Fechar
Buscar no Site

A greve no Detran, os heróis e vilões da cidade, a frustração do JEMs, a fake da assessoria de Marília Mendonça e o ‘luto’ do DJ Guuga

Foto: Reprodução

 

A greve que ameaça o Detran, os heróis e vilões do movimento paredista dos rodoviários, a frustração de estudantes, atletas e familiares pelo cancelamento dos JEMs, a fake news da assessoria de Marília Mendonça e o ‘luto’ do DJ Guuga são assuntos em destaque o Colunaço deste domingo. Dr. Pêta traz, ainda, intrigantes mistérios da semana. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Meu amigo, o que tem de gente ansiosa em relação à sucessão do governador Flávio Dino continua sendo uma ‘festa’!!! Dr. Pêta já falou sobre isso domingo passado!!! Mas tem ‘nego’ que não pensa exatamente como o Colunaço publicou!!! E garante que a sucessão de Dino é algo inédito…, que, aliás, em todo o Brasil se vive a mesma situação, mas que por aqui acham que o governador é coronel, ‘pai de santo’, ‘santo milagreiro’ ou mesmo ‘mãe Diná’, querendo que ele ‘meta os peitos’ e resolva logo a ‘parada’!!! E, pior, que ele tente adivinhar qual dos postulantes à vaga de governador vai ter a maior aceitação do povo do Maranhão!!! Tivesse esses poderes seria melhor Flavio Dino se concentrar na mega sena da virada!!! Não é bem assim, e quem está próximo de Flávio Dino sabe disso…, e tem ideia das estratégias dele, porque tem as sinalizações!!! O problema, repito, é o entorno!!! Certo mesmo, como Dr. Pêta disse aqui há uma semana, contrariando a tese da definição em 2022, é que a reunião de Flávio Dino com os partidos que integram a base do governo está confirmada agora para novembro, mas em dia ainda a ser combinado!!! “E, importante, nessa reunião será cumprido o que está na carta assinada por todos, e, com toda certeza – garantiu a fonte fidedigníssima –, a posição majoritária será respeitada pelo governador”, disse Dr. Pêta domingo passado!!! No entanto, setores governamentais acreditam que Dino não decidirá sobre a sua escolha antes da conjuntura nacional se definir, pois aí todos os partidos se definirão nos estados, o que só deve acontecer em maio ou junho de 2022!!! Um dos defensores dessa ‘teoria’ é o secretário da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, que, inclusive, antecipou a ‘tese’ de que a definição só acontecerá no próximo ano!!!

*** Rapaz, e essa situação no Detran do Maranhão???!!! Pois é…, o sindicato dos servidores, após frustradas todas as tentativas de negociação com a diretoria, convocou a categoria para Assembleia Geral nesta segunda-feira, 8, para deliberar sobre paralisação das atividades do órgão em todo o estado!!! Dentre outras reivindicações, os servidores cobram “manutenção do auxílio-alimentação nos afastamentos legais”, como licença para tratamento de saúde e durante o período de gravidez, algo que sempre foi pago; além do congelamento dos salários por oito anos e do auxílio-alimentação por seis!!! “Enquanto os servidores estão quase passando necessidade, com inúmeros empréstimos consignados para poder sobreviver”, conforme afirma nota do sindicato, a diretoria do Detran estaria pagando 16 milhões de reais somente para duas empresas de terceirização ilegal, cujos contratos estariam sendo constantemente renovados ilegalmente, inclusive supostamente à revelia do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho!!! De acordo com o sindicato, o Detran estaria vivendo “um dos seus piores momentos, pois, além de cabide de emprego, está servindo de trampolim eleitoral, sendo o gabinete do diretor-geral um verdadeiro comitê político e balcão de negócios eleitoreiros”, ressalta nota do sindicato, que acrescenta: “Enquanto isso, a sociedade padece com a precarização dos serviços, como as constantes quedas do sistema ou lentidão diária; a extrema dificuldade para a marcação de provas práticas, instabilidade no site (há meses), telefone sempre ocupado (poucos servidores), etc”!!! A entidade finaliza a nota dizendo que o Detran estaria um caos e que a culpa seria da diretoria (‘indicados políticos’)!!! Por fim, assegura que “a greve é o único caminho para a moralização do Detran, e melhoria do atendimento à população e a valorização dos servidores públicos”!!! “Jesus/Maria/José”, a que ponto chegou o nosso Detran!!!

*** E as circunstâncias em que aconteceu o fim da greve dos rodoviários de São Luís, com muitos querendo posar de ‘bom moço’, levou o Jornal Pequeno a se posicionar num contundente editorial!!! E diante da repercussão da publicação, o Colunaço do Pêta não poderia deixar de reproduzir!!! Ei-lo, na íntegra!!!

ENTRE HERÓIS E VILÕES

Com ares de vencedor e “salvador” da cidade, o prefeito Eduardo Braide utilizou as redes sociais para anunciar o final da greve propalando a “vantagem” de não ter autorizado qualquer aumento de tarifa. No entanto, a mesma falta de transparência que tem permeado todo esse tempo a questão dos transportes públicos verificou-se agora no desfecho do movimento que provocou tantos prejuízos à população maranhense. A começar pelo subsídio que teria sido prometido pela Prefeitura às empresas de transporte, algo em torno de 4 milhões/mês. Se o contrato não previa qualquer aumento neste mês, porque fazê-lo de forma transversa, escondendo valor e motivo para esse desembolso?!…

Mas há outros personagens se apresentando como “heróis”. O Sindicato das Empresas de Transportes, que representa o interesse dos empresários, informou em nota que iria garantir “o retorno da circulação da frota” ainda no dia 1º de novembro. E que o acordo firmado entre a entidade (SET), o sindicato dos empregados e a Prefeitura “pôs fim à greve”. Na realidade, um acordo polpudo para os empresários, minguado para os trabalhadores e altamente oneroso para os cofres públicos…

A nota do sindicato dos empresários não deixa por menos e anunciou que “o acordo cumpriu o previsto em lei e atendeu, em parte, o que estava sendo pleiteado pelos envolvidos”. E acrescentou: “a Prefeitura de São Luís vai subsidiar o transporte público, visando minimizar os prejuízos mensais que vêm se acumulando há meses pelas empresas diante das sucessivas altas descontroladas dos combustíveis, em especial do diesel, custo maior do setor…”

No entanto, “o previsto em lei” é a revisão tarifária somente no mês de janeiro e não agora. Depois, subsidiar transporte público para minimizar prejuízos por conta da alta dos combustíveis não tem qualquer previsão fora do mês pactuado em contrato, quando então todos esses custos são revistos e projetados na tarifa paga pelos usuários. Por fim, coube aos trabalhadores a conformação com 5% de aumento salarial. Com essas informações, os patrões determinaram o retorno dos ônibus vangloriando-se, todavia, por terem sido benevolentes em sua postura durante a greve. Logo se vê que sobram heróis e faltam vilões nesse episódio, papel que, tudo indica, querem reservar à sofrida população de São Luís que tem de lidar, no dia a dia, com ônibus superlotados e depreciados, paradas sem frequência regular, solavancos pela buraqueira das ruas, o temor de assaltos e terminais sem urbanização e estrutura adequada de conservação e asseio. Teria sido muito mais correto que tanto a Prefeitura quanto os empresários em primeiro lugar pedissem desculpas aos usuários do transporte público e à sociedade de um modo geral pelas manobras e manipulações que exaustivamente protagonizaram nestes últimos 13 dias. Depois, que explicassem em detalhes o que será feito e como será aplicada a dinheirama que a título de “subsídio” será repassada aos proprietários e concessionários do transporte público em nossa cidade. A greve termina, assim, entre os auto proclamados heróis e os vilões de sempre, com os mesmos subterfúgios e as mesmas velhas práticas de resolver questões dessa natureza “por baixo dos panos”, sem que ao menos fosse solicitada a presença do órgão fiscalizador do município que é a Câmara Municipal…

*** Estudantes, atletas, professores e familiares estão inconformados com o cancelamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), anunciado nessa quinta-feira, 5!!! Na sexta, ainda chocado com a notícia, um grupo de estudantes e atletas encaminhou um desabafo ao Colunaço do Pêta!!! “Infelizmente, anunciaram o cancelamento do Jems (Jogos Escolares Maranhenses), evento esse que foi bastante idealizado por todos os atletas, professores e familiares. Desde o início do ano, a Sedel afirmava que haveria o JEMs, inclusive reforçava sempre essa ideia, fazendo com que essa expectativa se firmasse ainda mais. Ao recebermos a notícia e olharmos o comunicado, aceitamos, mas sem entendermos de fato tudo que aconteceu, pois até umas semanas atrás falavam com convicção que teríamos esse evento. O que deixou todos mais abalados foi o fato de terem anunciado o cancelamento justamente no dia que estava prevista a abertura (quinta-feira), de tal modo que todos foram pegos de surpresa. Os argumentos utilizados por eles, nas redes sociais, inclusive, são totalmente refutáveis. Com isso, gostaríamos de expor essa situação para um número maior de pessoas por meio do Jornal Pequeno, em especial na coluna do Dr. Pêta, que, por ter tanta visibilidade e prestígio, nos traria um maior alcance. Muitas pessoas já começaram a se mobilizar desde a quinta, e não só pessoas de São Luís. Iniciamos um projeto de divulgação em massa. Começamos uma petição e conseguimos quase duas mil assinaturas em menos de 12 horas. Muitas postagens foram feitas, também levantamos uma hastag. A situação em questão acabou sendo uma frustração em especial para inúmeros adolescentes que usufruem do esporte como válvula de escape, em especial nesses dois últimos anos”!!! O Colunaço do Pêta tentou, sem êxito, conversar com o secretário de Esportes, Rogério Cafeteira, para saber a sua versão dos fatos!!!

*** E o renomado DJ Guuga’, gente!!! Pois é…, já muito bem instalado em hotel top de São Luís, onde faria uma apresentação ontem, à noite, no Tom Music, o famoso foi tomado de surpresa com a notícia da trágica morte da cantora Marília Mendonça, e, logo depois, emitiu uma “Nota de Esclarecimento” informando que estava cancelando não só a apresentação da capital maranhense como as de Teresina e de Petrolina de Goiás, neste domingo!!! Na nota, externou os “mais sinceros e profundos sentimentos a todos os familiares, amigos, equipe e fãs da nossa eterna rainha Marília Mendonça”!!! Bom, mas, pelo visto, o ‘luto’ do DJ foi apenas para ‘ficar bem na fita’ e não sair em fotos fazendo ‘show’ num dia de profundo pesar para o Brasil, porque, na mesma noite, ‘Guuga’ estava se apresentando num dos mais ‘estourados’ aniversários de 15 anos dos últimos tempos aqui na ilha, no Music Hall (Antigo Mandamentus), na Lagoa!!! É assim!!!

*** A propósito da morte de Marília Mendonça, que enlutou o Brasil, meu amigo, o que a assessoria da cantora fez com seus fãs não se faz!!! Não se brinca com a verdade, principalmente quando se trata da vida de um ídolo!!! E foi o que a equipe da jovem artista fez!!! Não só enganou repórteres como mentiu aos milhões de fãs da cantora!!! Marília não foi socorrida nem estava no hospital, como a assessoria confirmou para todos os veículos de imprensa preocupados com a queda da aeronave da cantora!!! Nas informações oficiais, disseram ainda aos veículos de comunicação que ‘todos estavam bem’!!! Não…, ninguém estava bem!!! Para falar a verdade, todos ficaram mal!!! Mal pela tragédia, mal por terem sido ludibriados!!! Fãs já haviam iniciado correntes de oração nas redes sociais pela pronta recuperação da cantora!!! A jornalista Keila Jimenez, que escreveu sobre a enganação no portal R7, disse que “assim como os fãs, ela acreditava que a rainha da sofrência estava viva (pois assim haviam me garantido), que estava ‘bem’ e que logo teriam notícias dela. Isso não se faz. Cheguei a esperar Marília em um stories explicando o perrengue que havia passado. Se foi para proteger, ou dar tempo de informar a família, eu não sei. O que sei é que mentira só atrapalha e alimenta a indústria das fake news. Aprendi com uma sábia assessora de famosos que o silêncio é o melhor amigo da verdade quando nada se pode dizer. Pior que se calar é criar uma história insustentável. Tirar o jornalista do caminho da notícia. Tentar apagar a luz dos fatos. Confiança é cristal fino quando se trata de informação. Além de tristes pela perda precoce da querida Marília Mendonça, nos sentimos traídos, enganados. Resumindo: estamos mais do que arrasados”, concluiu Jimenez!!!

*** Viram aí o projeto de lei (2469/2021) que o deputado João Flores, do PT da Bahia, apresentou na Câmara Federal criando descontos e benefícios especiais para homens que se declararem oficialmente gays???!!! ‘Rapá’, imagina agora o dilema de quem está trancado ‘no armário’!!! E numa crise dessa pode aparecer até quem não está no armário!!! Agora, olha só o número do projeto do João Flores…, vinte e quatro sessenta e nove (2469)!!! E quem está ‘frustrado’ com isso tudo é ‘nosso querido’ ‘Joel Florzinha’; afinal, se fosse deputado seria ele, ‘Joel Florzinha’ que apresentaria esse projeto e não João Flores, hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, a galera do clube da pontinha da Ponta da Areia anda intrigada!!! Seguinte: O “professor-assessor-alado” arrancou um dente há dez dias e está reclamando de um ‘sangramento desenfreado’!!! A ‘tchurma’ suspeita que o sangramento é proveniente de algum outro problema!!! E com razão!!! Desde quando gafanhoto tem dente???!!! Falar no inseto, a ‘cara-metade’ do ex-deputado-presidente continua ‘amuadinha’ com o ‘dito-cujo’, que, antes de arrancar o suposto dente, deu uma ‘borrada cinematográfica’ na lancha dela, em Barreirinhas!!! A galera toda do ex-presidente havia passado o dia num passeio pelas ‘cercanias’ do rio Preguiças, e alguns ‘tripulantes’ da lancha, como o ‘assessor-alado’, que já estavam completamente ‘tochados, voltaram do passeio mais ‘zonzos’ ainda com o zoada infernal de uma sirene do chefe que costumava acordar às 5 da manhã, na famosa ‘Ilha da Boa Razão’, os ‘queimados’ que tinham ido dormir às 3, hahahahahahahahahahahaha!!! Pois bem, o ‘professor’ foi o último a descer, auxiliado pelo piloto, que, mudo, não conseguia orientar o embriagado em sua complicada descida da lancha!!! Quando finalmente conseguiu subir ao píer, o ‘assessor’ sentiu um ‘revertério estomacal’ forte e avassalador que não lhe deu tempo nem de chegar ao banheiro!!! O jeito foi ‘aliviar’ ali mesmo, no píer, direcionando o ‘produto’ para o rio!!! No entanto, no estado em que se encontrava, não deu conta de que a lancha da ‘primeira-dama’ estava embaixo!!! Meu amigo, pense num estrago!!! Hilário, mesmo, foi o piloto da lancha, mudo, tentando explicar a ‘história’, momentos depois, no bar do cais, onde a galera tomava as ‘saideiras’!!! Eu sei, meu amigo, é que a ‘cara-metade’ de ‘ex-presidente’ tá ‘uma arara’ com o ‘professor’, e ainda sem poder usar a lancha, porque teve que trocar o estofamento e a capota…!!! ‘Rapá’!!!

*** Meu amigo, o ‘pau tá cantando’ pra cima do prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus!!! A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) já está a par das denúncias e iniciou investigação!!! No TJMA também tem ação ‘correndo’!!! Só na 1ª Vara de Santa Inês tem denúncia contra o prefeito por “ato lesivo ao Patrimônio Artístico, Estético, Histórico ou Turismo, dano ao erário, enriquecimento ilícito, violação aos princípios administrativos, abuso de poder…!!! Mas Felipe dos Pneus não está deixando ‘barato’ não, e anda acionando veículos de comunicação, que, segundo ele, tentam denegrir a sua imagem!!! Pense num ‘balacobaco’!!!

*** Rapaz, naquela cidade do litoral tem acontecido coisas horripilantes!!! O magistrado titular foi promovido para outra comarca, o novo titular ficou uns dias, adoeceu e pediu licença!!! Aí, para que a comarca não ficasse vaga, um substituto ficou respondendo!!! Agora, olha só o que substituto disse, para ‘todo mundo’ ouvir!!! “Se eu fosse o titular dessa comarca faria o seguinte: prenderia os chefes de um cartório, rescindiria o contrato dos prestadores de serviço e pediria para a OAB suspender os advogados que atuam aqui!!! Por que será, hein???!!!

*** E aquele prefeito que queria ‘se acunhar’ no helicóptero do governador para chegar na cidade dele intimidando o atual prefeito, seu adversário!!! Só que acabou “barrado no baile”!!! “Vá no seu carro mesmo”, sacramentou um dos ocupantes da aeronave!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem é o autor intelectual da defesa de uma construtora envolvida numa denúncia feita pelo programa Fantástico, da Rede Globo, domingo passado, sobre uma obra do judiciário em Imperatriz???!!! ‘Rapá’…, se o caso vem à tona esse agente oculto pode tomar direto o caminho pra lua!!!

*** E, a propósito, quem foi o magistrado oculto que ‘acionou’ uma entidade católica imperatrizense para ser a fonte da denúncia ‘fantástica’ e, consequentemente, enfiar a tarraxa, ou seja, a ‘cunha’, num colega de ‘dedo queimado’???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham!!!

*** Por fim, qual foi o órgão, ‘envenenado’ pela denúncia originada no Palácio Clóvis Bevilaqua, que induziu ao erro o promotor imperatrizense, que, agora, ciente de todas as informações sobre o caso, já estaria “revendo conceitos”???!!!

*** Qual é a autoridade que está propensa a revelar ao Dr. Pêta todos os detalhes escabrosos dessa verdadeira “operação de guerra” da construção dessa obra do judiciário na região Tocantina???!!! Vixi Maria!!!

*** Quem é a viúva, ex-solteira da cidade, que apresentou o ‘new boy’ na sua festa de aniversário e chocou os convidados com um ar de ‘baby adolescente’???!!! E já há quem diga que o novo ‘dady’ não tem cacife nem luxo para ser o ‘cabeça branca’ da lancha!!!

*** Qual é a ‘cara-metade’ comportadíssima da Península que foi vista na Litorânea parando o carro para um ‘personal cohatraqueano’???!!!

*** Quem foi o empresário das vilas foods que que comprou um SUV da Toyota e colocou emblema da Mercedez???!!!

*** Qual foi o doutor que “desapareceu” misteriosa e voluntariamente para fugir do prazo de uns agiotas que estão ansiosos para encontrá-lo???!!! Bom ter cuidado, porque a vontade dos “emprestadores de dindim” é de deixar o ‘cabra’ sem um dente na boca!!!

*** Qual é a chapa de entidade forte da ‘Grande Ilha’, prestes a mudar de comando, que anda recebendo verba de uma poderosa causídica que sonha em ser Conselheira???!!!

*** Quem é o deputado que vai entregar cesta básica vestindo uma camisa que o valor dela daria pra comprar umas cinco cestas???!!! Rapaz, se ele tiver uma coleção desse look em casa dá muita cesta básica…, até para os netos!!!

*** Qual é a ‘socialite’, empresária hoteleira, que pegou roupas de uma loja para experimentar, usou todas e depois devolveu dizendo que não serviu no corpo dela???!!!

*** Qual empresária de boutique, leitora assídua da Bíblia, foi vista embarcando pra ‘Sampa’ com um assessor novinho???!!!

*** Qual foi o político sertanejo que ‘aliançou’ com a ex de um presidente de poder só para ‘se vingar’, porque o ‘dito-cujo’ havia casado com a ex dele???!!!

*** Quem foi o ‘editor turista’ que, quinta-feira, na Gávea (RJ), não aguentando a exigência de tanto protocolo sanitário para comprar ingresso do jogo Flamengo x Atlético GO, ‘caiu’ de palavrão, disse que não queria mais ir ao Maracanã, mas acabou sendo ‘socorrido’ por um subprocurador do Estado, conseguiu viabilizar sua entrada no ‘Maraca’, viu a vitória do seu ‘Mengão’ e depois foi ‘amanhecer’ no Bartman, famoso bar da zona boêmia carioca, no Catete???!!! Pense numa ressaca danada de braba!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias