Fechar
Buscar no Site

A foto emblemática de Brasília, o ‘gatilho’ de Weverton, o erro perigoso do entorno do governador e os ‘babados’ do aniversário de Sarney

Foto: Reprodução

A foto emblemática de Brandão, Dino e Lula; o ‘gatilho’ de Weverton, o erro perigoso do entorno do governador e os ‘babados’ do aniversário de Sarney são destaques no Colunaço deste domingo. Dr. Pêta traz ainda outras ‘notícias picantes’ da semana, principalmente do ‘Cafe do Senado’ do Ibis, e os intrigantes Mistérios. Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** O fato em si e a foto marcante em que Flávio Dino e Carlos Brandão aparecem ao lado do ex-presidente Lula, na abertura do XV Congresso Constituinte de Autorreforma do PSB, quinta-feira, 28, em Brasília, devem ter sido o ‘gatilho’ que levou o senador Weverton Rocha a anunciar, no dia seguinte, em Caxias, que não mais apoiará a candidatura do ex-governador ao Senado!!! “Depois de tudo o que ele fez e a forma agressiva, dura, difícil… não tem como (votar nele), mesmo porque essa opção que ele fez, o caminho que ele procurou percorrer não é o nosso; então, não temos como ficar juntos”, disse o pré-candidato pedetista!!! O efeito foi devastador para Weverton, que mantinham a esperança de contar com o ‘ombro’ de Lula!!! Ao despontaram ao lado do ex-presidente, Brandão e Dino mostraram que vão ter o apoio de peso do petista nas eleições de outubro!!! Foi a primeira vez que Brandão se encontrou com Lula desde que o PT referendou o nome do ex-secretário de Educação Felipe Camarão (PT) como pré-candidato a vice-governador na sua chapa!!! A foto emblemática indicou os rumos que a campanha eleitoral deverá tomar agora no Maranhão!!! Na imagem, Brandão e Dino estão ao lado de Lula, do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice-presidente do Brasil pelo PSB na coligação do petista!!!

*** A forma “agressiva, dura e difícil” a que Weverton se refere naturalmente já vinha sendo sentida com as investidas palacianas que retiraram do senador do PDT apoios importantes, como do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e da senadora Eliziane Gama…, sem falar nos deputados federais Pedro Lucas Fernandes e André Fufuca!!! Mesmo com as ‘baixas’, Weverton vinha mantendo a palavra que havia dado; de votar em Flávio Dino para senador!!! Essa última investida, porém, possivelmente arrancando dele a possibilidade de ter Lula consigo, parece ter mexido muito com o pré-candidato pedetista, a ponto de levá-lo a anunciar, oficial e definitivamente, o seu rompimento com o ex-governador do Maranhão!!! Perguntado por Dr. Pêta sobre o que achava desse ‘gatilho’, um experiente político comentou: “Acho que foi isso mesmo. E como ele já estava ‘no colo’ de Bolsonaro, acho que agora resolveu ir ‘para a cama’ com ele. Há algum tempo, desde 2019, precisamente, Weverton segue comandos bolsonaristas. Basta ver a atitude dele durante a pandemia, e a recente retirada sua da assinatura na CPI do MEC. Bolsonaro odeia Flávio Dino. Então, o candidato dele não iria apoiá-lo jamais: uma obviedade”!!!

*** É…, o ‘velho’ Confúcio tinha razão!!! O pensador e filósofo chinês do ‘Período das Primaveras e Outonos’, dizia que “uma imagem vale mais que mil palavras”!!! A expressão popular é uma máxima no terreno da política!!! Para o cenário maranhense, a imagem de Brandão e Dino com Lula realmente estremeceu os bastidores da política local!!! Ela cristaliza a aliança entre PSB e PT no Maranhão, união que foi selada quando o ex-secretário Felipe Camarão foi indicado como pré-candidato a vice-governador na chapa de Brandão!!! O apoio de Lula deve alavancar de uma vez só os planos eleitorais de Brandão e Dino!!!

*** E enquanto Brandão e Dino viviam, na quinta-feira, a alta repercussão do encontro com Lula, Weverton, no dia seguinte, sentindo a enorme ‘baixa’, mesmo tentando apagar do seu cartaz de pré-campanha o pedetista Ciro Gomes, na tentativa de lucrar com a popularidade do ex-presidente em solo maranhense, não viu outra alternativa a não ser anunciar o rompimento com o ex-governador que o ajudou a se eleger senador com uma votação estrondosa; da mesma forma que fez com Roberto Rocha e Eliziane Gama!!!

*** Por fim, vale o registro: Weverton, ao romper com Flávio Dino, afasta-se do eleitor dinista, da base que o elegeu senador em 2018, e também do eleitor lulista!!! Ou alguém acredita que Lula não vai apoiar fortemente o ex-governador para o Senado???!!!

*** Bom, para que esse cenário que está parecendo tranquilo resulte em êxito no próximo mês de outubro, o governador Carlos Brandão precisa “não perder a eleição pra ele mesmo”!!! Se conseguir arrumar o cenário complicado ao redor dele conseguirá se reeleger governador!!! Se não, perde!!! E o que seria esse cenário complicado, hoje???!!! Exatamente um certo clima no entorno do governo, que alimenta narrativas oportunistas dos adversários, de que Flávio Dino estaria sendo “escantilhado”!!! Um desvario perigoso, que, de alguma forma, diante das narrativas, mantém o ex-governador quieto, pelo que se percebe!!! É preciso estancar imediatamente uma ideia, disseminada no Palácio dos Leões, de “rever o governo”…, de rever cargos!!! Uma doidice isso agora!!! Não deveria ter feito, e agora querem continuar revendo milhares de cargos para atender interesses gerais!!! Neste momento Brandão tem que pensar nele!!! Qualquer “revisão de governo” deve ser após a eleição!!! Isso exige meses e meses e, com toda certeza, vai gerar conflitos sem fim e parar administrativamente o governo!!! Parece ter sido isso o que conseguiram fazer nos últimos 30 dias!!! Enquanto isso, o governo para, não atende a população e Brandão corre risco de perder a eleição!!! Simples assim!!”!!! QUE ADIANTA TER CARGOS AGORA E PERDER EM DEZEMBRO???!!! ESSA É A PERGUNTA FUNDAMENTAL!!! Portanto, que criem juízo todos!!!

*** A propósito, Dr. Pêta vai repetir: Brandão e Flávio Dino precisam estar sintonizados, juntos, unidos, porque um depende do outro!!! O entorno do governador precisa entender que sozinho o atual ocupante do Palácio dos Leões não se reelege!!! E aqui o Colunaço relembra, MAIS UMA VEZ, como já vem fazendo há uns três domingos, o que Dino falou ao abraçar fortemente Carlos Brandão, no dia da transmissão de cargo: “Estarei sempre pronto para ajudá-lo, de manhã, de tarde de noite, de madrugada…, de domingo a domingo”!!! Talvez seja o momento de Brandão procurar Flávio Dino para uma conversa única e sincera, de dois amigos leais que não podem se manter um longe do outro, sob pena de botar a perder um projeto da maior importância para o Maranhão!!!

*** O deputado Yglesio Moysés usou suas redes sociais para fazer uma reflexão sobre o atual cenário e as críticas virulentas que vêm sendo feitas ao governador Carlos Brandão!!! “Não tenho procuração pra defender ninguém, mas me sinto na obrigação de fazer uma reflexão. O governador Carlos Brandão foi criticado por seus adversários por conta da idade dos secretários de estado, no caso Sebastião Madeira, José Reinaldo e Luís Fernando Silva. Madeira é um representante importante da região tocantina; Zé Reinaldo ocupa uma secretaria onde o conhecimento e a visão sobre o estado muito agregam. O ex-governador segue lúcido, saudável e com muita disposição para contribuir; Luís Fernando é um dos caras mais qualificados que conheço pra gestão no Maranhão. Teria sido um excelente governador do estado em 2014. Dispensa comentários. Não entendi o sentido da fala de quem agrediu a competência da terceira idade, tendo em vista que a maioria desses mesmos adversários se digladiam pelo apoio de Lula, que tem 76 anos; portanto, dez anos mais velho que Luís Fernando e quatro anos mais experiente que Madeira. A discussão do Maranhão, enquanto for feita sobre pessoas, em vez de ideias, não vai acrescentar nada ao estado. Se não for para propor um caminho, recomendo que quem critica reavalie sua candidatura. Nem toda genialidade é jovem, assim como nem toda lucidez é velha”!!! Palmas!!!

*** Rapaz, o aniversário de Sarney foi uma ‘festa’…, não só de música, comes e bebes, como de cenas de “matar de sorrir”!!! Começou logo com a chegada de um ex-ministro, ex-candidato a governador e ex-aliado do aniversariante, que chegou de ‘bandeira branca’ erguida e com a intenção de fazer as pazes, logicamente por saber que o ex-amigo não é de guardar mágoas de ninguém, como vem demonstrando ao longo dos últimos anos, depois que deixou a política!!! Convidado por João Alberto, o ‘dito-cujo’ foi bem recebido pelo aniversariante, mas o ‘entorno’ (ah, esses entornos…), como sempre, não gostou nada do que viu!!! E aí, meu amigo, quando o convidado de João Alberto foi cumprimentar o ‘cara-metade’ de Mamuska, ‘ouviu que ouviu’: “Você traiu o meu irmão para se juntar com aquele ‘povo’ e se candidatar a governador a convite de Zé Reinaldo”!!! Com o clima criado na mesa, o ex-amigo do aniversariante tentou se defender: “Mas quem me convidou foi o Lula, que me enfiou num avião e me convenceu a disputar aquelas eleições…”!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** E, meu amigo, o ‘cara-metade’ de Mamuska nesse dia parece que estava “com a macaca”!!! Nem bem acabou de dar essa ‘regulada’ no ex-ministro, lá estava ele, novamente, diante de outro ‘traidor’, conforme palavras suas!!! Tomava seu vinho em meio a um agradável bate-papo, quando o desembargador Marcelino Ewerton, de passagem, pela mesa, ‘bateu-lhe’ nas costas para cumprimentá-lo!!! Pra quê!!! “Você ainda tem coragem de falar comigo!!! Não falo com traidor!!! Você traiu a minha mulher…, disse que ia votar nela para presidente do tribunal e votou em outra pessoa”!!! Rapaz, ‘Mamuska’ e ‘Fefé’, que também estavam à mesa, não sabiam onde ‘enfiar a cara’!!! Desejaram ser um avestruz naquele momento…, pense!!! Grande Ronald…, sincero todo!!! Diplomacia tem limite…, tem gente que merece ‘ouvir’ mesmo!!!

*** E só não teve outra, porque uma vereadora, apesar de pertencer à família, não foi ao aniversário do ‘Noventão’!!! Pois é…, para não causar um clima desconfortável, porque enfiou na cabeça – e ninguém tira – que vai ser candidata ao Senado, a edil de São Luís acabou não aparecendo, domingo passado, na casa do ex-presidente, seu tio, na Península!!! Rapaz, pense numa situação!!! Sarney é contra a ‘loucura’, o Edilázio, presidente do partido, também não concorda; a “Magistrada Mamuska”, que ajudou a eleger a vereadora, muito menos…, enfim, a família toda é contra, pois entende que para deputada estadual ou federal ela ajudaria a ‘puxar votos’ para a legenda!!! No entanto, ninguém tira da cabeça da sobrinha de Sarney que o caminho dela é a disputa pelo Senado, concorrendo com Flávio Dino e, pelo andar da carruagem, com Roberto Rocha!!! Já até discutiu ‘feio’ com o ‘cara-metade’ de ‘Mamuska’…, e, como consequência, nem está aparecendo mais na aprazível casa de veraneio do casal, no Caúra (São José de Ribamar), onde marcava presença todo fim de semana, acompanhada da mãe!!! E não tem nem como, porque, segundo a própria, Sarney vai fazer uma “carta-circular” para a família, dizendo, com todas as letras, que não quer que ela seja candidata ao Senado, porque vai ‘queimar’ o nome dele!!! Da última vez que ela esteve na ‘Mansão do Caúra’, acabou ouvindo de ‘Mamuska’: “Agora vê…, você foi vereadora ‘arrastada’, com dois mil e poucos votos, como é que quer ser senadora”???!!! Hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Pior de tudo é que Sarney ainda vai ter que tirar ‘forças’ para contornar um outro “problema interno”!!! Uma neta, que vem sendo ‘lançada’ por Roseana, está sendo induzida a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, como deputada estadual!!! Agora, imagina…, vai concorrer com outro neto dele, o Adriano, filho de Zequinha, candidato a reeleição!!! Meu amigo…, aí é “dose de dinossauro” para o velho guerreiro’!!!

*** Lembra a ‘notícia’ de domingo, dos clientes da badalada casa de vinhos ‘Gran Cru’, ali na Holandeses/São Marcos, que estavam curtindo a noite, quando adentraram ao recinto o ex-deputado César Bandeira, acompanhado da ‘cara-metade’ ‘Tati’, a mais nova emergente da ‘Grande Ilha’; o famoso ‘reducionista’ Valadão, o cardiologista José Buhaten e o não menos famoso ‘high society ‘Duas Letras’…, cada um ‘carregando’ uma garrafa de vinho???!!! Pois é…, e adivinha onde a ‘notícia’ foi repercutir???!!! No aniversário do presidente Sarney, domingo mesmo!!! ‘Chamado’ a dar explicações, ‘na boa’, ‘Duas Letras’ não se fez de rogado: “Dr. Pêta não mentiu…, nós levamos mesmo o vinho…, mas pagamos a rolha”, disse o colunista, explicando que muitas vezes não encontram nessas casas os vinhos que gostam!!! Bom, aí tá certo!!! Meu chefe, mesmo, quando está ‘virado na serpente’ nas ‘bagaceiras’ dele, só chega nos bares com uma garrafa de ‘doze anos’ debaixo do braço…!!! Mas também paga a rolha, hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e olha essa!!! Domingo passado, 20h, os estacionamentos da Península ‘entupidos’, eis que chega um prefeito do leste maranhense, com sua bela, e estaciona numa vaga de gestante!!! Ao ver o carrão do alcaide na vaga de gestante e a ‘cara-metade’ descendo, um curioso que conhece a história recente do casal pensou ‘com seus botões’: “MAS JÁ”!!! Hahahahahahahahaha!!! Em seguida, alertado pelo flanelinha sobre o estacionamento, o prefeito explicou que a parada seria ‘rapidinha’, e que iam comprar um sorvete para assistir ao ‘Fantástico’ em casa!!! Todo gentil, o garoto ‘mandou bala’: “Prefeito, já que vai botar o carro nessa vaga só pra pegar um sorvete, ao menos deixe o pisca alerta ligado”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e o já famoso “Café do Senado” do Ibis, frequentado por “desembargadores”, secretários, deputados, delegados e o conhecido cineasta do filme ‘Iceberg em Chamas’, continua dando ‘notícias’ para o Dr. Pêta!!! Na “sessão ordinária” desse sábado, 3, quem protagonizou a ‘cena’ foi o ‘ex-delegado forrozeiro’!!! Todo sábado, o “ex-desembargador 28”, hoje “desembargador-quase 40”, prepara em casa 30 pão-cheios e leva para o encontro!!! Ao final da ‘sessão’, a conta, que inclui outras iguarias e, logicamente, o café, é dividida entre os ‘senadores’!!! Bom…, aí, por volta das 08h30, chega o “ex-delegado-forrozeiro”, come três pão-cheios e na hora da conta – 20 reais para cada um –, puxa 6 reais da carteira, alegando que só havia tomado um cafezinho!!! “Êpa, êpa, êpa”, bradou o ‘presidente do senado”, secretário forte do governo Brandão!!! E ‘regulou’ o ex-delegado: “Nada de seis reais…, você comeu três pão-cheios e tomou o café…, pague os 20 reais”, hahahahahahahahahahahahahaha!!! O jeito foi o ‘cabra’ ‘se coçar’ com os ‘vintinhos’ e sair ‘pianinho, em vez de forró, interpretando Emílio Pericoli: “Al di là / del bene più prezioso /
Ci sei tu / Al di là / del sogno più ambizioso / Ci sei tu…”, hahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, o ‘pau cantou’, ontem, na ‘Tríplice-Fronteira’!!! A ‘brincadeira’ estava tranquila na ‘Barraca da Rosa, quando o ‘empresário-presidente’ da construção civil se envolveu num ‘balacobaco’ com um frequentador conhecido como ‘Neto’!!! Resultado da ‘bagaceira’ foi que o ‘presidente’ levou uma ‘penca’ de ‘catiripapos’…!!!

*** E a TV Globo???!!! Criticou tanto o presidente Jair Bolsonaro por ter decretado o fim da pandemia, e transmitiu ao vivo, com toda cobertura, o ‘carnaval fora de época’ do Rio de Janeiro!!! ‘Durma-se’…!!!

***

MISTÉRIO –

*** Quem foi a ‘carinha-metade’ de secretário forte que, na véspera da posse coletiva da equipe de Brandão, queria ‘fechar’ uma área inteira de um salão de beleza super chique da ‘Grande Ilha’, porque precisava se maquiar???!!! Meu amigo, só essa e a imperatriz Maria Leopoldina, Consorte do Império do Brasil de 1822, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi o ‘convidado’ que chegou de surpresa no aniversário de Sarney, levado por um ex-parlamentar federal e ‘velho’ amigo do dono da festa, e causou um certo desconforto ao ex-presidente???!!!

*** Qual foi o ‘gatilho’ que fez o senador Weverton Rocha anunciar que não votaria mais em Flávio Dino para senador???!!!

*** Qual ex-secretário rompeu com o governo, teve o filho demitido e agora, sem gabinete, volta-se com todo ódio contra o atual governador???!!! Marrapá…, queria o quê, ‘cara-pálida’???!!!

*** Quem é o ordenador de despesas do complexo La Rocque que anda tentando “cegar” o chefe “enfiando” entre os despachos atos de exoneração, gratificações só dos ‘seus’ e atas de contratação, por parte de empresas que prestam serviço à pasta???!!! ‘Rapá’!!!

*** O que faziam ex-integrantes da “Gestão Batom” que passaram pela Saúde da ‘Grande Ilha’ reunidas até altas horas da noite em um condomínio da Ponta do Farol, onde funciona um escritório clandestino, após a operação da Polícia Federal, que afastou o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus???!!! Será que pegaram ‘batom na calcinha’ pelas ‘andanças’ das ‘moças’???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…

*** Quem foi o promotor, do Leste maranhense, que, durante uma audiência de conciliação, com clima tenso, diante de um “super flatus mortais”, em que “todo mundo” “se virou” para o “coitado” do réu, com olhares acusatórios, “entregou-se” involuntariamente: “Maritíssimo, não fui eu que peidei???!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem foi a “cara-metade” que, depois de uma “bela farra” na casa de amigos, chegou em casa, adormeceu “ligada”, acordou às 4 da manhã, “faminta”, e quando “procurou” o companheiro, ele estava vidrado na TV assistindo “Pantanal”???!!! Horas depois, no café da manhã, diante da falta de “gás” do “cara-metade”, a mulher não se conteve e “mandou bala”: “Mas, “vem cá”, amor, será que você assistindo ‘Pantanal’ essa areia movediça não ‘sugou’ seu ‘pinto’???!!!

*** Qual é o critério que a prefeitura de São José de Ribamar está usando na Praia do Meio para os banhistas que descem com o carro???!!!

*** Qual deputado federal tem de “focar” na sua improvável campanha de reeleição???!!! Ficar tuitando sobre candidato majoritário não vai fazer crescer seu minguado eleitorado!!!

*** Quem foi o ‘empresário-presidente’, da construção civil, que levou ‘catiripapos’, ontem, na ‘Tríplice-Fronteira’, depois de um desentendimento com um ‘Neto’, na ‘Barraca da Rosa’???!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias