Fechar
Buscar no Site

A live/show da Mara Pavanelly, a ‘espetacularizada’ ‘Invasão à Península’, a ‘sociedade dos hipócritas’ e o ‘emburrecimento social’

Foto: Reprodução

A live/show da Mara Pavanelly, a ‘espetacularizada’ ‘Invasão à Península’, a ‘sociedade dos hipócritas’ e o ‘emburrecimento social’ são assuntos dominantes deste domingo, 2, do Colunaço do Pêta, que fala, ainda, da resposta de Flávio Dino a Bolsonaro, a ‘historinha’ do pré-candidato a prefeito que comemorou o aniversário em seu apartamento na ‘Grande Ilha’ e ‘contaminou’ vários convidados, a ‘invasão’ de gafanhotos em Barreirinha e os intrigantes Mistérios, como esse: “Quem é o jogador da seleção brasileira que está construindo uma verdadeira ‘mansão europeia’ em Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses”???!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Temas que em algum momento se interligam, a live/show da cantora Mara Pavanelly (“Mara na Ilha do Amor”), e a ‘espetacularizada’, sensacionalista e hipócrita “Invasão à Península”, ‘produto’ do “emburrecimento social” oriundo do lado nefasto das redes sociais, foram assuntos dominantes essa semana em São Luís e que requerem muitas reflexões!!! O lado bom foram as medidas sérias e sem hipocrisia anunciadas pela nova direção da Procuradoria Geral de Justiça/Ministério Público Estadual contra a ocupação irregular na Península da Ponta da Areia!!! E com Recomendação oficial expressa ao prefeito de São Luís, ao secretário municipal de Urbanismo e Habitação, ao secretário municipal de Trânsito e Transportes, à secretária municipal de Meio Ambiente assim como ao Corpo de Bombeiros Militares e à Secretaria de Segurança Pública para adotarem medidas legais que assegurem a preservação da vegetação e dunas da restinga da área!!! A manifestação da PGJ destacou, ainda, a necessidade de manutenção dos equipamentos de uso comum da população, redução de ruídos e de resíduos sólidos, de infrações de trânsito e desordem urbana, bem como evitar a prática de delitos e preservar a segurança dos cidadãos”!!! Isso, sim, é agir com seriedade, dentro da lei…, não o que se viu nos últimos dias nessa cidade, com manifestações oportunistas, hipócritas, e ‘ondas’ avassaladoras que infestaram as redes sociais, como se os moradores da Península – TODOS ELES – fossem a pior espécie da raça humana!!! Por conta de uma manifestação infeliz de um dono de estabelecimento comercial e de uma meia dúzia de moradores em grupos de Whats App, TODOS os cidadãos que residem naquele pedaço de área de São Luís viraram ‘leprosos’, ‘hansenianos’ condenados por uma sociedade hipócrita que não olha para o próprio rabo!!!

*** Há quanto tempo existe o Espigão da Península???!!! Há quanto tempo pessoas de todas as classes, da A à D, frequentam a área do Espigão da Península???!!! Quantos pequenos comerciantes com seus humildes negócios estão ali instalados, ganhando o sustento da família???!!! São vários!!! E são muitas pessoas – pobres e ricas – frequentando aquele belo logradouro da cidade desde que foi inaugurado!!! E quando foi que se viu manifestação de moradores da Península contra a presença de pessoas pobres no Espigão???!!! Agora, quando um comerciante e uma meia dúzia de pessoas que ali residem se manifestam em grupos de ‘zap’ de maneira preconceituosa, causando asco, o ‘mundo’ se revolta contra TODA A PENÍNSULA, como se TODAS AS PESSOAS que ali residem, por terem uma condição melhor, comungassem do mesmo pensamento!!! E aí se cria nas emburrecidas redes sociais – maior “maria vai com as outras” do planeta – um imaginário “discurso de ódio”, de “sectarização de classes”, causando uma onda avassaladora de execração social jamais vista no Maranhão, com áudios e vídeos avacalhadores para todos os gostos, principalmente para aqueles que chegam ao máximo da excitação do prazer, a pretexto de estarem “bem informados dos acontecimentos”!!!

*** A praia é pública!!! Sim, a praia é pública, mas locais públicos, também, e principalmente, precisam ser preservados, como bem se posiciona agora a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), por meio do Ministério Público Estadual!!! Além do mais, estamos numa pandemia, em que regras e medidas sanitárias precisam ser respeitadas!!! Condenar bagunça, anarquia, desrespeito às leis, como se viu nos últimos dias, inclusive com veículos estacionados em frente a pontos de ônibus, não é preconceito, não é apartheid, não é discriminação contra ninguém!!! Ninguém está acima da lei; nem pobre nem rico!!! E aqui cabe uma ressalva à postura das autoridades, para que não ajam com dois pesos e duas medidas, como se está vendo nessa cidade!!! As ações contra aglomerações precisam acontecer sem distinção!!! Não pode punir quem aglomera na praia, numa live/show, como do Valparaíso, e “deixar à solta” atos políticos de pré-candidatos a prefeito da capital, que, lotados, claramente andam desrespeitando as medidas sanitárias decretadas pelo governo do estado!!! Isso, sim, é discriminação!!! Como se viu, também, no município de Tuntum, há uma semana, quando um pré-candidato a prefeito fez uma manifestação/passeata na sexta-feira, sem nenhum problema com a Polícia, e, no dia seguinte, 24 horas depois, no mesmo local, na mesma cidade, com a mesma aglomeração, um outro pré-candidato foi impedido, pela mesma instituição Polícia Militar, de realizar o seu evento, porque estava provocando aglomeração!!!

*** Na live/show do Valparaíso, empreendimento pertencente ao ex-juiz federal e pré-candidato a prefeito de São Luís Carlos Madeira, que cedeu o espaço (ou locou) não faltaram, também, avaliações equivocadas, protecionismos e manifestações oportunistas e hipócritas!!! O evento desrespeitou as regras sanitárias e, portanto, os responsáveis – diretos e indiretos – devem sofrer as sanções previstas em lei, devidamente respeitadas as três fases da dosimetria da pena!!! Numa manifestação pública, a entidade autodenominada “Coletivo de Profissionais da Música do Maranhão” acertou ao afirmar que “as imagens, que estranhamente ainda não despertaram a mesma atenção dos perfis ditos jornalísticos e dos canais de TV, em comparação ao informal pagode promovido na Península, demonstram um completo desrespeito às normas sanitárias e um acinte à sociedade”!!! E lamentou que, “diferentemente das abordagens ocorridas em outras áreas da cidade, a polícia, que teria estado no local, não tenha interrompido a festa”!!! E aí cabe, sim, uma crítica ao jornalismo!!! Da mesma forma que as autoridades que agem para coibir algumas aglomerações e não atuam em outras, especialmente em atos políticos de pré-candidatos a prefeito de São Luís, a mídia não deu ao caso do Valparaíso a mesma ‘publicização’ dada a fatos semelhantes!!! Provavelmente – e quase com certeza – por ter sido o evento promovido por um profissional do meio jornalístico!!! A isso se dá o nome de corporativismo!!! Por justiça, é preciso assumir isso!!!

*** Mas se acerta nessa ponderação, o “Coletivo de Profissionais da Música do Maranhão” erra ao condenar os apoiadores e patrocinadores do evento, principalmente políticos e pré-candidatos!!! O que essas pessoas têm a ver com o que aconteceu???!!! Deram apoio a uma live e, provavelmente, não tinham noção do que ia ‘rolar’!!! Como também não tinha o pré-candidato a prefeito Carlos Madeira!!! Mas ao ex-juiz federal, no entanto, caberia uma maior atenção, e não só deixar por conta dos organizadores da live/show!!!

*** E no quesito oportunismo tivemos, ainda, uma manifestação impensada do pré-candidato a prefeito Jeisael!!! Em suas redes sociais, o comunicador, que até pode ter um bom futuro político, postou: “Um pré-candidato a prefeito que desrespeita a lei de forma descarada e afrontosa já está dizendo que tipo de prefeito ele seria. Mais uma vez, o ilícito é cometido por quem tem formação em direito. Festas, aglomerações, comícios, propaganda antecipada, patrocínio duvidável na internet. Se você compactua com ilegalidades promovidas por quem quer ser prefeito, você é responsável por esse tipo de gente ocupar a política. Depois não chore, não reclame”!!! A virulenta manifestação nas redes sociais foi feita pelo mesmo Jeisael que, esta semana, ajudou a disseminar nas redes sociais um vídeo em que ele aparece descendo de uma moto “incentivando” os pobres a “Invadir a Península”!!! O vídeo é antigo, mas foi usado AGORA, para corroborar com o deplorável movimento dos “emburrecidos da internet” para tomar a “Península de assalto”!!! Ou seja, o Jeisael que ‘agrediu’ seu adversário Madeira, que, convenhamos, não desrespeitou a lei “de forma descarada e afrontosa”, acusando-o de provocar aglomeração, foi o mesmo que entrou na onda da ‘Invasão à Península”, usando HOJE um vídeo antigo nesse sentido!!! E o que teremos com uma ‘Invasão à Península”???!!! AGLOMERAÇÃO!!!

*** E quem caiu na onda do “a Península odeia pobres”, generalizando um conceito de uma meia dúzia e de um dono de estabelecimento comercial da área, foi um certo defensor público!!! Disse, em suas redes sociais, que irá atuar para impedir “qualquer tipo de discriminação” na Península da Ponta da Areia!!! “Nenhuma praia de São Luís pertence à elite. Nenhum bar/restaurante pode escolher cliente por condição social. O NDH-DPE atuará contra todas as tentativas de Aparthaid e para que a praia da Península, bem comum do povo, seja de todos”, postou o defensor!!! “Jesus/Maria/José”!!! Sinceramente!!!

*** Certo fez o deputado estadual Roberto Costa, que não generalizou o tal “discurso do ódio”!!! Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Roberto disse que “a atitude de UMA MINORIA de moradores e empresários da Península é totalmente reprovável, haja vista que todo o investimento em infraestrutura da região foi feito com dinheiro público, fruto do suor de toda a população maranhense”!!! Roberto Costa ressaltou que esse tipo de comportamento – dessa MINORIA – só vem agravar um sentimento de divisão da população!!! Muito certo!!!

***********************************************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

José Reinaldo rompe com Sarney e

causa reviravolta histórica no Maranhão

O Jornal Pequeno foi o único veículo da imprensa maranhense a noticiar, em primeira mão, o surpreendente e inacreditável rompimento político do governador José Reinaldo Tavares com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP). O episódio ocorreu em julho de 2004.

Até então, havia uma briga velada, travada nos bastidores, entre a primeira-dama do Estado, Alexandra Tavares, e a senadora Roseana Sarney (PFL-MA). Logo no final de fevereiro de 2004, em entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Leões, o governador José Reinaldo, acompanhado do secretário de Turismo, Airton Abreu, fez um balanço positivo da folia no Maranhão.
Mas a primeira-dama, Alexandra Tavares, surpreendeu os jornalistas ao culpar a Gerência Metropolitana, comandada por Ricardo Murad, pelos problemas ocorridos no carnaval, especialmente com relação ao desfile das escolas de samba em São Luís.

Um dia depois das críticas de Alexandra, o senador José Sarney compareceu ao Palácio dos Leões para uma visita de “cortesia” ao governador José Reinaldo Tavares, para “parabenizá-lo pela realização do carnaval 2004”, informaram assessores palacianos.

No final de março, a revista ‘Veja’ escancarou um assunto que o Jornal Pequeno vinha tornando público há alguns meses, através do ‘Colunaço do Dr. Pêta’: o clima hostil, praticamente de guerra, entre os Sarney e a primeira-dama Alexandra Tavares.

“Tanta personalidade (de Alexandra) acabou por reverberar numa seara até então imaculada da vida maranhense: o poder e a tradição da família Sarney, que há quatro décadas domina a política local e, como era de esperar, torce o nariz para tanta independência”, diz a matéria assinada pela jornalista Daniela Pinheiro, enviada especial a São Luís.

Em seguida, no começo de junho de 2004, um repórter do jornal ‘O Globo’ publicou matéria em que a primeira-dama Alexandra Tavares detonava a senadora Roseana Sarney.

Mais uma vez, a primeira reação do governador Zé Reinaldo foi a de tentar apagar o fogo e negar a confusão. Alexandra, a “Grande” (assim batizada por Dr. Pêta, do Jornal Pequeno), não recuou, o presidente do Senado, José Sarney, resistiu no apoio absoluto à filha. Alexandra voltou à carga, com entrevistas bombásticas ao Jornal Pequeno e à TV Difusora.

Em julho, a crise tornou-se incontornável e ocorreu o rumoroso rompimento, que de pronto afetou toda a classe política do Estado. Em primeira mão, o JP saiu com esta manchete na capa, em letras garrafais: BOMBA. Governador do Maranhão rompe o silêncio. Zé Reinaldo diz que herdou índices vergonhosos do governo Roseana. E que a Mirante está criando ambiente para a violência.

No dia seguinte, na edição de 26 de julho, o JP reproduziu na íntegra a histórica entrevista em que Zé Reinaldo detonou o governo Roseana. Por causa dessa briga, o governador Zé Reinaldo, ex-ministro, ex-secretário e vice no governo de Roseana, deixou de ser amigo e aliado de Sarney. Mandou cortar a publicidade oficial da TV Mirante e do jornal O Estado do Maranhão, dirigidos pelo empresário Fernando Sarney.

O rompimento, oriundo dos desentendimentos entre Alexandra e Roseana, teve graves repercussões, a ponto de mudar de imediato o jogo político em todo o Estado.

Em São Luís, nas eleições de 3 de outubro de 2004, o prefeito Tadeu Palácio, apoiado pelo governador Zé Reinaldo, venceu logo no primeiro turno, com 50,20% dos votos válidos. Ricardo Murad (com 7,7%), apoiado pela senadora Roseana Sarney, ficou na terceira colocação, perdendo também para o candidato João Castelo, que obteve 33,59% dos votos válidos.

*********************************************************************************************

*** Rapaz, só pode ter algum ‘espírito de porco’ ‘buzinando’ errado na cabeça do governador Flávio Dino, que até já melhorou bastante a sua postura em relação ao presidente Jair Bolsonaro!!! Continua fazendo críticas duras, mas com elegância, sem os acirramentos de outrora!!! Agora mesmo, depois da postura condenável do presidente Jair Bolsonaro, ao reagir com ironia ao “pacto pelo emprego”, Flávio Dino se manifestou de forma serena, elegante, mas contundente: “O presidente Bolsonaro, além de ironizar indevidamente o tema do desemprego, está desinformado sobre o Maranhão. Estamos com praticamente 100% das atividades econômicas funcionando, há muitas semanas”!!! Bela resposta!!! Madura, forte e serena!!! Bastaria ter ficado aí…!!! No entanto, momentos depois, ‘melou” a ótima resposta que havia dado a Bolsonaro!!! E postou: “Considero que o desemprego não é assunto a ser tratado com ironias. Espero que o presidente da República leve a sério a urgência de ações efetivas. É impossível tratar do tema no ‘cercadinho’ do Alvorada. Por isso, insisto na ideia do Pacto Nacional pelo Emprego”!!! Condenou o presidente por uma ironia e foi irônico com o ‘cercadinho do Alvorada’!!! Estava indo tão bem…!!!

*** E o pré-candidato a prefeito na ‘terrinha’ que comemorou aniversário em seu apartamento da Ponta do Farol, no fim da primeira quinzena de julho, e, sem saber que estava com coronavírus, tanto ele como a ‘cara-metade’, ‘contaminou’ várias pessoas!!! Pois é…, nem um parlamentar do ‘poder rangedor’ escapou!!! Foi a verdadeira ‘festa do corona’!!! Boa parte dos convidados, ‘mais cedo’ ou mais tarde, testou positivo!!!

*** Rapaz, e uma outra ‘notícia’ URGENTE!!! Uma nuvem de gafanhotos, procedente da Argentina, ‘invadiu’ Barreirinhas neste fim de semana e está destruindo toda a ‘plantação etílica’ da cidade, com sérios riscos a uma plantação de coco anão de um parente do prefeito, pois, além da ‘cachaça’ e da ‘gelada’, o consumo de uísque está de ‘vento em popa’ por lá!!! Boa parte dos gafanhotos não aguentou a longa viagem aérea e, chegando em Bacabeira, alugou uma van, desembarcando em grande estilo no município!!! Meu amigo, tem inseto pra todo gosto: gafanhoto assessor com filhos, mulher neto: gafanhoto paraibano, com família, cachorro, papagaio, periquito; gafanhoto advogado, gafanhoto empresário, gafanhoto jornalista, gafanhoto engenheiro eletricista, gafanhoto enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista…!!! Um deles, que abriu mão da van, estava tontinho ontem!!! Lógico, a viagem foi longa…, da Argentina a Barreirinhas!!! Com a chegada da ‘nuvem’, o “pau tá cantando” na entrada dos Lençóis Maranhenses, que já está com sua “produção etílica” quase toda comprometida!!! O parente do prefeito, por sua vez, está num pé e noutro, chamando as autoridades sanitárias para colocar algum produto que evite a aproximação, da sua plantação de coco anão, dos gafanhotos ‘desfrutadores’ do ‘doze anos’!!! Eita, que só chamando o chefe do Dr. Pêta e o ‘monstruoso’ Juca do Cavaco para darem um jeito nesses gafanhotos: “Xô, xô, gafanhoto / xô, xô…, ih / xô, xô, gafanhoto / xô, xô”!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Lembram o ‘Mistério’ da socialite ‘nariz empinado’ que chegou, domingo retrasado, no novo ‘point’ de São Luís (Posto A da Praia da Península), ‘carregando’ um galeto do Pingão, farofa, arroz e uma ‘penca’ de ‘glaciais’???!!! Pois é… o proprietário do ‘Galeto do Pingão’, contemporâneo de Maristas do meu chefe, acionou antigos colegas de um grupo de ‘zap’ para mandar um recado: “Avisem ao nosso amigo Lourival que o ‘Galeto Pingão’ não vende cerveja Glacial; só Heineken. Assim ele vai me rebaixar, hahahahahahaha”!!! “Ca-ca-ca-ca-ca-ca-ca-ca-ca-ca-ca-cá”!!!

*** E lá ‘pras bandas’ da Raposa, enquanto os candidatos aprovados na área da saúde e educação, no último concurso público, aguardam o edital N°015/2020, eis que vem o EDITAL DE CONVOCAÇÃO de Nº 01/2020 para servidores públicos municipais da Administração em Geral sobre possível acumulo indevido de cargo público!!! Marrapá… surtiu o efeito contrário!!!

*** A estatal hospitalar negociou seus débitos junto à Caixa e ao INSS e está pagando as parcelas rigorosamente em dia!!!. Os servidores públicos esperam que até 2022, quando se desincompatibilizar do cargo, o governador assine o Plano de Cargos Carreiras e Salários!!!

*** No domingo passado, Dr. Pêta alertou para o trânsito de motos sem escape pelas avenidas de São Luís e solicitou a fiscalização da SMTT e  CPRv!!! Diante do absurdo promovido quase que diariamente pelos motoqueiros, a equipe de fiscalização de trânsito da Prefeitura de Paço do Lumiar já entrou em ação e está agindo forte na fiscalização para coibir o abuso!!! E que atentem: as noites de quinta-feira são as mais barulhentas!!!

*** Alô, alô, Semosp!!! A rua lateral à antiga loja do Makro/Angelim, que dá acesso ao ‘Angelim Velho’ como rota de fuga do trânsito pela avenida Paulista, está tomada por buracos!!! Equipes em ação!!!

*** E pra fechar…

Os super-ricos empobrecem o Brasil

No Brasil, a economia estagnou. Há 50 milhões de desempregados. A fome voltou e os sem-teto estiram-se nas calçadas. O país bate recorde com mais de 13,5 milhões de pessoas vivendo na miséria absoluta.
Mas a questão não é falta de dinheiro. Com um PIB de R$ 6,8 trilhões todos os brasileiros poderiam viver de maneira digna se o país não permitisse que 206 bilionários sonegadores continuem se escondendo nos circuitos financeiros corruptos e criminosos.
Com uma fortuna estimada em cerca de R$ 1.205,8 bilhões (17,7% do PIB brasileiro), os sonegadores super-ricos desfalcaram o país em R$ 320 bilhões, transferindo cerca de R$ 2 trilhões para paraísos fiscais. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o jogador da seleção brasileira que está construindo uma verdadeira ‘mansão europeia’ em Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses???!!!

*** Quem é adjunta, ‘recém empossada” numa prefeitura da Grande Ilha’, que é irmã de um secretário de saúde no governo Roseana, que, segundo rumores, estaria desenhando um plano de saúde para um pré-candidato a prefeito adversário do grupo???!!! Será???!!!

*** Qual secretário da ‘Grande Ilha’ ‘defenestrou’ a ‘ex-cara-metade’ da direção de um hospital de Covid depois que ela descobriu uma ‘pulada de cerca’ dele com uma estagiária???!!! Eita ‘serviço’ mal feito!!!

*** Por que será que as “autoridades competentes” não agem em aglomerações protagonizadas por pré-candidatos a prefeito na ‘Grande Ilha’???!!!

*** Será verdade que está em gestação uma operação policial que não vai deixar prefeitos respirarem???!!! O nome da operação se originaria de respiração grega!!! É esperar pra ver se procede!!!

*** Qual prefeito da região de um rio famoso que comprou duas caminhonetes zero km e anda apreensivo porque está no ‘radar’ dos órgãos de controle???!!! Esse vai ter que se esconder em lanchas ou na biblioteca de uma certa universidade!!!

*** Qual ‘raposa política’ costurou um acordo que pode levar à formação de um ‘cinturão liberal’ cercando a ‘Grande Ilha’???!!!

*** Qual a razão para o processo N° 22.842/2020 ser autuado e processado no mesmo dia numa secretaria da ‘Grande Ilha’, enquanto outras ações que tratam de insalubridade e promoção não têm a mesma celeridade???!!!

*** Quando será que o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes pretendem normatizar a necessidade de abertura de novas seccionais pelos conselhos de classe (autarquias federais), priorizando o atendimento on-line???!!! Sim, porque, afinal, até banco hoje em dia cabe em um aplicativo!!! Aumento de anuidades nããããããoooooo!!!

***

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias