Fechar
Buscar no Site

A insatisfação de Dino com Lula, o ‘recibo’ de Weverton e Jerry e o ‘abacaxi’ de Othelino em 2022

Foto: Reprodução

A insatisfação de Dino com Lula, o ‘recibo’ de Weverton e Jerry e o ‘abacaxi’ para Othelino em 2022 são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 7, que traz, ainda, outras ‘notícias’ que ‘rolaram’ na semana e os intrigantes Mistérios do Dr. Pêta. Boa Leitura!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Bom governador, responsável por uma gestão fiscal austera que colocou o Maranhão entre os estados mais bem administrados do país, Flávio Dino sempre foi visto “meio atravessado” por uma boa parcela dos maranhenses mais conscientes pelas constantes manifestações favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva!!! Recentemente, ao votar no segundo turno das eleições municipais de São Luís, Dino, inclusive, usava uma camisa com a inscrição “Lula Livre”, o que despertou indignação nesses maranhenses, principalmente porque Lula não está mais nem preso!!! E são maranhenses que votaram nele, que aprovam a sua gestão, que sentem orgulho em ser governados por um político do naipe de Flávio Dino!!! Por várias vezes até o Jornal Pequeno e o Dr. Pêta já disseram aqui que nós, maranhenses, deveríamos nos orgulhar de termos um governador com o preparo e a qualificação de Flávio Dino!!! O que não se conseguia entender era essa ‘fascinação’ por Lula, defendendo um ex-presidente que, se não teve participação direta em todos os atos de corrupção de que foi acusado, no mínimo cometeu crime de responsabilidade por deixar que tudo acontecesse “debaixo de suas barbas”!!! Num comentário ano passado, aqui no Colunaço, Dr. Pêta chegou a dizer que a podridão da era Lula jamais aconteceria no Maranhão porque Flávio Dino sempre teve o governo nas mãos!!! Como, então, um governador que tem essa consciência poderia defender da forma que sempre defendeu um ‘companheiro’ com tantos problemas???!!! Ah, Lula foi perseguido pela “República de Curitiba”, nunca provaram nada contra ele!!! Tá bom…, e a omissão dele, o ‘fechar de olhos’ do líder maior do PT, deixando todos ‘depenarem’ o Brasil da forma mais vergonhosa que ‘depenaram’???!!!

*** Agora tá aí a gratidão de Lula por tudo que Flávio Dino fez por ele!!! Acaba de indicar o manjado e sem projetos para o Brasil Fernando Haddad como candidato do PT à Presidência da República!!! O próprio governador manifestou sua insatisfação, nesse sábado, 6, com a manifestação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defender a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, à Presidência da República, sem qualquer sinal de discussão com partidos do campo de esquerda, muito mesmo com o próprio Partido dos Trabalhadores!!! Pelas redes sociais, Dino disse: “É indiscutível o direito de qualquer partido lançar candidato a presidente da República. Questões são outras: qual o programa e quais as alianças para derrotar Bolsonaro? Pois se há uma coisa que não temos ‘direito’ é de perder novamente para ele e prolongar tantas tragédias”!!!

*** Flávio Dino já parecia vir sentindo isso há algum tempo!!! Não foi à toa que declarou que havia decidido disputar o Senado em 2022!!! Esse posicionamento fica mais fortalecido ainda agora com a declaração de Lula por “Haddad para presidente do Brasil”!!!

*** E esse documento assinado por professores universitários e dirigentes de ONGs, encaminhado ao presidente norte-americano Joe Biden, pedindo a suspensão do acordo firmado entre Estados Unidos e o Brasil para a exploração comercial da Base de Alcântara???!!! Rapaz, a esquerda brasileira foi ao delírio!!! Pois é…, quando é que já se pensou ver a esquerda ‘puxando saco’ dos americanos contra o Brasil!!! Felizmente, o que acreditamos é que a importância dos negócios estará acima das divergências de Biden com o presidente Jair Bolsonaro!!! Afinal, para os norte-americanos, o business está sempre primeiro lugar!!!

*** Uma foto do senador Weverton Rocha e do deputado federal Márcio Jerry caminhando juntinhos em um dos corredores do Congresso Nacional “rodou que rodou”, essa semana, nas redes sociais e mídias eletrônicas de São Luís!!! Sem entrar no mérito dos comentários, muitos deles depreciativos aos dois, saltou aos olhos o ‘recibo passado’ a uma nota do Dr. Pêta, no Colunaço do último domingo, sobre a suposta movimentação de Márcio Jerry nos bastidores para se tornar, futuramente, candidato a vice-governador na chapa do grupo de Flávio Dino!!! “Jerry desconversa, mas o ‘zum-zum-zum’ tá forte”, escreveu Dr. Pêta, ressaltando: “E se quer ser vice, naturalmente, está pensando em ocupar a cadeira número 1 do Palácio dos Leões!!! Bom, a ser verdade, a chance de Márcio Jerry ser governador do Maranhão mais rápido é sendo vice na chapa de Carlos Brandão, que, em 2026, caso se eleja em 22, não disputará reeleição, porque já estaria na condição de reeleito!!! Se optar por uma chapa de Weverton Rocha, por exemplo, Jerry terá que esperar dez anos para realizar seu suposto sonho…, e olhe lá!!! Senão vejamos: na eventualidade de uma eleição de Weverton, logicamente, ele sairá para a reeleição…, só aí já serão 8 anos de espera!!! Com dois, que ainda temos pela frente, 10 anos”!!!

*** No dia seguinte ao comentário, Jerry e Weverton aparecem numa foto, caminhando juntinhos dentro do Congresso!!! Quem está enganando quem???!!! Se sonha em ser governador do Maranhão, o que é muito provável que passe por sua cabeça, Márcio Jerry tem um caminho bem mais curto, que é sair como vice de Carlos Brandão!!! Vice de Weverton, como ‘clareou’ Dr. Pêta, terá que esperar dez anos!!! Setores da mídia eletrônica que aventam essa possibilidade estão enganando a si próprios ou subestimando a inteligência alheia!!! Ora se Jerry vai esperar dez anos para realizar seu sonho…, e, olhe lá, correndo riscos!!!

*** No mesmo dia em que ‘posou’ na caminhada com Weverton, nos corredores do Congresso Nacional, o presidente do PCdoB do Maranhão ataca o vice-governador Carlos Brandão, a sua melhor opção para chegar mais rápido ao Palácio dos Leões!!! Dando mostras de que se incomodou com uma manchete de domingo do jornal O Imparcial – “A” opção Brandão: “Não tenho plano B ou C para as eleições de 2022 –, Márcio Jerry tuitou: “2021 ainda tem 11 longos meses de um tempo de crises e incertezas. Somos chamados a enfrentar essa realidade adversa aqui e agora. Dormir e acordar pensando só em eleições do próximo ano é misto de irresponsabilidade e descompromisso com nosso povo e seus graves problemas”!!! Bom, nesse caso, então, Jerry ataca indiretamente o próprio governador Flávio Dino, que recentemente tem falado bastante em eleições de 2022!!! Ontem mesmo voltou ao assunto depois que o ex-presidente Lula manifestou sua posição em relação a 2022, ‘indicando’ Fernando Haddad como candidato a presidente da República!!! E não só Dino como ele próprio, que ‘vira e mexe’ tem sido questionado por jornalistas sobre o próximo pleito estadual e afirmado que vai lutar para que o grupo palaciano chegue unido em 2022!!! Experimente Márcio Jerry dar uma entrevista a qualquer jornal, rádio, tv, blog, site, para ver se não vão “encher o saco” dele com perguntas sobre 2022”!!! Não foi diferente com Brandão, que passou 90% da entrevista a O Imparcial falando de gestão, municipalismo, projetos importantes para o estado e o matutino, logicamente, explorou os 10% que chamam mais atenção, que é a política!!!

*** Conforme escreveu Dr. Pêta domingo, “em recente entrevista, Márcio Jerry garantiu que seguirá trabalhando para que o grupo de Flávio Dino tenha apenas um candidato em 2022. “Eu sou otimista e vou lutar para nosso grupo continuar unido. Eu defendo o projeto liderado pelo governador Flávio Dino. Esse é o modelo correto, e precisamos reforçar isso. Acredito também que podemos repetir o que estamos fazendo desde as eleições de 2012, que é a união. Então, creio, sim, que podemos ter um único candidato”, disse o deputado licenciado!!! E na última terça-feira, conforma ‘manchetearam’ vários blogs, Márcio Jerry conversou com Zé Inácio sobre 2022!!! “Na ocasião” – noticiou um dos blogs –, “a importância do PT em reforço a candidatura ao governo estadual e ao senado pautou a conversa. Sobre seguir o candidato a governador definido por Flávio Dino, Zé Inácio garantiu que se empenhará para que esta também seja a decisão do PT”!!! Bom…, quem é mesmo que está dormindo e acordando pensando nas eleições de 2022”???!!!

*** Lembram a Petinhada de domingo passado sobre o ‘abacaxi’ que o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, tem para lidar e tentar ‘descascar’, devido a uma decisão do STF que impede reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, aplicada, semana passada, na Assembleia de Roraima???!!! Pois é…, ao conceder uma liminar ao PSOL, o ministro Alexandre de Moraes impediu a posse do já reeleito presidente do poder legislativo daquele estado!!! “A decisão do STF, embora não sumulada, tem efeito vinculativo; é interpretativa da Constituição!!! Criado o precedente, como foi em Roraima, qualquer caso novo terá no STF a mesma resposta”, disse um jurista procurado por Dr. Pêta para se manifestar sobre o assunto!!! Segundo ele, nos casos que estão chegando ao Supremo os ministros têm decidido de acordo com a jurisprudência!!! Ou seja, se qualquer deputado ingressar com uma ação no STF é possível que a corte dê decisão favorável a quem acionou!!!

*** Embora a ‘notícia’ do Dr. Pêta tenha dado a entender que o presidente da AL-MA poderia ter problemas agora, não é isso que acontece!!! O ‘abacaxi’ que Othelino terá que lidar e descascar será se tentar a reeleição daqui a dois anos!!! A decisão do ministro Alexandre de Moraes fixou uma interpretação, conforme a Constituição Federal, no sentido de possibilitar uma única recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa!!! Ou seja, para o ministro do STF, o membro da Mesa pode ser reeleito uma vez. No caso de Othelino, ocorreu apenas uma reeleição, tendo em vista que que o período de 2018 foi uma sucessão por motivo de falecimento!!! No caso de Roraima já seriam três reeleições!!! Aí reside a distinção dos dois casos, já que Othelino Neto está na sua 1ª reeleição!!! O problema do presidente do poder legislativo do Maranhão será daqui a dois anos, quando é provável que tente se reeleger!!!

*** As chuvas mal começaram e os buracos já estão surgindo em avenidas de grande fluxo em São Luís!!! A Litorânea, por exemplo, já está precisando de uma atenção urgente, devido a algumas ‘crateras’ que danificam veículos que por ali trafegam!!! Na manhã desse sábado, 6, a Secretaria da Infraestrutura (Sinfra) informou que o governo do estado já havia feito alguns reparos na via!!! Na Avenida dos Holandeses, também, já se pode perceber o ‘retorno’ dos ‘velhos’ buracos que tanto atormentam os condutores de veículos!!! Com a chegada, em breve, do inverno pesado seria interessante que Governo do Estado e Prefeitura de São Luís reativassem a parceria do ano passado!!! Sim, porque a cidade não tem nada a ver com briga política!!! Se não quiserem fazer parceria, que cada um faça a sua parte!!! E já que o governo, por meio da Sinfra, anuncia que iniciou reparos na Litorânea, é bom que a Secretaria Municipal de Obras “dê as caras” também!!!

*** E continua repercutindo o assassinato do auxiliar de perícia médica Salomão Matos dos Santos, no estacionamento da UPA do Parque Vitória, na madrugada de sexta-feira, 29!!! Depois da apresentação, no início da semana, do tenente N. Sousa, suspeito de matar Salomão, o JP fez o comentário “Legítima defesa” e procedimentos suspeitos”!!! Vale a pena ler de novo: “Suspeito de matar a tiros o auxiliar de Perícia Médica Salomão Matos dos Santos, na madrugada de sexta-feira (29), na UPA do Parque Vitória, o tenente Eddie do Nascimento Sousa disse, ao ser apresentado na SHPP (Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa), que cometeu o crime em legítima defesa.

O depoimento do militar não convence. Em casos dessa natureza, o padrão é comunicar o fato ao CIOPS, aguardar a perícia e preservar o local. Nada disso foi feito. Muito pelo contrário: o tenente N. Sousa e o soldado que o acompanhava saíram do local sem comunicar o fato, não preservaram o local e não chamaram perícia.

No quesito preservação de local, o que está sendo dito é que até a arma da vítima foi levada pelos militares, o que configura crime de peculato.

Se os disparos foram feitos de forma legítima, porque os PMs não cumpriram as formalidades legais? Por que levaram a arma da vítima descaracterizando a cena do crime? Por que não se identificaram para as testemunhas? Por que não aguardaram a chegada do Icrim e plantão da Superintendência de Homicídios? Por que não arrolaram testemunhas? Por que se evadiram do local?

A conclusão a que se chega é de que os militares agiram de forma criminosa e merecem responder criminal e administrativamente. Cabe, inclusive, a representação pela prisão temporária dos dois por 30 dias, e, posteriormente, a prisão preventiva.

Ressalte-se que o tenente N. Sousa, na ocasião, comandava uma diligência com o objetivo de prender os autores do assassinato do tenente coronel Ronilson, da PMMA, executado a tiros, cerca de 8 horas antes, em frente à sua casa, no Residencial Pinheiros. Uma outra informação apurada pelo Jornal Pequeno é de que os dois militares cumpriam determinação de um coronel.

Por outro lado, conforme publicou, nessa segunda-feira, o blog O INFORMANTE, do JP online, o tenente N. Sousa chegou a ser expulso da Polícia Militar em 2016, mas retornou à corporação após decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão. A expulsão do oficial foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 de outubro de 2016 e é consequência de uma sindicância que apurou o envolvimento do policial no crime de ameaça contra um tenente da corporação.

O policial foi investigado também por extorquir cadetes alunos do Curso de Formação de Oficiais no ano 2014, exigindo “favores” para que não punisse os alunos. Porém, uma decisão do TJMA, de 2017 determinou a reintegração do policial junto à Polícia Militar, tornando sem efeitos a sua exoneração”!!!

*** E pra fechar…

O fracasso da política econômica neoliberal

Enquanto o Brasil enfrenta uma das piores tragédias econômicas já registrada em sua história, o governo insiste em ser ventríloquo de si próprio, usando eufemismos enganosos para encobrir o desmantelamento do Estado como provedor dos necessitados, se sustentando num pensamento nefasto, mantendo o país devastado, paralisado, sem emprego, sem investimentos.

Assim, mais da metade da população segue desrespeitada, humilhada e prejudicada num histórico de injustiça e exclusão que não lhe permite formar renda nem ter meios próprios para proteger-se diante de uma situação desesperadora, onde projetos reformistas desastrosos têm efeito duplamente nocivo para 210 milhões de brasileiros.

Os efeitos econômicos da crise econômica são bastante expressivos e podem levar o país a uma nova recessão, com consequências imprevisíveis. A saída para a crise não será produzida pela ação dos mercados, que vêm destruindo as forças produtivas de forma acentuada, agravando cada vez mais a invencível desigualdade brasileira, herança de um passado escravocrata que não pode ser esquecido. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

MISTÉRIO –

*** Por que Weverton Rocha e Márcio Jerry fizeram tanta questão de tirar uma foto juntinhos, ‘passeando’ pelos corredores do Congresso Nacional, para ‘viralizar’ nas redes e mídias sociais essa semana???!!! Teria alguma coisa a ver com o comentário do Dr. Pêta de domingo passado???!!!

*** Quem é que está querendo se enganar acreditando que Márcio Jerry será vice de uma eventual candidatura de Weverton Rocha ao governo do Maranhão, em 2022, quando se sabe que o presidente estadual do PCdoB tem uma forma muito mais rápida e segura de realizar seu sonho de ocupar a cadeira número 1 do Palácio dos Leões, sendo vice de Carlos Brandão, que, caso se eleja, deixa o governo no comecinho de 2026???!!!

*** Quem é o chefe de gabinete de um deputado, filho de integrante do alto clero do palácio Clóvis Bevilácqua, que está sendo chamado de ‘dublê de deputado’ e a cara-metade de ‘dublê de secretária’, nas mesas de cerveja, ali pras bandas da Ponta da Areia???!!!

*** Quais foram os parlamentares da ‘terrinha’ que se ‘esbaldaram’ na festa de comemoração da vitória de Arthur Lira…, e de olhos espichados para as ‘beldades’ que ‘remelexavam’ em frente à banda que animou o ‘balacobaco’???!!!

*** Quem são o dentista que anda ‘emplacando’ aliados e o engenheiro que vai perder diretoria em casa de saúde, no leste maranhense???!!!

*** Qual é a casa de saúde que “acendeu o sinal vermelho” do proletariado ao chegar ao quinto dia útil sem o ‘faz-me-rir’ na conta???!!! Um empréstimo BB de última hora salvou a “GRANDE” lavoura!!!

*** Qual presidente de conselho de classe faz a gestão de órgão público e fiscaliza ao mesmo tempo???!!! Ninguém pode servir a dois senhores: odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Pois vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus  6: 24!!!

*** Qual banco oficial passou a semana cobrando em duplicidade uma parcela de um empréstimo consignado, aprovisonando o salário do correntista???!!!

*** Quem foi o destemido engenheiro que ‘aglomerou ciberneticamente’, nesse sábado, 6, curtindo “Não deixe o samba morrer”, na voz inconfundível de Alcione…, ‘abraçado’ com o ‘velho Old’, pra redundar???!!! Esse não tem medo do Pêta, hahahahahahahahahaha!!!

*** Quem são os administradores de grupo de zap que não toleram críticas ao atual prefeito de capital, defenestrando’ aliados de outrora???!!! Rapaz, cadê a democracia???!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias