Chiba”!!! E é desse jeito, na baixaria, que ela espera ajudar o seu grupo a vencer a eleição???!!! É desse jeito que o Maranhão vai crescer???!!! Esse, sim, é um “fogo amigo”!!!

*** Por que será que três soldados pediram baixa no Batalhão Policial de Turismo (BPtur) só esse ano???!!! Pois é…, essa semana, o terceiro pediu seu licenciamento voluntário!!! Mis-téééééééééé-rio!!!

*** Qual foi o deputado que perdeu a chance de ficar calado ao reagir, virulentamente, a um artigo com críticas à gestão do seu filho, quando, na verdade, deveria ter seguido o exemplo do filho e agido com maturidade e serenidade!!! “Sangue de barata” muitas vezes faz bem, principalmente na política!!!

*** Qual foi o pré-candidato a prefeito da ‘Grande Ilha’ que encomendou uma pesquisa sobre o pleito de 2020 na cidade e divulgou, sem atentar que os números estavam mais de 20% abaixo que os da sondagem que os aliados mandaram fazer antes dessa???!!! Marrapá!!!

*** Quais são as madames – e também os marmanjos –, moradores de condomínios de luxo do eixo Calhau-Ponta do Farol, que continuam levando seus ‘fiéis’ para as caminhadas na Litorânea, mas esquecem os saquinhos para recolher as fezes dos “produtores de cocô” do calçadão”???!!! O que tem de gente, no final de tarde, ‘lambuzando’ o tênis é uma ‘festa’!!!

*** Quem será o repórter da emissora “do outro lado da ponte”, conhecido hoje como “repórter play “, que é só apertar que ouve tudo outra vez???!!! Pois é…, nos programas da emissora, o noticiário do clube que ele ‘cobre’ é repetido de manhã, meio-dia e à noite!!! Credo!!!

*** E pra fechar…

Dialética dos opostos

Em um instante tudo foi devorado por um buraco negro de destruição e morte. Assim o Papa Francisco falou em Nagasaki e Hiroshima, cidades japonesas que experimentaram a capacidade destrutiva a que pode chegar o ser humano.
Ele começou sua pregação na Ilha de Lampedusa, que no memorial do Holocausto, em Israel, renomeou o pecado original como o pecado não de Adão, mas de Caim, abrindo o Ano Santo não em Roma, mas em Bangui.
Além de convocar toda a Igreja à beira do leito de uma Amazônia que morre pelo fogo causado pelos homens, ele afirmou que o uso da energia atômica para fins de guerra é um crime contra o homem e sua dignidade.
A verdade é que chegamos à virada decisiva na qual a salvação da humanidade não é mais apenas o argumento das religiões, mas a própria urgência da política e do Direito.
Fé, história e liberdade são levadas pelos fatos a se encontrarem em uma nova síntese, saindo da dialética dos opostos.
Os apelos e denúncias de milhões de vozes que se erguem não estão conseguindo, infelizmente, nos levar ao glorioso caminho da paz. Falta ao mundo hoje poesia e mais sabedoria.

(Antônio Carlos Lua – Jornalista)

 

**********

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias